O Novo Nissan LEAF passa a estar disponível em um grupo de concessionárias especialmente preparadas para vender e atender aos clientes de carros elétricos. Nesta fase inicial, a Nissan oferece o seu modelo em sete lojas de cinco estados e do Distrito Federal: São Paulo (duas lojas), Rio, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.
Em seu preço sugerido de R$ 195 mil inclui o kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua, com o carregador homologado pela Nissan, que já vem com a instalação, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.
Para vender o Novo Nissan LEAF, as equipes de showroom e oficina das concessionárias passaram por um treinamento especial e as lojas receberam equipamentos próprios para a manutenção de carros elétricos. No pós-venda, há um atendimento específico no SAC da Nissan e a assistência técnica também tem procedimentos diferenciados. O Novo Nissan LEAF tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou 160 mil km.
Vídeo: Nissan Leaf 2020
Desempenho e autonomia
O sistema de propulsão elétrico do Nissan Leaf conta com conjunto atualizado de baterias de íon-lítio de 40 kWh que proporciona desempenho linear ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), e torque de 32,6 kgfm.
Esta nova bateria de íon-lítio oferece autonomia de 389 km no ciclo WLTP e 240 km no ciclo americano.
No dia-a-dia, o condutor irá perceber o torque imediato disponível. O motor elétrico oferece o torque máximo em 0,1 segundo. Além disso, o Novo Nissan LEAF é surpreendentemente silencioso.
O condutor do Novo Nissan LEAF ainda conta com a possibilidade de decidir entre três modos de condução: ECO, que ajuda a limitar o desempenho do motor e a economizar energia; "B", que usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência do veículo; e "D", o modo de operação normal com a potência máxima do motor.
Recarga
No Brasil, o Novo Nissan LEAF ainda chega com uma kit com equipamentos de recarga para casa e rua. Este kit tem como principal destaque o carregador residencial homologado pela Nissan e que já vem com a instalação incluída. Os clientes também receberão um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2, que deixam bem amplas as possibilidades de recarga (o LEAF tem como padrão o chamado Tipo 1, também denominado J-1772).
Entre as tecnologias de condução, o Leaf adota o e-Pedal. Esta inovação permite ao motorista simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – que representa uma nova maneira de dirigir.
O funcionamento é extremamente simples: soltando o pedal do acelerador, o carro irá parar de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio. Com taxa de desaceleração de até 0,2 g, o e-Pedal elimina a necessidade de os motoristas moverem constantemente o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, ajudando, assim, a diminuir o estresse e aumentando o prazer de dirigir.
Estudos realizados pela Nissan no Japão, na Europa e nos EUA mostraram que o e-Pedal reduz consideravelmente o número de vezes que o motorista aciona os freios quando o trânsito está congestionado. Embora o pedal de freio convencional ainda deva ser usado em situações de frenagens mais bruscas, o sistema permite que os motoristas acionem apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.
Além do e-Pedal, o Novo Nissan LEAF está equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
Somados a itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força, sistema Isofix de cadeiras infantis e uma carroceria reforçada (que levou o modelo a conquistar 5 estrelas no EuroNcap), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento em torno do veículo, responder a ações inesperadas e a se proteger.
Os sistemas identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, veículos em pontos cegos no retrovisor; sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas. A condução também fica mais segura com o controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (que pode ser definida no painel) e freia o Novo Nissan LEAF caso necessário, checa constantemente a pressão dos pneus, além, claro, da visualização de todo o entorno do veículo com o uso das quatro câmeras que formam a Visão 360º na tela do sistema multimídia.
Interação veículo-pessoa-infraestrutura
O Novo Nissan LEAF conta com a central multimídia A-IVI, com tela sensível ao toque e colorida de 8 polegadas. O equipamento permite o uso de aplicativos muito requisitados atualmente como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, What´s Up, Car Play e Android Auto, além de outros.
Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um telefone móvel é possível ter um GPS diferenciado e muito mais ágil. Com ele, pode-se inserir um destino no aplicativo antes de entrar no veículo. Quando estiver dentro do Novo Nissan LEAF pronto para sair, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota para agilizar o processo. Já o sistema Over The Air permite a atualização do software da central utilizando apenas uma rede de Wi-Fi, sem necessidade de ir ao concessionário para a troca do cartão SD.
Utilizando Car Play ou Android Auto, o motorista pode contar com a assistência de voz, que ajuda a responder mensagens de texto, traçar rotas no GPS utilizando os contatos do telefone, e muitas outras funções.
O Novo Nissan LEAF traz a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite carregamento bidirecional. Na prática, ela transforma o carro em uma bateria sobre rodas, pois permite que o carro seja carregado e devolva energia à rede ou a uma casa, se necessário.
Um carro 100% elétrico e completo
O Novo Nissan LEAF vendido no mercado brasileiro é importado do Reino Unido, onde é fabricado na unidade de Sunderland, na Inglaterra. No Brasil será vendido em uma versão única.
Entre os itens de série há controles de tração e estabilidade; sistema de partida em rampas; controle dinâmico de chassi (disponível no Kicks também e que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria); vidros elétricos; volante com revestimento sintético e comandos de som, telefone e computador de bordo; encosto do banco traseiro bipartido (60/40); porta-luvas com iluminação; luzes diurnas de led (DLR); rodas de liga leve aro 17; modo de condução ECO; bancos dianteiros com aquecimento; ar-condicionado automático; seis airbags (laterais, dianteiros e de cortina); multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque, entre outros.
