O mercado de
carros e comerciais leves brasileiro registrou 1.248.187 emplacamentos no primeiro semestre de 2019 - o que corresponde a um crescimento de 10,8% sobre 2018. A média diária de vendas neste primeiro semestre ficou em 9.985 unidades - avanço de 11,6% sobre o mesmo período de ano anterior.
Nesse mercado, a marca líder de crescimento foi a
Caoa-Chery. A montadora de Anápolis e Jacareí avançou espantosos 275,8% em 2019 quando comparado a 2018. A marca pulou de 2.266 unidades vendidas no primeiro semestre de 2018 para 8.516 emplacamentos em 2018.
Em termos de participação de mercado, a Caoa Chery passou de 0,2% em 2018 para 0,7% no período de Janeiro a Junho de 2019.
Entre as marcas de volume, outro destaque fica para a Citroen, crescendo 43,4%, passando de 9.382 emplacamentos em 2018, para 13.450 em 2019. A participação de mercado da Citroen passou de 0,8% em 2018, para 1,1% em 2019.
Outra evolução notável foi da Jeep, que cresceu 23,1%, passando de 49.762 vendas no primeiro semestre de 2018 para 61.269 em 2019. A participação de mercado subiu 0,5%, passando de 4,4% no ano passado, para 4,9% em 2019.
Ranking - Maiores crescimento de mercado - Jan-Jun de 2019 / Jan-Jun de 2018
Marca
| 1º Semestre de 2019 | 1º Semestre de 2018 |
Δ Vendas
|
δ Maket Share
|
Vendas | Market Share | Vendas | Market Share |
Caoa-Chery | 8.516 | 0,7% | 2.266 | 0,2% | 275,8% | 0,5% |
Jaguar | 921 | 0,1% | 588 | 0,1% | 56,6% | 0,0% |
Citroen | 13.450 | 1,1% | 9.382 | 0,8% | 43,4% | 0,2% |
Volvo | 3.538 | 0,3% | 2.670 | 0,2% | 32,5% | 0,0% |
Iveco | 1.457 | 0,1% | 1.109 | 0,1% | 31,4% | 0,0% |
Jeep | 61.269 | 4,9% | 49.762 | 4,4% | 23,1% | 0,5% |
Renault | 112.792 | 9,0% | 93.890 | 8,3% | 20,1% | 0,7% |
FIAT | 171.422 | 13,7% | 146.350 | 13,0% | 17,1% | 0,7% |
GM | 222.018 | 17,8% | 190.371 | 16,9% | 16,6% | 0,9% |
Toyota | 102.491 | 8,2% | 90.591 | 8,0% | 13,1% | 0,2% |
Volkswagen | 187.445 | 15,0% | 166.368 | 14,8% | 12,7% | 0,3% |
Mini | 794 | 0,1% | 727 | 0,1% | 9,2% | 0,0% |
BMW | 5.723 | 0,5% | 5.294 | 0,5% | 8,1% | 0,0% |
Porsche | 706 | 0,1% | 671 | 0,1% | 5,2% | 0,0% |
Lexus | 403 | 0,0% | 392 | 0,0% | 2,8% | 0,0% |
Hyundai | 99.567 | 8,0% | 96.901 | 8,6% | 2,8% | -0,6% |
Honda | 64.659 | 5,2% | 64.701 | 5,7% | -0,1% | -0,6% |
Mitsubishi | 10.799 | 0,9% | 11.028 | 1,0% | -2,1% | -0,1% |
Ford | 103.588 | 8,3% | 106.742 | 9,5% | -3,0% | -1,2% |
Nissan | 43.968 | 3,5% | 46.576 | 4,1% | -5,6% | -0,6% |
Audi | 3.912 | 0,3% | 4.155 | 0,4% | -5,8% | -0,1% |
Peugeot | 10.704 | 0,9% | 11.827 | 1,0% | -9,5% | -0,2% |
Mercedes | 5.785 | 0,5% | 6.637 | 0,6% | -12,8% | -0,1% |
Troler | 636 | 0,1% | 755 | 0,1% | -15,8% | 0,0% |
Suzuki | 1.893 | 0,2% | 2.279 | 0,2% | -16,9% | -0,1% |
Subaru | 336 | 0,0% | 425 | 0,0% | -20,9% | 0,0% |
Kia | 4.644 | 0,4% | 6.096 | 0,5% | -23,8% | -0,2% |
Land Rover | 2.687 | 0,2% | 3.770 | 0,3% | -28,7% | -0,1% |
Dodge | 279 | 0,0% | 403 | 0,0% | -30,8% | 0,0% |
JAC | 900 | 0,1% | 2.198 | 0,2% | -59,1% | -0,1% |
Lifan | 193 | 0,0% | 1.348 | 0,1% | -85,7% | -0,1% |
Legal ver uma marca chinesa se concretizar por aqui, isso é bom que aumenta a concorrência e nisso os preços
ResponderExcluirOs carros da lexus no Brasil é sem sentido, ele tem quase os mesmos preços de bmw com preço similares. Agora que colocaram todos hibridos pra ver se decola mas não deu certo. Rede de concessionárias minúscula,design duvidoso,sem motores turbo e sendo hibrido nem tão econômico. A toyota querendo ser premium com a lexus é piada, bmw e Mercedes mandam abraços.
