Apesar de os carros com motores elétricos serem um caminho sem volta, o Brasil não precisará entrar nesse segmento por conta com programa de etnaol, que torna o país neutro em relação às emissões de CO2.


Essa é a opinião de Henning Sheider, presidente global da ZF, multinacional alemã de auto-peças. O executivo apontou, em evento na Alemanha, que "o Brasil já tem o etanol, que é neutro em emissões CO2, e isso deve garantir na região o uso de motores a combustão por mais tempo".


O executivo sustenta que o processo de eletrificação é muito caro, especialmente nessa etapa inicial, e o Brasil pode esperar os preços baixarem com o aumento de produção, para, no futuro, embarcar em eletrificação.

Fonte: Autonomotive Business

44 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a matéria, e depois apague o seu comentário.

      Excluir
    2. Sua professora de língua portuguesa não lhe ensinou a interpretar um texto?

      Excluir
    3. Adriano, de que adianta ter dinheiro e pagar mico por não saber interpretar texto... Kkk

      Excluir
    4. é bom ler antes de comentar, ou nao comentar so lendo o titulo para nao passar vergonha

      Excluir
    5. Problema é que além de não saber interpretar o que lê, ainda deve ser daqueles pilotos de teclado que só tem carro virtual.

      Excluir
    6. To tentando entender da onde saiu isso até agora.

      Excluir
  2. O alemão está certíssimo. Carro elétrico no Brasil virou item de consumo fashion da elite que vive em condomínios de luxo, por isso, carro eletrico aqui vai continuar caro. O caminho são os pequenos motores turbo e aspirados de alto rendimento.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em parte, o Brasil pode esperar os preços abaixarem nesse segmento energético antes de eletrificar todo o mercado, mas isso não quer dizer que quem pode pagar por isso ou quem quer ter o mesmo produto do que o Europeu não possa usufruir de algo mais moderno e ecológico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum carro é ecológico e nunca serão. Isso é ópio, enganação, pura balela. Carros ecológicos seriam carroças movida a tração humana totalmente feitos de Madeira reciclada. Um carro elétrico para ser construído polui tanto ou até mais do que um carro convencional. Quero ver num futuro de carros elétricos o que farão com os bilhões de super baterias a serem descartadas.

      Excluir
    2. Mais ecológico do que qualquer carro elétrico, é um carro flex abastecido com etanol.

      Excluir
    3. Exato, o ecológico em questão está na emissão de poluentes que no caso o CO2 como o etanol provem da cana e a cana por sua vez consome CO2 para crescer então fica empatado.

      Excluir
  4. Os carros elétricos ainda tem muito o que evoluir em baterias, que ainda são caras, pesadas e de baixa densidade energética. O que o alemão disse é que, se o Brasil usar o etanol enquanto espera, poderá entrar nos elétricos já mais desenvolvidos e mais baratos, depois dos europeus e asiáticos os desenvolverem.

    ResponderExcluir
  5. Mas tem site de carro que vai discordar disso.
    O site Autoentusiastas na pessoa do chatíssimo e mau educado Bob Sharp, diz um monte de bobagens sobre o etanol. O que ele diz:
    1) é mentira que o álcool é equilíbrio zero na emissão e absorção de CO2;
    2) carro flex é uma gambiarra;
    3) não existe aquecimento global.
    Outra bobagens que ele escreve:
    1) Fumar não faz mal algum;
    2) Carro não precisa de air bag, controle de tração e de estabilidade;
    3) Farol aceso na estrada é inútil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É mentira que etanol..... certíssimo bob Sharp. Você acha que a cana é produzida como, haja diesel para tratores, caminhões etc.?
      Carro Flex é uma gambiarra... certíssimo nov Sharp... compare a eficiência energética de um Flex com um carro americano ou europeu ciclo gasolina...
      Vou parar

      Excluir
    3. Certíssimo coisa nenhuma! É óbvio que não se está falando da produção da cana, mas do COMBUSTÍVEL ETANOL!!! Sim, ele é ciclo zero de emissão, isso é ciência, não achismo cretino padrão Bob Chato.
      E você está muito errado sobre carros flex, eles são excelentes, os demais paises nao tem porque eles não tem ETANOL ABUNDANTE como nós, só por isso!!!
      Toda gasolina do MUNDO tem etanol em sua composição, a americana, a japonesa, a europeia, a argentina etc.
      E é balela que carro flex gasta mais com gasolina, pode comparar o carro que você quiser só a gasolina e o mesmo carro com o mesmo motor tornado flex.

