A Volvo Cars e o Uber, companhia líder em serviços de compartilhamento de carros, anunciaram a produção conjunta de automóveis 100% autônomos, um próximo passo na colaboração estratégica entre as duas companhias.
As empresas firmaram um acordo de parceria de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram vários protótipos destinados a impulsionar o desenvolvimento de carros 100% autônomos. O Volvo XC90 recém-apresentado é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo do Uber, é capaz de dirigir sozinho.
O SUV sueco é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo Cars que permitem que o Uber instale facilmente seu próprio sistema direção autônoma, tornando possível a implantação futura desses carros na frota de veículos da empresa, operando como um serviço autônomo de compartilhamento de viagens.
As características mais importantes dos veículos produzidos pela Volvo Cars incluem diversos sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se algum dos sistemas primários falhar por algum motivo, os de backup são projetados para agir imediatamente para parar o veículo.
Além dos sistemas de suporte à condução integrados da Volvo, há uma série de sensores no topo e embutidos no veículo que são projetados para o sistema de direção autônoma do Uber operar com segurança e realizar manobras em ambiente urbano.
Quando aliado com a plataforma de veículos da Volvo, o sistema autônomo do Uber permite a aplicação de um serviço autônomo de compartilhamento de caronas seguro e confiável, sem a necessidade de funcionários especialmente treinados pela empresa para operar e supervisionar o carro em áreas designadas e adequadas para essa condução.
O veículo de produção autônomo revelado faz parte do acordo comercial da Volvo Cars com o Uber firmado em 2016 para a entrega de carros autônomos prontos para dirigir nos próximos anos.
A Volvo Cars planeja usar um conceito similar de veículo de tecnologia de condução sem motorista para a introdução de seus futuros carros autônomos no início dos anos 2020. Essas tecnologias, a serem introduzidas na próxima geração de modelos Volvo baseados na arquitetura modular SPA2, incluirão recursos projetados para permitir o direcionamento autônomo sem supervisão em áreas claramente designadas, como rodovias e estradas circulares.
A Volvo Cars acredita que a direção autônoma pode gerar potenciais benefícios significativos para a segurança no trânsito para a sociedade como um todo, quando todos os carros serão autônomos. Até esse momento, a tecnologia pode oferecer aos clientes uma melhor experiência de condução, tirando tarefas rotineiras, como em casos de engarrafamentos.
será q em 10 anos, na suécia os carros já vão dirigir sozinhos sem nenhuma ajuda?
ResponderExcluirMais desemprego a vista...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.