A quarta geração do Ford Focus ST estreia no mercado europeu, desenvolvida pela Ford Performance Team com o objetivo de criar um carro com linhas familiares que poderiam satisfazer até aqueles que estão à procura de desempenho e esportividade.
Com base na nova plataforma C2, chegará às concessionárias europeias apenas na versão de cinco portas. A oferta de motores é estendida, que agora inclui também o EcoBoost 2.3 de 280 hp e o diesel EcoBlue 2.0 de 190 cv, disponível com câmbio manual de 6 velocidades ou transmissão automática de 7 velocidades.
Incorporado nas transmissões de 6 velocidades (manual) e 7 velocidades (automática), disponíveis com o motor EcoBoost de 2,3 litros, o sistema recorre a embraiagens ativadas hidraulicamente para redistribuir até 100 por cento do torque disponível à roda com maior poder de tração, neutralizando a patinagem das rodas. Tal resulta em maior agilidade e numa redução significativa de subviragem durante a aceleração, em curva e na saída das mesmas.
Mais rápido a atuar e oferecendo uma maior precisão do que um diferencial autoblocante mecânico tradicional, o sistema pode pré-ajustar a distribuição de binário, recorrendo aos inputs da mecânica, obtidos a partir de sensores de dinâmica, e pode aplicar um gradual bloqueio do diferencial para melhor afinar a performance.
Adicionalmente, as versões de 5 portas do Focus ST integram uma sofisticada tecnologia CCD (Controle Contínuo de Amortecimento) da Ford que continuamente monitoriza os inputs da suspensão, carroçaria, direção e travagem, fazendo-o a cada 2 milissegundos, ajustando o amortecimento para uma dinâmica de condução de maior qualidade.
O sistema possui três níveis de amortecimento pré-estabelecidos que apoiam os Modos de Condução do Focus ST: um para os modos “Slippery/Wet”, “Normal”, um segundo para o modo “Sport” e outro para o modo “Track”, que quase duplica a resistência de carga vertical de modo “Sport”*.
O Focus ST também oferece uma potência de travagem maior do que a da geração anterior do Focus RS, integrando, à frente, discos de 330 mm e pinças de dois pistões, com um diâmetro de 44 mm.
O sistema de travagem garante uma sensação de toque no pedal mais conectada, mais confiante e mais consistente, apoiada por um sofisticado Electric Brake Booster que gera uma pressão de travagem mais rápida e, no modo “Track”, pode optimizar ainda mais a potência de travagem em cenários de travagem com forças “G” iguais ou superiores a 0,7 pontos.
O motor gasolina EcoBost, feita inteiramente de alumínio, atinge 420 Nm de torque entre 3.000 e 4.000 rpm e permite acelerar de 0 a 100 km / h em 5,7 segundos . Este motor também terá uma variante com transmissão automática de 7 marchas que estará disponível no mercado europeu a partir do último trimestre de 2019.
O EcoBoost também terá fornecido amortecedores progressivos ( Amortecimento Continuamente Controlado), melhorar a resposta da suspensão traseira independente, com configuração de braços oscilantes de comprimento variável.
O diesel EcoBlue 2.0 oferece 400 Nm de torque entre 2.000 e 3.000 rpm e aceleração de 0 a 100 km / h em 7,6 segundos. Os modelos equipados com o diesel 2.0 também serão equipados com o controle de vetorização de torque.
Entre as cores disponíveis, este modelo inclui as cores exclusivas Ford Performance Blue e Orange Fury, além do Frozen White, do cinza magnético, do Race Red, do Ruby Red e do Shadow Black. Rodas Standard de 18 "Dark Sparklee Magnetite Matt, esta última também disponível na versão de 19".
No volante, haverá um botão para selecionar os modos de direção pela primeira vez no Focus ST: Normal, Sport, Track e Active. No interior do habitáculo, as características desportivas são acentuadas pelo volante e pelos bancos Recaro em ébano, com a possibilidade de escolher entre couro, couro parcial e materiais Miko Dinamica.
