A Renault do Brasil apresentou esta semana a linha 2020 do Sandero, Logan e Stepway, com novidades mecânicas, estéticas, de segurança, tecnologia e no interior. Neste artigo relatamos nossas impressões sobre a versão que menos mudou na linha, esportivo RS 2.0.
Nós avaliamos o carro nas excelentes rodovias e vias urbanas do interior de São Paulo, na região de Campinas, tipo de piso adequado para a proposta essencialmente esportiva deste Sandero RS 2.0 2020.
Assim como os demais Sandero, o RS 2.0 recebeu nesta linha 2020 um facelift com novas lanternas traseiras de maiores dimensões e que invadem a tampa do porta-malas, novo sistema de posicionamento diurno em LED. O interior recebeu um upgrade em termos de qualidade de materiais, nova central multimidia compatível com Apple Carplay e Android Auto.
Externamente, o Sandero RS 2.0 2020 ainda se diferencia do modelo vendido até então pelas novas rodas de 17 polegadas, nova grafia dos elementos decorativos nas laterais. A suspensão continua firme e rebaixada em relação do Sandero convencional, o que, além de garantir melhor comportamento dinâmico, reforça o aspecto esportivo do hatch.
No geral, o Sandero da atual geração, com suas linhas limpas, é um modelo bem proporcionado e a economia de linhas de caráter (como as laterais) melhoram o visual do carro, e reforçam o aspecto muscular dos para-lamas.
É certo que design é uma questão com alto teor de subjetividade, mas é inegável que este Sandero RS 2.0 tem um conjunto de elementos estilísticos que funcionam corretamente e dão ao carro uma aparência de verdadeiro hot hatch.
Interior
Na cabine, algo muito semelhante acontece no exterior: detalhes de esportividade que se somam à base já conhecida. O interior do Sandero é um dos mais amplos no seu segmento. O aspecto interior é de austeridade, mas nesta linha 2020 o modelo recebeu materiais de maior qualidade.
A maior diferença proporcionada pela versão RS são os bancos dianteiros com orientação esportiva (um pouco mais rígidos e com melhor apoio lateral), complementados por um estofamento com detalhes de “competição”. São bancos estilo Recaro, muito anatômicos e que seguram o corpo do motorista em curvas.
A posição de condução é correta, o volante tem pega excepcional, e o couro de revestimento transmite qualidade. Há ajuste de inclinação do volante, mas não de profundidade, o que limita um pouco encontrar a posição ótima de condução para biotipos mais distantes do médio. Para motoristas até 1,80 metros não há problemas, mas para os maiores, pode complicar.
Quando se usa o Renault Sandero RS 2.0 como um carro convencional, ele oferece amplitude nos bancos traseiros, e um excelente sistema multimídia agora competível com o Apple CarPlay e Android Auto, com tela de grandes dimensões, muito visível, e que contempla ainda o sistema de áudio e conexão Bluetooth para o telefone. Não é "o último dos últimos" , mas funciona bem.
Em relação aos itens de conforto, há ar-condicionado digital com zona única de climatização, vidros e travas elétricas, direção com assistência eletro-hidráulica - com ajuste mais firme que o dos demais modelos, para reforçar a esportividade.
Segurança
Boas notícias neste quesito: vem de série com controle de estabilidade ( ESP ), controle de tração, 4 airbgas. Os freios são excelentes. Possui generosos discos de quatro rodas (280 mm para frente e 240 mm para trás), que são complementados pelo sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Motor e transmissão
A chave para a esportividade do Sandero RS está, é claro, sob o capô. Ele carrega o conhecido motor 2.0 16V. É aí que os engenheiros da Renault Sport trabalharam para obter 150 cv de potência e 202 Nm de torque (nada mal, para um motor atmosférico). O motor está associado com uma transmissão manual de 6 marchas, com relações muito curtas, muito apropriadas para uma passagem de marcha rápida e alta rotação.
Segundo a Renault, o Sandero RS 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 202 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 6,9 km/l de etanol em cidade, e 7,7 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 9,9 km/l e 11,1 Km/l, respectivamente. Um consumo elevado - o preço a se pagar pela "esportividade".
Comportamento dinâmico
Andamos com o Sandero RS 2.0 em estradas de ótima qualidade, que é o habitat deste carro, assim como um autódromo. O motor 2.0 aspirado responde pronta e progressivamente, sem o "soco" proporcionado pelos motores turbo. Entretanto, explorar todo o potencial do Sandero RS só é possível em autódromos, e não em vias públicas.
O carro é colado no chão, a direção firme e direta e o conjunto de suspensão transmite muita segurança ao motorista. Como o motor não causa aquela explosão de performance típica de carros turbo, fica a impressão que está até sobrando carro para o motor. O fato é que o Sandero RS é um carro pronto para receber cavalos adicionais em preparações.
