O Citroen C4 Cactus é produzido no Brasil, no Rio de Janeiro. O modelo das imagens é o Feel 1.6 Automático, precificado, em julho de 2019, em R$ 81.990 reais. Adicionando pintura metálica ele sobe para R$ 83.390 reais.
Itens de série
Nesse preço ele traz assinatura luminosa em LED (DRL), central multimídia touchscreen de 7" (com Android Auto® e Appe Car Play®), comandos no volante, painel digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch, duplo airbag frontal, rodas de Liga Leve 17", câmera de ré, faróis de neblina, alarme perimétrico, piloto automático, ESP (controle dinâmico de estabilidade), Hill Assist - Assistente de Partida em Rampa e iTPMS - Sensor de pressão de pneus.
Em termos dimensionais, este SUV compacto mede 4,17 metros de comprimento, 1,71 metros de largura, e tem uma altuea de 1,53 metros. A distância entre eixos é de 2,6 metros, e a altura livre do solo, de 22,5 cm é uma das mais elevadas da categoria. O porta-malas comporta 320 litros - pouco mais que o oferecido por VW Polo, por exemplo.
Esse modelo pesa 1.200 Kg, o que suscita questionamento sobre a performance, já que o motor 1.6 16V oferece 118 cv com etanol, e 115 cv com gasolina. O torque é de 16,1 Kgfm com etanol ou gasolina, mas ele surge a 4.000 RPM com o combustível fóssil, e a 4.750 RPM com o etanol.
Desempenho e consumo
Segundo dados da Citroen, ele acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos com etanol, e 12,1 segundos com gasolina (em nossas medições obtivemos 13,5 segundos). A velocidade máxima é de 185 km/h com gasolina, chegando a 190 Km/h com etanol.
Já segundo a Quatro Rodas, O C4 Cactus 1.6 16V Automático, abastecido com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos, e cumpre o sprint de 0 a 1.000 m em 34,5 segundos, quando estará a 152,6 Km/h. A retomada de 80 a 120 km/h é feita em 9,1 segundos.
Dados de Consumo - INMETRO - Citroen C4 Cactus 1.6 16V Automático
- Cidade: 7,3 Km/l (Etanol); 10,4 Km/l (Gasolina)
- Estrada: 9,1 Km/l (Etanol); 13 Km/l (Gasolina)
- Cidade: 10,6 Km/l; Estrada: 13,6 Km/l
O C4 Cactus se mostra adequado para pisos de baixa qualidade já que, além da elevada altura livre do solo, ele oferece ângulos de ataque e de saída de 22º e 32º respectivamente, evidenciando seu caráter crossover.
O interior é predominantemente preto e confeccionado em plástico duro, com alguns poucos lugares com plástico de toque suave e detalhes acetinados. A posição de condução conta com assentos convencionais. Eles suportam viagens longas. O volante regula em altura e profundidade.
O painel é digital monocromático compartilhado com o C4 Lounge. Ele tem um conta-giros pequeno e impreciso e o mesmo vale para o resto dos medidores. O console central traz saídas de ar e o sistema multimídia com tela de 7 polegadas, com reprodução de áudio AM / FM / MP3 e espelhamento de tela (Auto Android e Apple carplay), visualização de fotos , streaming de áudio e comandos vocais.
Também aqui estão as funções de ar condicionado, que sofre o mesmo que em outros modelos de PSA que usam esta tela: para alterar a temperatura, você tem que parar de olhar para o rádio ou o navegador.
Na parte traseira o C4 Cactus consegue transportar dois adultos com conforto. O espaço da cabeça ao teto e ao longo é bom, enquanto a largura é justa.
Embora três adultos largos não viajem, de qualquer maneira, em uma viagem curta, eles podem administrar sem problemas, porque é um assento plano. Se as crianças viajarem, o local será mais do que suficiente para elas. E se eles ficarem tontos no carro, eles podem abrir as janelas para respirar melhor.
Passando para o porta-malas, com os 320 litros, eles também podem ser estendidos, substituindo o encosto em uma proporção de 60:40. A capacidade máxima é de 1.170 litros. Abaixo do piso do porta-malas, encontramos um pneu sobressalente.
Comportamento dinâmico
Este C4 Cactus é um carro adaptado para os terrenos que temos. O ajuste é confortável, e, por sua vez, muito mais suave do que outros rivais no segmento.
Na dianteira há um esquema de eixo independente (tipo McPherson) e a barra de torção para trás, a suspensão absorve bem as irregularidades das estradas em más condições.
O isolamento acústico da cabine é razoável, com indicador de ruído atingindo 62,9 dbA a 80 km/h, e 69,8 dBA a 120 Km/h. Para efeito de comparação, o melhor nesse aspecto, que é o VW T-Cross, registra 60,5 dbA e 66,4 dbA nessas respectivas condições.
Conclusão
O Citroen C4 Cactus 1.6 Automático Feel é uma opção de bom custo x benefício no segmento de SUV compactos. O desempenho é contido, mas suficiente para uma condução civilizada sem pretensões esportivas. O modelo é dono de um passeio macio e confortável, e enfrenta pisos ruins sem reclamar. O porta-malas, de 320 litros, é um limitador para quem precisa de muito espaço.