Além desses detalhes, há também o botão de alumínio e a soleira da porta com acabamento ST, pedais de liga, elementos de metal hexagonais em prata acetinada e costura cinza metal para os assentos, inserções de porta e acolchoamento lateral no console central.
O sistema de infoentretenimento SYNC 3 usa um display touchscreen de 8 ”, com a possibilidade de controlar as funções principais graças aos comandos de voz. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto, também é equipado com a tecnologia FordPass Connect, que transforma o veículo em um ponto de acesso Wi-Fi que permite conectar até 10 dispositivos. A tecnologia Ford Co-Pilotinclui uma série de equipamentos para assistência na condução.
Entre os sistemas de segurança a bordo do Focus ST, há o Adaptive Cruise Control (ACC), disponível com Stop & Go, Speed Sign Recognition e Lane-Centering, que permitem que você mantenha a distância de segurança de outros veículos e posição na sua própria pista.
Também está presente o Sistema de Iluminação Frontal Adaptável com Luz de Curva Preditiva e Luz Baseada em Sinal, que ajusta o brilho e o feixe de luz dos grupos ópticos, também lendo sinais de trânsito.
O Active Park Assist Upgrade ajuda o motorista durante o estacionamento e, por fim, o Evasive Steering Assist ajuda a evitar colisões com outros veículos parados na estrada ou que estejam se movendo em velocidades diferentes. Pela primeira vez nas versões europeias, o Focus ST também será equipado com o head-up da Ford.
Desempenho e Consumo - Focus ST 2020 - Diesel e Gasolina - Transmissão Manual
Focus ST 5 portas
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Consumos
l/100 km |
Performance
| ||||||
Motores a gasolina
|
Potência CV
|
CO2
g/km |
Urbano
|
Extra
Urbano |
Combinado
|
Velocidade
máxima km/h
|
0-100 km/h
seg |
50-100 km/h
seg** |
2.3 EcoBoost
Manual 6 veloc.
|
280
|
179
|
10,8
|
6,2
|
7,9
|
250
|
5,7
|
4,0
|
2.0 EcoBlue Manual 6 veloc.
|
190
|
125
|
5,9
|
4,2
|
4,8
|
220
|
7,6
|
7,3
|
Focus ST Wagon
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Consumos
l/100 km |
Performance
| ||||||
Motores a gasolina
|
Potência CV
|
CO2
g/km |
Urbano
|
Extra
Urbano |
Combinado
|
Velocidade
máxima km/h
|
0-100 km/h
seg |
50-100 km/h
seg** |
2.3 EcoBoost
Manual 6 veloc.
|
280
|
179
|
10,8
|
6,2
|
7,9
|
250
|
5,8
|
TBC
|
2.0 EcoBlue
Manual 6 veloc.
|
190
|
125
|
5,9
|
4,2
|
4,8
|
220
|
7,7
|
TBC
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Vídeo - Ford Focus ST
Chega para ser surrado sem dó nem piedade pelo Golf 7 Clubsport.
ResponderExcluirE a Ford ainda não lançou um Focus ST com câmbio AT? Que piada.
A incompetência abunda.
Excluir1) quem gosta de esportivo de verdade gosta de câmbio manual;
Excluir2) apesar disso na matéria está claríssimo que para os demais haverá o câmbio automático de 7 marchas.
Ford? passo!!!
ResponderExcluirEssa já morreu e já sabe.
Tive o prazer de entrar em um desses, um dos melhores carros que já vi presencialmente
ResponderExcluirEspero um dia dirigir um desses!!
Principalmente se for nessas regiões montanhosas!!!
Piada do dia ! kkk
ExcluirPrefiro um gol quadrado
ResponderExcluirD benga no gti,gts,foi,tsi..