Isso porque o motor aspirado tem muito espaço para retirar muitos cavalos dele, e como o conjunto de suspensão, freios e direção parece super-dimensionado para o motor, caso a preparação seja parcimoniosa, não há necessidade de alterar esses componentes.
A estrutura do carro é reforçada em pontos estratégicos, os amortecedores e molas são mais rígidos e as barras de torção são mais resistentes. Os quatro centímetros que o carro está mais perto do chão não só tem uma função estética, mas também o centro de gravidade.
Outro aspecto fundamental é a direção, que possui assistência elétrica-hidráulica variável, inversamente proporcional à velocidade do motor. Ou seja, em maior velocidade e velocidade, a assistência diminui e a direção se torna mais rígida e direta.
Tudo isto é complementado por três modos de condução: Normal (com o ESP permanentemente ligado e um mapeamento de motor que privilegia o conforto e o consumo de condução), Sport (parcialmente desconecta o ESP e aumenta a sensibilidade do acelerador) e RS (Desconecte o ESP completamente e deixe o carro 100% livre para a perícia do piloto) Recomenda-se usar o último modo somente na pista.
Conclusão
O Renault Sandero RS 2.0 2020, precificado em R$ 69.990 reais - o que evidencia que este é o carro esportivo mais acessível do nosso mercado.
E o termo "esportivo" é fundamentado em um conjunto de credenciais suficientes para que possa ser levado às pistas, não para quebrar recordes de tempo - ao menos com o motor original - mas sobretudo para diversão.
Anda menos que o Up tsi. Custa 15k a mais. E é menos seguro.
ResponderExcluirCarro poser. Nada além.
Coloca na pista, pra vê se o UP TSI não faz curva igual busão.
ExcluirQue mané pista...o que importa é na cidade e estrada que o Up tsi humilha sem do.
ExcluirSó na tua cabeça Carlosvw.
ExcluirUp tsi não passa de 180 otários.
ExcluirProva que o jumento do blog é idiota, o Sandero vai a 202 kms/h e o tal brinquedo da vw sequer passa de 175 Kms. Seja um poucoais inteligente antes de vomitar no blog.
ExcluirMas que sanderette brava!!!
ExcluirEsse Sandero levou zero estrelas no Latin ncap.. O um l3vou 9 estrelas.
Ou seja esse Sandero e uma cadeira elétrica. Carro bom para suicidas .
Não levou zero nenhum,você é pior que um petista teimoso achando que o Lula é inocente e só vê essa merda de Up ou outro carro da VW como melhor em tudo. Você é um imbecil Carlos.
ExcluirConfesso que Sanderette foi boa kkkkkkk
ExcluirHaroldo, quem é imbecil é quem defende o DESGOVERNO BOLSONARO, deixa de ser ridículo!
ExcluirNAO SABIA QUE AS PESSOAS COMPRAVAM CARRO PRA FAZER CORRIDA.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirUp TSi tem 4 airbags? Tem controle de estabilidade? Mais que isso, é bonito como esse RS? Não, não e não!
ExcluirPortanto, Carlos4Carros, seu comentário desponta para a irrelevância.
Carlotinha não cansa de passar vergonha, up Tsi não dá pau nem na carrocinha de pipoca do seu Zé, que aliás, é melhor acabada. kkkkkkk
Excluirsó esse fã boy de marca do carro do povo que nem tem carro e nem pelo menos uma carriola deve ter pra falar tanta M... pra quem gosta de tijolo com rodas e paga 65k ta bom né ? então ta
ExcluirO Up não anda mais que o sandero não! mas numa batida frontal a 65km/h entre Up e sandero quem sai vivo do carro?
ExcluirAí não dá pra saber, já vi carro considerado seguro bater de frente com gol e o cara morrer.
Excluirkkkkk querer comparar up com o sandero pra pista é de lascar.....
Excluircarlos é rachador de 0-100 em semaforos.... isso se tivesse carro né
Esse carlos4carros anda de bicicleta mas quer opinar sobre carros e dizer que bom mesmo é o up caixa de sapatos TSI...onde ele ouviu falar q up TSI anda mais q Sandero rs? Só pode estar bêbado ou drogado...rs
ExcluirEssa foi boa...Nem aqui nem na Alemanha(UP GTI).
ExcluirTeu cu que anda sandero RS desaparece na frente do up
ExcluirO up já perdeu pro RS numa arrancada feita pelo canal acelerados. Vá se informar.
ExcluirQuem que lhe falou isso.up nao tem chassi a 160 se for fazer uma curva encapota cx de leite.kkkk carro nutela.
ExcluirRapaz você tá com diarreia mental?
ExcluirSó de ser Renault vale a pena ficar com um pé atrás...