Ficha Técnica - Citroen C4 Cactus Feel Pack
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.587 cm³, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
- Câmbio: automático, 6 m, tração dianteira.
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
- Pneus: 205/55 R17
- Dimensões: compr., 417 cm; larg., 171 cm; alt., 156 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 320 l; tanque, 55 l; peso 1.225kg
Outro T Cross!....
ResponderExcluirNão. É um C4. Preste atenção, animal.
ExcluirEscolha racional. Bom custo x benefício e revisões a preço fixo e baratas. Boa negociação dos usados na rede PSA. Concorre bem com Kicks, Eco, T-Cross, etc.
ResponderExcluirTambém comprei o carro (modelo feel pak) e estou muito satisfeita na relação custo x benefício. Devemos comprar carro que quisermos!!!
ExcluirEsse teste de 0 a 100 não foi medido errado de 0 a 120.
ResponderExcluirEsse 1.6 jurássico, que a PSA fabrica desde os anos 80, aliado a esse interior empobrecido para o terceiro mundo, fazem dele um no-go para mim. Pior até que T-Cross e EcoSport, na minha opinião.
ResponderExcluirSua opinião e estrume é a mesma coisa
ExcluirMelhor custo benefício por esse preço.
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirComprou casou.
ResponderExcluirSeu tóba
ExcluirMotor extra adequado ao modelo, excelente carro
ResponderExcluirhorrivel
ResponderExcluirCadê o turbo?
ResponderExcluirEssa matéria é sobre o aspirado. ASPIRADO entendeu? O THP está em outra página. Preste atenção, animal.
ExcluirVixe
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Excluiresqueceram do consumo
ResponderExcluirIdêntica à primeira geração da Touareg
ResponderExcluirO bacana desse carro é a versão THP de 99 mil reais.
ResponderExcluirDesempenho na casa dos 7 s, ou seja, equilibrado com o antigo Jetta TSI de 211 cv, assim como SUVs do calibre de Equinox 2.0T e Tiguan R-Line.
Se for equipado com ``chip de potência´´, baixa para 6,8 s, violentando carros como Golf GTI, Jetta GLI, BMW 320i, BMW 328i, Mercedes C200, Mercedes C250 e outros.
Em resumo, um SUVinho barato com desempenho alucinante
SUVinho??? Que coisa gay...
ExcluirEquipado com "chip de potência"....
ExcluirMeu pai do céu... Esses pilotos de teclado... A NascarChips agradece....
Quando se compra o Citroen temos dois dias de felicidade apenas. No dia que compra e no dia que vende. Nesse ínterim, não há muitos motivos para se comemorar. Experiência própria.
ResponderExcluirNo final do mês passado, comprei um C4 Picasso, e vou te contar; ele é infinitamente superior ao Cactus e a qualquer outro SUV compacto disponível em nosso mercado.
ResponderExcluirComo o vendedor me falou, nem veículos de categoria superior oferta a quantidade de equipamentos e de conforto com o já finado C4 Picasso.
Mesmo ciente da desvalorização, continuo a falar compro carro para usar e não para vender.
O me Chery esta guardado na garagem, quando achar um comprador por um preço justo eu vendo, não terei desespero para vender.
Em 2019 comprei um c4 Picasso 2012 e concordo com vc , o carro é fantástico se bem cuidado não dá trabalho nenhum .
ExcluirQue carro várzea, nem motor tem kkkk
ResponderExcluirTá revoltadinho pq não tem dinheiro??
Excluirfaltando grana?????
ExcluirBom custo benefício na compra. Na venda é péssimo. Ao cidadão que afirmou lá em cima que a Negociação é boa no usado já deve ter tido muitos pra negociar... carro com 1 ano de lançamento deve ser verdade esse bilhete #sqn
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ExcluirCláudio, a sua ironia deselegante, me leva a crer q vc deve ser dono de um maravilhoso gol G5, ou quem sabe... Apenas um coleguinha de ciclovia do 4patas daqui do blog.
ExcluirA marca Citroen,é de fato muito ruim na revenda, no entanto, com paciência vc consegue vender com perda iguais as das outras marcas?
Belo desing com ótimo custo-benefício.
ResponderExcluirconcordo!
ExcluirPor esse preço acho que tem carro melhor no mercado. Mas em fim, mais uma opção para quem gosta de SUV.
ResponderExcluir₣ΔŽ ΜỮƗŦΔ ₣ΔŁŦΔ Ø 1.2 ŦỮŘβØ.
ResponderExcluirPessoal, faltaram os dados sobre o consumo. Abs.
ResponderExcluirDados de Consumo - INMETRO - Citroen C4 Cactus 1.6 16V Automático
ExcluirCidade: 7,3 Km/l (Etanol); 10,4 Km/l (Gasolina)
Estrada: 9,1 Km/l (Etanol); 13 Km/l (Gasolina)
Já introduzimos no texto.
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