Na semana passada a Volkswagen do Brasil nos levou a conhecer e experimentar a versão esportiva do Jetta, o GLi, que já está à venda no Brasil com preços a partir de R$ 144.490 reais. O GLi é muito bem resolvido esteticamente, esportivo, agressivo e dono de um desempenho espetacular. Mais que isso, o Jetta GLi é instigante, especialmente quando se usa o modo Sport de condução, no qual o ruído do motor dentro do carro parece de um V6 ou V8 - na verdade o som do 2.0 TSI de 230 cv amplificado artificialmente dentro da cabine.
A questão é que, quando se avalia este Jetta Comfortline 250 TSI Automático, que é R$ 40 mil mais barato, constata-se que esta configuração, o mesmo do R-Line (que tem todos os itens de assistência do GLi) é uma compra mais racional. Desempenho? Este Jetta Comfortline é muito rápido e muito veloz. Seu motor tem mais torque e potência que a maior parte dos consumidores precisa (nós que avaliamos, incluídos). E ele ainda é flex, macio, espaçoso e confortável.
A primeira coisa que chama a atenção ao acelerar pela primeira vez este Jetta Comfortline 250 TSI Automático é o quanto ele é rápido e ágil: com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. A segunda coisa é o quanto ele é suave, silencioso e macio.
O Jetta Comfortline adota um motor 250 TSI Flex (1.4 turbo e injeção direta) associado com uma transmissão automática de conversor de torque de 6 marchas. É o mesmo conjunto usado em outros modelos da marca, como o T-Cross Highline, Tiguan Comfortline, VW Golf e Variant Highline (que infelizmente já não são mais vendidos no Brasil).
Esse conjunto mecânico, apesar de ser um dos modernos e avançados em uso no Brasil, já está há algum tempo no mercado, e isso se reflete em um refinamento de funcionamento que é digno de nota. A harmonia com que o motor turbo opera com a transmissão é notável.
Muito rápido, mas ao mesmo tempo suave e progressivo. Não há sustos ou surpresas. Este Jetta funciona como um carro oriental projetado para ser vendido no EUA: previsível. Na verdade ele é um carro alemão, mas é o primeiro da Volkswagen projetado para agradar o consumidor americano.
E isso diz muito deste que é o mais americano de todos os Jettas já fabricados. Tão americanizado que nem mais vendido na Europa ele é. E isso converge também com as preferências do consumidor brasileiro. Quem anda neste Jetta, e conhece os sedãs médios orientais, logo percebe como o Jetta está mais parecido com o Corolla. Essa maciez de funcionamento, o conforto da suspensão, o silencio interior e a suavidade é o que agrada o consumidor americano.
Essa natureza "norte-americana" deste Jetta fica clara também na estética, que fugiu um pouco da sobriedade alemã, e está mais chamativo, especialmente a dianteira com sua enorme grade cromada; nas dimensões - com 4,7 metros de comprimento, 2,69 de entre-eixos e 1,8 de largura, o Jetta se aproxima dos sedãs grandes, como o Fusion; no espaço interno, especialmente no banco traseiro, muito amplo e espaçoso para até 3 passageiros.
Mas, americano gosta de sedã grande, espaçoso, silencioso e macio. E barato. pois são carros de entrada nos EUA. E para conseguir preços competitivos, é necessário abrir mão de certos requintes. Este Jetta não tem o refinamento de acabamento do Golf, por exemplo.
Esqueça os porta-objetos revestidos de camurça, o capô do motor operado por amortecedor, os 3 encostos de cabeça traseiros ajustáveis, e até a suspensão independente na traseira que fez parte dos Jetta de geração anterior.
Este usa eixo de torção, porta-objetos e porta-luvas de plástico rígido, vareta para segurar o capô do motor, encostos de cabeça integrados ao banco traseiro (sem possibilidade de ajuste) e não há nem saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.
Ou seja, é um Jetta menos refinado, especialmente se comparado ao modelo de 2006 a 2010. É menos sofisticado no acabamento, mas é maior, mais espaçoso, tão ou mais silencioso, ainda muito competente dinamicamente. E bem mais acessível.
No Brasil este Jetta Comfortline 250 TSI Flex Automático parte de R$ 109.900 reais, e vai a R$ 114.900 reais com o teto-solar panorâmico opcional. É caro? Depende. Caro ou barato é uma questão relativa.
O Toyota Corolla XRS 2.0 CVT custa R$ 111.990, não tem o motor deste Jetta, sua central muitimídia é inferior e ele tem menos espaço interno. Na Honda o concorrente é o Civic EXL, ainda com motor 2.0 aspirado (como o Corolla) e câmbio CVT.
O Jetta anda mais que os dois concorrentes japoneses, e bebe menos que eles. No nosso percurso urbano em Brasília DF, o Jetta marcou 12,6 km/l de média com gasolina, e 10,1 km/l com etanol. Dados compatíveis com os do INMETRO, que aponta 10,9 km/l em cidade e 14 km/l em estrada, com gasolina.
Conclusão
O Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI é um sedã médio espaçoso, suave, macio, rápido e econômico - dentro da gama, uma compra racional. Um sedã médio americanizado, feito para agradar pais de família conservadores.
Respondendo a pergunta do título da matéria: quem precisa do Jetta GLi? Os que gostam do Jetta de comportamento alemão, de alta performance, esportivo, firme e preciso. Para todos os demais existe este Comfortline, ou o R-Line.
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ResponderExcluirPor tudo isso é, merecidamente, o líder de vendas nos USA e Brasil, parabéns.
ResponderExcluirLíder onde?!
ExcluirConcordo...!!! Belíssimo carro...!!!
Excluirkkkkkkk Jetta lider. Conta outra
ExcluirCorolla é muito mais bem resolvido e melhor opção de compra até 100.000,00
ResponderExcluirGli e o melhor disparado a cima de 100mil
Corolla não custa abaixo de 100 mil; na tabela custa quase 110 mil. Se a Toyota dá desconto de 6 mil, a VW dá desconto de 10 mil.
ExcluirCorolla mais bem resolvido? Nunca! Alemães dão show quando se trata de automóveis!!!
ExcluirConcordo com o Dino...!!! Automóvel é assunto para Alemães...!!! Os demais são estagiários. O Jetta ficou sempre foi e agora é ainda mais um belíssimo automóvel ..!!
ExcluirA Volkswagen possui atualmente os melhores sedãs do mercado brasileiro com toda certeza. Começa com o Virtus, passa pelo Jetta, e chega finalmente no Passat. Como amo os sedãs, esses 3 seriam as minhas escolhas em cada uma de suas respectivas categorias.
ResponderExcluirConcordo que sejam bons, mas para quem gosta de carro bonito a VW deixa a desejar, pois só consegue deixar bonitos os modelos top de linha, que ficam caros demais.
ExcluirNão sei onde virtus , Jetta e Passat são feios
ExcluirDaniel o que vc chama de carros bonitos deve ser carros chamativos. Vw e diacreto mas feio ou bonito e uma opcao pessoal
ExcluirVW como todos os carros alemães possuem linhas sóbrias, quem gosta de firulas e rebuscamento busquem outras escolas...
ExcluirFaço minhas as palavras do Ricardo Alexandre e do Dino...!!!
ExcluirJetta concorre com Fusion e Camry. Corolla é concorrente do Virtus.
ResponderExcluirSe não falasse
Excluir"Jetta concorre com Fusion e Camry. Corolla é concorrente do Virtus."
Eu achava que concorria com o toyota Yaris!
Kkkkk, rindo muito, Boa segunda
Segundo o INMETRO o Renalt KWIND é concorrente do VW T-CROSS são SUV kkkKK
Excluir"Segundo o INMETRO o Renalt KWIND é concorrente do VW T-CROSS são SUV kkkKK"
ExcluirPois então, pra quê comprar um t-cross se o mini suv kwid faz a mesma coisa que ele, por uma fração de seu valor.
Segundo o INMETRO o Carlota tem sérias debilidades mentais!
ExcluirVirtus concorre com Corolla e tima uma surra, mês após mês.
ExcluirJetta Comfortline 250 concorre com E63s AMG, não fale bobagem.
ExcluirO GLI concorre com o Boeing 777.
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ExcluirJetta Comfortline 250 concorre com E63s AMG, não fale bobagem.
ExcluirO GLI concorre com o Boeing 777.
Kkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi para o mês!
Sou apaixonado por carros alemães e incluo os VW que primacialmente no Brasil esculacha seus concorrentes desde o Gol até o Passat. Mas falar que Corrola concorre com Virtus é forçar o nível de ignorância e fanatismo a níveis acéfalos demais. Virtus esculacho qualquer sedã compacto nacional. Mas diante do Corolla ou Civic apanha feio, assim como também é muito inferior ao seus próprio irmão Jetta.
ExcluirSó faltou colocarem no final: POR FAVOR, COMPREM O JETTA!!!
ResponderExcluirConclusão da matéria: Comprem Jetta, mas não o GLi, pq é caro e não vale o preço...
ResponderExcluirBoa canela!
ExcluirSem dúvida o Jetta 1.4 Tsi é uma das melhores compra da categoria sem cobrar muito no preço pela tecnologia e olha que se pesquisar bem consegue pelo menos uns 10 mil abaixo do preço sugerido da montadora. Tenho um Golf Highline 2017 e queria trocar por outro Golf 0km ainda esse ano, mas o Gti fica muito fora do meu orçamento e o Jetta não tem o mesmo refinamento do Golf como luz de led de cortesia, troca de marchas no volante, saída de ar traseira e revestimento anti ruído(veludo) nos portas objetos e por esses motivos atualmente a VW não tem um carro que possa substituir o meu atual Golf e terei que partir para outra marca.
ResponderExcluirEstou na mesma situação. Tenho um Golf highline 1.4 turbo, 2017, e gostaria de troca-lo por outro Golf, dentro de dois anos. Como o veículo deixou de ser fabricado no Brasil, e o GTI é muito caro, partirei para outro fabricante, infelizmente. Inacreditável como a VW deixou de produzir o Golf no país.
ExcluirMas teu carro só tem 2 anos!!!!
ExcluirJetta e um excelente carro e e auperior ao corolla desde de sempre so que, como ele e bem sofisticado, sempre foi mais caro ao corolla ou civic.
ResponderExcluirou seja corolla e civic vende anos luz mais que jetta. e o jetta nao engraxa os sapatos do poderoso FUSION. fato
ExcluirVender mais e a desculpa fos bobos que n entendem de carro. Ate um dia desses corolla nao tinha quase nenhum item
ExcluirDe seguranca cambio de 4 marchas. Jetta desde de 2006 ja trazia tudo o que o corolla
de hj nem sonha, em supensao, motor, cambio e acabamento. Nao se comparam
Então... Comprar o Golf em 2014 foi algo magnífico e terrível ao mesmo tempo.
ResponderExcluirMagnífico pois o carro é realmente fora de série. Até hoje, 5 anos depois, todo dia eu não vejo a hora de poder dirigi-lo novamente. 5 anos de revisões em dia e nem 1 lâmpada deu problema. Obviamente troquei bateria, pneus, os bicos foram limpos, ou seja, normalidades...
Mas ao mesmo tempo, quando cogito trocar de carro, pelas ofertas que recebo vira e mexe, ao procurar opções 0km, sempre trazem decepções. Hoje, para ter algo parelho, teria que gastar mais de 120 mil... E mesmo assim... Ou seja, ferrou!
De todos que vi por aí, perante esse carro espetacular que veio da Alemanha, o mais próximo no Brasil hoje é o Jetta.
Quem já teve ou conhece o Golf, não topa o Cruze e nem o Corolla atual não.
Já o Jetta, ainda mais com os descontos praticados na CSS, é um carro muito bem acertado. Tem desempenho próximo do Golf, acabamento primoroso e próximo do Golf (bem diferente dos boquetas Polo, Virtus e TCross), freio eletrônico, sensores completos de estacionamento, praticamente o mesmo padrão de segurança, ótima central multimídia, enfim, um ótimo carro!
O problema é sair do DSG para encarar o tiptronic
ExcluirEu iria de Corolla pelo melhor acabamento e conforto, mas o Jeta Gli é muito top, dei uma volta com ele nesse fds e fiquei babando nas arrancadas é incrível desempenho
ResponderExcluirAcabamento do corolla e inferior ao Jetta. Talvez ele
ExcluirSeja melhor na prte de tras mas na frente? Nunca
questão do consumo eu duvido e desafio a provar isto!
ResponderExcluirmeu virtus tsi faz 7.6 no etanol e 9 na gasolina comum aqui em BH, consumo urbano!
na estrada não fiz teste ainda.
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ExcluirAcho que esse câmbio automático rouba muito da eficiência do conjunto. Por exemplo: tenho um Golf 1.4 com câmbio manual e na cidade faço mais de 11 Km/l tranquilamente.
ExcluirAluguei um Jetta 1.4 2019 CL essa semana e medi na bomba 12,2km/l na via Dutra no etanol andando a 110 no piloto automático.
ExcluirTambém acho melhor que o Jetta GLI.
ResponderExcluirAliás, deveria haver Jetta Highline... 2 "esportivos" (R-Line e GLI) não fazem sentido.
Fatou compara com outro sedã, que espanca ele em vendas no Brasil. O Cruze Sedã.
ResponderExcluirO Jetta é importado do México e mensalmente não estão disponíveis mais que 1.600 unidades. Existe um cota máxima de importação.
ExcluirMeu amigo, as cotas acabaram faz tempo...
ExcluirRealmente um belo carro
ResponderExcluirO Jetta vai começar a sofrer do mesmo mal que o Golf; a começar pelo preço que a VW pratica e segundo a concorrência com o SUV, sedãs médios já sentem isso, portanto Jetta vai acabar com o mesmo final do Golf baixas vendas ano após ano.
ResponderExcluirOlhei rápido achei que era o Virtus nas fotos , até pq tem alguém aqui nesse blog que vive falando que o virtus concorre com corolla .... não entendi pq o jetta na foto ...
ResponderExcluirCompre o jetta .. seu vizinho vai elogiar rápido “ - que lindo esse virtus novo “
Vc não conhece os carros da VW pois sempre existe algum diferencial entre eles ! Verifique as lanternas traseira do Virtus e do Jetta ! Talvez vc esteja precisando usar óculos não é mesmo ? Inveja também mata ou falta de grana !!!
ExcluirKkkk
ExcluirJornalista relata sentir falta do brackhold, mas o Jetta adota um sistema muito interessante: ao parar o carro, no trânsito, o motor é desligado - nem sempre - e, se o freio de estacionamento for acionado, ao pisar no acelerador o Jetta liga e o freio se desarma automaticamente. Esta solução supera o tal brackhold que nunca se desarma automaticamente.
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ResponderExcluirQualquer carro faz média boa em Brasilia, poe ele pra fazer media em Belo Horizonte, aí no máximo uns 9 na gasolina.
ResponderExcluir140 mangos em um Jetta gli, ou 100 em um higline é muita grana para pouco carro, vou de cruze estripador
ResponderExcluirKKKKKKKK. Jetta manda lembranças ...