Interior
A cabine do Nissan LEAF foi desenhada com foco no motorista, exibindo um painel frontal em forma de "asa planadora" (Gliding Wing), cujo espaço foi otimizado para aumentar a funcionalidade. O design interno ostenta detalhes em azul vibrante - que aparece nos pespontos dos bancos, painel e volante de direção.
Já a configuração do novo display colorido de 7 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador do Nissan Intelligent Safety Shield, de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.
Ficha Técnica - Nissan Leaf 2020 - Brasil
Bacaninha. O interior poderia ser mais criativo.
ResponderExcluirMico total com esse preço!
ResponderExcluirConta de Padaria, compro um carro de 100 mil reais e guardo os 95 mil reais e com o rendimento encho o tanque 2 x com gasolina. Ou seja para valer, tem rodar mais de 1500 km por mês.
ResponderExcluirInvisto os 195 não tenho a desvalorizaçao de comprar o carro de 100, em 5 ou 10 anos compro o de 195 e sobra mais doque o dobro pra viver de rendimentos e afim, dinheiro nao se guarda se investe...
ExcluirApesar de caro, o seus preço data dentro da realidade dos elétricos. O simples e feio ônix elétrico, conhecido como bolt, pelo mesmo preço é que está muitíssimo fora da realidade.
ResponderExcluirO bolt tem uma autonomia muito maior, é mais potente e rápido que esse Jaspion. Comparar o bolt com o onix é brincadeira. Eu acho que for pra comprar um elétrico ele tem que ser mais impactante esteticamente como os teslas ou i3 e i8.
ExcluirFalou bastante bobagem agora Daniel MB...
ExcluirAcredito que o preço deve diminuir com o passar do tempo, já que está cada vez mais comum essa tecnologia.
ResponderExcluirCom R$ 150.000,00 o cara compra um carro muito melhor que esse a combustão e fica com R$ 45.000,00 pra gastar em combustível. Totalmente sem noção esse preço! (isso que nem falei do custo da energia elétrica, que é menor, mas existe)
ResponderExcluirVerdade. Carro elétrico no Brasil para valer a pena tem que rodar muito para compensar o preço bem mais alto, talvez o Híbrido seja mais adequado por não custar tanto em relação ao a combustão.
ExcluirCarro elétrico vai demorar muito, mas muito anos para compensar no Brasil. Novos motores 100% etanol irão matar os elétricos aqui.
ExcluirTem que dar a volta na Terra 20x pra valer a pena ter um carro desses.
ExcluirO alemão da Multi tá certo.
É carro de nicho galera. O camarada que compra um carro desse comm certeza já tem um sistema fotovoltaico em casa, então custo com energia não é problema. Economicamente não é viável, mas é pra quem quer ter um carro elétrico. É igual quem tem picape de 200 mil e usa dentro da cidade pra ir no shopping e levar as crianças na escola, é claro que não é viável e o dono sabe, mas ele quer ele pode ele compra. Assim é o carro elétrico.
ExcluirEnquanto isso a Audi aqui no Brasil nenhum elétrico, pode isso?
ResponderExcluirE-tron chega no fim do ano
ExcluirEsperando um tesla!
ResponderExcluirPor esse preço vai pingar no mercado...
ResponderExcluirPoderiam trazer uma versão com menos recursos de automação,
por 139 mil. Iria fazer bem mais volume e embalar a novidade.
Por 200 mil vai virar figurante.
A ideia nem é vender o Leaf em si, até mesmo porque ele vende muito na Europa e nem existe disponibilidade para o Brasil.
ResponderExcluirA ideia é vender imagem da empresa como sustentável e tecnológica. De empresa consolidada no mercado de veículos eletrificados. Daí no fim do ano que vem, quando começar a vender o Kicks híbrido, já ter a mente do consumidor feita que a Nissan sabe o que faz nessa área.
Por 150k, pego um golf gti e com o troco dá para andar uns 100k km, além do que o golf gti é muito mais carro, mais divertido e dirigibilidade infinitamente melhor. É como disse o presidente da vw, brasil não precisa de carro elétrico, eles tem o etanol. Piada este preço da nissan.
ResponderExcluirGenty e eu que fui peidar e cagay
ResponderExcluirEu compro um 1.0 por 20 conto e guardo o resto d grana! D preferencia c 10 anos de uso p não ter d pagar IPVA!
ResponderExcluire for para ajudarmos o meio ambiente, comprando carros elétricos. estamos e lascados com esses preços melhor comprar um carro top flex e usar etanol que agride menos o meio ambiente do que a gasolina...la fora carro eletricos e para todos aqui virou carro de elite vai entender....
ResponderExcluirLá fora carro elétrico tmb é muito caro. Porém tem países que a população tem condições de optar não pelo mais vantajoso financeiramente mas ecologicamente.
ExcluirÉ carro de nicho galera. O camarada que compra um carro desse comm certeza já tem um sistema fotovoltaico em casa, então custo com energia não é problema. Economicamente não é viável, mas é pra quem quer ter um carro elétrico. É igual quem tem picape de 200 mil e usa dentro da cidade pra ir no shopping e levar as crianças na escola, é claro que não é viável e o dono sabe, mas ele quer ele pode ele compra. Assim é o carro elétrico.
ResponderExcluirPenso que o carro elétrico no Brasil ou em qualquer lugar do mundo é uma questão ecológica, pessoalmente aguardando e torcendo pela aprovação do Projeto de Lei nº 454/17.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.