      Excluir
    4. Ja tive carro 100% álcool, não era facil, aquilo sim era gambiarra. Com a evolução dos motores e da eletrônica os flex são carros perfeitos pra qualquer utilização, pena o preço fora das regiões da cana. Acredito que motores flex híbrido plug in para quem pode e, flex combustão para a massa será o caminho.

      Excluir
    5. O CO2 lançado pelo etanol na queima do combustível foi sequestrado pela planta no seu processo de crescimento, por isso o etanol é limpo. Existem sim emissões no processo de plantio na cana, porém o custo benefício é claramente positivo. Para cada 8 toneladas de CO2 não emitidas pelo etanol, a cadeia produtiva de produção emite 1 tonelada de CO2 (tratores, maquinários, caminhões, etc).

      Excluir
    6. Nunca ouvi falar sobre pesquisadores brasileiros testando em motor de bancada diferentes soluções para aumentar a quilometragem percorrida com o etanol.

      Excluir
  6. muita gente pelo jeito ou nao leu toda materia e ta comentando somente lendo o titulo ou entao nao sabe interpretar texto....

    ResponderExcluir
  7. Menos impostos e melhores carros no brasa , tesla venha produzir no Brasil seus carros!pls

    ResponderExcluir
  8. O Bob sharp se refere a taxa de compressão dos motores quando fala em gambiarra pois para atender dois diferentes tipos de combustíveis os motores acabam por deixar de ter a eficiência máxima possível para determinado combustível.

    ResponderExcluir
  9. Nao é zero emissão, mas considerada toda a cadeia produtiva o etanol é menos poluente que combustíveis fósseis. E as baterias dos elétricos são produzidas em países cuja matriz energética é o carvão mineral, de modo que os elétricos, considerada toda a cadeia produtiva, ainda poluem mais que combustíveis fósseis. Ou seja, carro elétrico ainda é que nem a modinha suv, muita grana joagda fora.

    ResponderExcluir
  10. O executivo alemão está correto, o carro elétrico é caríssimo e só se sustenta com subsídios pesados, assim como o carro a hidrogênio. Ao invés de se focar em carros elétricos, o ideal é focar em carros com motores eficientes, materiais mais leves, melhor aerodinâmica, ou movidos a etanol. No limite focar em carros híbridos que não dependem de abastecimento externo, como o Prius. A questão é que as baterias já se tornaram a febre da mídia. Até tecnologias de armazenamento no campo da geração de eletricidade, como as usinas hidrelétricas reversíveis, que já são viáveis hoje, são escanteadas por essa coqueluche.

    ResponderExcluir
  11. O cara está corretíssimo. Enquanto isso alguns aqui não leem, chamam etanol de combustível fóssil, falam que tem etanol na gasolina de outros países (poderia ser metanol ou outra variação de alcool) enfim, vamos estudar aí galera porque ser burro é muito chato.

    ResponderExcluir
  12. Concordo, brasileiro precisa de carro blindado, já que que nossa segurança pública é uma piada, e nossa conta de luz não é nada barata.

    ResponderExcluir
  13. O problema é que falta motor 100% etanol... moderno, com turbo, injeção direta e principalmente taxa de compressão adequada pro etanol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat já está fabricando um turbo 240cv totalmente a etanol

      Excluir
    2. Ainda não saiu então ainda está em falta.

      Excluir
  14. o flex é tão bom que anda ate com combustível adulterado.

    ResponderExcluir
  15. A Fiat ja está adiantada nesse sentido , ja está produzindo um turbo etanol puro com 240cv. Vai arrebentar com a concorrência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai. Vai ser FIAT como sempre. Beberrão e ineficiente.

      Excluir
    2. Vai é arrebentar o bloco do motor quando explodir !!!!!!

      Excluir
  16. Uma coisa que com certeza o Brasil não precisa: Opinião de algum executivo alemão intrometido.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um prius 2018 fazendo em torno de 22 km/L isso pq ele é híbrido, imagina uma versão elétrica?! Ipva mais barato. Garantia de 8 anos das baterias, enfim, toda mudanca gera debates e cada um de olho no seu próprio interesse. Carro elétrico não tem manutenção quase que nenhuma pois as pessoas não sofrem desgastes.

    ResponderExcluir
  18. O executivo alemão está corretíssimo.
    Nosso país pode muito bem aguardar os preços mais acessíveis, até porque somos um país com recursos financeiros bem limitados.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o alemão. Uso com motor de etanol é que está mais palpável. A Fiat promete um motor turbo etanol para 2022 chamado E4 com um mesmo consumo de um motor a gasolina. A ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem