A Alfa Romeo era um dos pilares da estratégia do então CEO da FCA, Sergio Marchionne, morto em 2018, para o fortalecimento da empresa. A montadora de carros pretensamente premium italianos deveria ter se consolidado como uma competidora da Audi, BMW e Mercedes-Benz, funcionando como vertedouro de lucros para o conglomerado. Mas não funcionou: as vendas da Alfa desabam, e as principais apostas em termos de produto fracassaram.
A FCA colocou muito dinheiro no relaçamento da Alfa Romeo, e o objetivo era o de atingir 400.000 unidades vendidas em 2018. Mas os números não chegam a 10% disso, com vendas totais de 33.400 unidades. Em em 2019 o desastre continua, com registros indicando quedas de 40% frente a 2018.
O declínio da Alfa Romeo é explicado pelo fato de que os recentes produtos da marca não chamam a atenção e não lograram êxito em competir com os alemães. O sedã pretensamente premium Giulia enfrenta uma situação dramática. Suas vendas caíram 44% em 2019 - um número que não é nada perto do que vendem Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C - todos acima de 40.000 unidades por ano. Com apenas três anos no mercado, o Giulia já se apresenta como se fosse um modelo antigo.
Outra aposta da Alfa, o SUV pretensamente premium Stelvio, lançado em 2017, não disse ao que veio. Logo em 2018 as vendas caíram 18%. Quais os motivos? Primeiro, seus rivais, SUVs verdadeiramente premium como Porsche Macan e BMW X4 foram atualizados. E também pelo fato de que o Stelvio não é um SUV familiar como o Audi AQ5 e nem um SUV esportivo como o Macan.
E aí fiateiros? Alguma explicação? kkkkkkk tem um tal de Carlos que vai deitar e rolar kkkkk
ResponderExcluirKd o tal de Zigfritz Tazogh que adora somar as vendas das marcas da FCA no Brasil como se isso tivesse qualquer relevância mesmo que pífia além do planeta e da sua cabecinha acéfala? kkkk
ResponderExcluirAguardando explicações acéfalas e totalmente sem fundamento em 1, 2, 3 já! kkkkk
Eu que achava que esse tal de Zigfritz era o CEO da FCA ! kkk
ExcluirNem aguarde explicações. Aquele lá só consegue dizer "FCA X, GM Y, VW+Porsche+Audi Z".
ExcluirOi Carlos doente a matéria fala bem Audi AQ5 também do Macan até doente Carlos
ResponderExcluirA engenharia alemã não se compara a italiana. Uns 15 anos além 😈
ResponderExcluirMercedes e Ferrari estão pau a pau.
ExcluirNa casa do chapéu
Excluirdeveria ser vendida
ResponderExcluirSó s for pau a pau no.meu filhim
ExcluirUma correção ao título: em vez de "alemãs premium", o correto é "alemãs premium e supra-premium", já que Mercedes e BMW são premium e Audi é supra-premium.
ResponderExcluirUm bom aluno aplicado sempre fixa bem as lições ministradas por seu mestre!
ExcluirFracassa como? Uma marca de 2 carros atualizados e outros antigos que juntos São menos de 6 carros sendo comparada com marcas de mais de 30 carros
ResponderExcluirA Alfa tinha planos muito ambiciosos com uma gama de produtos menor que a Volvo ou a Jaguar e isso é muito, muito difícil!!!
ExcluirAlém disso, apensar de incontestável beleza, seus produtos carecem de qualidade e robustez (infelizmente), pois a FCA tem sido muito porca no trato com seus produtos. Os únicos produtos da FCA que são verdadeiramente bons são os da CNH (Case - New Holland) e que são máquinas e equipamentos para construção, mineração e agricultura.
Existiu a Fiat Ferroviária também que foi comprada pela Alstom.
ExcluirO trem pendular é criação dela.
https://youtu.be/-Bp5Ln8kXMc
Com a palavra, Zigfritz Tazogh.
ResponderExcluirPessoal convenhamos: A VW queria 6000 T-Cross e esta por volta de 1500/mês, agora querer 400 mil e não atingir nem 10%, ta pior que Dilma, que iria dobrar a meta, quando atingisse a meta.
ResponderExcluirO pessoal de baixo Qi, popularmente conhecidos como burros, não sabem ler números. Números é algo que não entra na cabeça deles. Olha esse aí em cima, não sabe nem ver na listinha que o T-Cross está emplacando 3.000 unidades todos os meses e que este mês vai superar isso facilmente.
ExcluirÉ complicado ser burro. Escreve e só sai besteira.
"Bom" foi o TEMER e é o Bolsoasno, que nos entregam 13 milhões de desempregados e mais 15 milhões de subempregados, renda em queda, salário e queda, direitos em queda, empresas e patrimônio público vendidos a preço de banana, entrega das nossas riquezas, ZERO OBRA, só destruição, sem falar nos ministros MEDÍOCRES E IMBECIS do atual desgoverno.
ExcluirÉ tão covarde que se "identifica" como Unknown... Como se não fosse o PT quem entregou essa desgraça toda que estamos tentando consertar...
ExcluirzACCHI, É BRINCADEIRA o seu desconhecimento.
ExcluirPegue as estatísticas, os dados, IBGE, Fundação Getúlio Vargas, Caged, o que você quiser.
O PT tirou o Brasil da miséria, o Brasil quebrado da era FHC, endividado, sem emprego, com inflação alta, salários baixos, devendo para o FMI, sem reservas internacionais.
LEIA em vez de escrever por pura ignorância e ser papagaio de pirata da golpista Rede Globo.
A miséria votou graças ao GOLPE de 2016, com Temer, Bolsoasno e todos os liberais ladrões do dinheiro do povo e das riquezas do Brasil.
Como discussão com petista é igual a dar murro em ponta de faca, só posso dizer que:
Excluir#lulatapresobabaca
A FCA continua sofrendo com a imbecilidade da família Agnelli/Elkann!!! É essa administração familiar (porém de péssima qualidade) que vai matar esse antigo conglomerado industrial (que já foi o maior da Europa!!!).
ResponderExcluirExistem empresas familiares administradas com maestria sim e que, se continuarem na mesma linha, nunca precisarão de administradores externos, mas não é o caso da Fiat que deveria:
1. Vender marcas como COMAU, CNH e se desfazer totalmente da Marelli;
2. Criar plataformas automotivas nos moldes da MQB e MLB (Volkswagen);
3. Definir as estratégias de cada marca:
a. Fiat: baixo custo pra brigar com Seat, Dacia, Skoda...
b. Lancia pra brigar com VW e PSA por exemplo;
c. Alfa Romeo pra brigar com a tríade alemã;
d. Maserati no "andar de cima - luxo e exclusividade;
e. Ferrari para além da imaginação;
E é óbvio que deveria investir em qualidade e diversificação. Além disso, ao invés de ter tantas marcas diferentes no mesmo grupo, vende o que não agrega valor e cria um centro de estilo unificado.
Potencial tem sim... Italianos fazem máquinas operatrizes ótimas, superesportivos avassaladores, motos maravilhosas entre tantas outras coisas!!!
Precisam é deixar de serem teimosos...
A FCA teve a chance de vender a Alfa para o Grupo VW mas por soberba não quis; aí sim iria ter seu devido valor como marca de ponta. Italianos são um fracasso, vai acabar sumindo a marca.
ResponderExcluirMatéria tendenciosa e manipulada.
ResponderExcluirE as vendas do Golf que cairam, despencaram nas Américas, por que não falam. Tanto despencaram que pararam de ser fabricados!
A Alfa é pequena perto das grandes marcas, nunca teve a pretensão de concorrer em vendas.
Como produtos os ALFAS são excelentes, isso é o que vale.
Não, infelizmente não o são... A revista americana "Car And Driver" fez um teste de 40,000 milhas com o Alfa Romeo Giulia QV e o resultado foi ruim, o teste instrumentado com o Stelvio também não convenceu e onde está o problema???
ExcluirDiferentemente do que os babacas fanboys da VW aqui falam, o motor e a transmissão foram dignos de elogios, inclusive motores menores ao 2.9 V6 que equipa a versão QV foram muito elogiados, porém é no sistema elétrico e na qualidade do acabamento que a Alfa tropeça... Isso tem refletido muito negativamente com seus clientes, que não conseguem confiar na marca.
O design da Alfa está muito diferente da década de 90 e anos 2000, onde havia uma harmonia entre desenho, acabamento e powertrain e que se perdeu com o tempo porque ficou parada...
Temos que reconhecer que, infelizmente o grupo FIAT vai mal, muito mal fora da LatAm e da Turquia...
E por acaso a revista Car and Driver é referência para alguma coisa? Desculpe, mas isso não é referência para mim.
ExcluirVeja lá qual o SUV original detém o recorde em Nurburgring: Stevio.
Depois do dieselgate marca alemã alguma tem moral para criticar outras marcas rivais.
Ser o mais rápido em Nürburgring é por um acaso o maior mérito? No caso do Giulia, foi uma avaliação de 40.000 milhas (60.000km) e acho que deve ser bem palpável com a realidade...
ExcluirA C&D tem muito mais moral que muita gente e muito palpiteiro não acha?
A alfa devia concorrer com o trio parada dura alemão e fracassa feio,o Stelvio não é superior aos rivais Alemães e ao XC60.
ExcluirUnknown, se acha mesmo, eita cabra da peste ! Deve ser um PETRALHA enrustido
ExcluirA verdade sempre afeta os idiotas, quanto mais prova você dá, mas os idiotas se apegam a TERRA PLANA e outras cretinices dos direitistas imbecis.
ExcluirVeja o vídeo e aceite que o Stevio é o recordista, o resto é choro de alienado!
O Stelvio nem pinta de SUV tem,chega perto de um parece um Giulietta bombado com a frente do Giulia,esse carro tem menos equipamentos que os rivais,só é atrativo na versão com motor v6 biturbo
ExcluirALFA STEVIO, recorde em Nurburgring:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=HrU00xoUy8A
http://m.carcomplaints.com/Alfa_Romeo/Stelvio/electrical/
ExcluirNunca me dirigi a sua pessoa, por simplesmente ignora-lo, mas tenho que admitir que o que falam e verdade, tu e uma bicha enrustida, que gosta de ofender os outros gratuitamente, vai procurar um jegue viúvo pra te acalmar.
ResponderExcluirConcorrer com alemão com nome Giulia , já dava pra ver que não daria certo .
ResponderExcluirCom 2 carros fica difícil. Agora com 50 hatches aventureiros quem sabe
ResponderExcluirNinguém consegue para mim o dados corretos pq que eu saiba a pretencao de 400000 carros e mundial e esses números de 33000 carros são apenas na Itália. No mundo os números ainda que aquém devem ser bem maiores.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.