ResponderExcluirA SsangYong é contabilizada com alguma outra marca? Nunca vejo nos rankings e tem concessionária aberta na minha cidade do mesmo grupo da Lifan.
ResponderExcluirEles não tem concessionária no Brasil, tem revendedores.!
ExcluirE qual seria a diferença?
ExcluirEsse avanço do mercado brasileiro no primeiro semestre, comparado ao mesmo período de 2018, pouco reflete a realidade devido à forte retração em maio do ano passado, fruto da greve dos caminhoneiros.
ResponderExcluirTodos os meses de 2019 houve crescimento.
ExcluirRenault crescendo constantemente, ano a ano. Rumo a 10% do mercado até o final de 2019.
ResponderExcluirPara o unkmont não cresceu nada, ele não sabe nada inocente.
ExcluirUé, mas a marca semi premium de SBC não era aquela que mais tinha crescido, de acordo com o nosso especialista em marketing de vendas, acionista majoritário e asno nas horas vagas? A GM cresceu mais......
ResponderExcluirCresceu mas perdeu mercado e viu a distancia diminuir para a VW; só ficou em primeiro em Junho por causa de uma venda de 4 mil ONIX para Locadoras no último dia do mês
ExcluirComo uma empresa pode crescer e perder mercado? Explica essa matemática aí.
ExcluirAcho que você não está olhando a mesma tabela que eu, market share em 2018: VW 14,8% - GM 16,6%. Em 2019: VW 15% - GM 17,8%. Só na sua cabeça a distância diminuiu.
ExcluirA verdade que o mercado cresceu como um todo, uns mais, outros menos!...que bom!..
ResponderExcluirSe a Caoa Cherry, lançar um Hatch compacto e sedan , vai deixar muita marca pra trás, tipo Citroen e Pegeout.!
ResponderExcluirA Cherry tinha um Hatch mas não vendia nada.
ExcluirO Hatch seria um Chery Celer atualização no interior, motor mais ajustado e uma leve reestilização. Receita pronta e não tão complicada de colocar no mercado.
ExcluirGostaria muito que a Chery lançasse novamente o Celer. Pois tenho um adquirido 0Km e que já passou dos 50.000Km sem nada que o desabone. O carro continua íntegro e penso em um futuro, trocá-lo. Mas seria muito bom se pudesse ser por outro Celer. Pois o carro é excelente com um porta-malas ótimo de 450lts.
ExcluirAvançar 275% sobre nada, é anda.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCitroen crescendo firme e com lucros absurdos,pois não tem gastos significativos com propaganda ao contrário da CAOA CHERY que apesar de melhorar suas vendas acumula um grande prejuízo.
ResponderExcluirFCA - 234.760
ResponderExcluirGM - 222.018
Volkswagen + Audi + Porsche - 192.063
Renault + Nissan + Mitsubishi - 167.559
JEEP CONGRATULATIONS
ResponderExcluirTem que copiar o Onix e fazer um hatch popular
ResponderExcluirSeria uma boa mesmo.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.