ResponderExcluirOi Carlos doente e muita doença mesmo tem calma tu vai ter um troço .nem um dos dois tu não vai fazer nem um teste tu não vai ver de perto os são carros bons no seguimento deles .o pior Carlos doente e que aqui nunca vai ser vendido Carlos doente tem calma
ResponderExcluirOi Carlos doente tu doente mesmo tu nunca viu tu nunca foi convidado pra fazer um teste em nenhum dos dois Carlos doente tem calma. São carros bons . Enfim nos aqui nunca vai ter um vendidos aqui tem calma Carlos doente
ResponderExcluirIsso que é roda, não aquelas coisas " diamantadas com preto" que estão colocando agora na maioria dos carros no Brasil.
ResponderExcluirSe tiver o espaço interno decente, poderia ser vendido por aqui. Mas sabemos que a Ford, em automóveis, está morta no Brasil.
ResponderExcluirQuanto ao Golf europeu ser superior a este novo Focus: não sei, porém o que sei é que o torque é de 420Nm, já no GTi (que é o real competidor) tem 350Nm. Isso que a linha mais esportiva do Focus é a RS, não a ST.
Esse Carlos é muito descompensado.
A Ford está tão morta em carros, que o Ka revesa o segundo ou o terceiro lugar em vendas com o HB20, todo mês.
ExcluirIsso que é estar "morta".
Dá um tempo!
Corrigindo, "reveza".
ExcluirSe essa geração do Focus viesse ao Brasil com certeza habitaria minha garagem!
ResponderExcluirPuta carrão!
Ranger tem 30,4% do mercado europeu de picapes, líder absoluta!
ResponderExcluirFord Ranger tem produção ampliada para atender alta demanda na Europa
Picape lidera segmento no mercado europeu com mais de 26 mil unidades no 1º semestre
Apesar da falta de tradição na comparação com mercados de regiões como América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico, a Europa vem se tornando nos últimos anos uma região verdadeiramente receptiva para picapes médias. O segmento alcança números recordes a cada ano e, dependo do caso, a oferta já não é mais capaz de atender a demanda. Prova disso vem da Ford, que acaba de anunciar reforços na produção da Ranger justamente para suprir a alta procura no continente. A ampliação acontecerá na fábrica de Silverton, na África do Sul, que é responsável por produzir e enviar a picape para os mais de 20 mercados europeus onde é comercializada.
Como dito, a planta sul-africana envia unidades da Ranger para os seguintes países: Áustria, Bélgica, Reino Unido, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, Suécia e Suíça. Para dar conta da alta demanda, será aberto um terceiro turno de produção, que resultará no incremento de 34.000 unidades no volume produzido anualmente. Na prática, o total anual saltará de 124.000 para 168.000 unidades. Do ponto de vista diário, a produção aumentará de 506 para 720 exemplares. Na comparação com 2011, ano em que a picape começou a ser produzida na África do Sul, o reforço na produção já super 58.000 unidades.
Só no segundo trimestre deste ano, a Ranger (incluindo versão esportiva Raptor) já vendeu na Europa 13.000 unidades, número que representa aumento de 8,2% em comparação com igual período de 2018. No primeiro semestre como um todo, as vendas já somam 26.700 exemplares - melhor desempenho desde que a picape foi lançada na região, em 1999. Atualmente, a Ranger lidera o segmento no mercado europeu com participação de 30,4%.
Texto correto e sem erros de português, mas foi usado o control C + Control V de outro site com certeza, pois o teclado do Unknown está com defeito e já foi avisado !
ExcluirJFL, você é um desses bobos que acredita em notícias sem base e defende ideais e ideias sem fundamento.
ExcluirViva o seu vazio!
Enquanto isso a carvana passa e os que são minimamente esclarecidos acompanham a realidade.
Enquanto isso, aqui no Brasil a Ford vai deixando se encaminhar para o ostraciamo. Pena.
ResponderExcluirCalma, dia 7 de agosto tem apresentação para a imprensa de um novo produto.
ExcluirAonde vc viu essa notícia?
ExcluirQue produto é esse?
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