ExcluirConseguiram melhor um pouco o que já era muito bom. indiscutível a melhor compra abaixo de 90k...sem duvidas.
ResponderExcluirPéssimo de consumo, e esses números pra quem vai fazer uso urbano são piores, 7.5km/l com gasolina na cidade deve ser o consumo real, essa é a realidade, um falso esportivo com motor grande pra andar na cidade, melhor economizar e pegar UpTsi que mesmo no álcool é mais econômico e oferece lampejos de esportividade na cidade.
ResponderExcluirQuem quer economia anda de busão ou vai de uber,
ExcluirEsse argumento de velocidade máxima é só falácia. Onde no Brasil se pode andar com velocidade de 200km? Não em rodovias. O que interessa é o torque e a faixa de rotação que ele é entregue, se o torque é oferecido em baixa, logo se tem uma sensação de maior "esportividade", falando em carros urbanos.
ResponderExcluirAutentico Posto de Combustível.
ResponderExcluirFalta câmbio automático
ResponderExcluirNada ver, esportivo mesmo tem que ser manual, automático é pra piloto nutela.
ExcluirHAHAHAHAHAHA
ExcluirPORSCHE
FERRARI
LAMBORGHINI
CORVETTE
Tudo "nutella", de acordo com os comentaristas "ixpertões"
HAHAHAHAHAHAHAHHAH,
ExcluirF, Indy e qualquer esporte PROFISSIONAL de corrida, pelo seu 'entendimento' são carros todos com cambio automático né???? 'ixpertões' ...mané.
Quer esportividade, dirigi no manual, se não compra um Tesla e fica sentado dormindo enquanto o carro anda.. Nutelão
$% se nao bebesse tanto assim...
ResponderExcluirTenho um RS. Carro é show. Toneladas de prazer ao dirigir. Nao precisa fazer nada pra participar de track days. Com gasolina o consumo é na média. Com alcool bebe mais. Aliás, bebe mais mesmo porque qdo vc dirige o pé pesa. Quanto ao UP Tsi, só é melhor em retomada (dependendo da situacao) e empata na máxima. Em curvas, tadinho, guenta não. Mas é um excelente carro. Pena q a VW não venda o UP Gti aqui.
ResponderExcluirUP foi um projeto da VW que não deu certo como eles queriam, era para substituir o Gol, tanto que este parou de ser fabricado uns 2 ou 3 anos, mas agora voltou novamente, e UP vendendo cada vez menos.
ExcluirOi? Quem parou de ser fabricado?
Excluir2014 e 2015 não teve versões de Gol, justamente não foi fabricado em função para dar enfase ao UP, o qual teve ótimas vendas em seu lançamento mas hoje perde até para o próprio Gol.
ExcluirHã? Quê? E o gol 2015 do meu irmão é uma miragem?????
ExcluirNão achei o consumo ruim, 9.9km/l na gasolina na cidade está na média de um HRV, por exemplo!
ResponderExcluirMas que maçaneta horrível! Parece do Palio 98!
ResponderExcluirPara de falar asneira, ups tdo vende muito mais que essa porcaria de Sandero RS
ResponderExcluirComo o editor disse gosto é muito subjetivo. O Sandero até quentinha melhorado nas últimas plásticas. Mas agora ganharam legal nessas lanternas traseiras, gambiarra horrorosa. Pra não gastarem com modificações nas prensas deixaram um apêndice na lanterna totalmente desproporcional a lanterna da tampa do porta malas. Horroroso! Coisa de funilaria de fundo de quintal. Não vi ainda a qualidade dos plásticos e do acabamento interno da linha 2020, até a linha 2019 chega a ser nojento de ruim até no Suster. Mas continuo com a minha opinião que Sandero, Logan e Suster só levam uma vantagem em relação aos concorrentes que no espaço interno e porta malas. De resto não vejo pq de comprar esse trio horroroso.
ResponderExcluir0 a 100 em 8 Segundos o Sandero RS anda mais que Polo TSI. Nao se esqueçam que Sandero agora tem 4 Airbags e o UP só 2 Airbags.
ResponderExcluirUp usa motor 1.0 e o Sandero um enorme 2.0 jurássico e beberrao.
ExcluirJá tive um up e é um otimo carro, mas as propostas aqui são diferentes, o RS dá mais performance e segurança em curvas. No up passei apuros com simples ventos laterais na airton senna a 120km/h.
ExcluirNa cidade =up
Na estrada o RS e muito superior.
O Sandero RS não um carro de visual esportivo apenas. O RS tem um conjunto mecânico com diferenciais do restante da linha.
ResponderExcluirNão se compara com carros TSI da VW. Andam muito bem, são seguros mas a proposta não é esportiva.