ExcluirTenta a sorte .
Cruze? Fábricas parando de produzi-lo pela baixa demanda. Muito chinês, pouco carro em relação à concorrência.
ExcluirTambém vou de Cruze, mais econômico e anda mais que esse Jetta 1.4. Outra coisa o projeto do Cruze e de 3a atrás no entanto é atraente que esse jetta 1.4.
ExcluirO Jetta já invade a cat do fusion e Passat assim como o virtus invade a do corola
ResponderExcluirJetta GLi pode até invadir a senda do Fusion e Passat, mas continuará sendo um sedã médio, como Corolla, Civic, Cruze.
ExcluirVirtus tb pode até invadir o segmento do Corolla, mas continuará sendo do segmento abaixo...
Olha a comparação quem tem melhor arrancada:
ResponderExcluirJetta 1.4 Tsi AT6 x Civic 1.5 Turbo CVT x Corolla 2.0 CVT.
https://youtu.be/egG7wPdZqiA
Corollão véi de guerra não fraquejou
Excluirpiloto do jetta noob demais, convenhamos.... nao que o civic deixaria de ganhar,ia levar com certeza, mas a diferença foi alta demais pq piloto é manco tanto que na primeira saida pulou na frente mas foi queimada a largada..... queria ver o rubinho no jetta se nao chegava proximo do civic
ExcluirSou mais um "orfao" DO Golf. O meu eh um highline mexicano ano 2015. Um espetáculo de carro. O sonho seria trocar pelo GTI mas totalmente fora da minha realidade o absurdo q a VW pede por ele..Como Polo seria um downgrade E o Jetta sem o mesma qualidade do Golf e tbm um sedan, terei q avaliar outras marcas. Está eh a real.
ResponderExcluirTenho também um Golf Tsi 2014 Alemão Manual que já está com 80 mil km e hoje em dia não tem um carro do nível do Golf mk7 para substituir esse excelente carro (tem o GTI mas fora do meu orçamento) e já que a VW não disponibiliza mais essa versão 1.4 tsi vou ter partir para outra marca, já vi o Cruze Sport6 e estou quase fechando a compra e vou guardar o Golf já que está em excelente estado de conservação e usar o Cruze sport6 para o dia dia e Golfão para o final de semana.
ExcluirNatureza 'americana' deste Jetta: sem PADDLE SHIFT e sem AUTOHOLD
ResponderExcluirFora outras capagens...
Já sei: tá sem dinheiro né?!?
ExcluirTá aí um carro que é uma compra vem racional. Tem uma ótima mecânica, está com bons descontos e vem com tudo que um bom sedã precisa. Caro todo carro está, mas o Jetta tem um custo-benefício bem melhor que o Corolla e o kit 80 anos (entrou nele parece a gente envelhece uns 80 anos... Kkk)
ResponderExcluirVendo o acelerados fiquei impressionado com a benga que o Jetta R-line levou do civic touring.
ResponderExcluirO motor 1.5 da honda está muito a frente do 1.4 e até do 1.5 da VW.
Acho que não é o motor, mas o câmbio tiptronic que é muito inferior ao CVT do Civic.
Excluirconvenhamos, coloca o rubinho no jetta e a diferença seria muito menor, o piloto é manco demais que pilotou o jetta
ExcluirO problema do Jetta hoje é a proximidade com o Virtus. E não que seja ruim país o Virtus é um carro bem legal. O problema é que o Virtus tem saída de ar e borboletas e o Jetta não!!!
ResponderExcluirO Jetta é referência...!!! Um carro simplesmente sensacional..!!!
ResponderExcluirQuem precisa de GlI, eu, quero um carro um pouco diferenciado e muita potencia e torque, por isso quero um GLI...
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ResponderExcluirCarro bonito! Excelente post!
ResponderExcluirO mal do GLI é que o preço dele encosta na BMW 320, aí não tem corrida pra ele
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