O UP não é esportivo mas é divertido porque é leve com um ótimo conjunto mecânico.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito top os carros franceses....quem já viu os alpines da vida...carros da ds.essa nova geração....eu fico a refletir sobre o preço
ResponderExcluirUma bosta. Não faz o menor sentido usar um 2.0 aspirado em 2019. Carro pesado e beberrão.
ResponderExcluirO carro pesa menos de 1.200 kg você comeu bosta filho? Compra a porcaria de um polo GTS no dia que tiver dinheiro e a gente aposta na pista chave com chave
ExcluirPode ter todos os defeito, motor antigo, bla..bla..bla.. mas é bem legal o carro. Unico esportivo a preço considerado baixo.
ResponderExcluirO 208 GT, embora mais caro, fica abaixo de 90k.
ExcluirChegou na hora certa, eu estava de olho em um polo lá na Sorana e, eu estava decidido em ir lá no sábado pra tentar fechar negócio ,como não vai ser o carro principal para viagens em família ,vou de Sandero :)
ResponderExcluirDepois não adianta arrepender.
ExcluirVendi meu Polo Highline por ser uma MERDA de consumo e desempenho. Passa sufoco de gol 1.6 8v, câmbio do tempo do Bora.
ExcluirEsse Carlos é um fanfarrão. Quer um carro esportivo e acessível 0Km, não pense duas vezes: Sandero RS na cabeça.
Ou faça como os outros: “tenho medo de revenda depois, vou comprar algo que não me atende só por isso. Se pensar assim: compra um Ônix e tenha o melhor carro do mercado de usados e nenhum prazer de verdade em dirigir.
Quem disse que existe Ferrari automática, se engana e muito. Todos carros esportivos de verdade utilizam câmbios AUTOMATIZADOS, com exceção de um ou outro esportivo americano.
Carro poderia deslanchar nas vendas com preço na casa dos 39.900 iniciais.... Por 46.000 tem opções melhores.
ResponderExcluirTu em Carlos doente pra tu só Wolksvagem bom up TSI eum ótimo carro amei este carro .o Sandero RS já dei um boa andada bom carro corre bem falta segurança certo Carlos doente . agora o que importa Carlos doente e vendas Carlos doente aí no mundo o Sandero vem muito muito mais tu vai ter um infarto Carlos doente tem calma
ResponderExcluirNossa ! Quantos erros de português ! Se liga !
Excluirpoderia ter uma sexta marcha mais longa para andar na estrada e baixar o giro e o consumo...
ResponderExcluirBoa reportagem do blog, o vídeo muito bom.
ResponderExcluirTem um idiota aqui que está dizendo que o UP anda mais que o Sandero rs mais nem fudendo.
ResponderExcluirolha entâo o teste do acelerados o up tsi tomando benga do sandero R.S. antigo kkkkk
ResponderExcluirEu vi o up tsi quase capotando na curva com Rubens Barrichello kkkkkkkkkkkkkkkk corajosos pensando que up e um carro esportivo e apenas um carro pra economizar combustível que não vende nada .
ExcluirSandero RS e um carro esportivo agora o up e simplesmente uma caixa de sapato com motor de pop 100 que vibra tudo .e não é esportivo e apenas um carro 1.0 . Agora sandero sao 2.0 150 cv e 6 marchas curtas pra passar os up na curva
ResponderExcluirVocê não deve ter dinheiro nem para comprar uma Brasília né parceiro.... Parece que comeu merda para falar tudo besteira
ResponderExcluirCara que compra carro esportivo pra economizar gasol é pé de chinelo.
ResponderExcluirO Sandro RS bebe muito porque tem máquina ali dentro. Não é motor de liquidificador tipo do UP !! O RS é o mustanguinho dos carros pequenos brasileiros. O prazer de pisar naquele 2.0, sentir o ronco real e o peso da potência 2.0 num carro de 1000k, despejando gasol nos canecos não tem preço!!!
Sandero é o bicho!!! UP é carro do povo, ou seja carro pra pobre economizar gasolina.
Já tive um, dirigibilidade maravilhosa, acertado, ótimo em retomadas, excelente conjunto de freios. Adorava, era muito divertido.
ResponderExcluirAgora, estou com um focus 2.0, divertido também, excelente em conforto, mas com certeza só perderia para o RS da 3a marcha em diante.
Não entendi porque estão citando UP aqui, se a proposta é comparar c-a-r-r-o-s.
Retificado, só GANHARIA* a partir da 3a em diante.
ResponderExcluirÉ incrivel como se discute por nada...
ResponderExcluirPrecisa ter um RS para falar , quem não tem nunca vai saber o e um carro fantastico em curvas robusto , não quebra e freia para cacete
ResponderExcluirmaquina bate no JETINHA KKKKKKKKK
ResponderExcluirKK
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.