A Ford apresentou hoje o Ford Puma – um crossover compacto de inspiração SUV que reúne um design exterior atraente, a melhor capacidade de carga da classe e uma sofisticada tecnologia de propulsão mild-hybrid.

Novo SUV Ford Puma

O novo Ford Puma introduz um novo capítulo na identidade de design da Ford, adotando detalhes de estilo carismático, tais como os distintivos faróis dianteiros posicionados no topo dos guarda-lamas e as linhas atléticas e aerodinâmicas. As proporções compactas típicas de um crossover resultam numa elevada altura ao solo que proporciona uma experiência de condução confiante e segura, e possibilitam também uma capacidade de bagagem de 456 litros, sem constrangimentos, e que se posiciona como a melhor da classe.


Os clientes que optarem pelo Puma com tecnologia Ford EcoBoost Hybrid de 48 volts, podem contar com um desempenho potente e ágil, sempre com consumos optimizados. O grupo propulsor mild-hybrid integra a assistência elétrica de binário com um motor EcoBoost a gasolina de 1,0 litros, com três cilindros e construção de baixo atrito, capaz de desenvolver até 155 CV de potência.

Novo SUV Ford Puma

Um leque de avançadas tecnologias de assistência ao condutor proporciona uma experiência de condução facilitada e menos cansativa, incluindo os seguintes sistemas:
  • Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, para uma condução mais fácil, tanto em auto-estrada como no trânsito pára-arranca
  • Novo sistema de Informação de Perigo Local, o qual informa o condutor de situações de perigo na estrada em que se encontra, antes que estas se tornem visíveis para o condutor ou para os sensores do veículo
  • O Puma é também o primeiro veículo do seu segmento a oferecer tecnologias de conforto e conveniência como abertura mãos-livres do portão traseiro e Bancos com Massagem Lombar.
Como refere Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, “Os nossos clientes disseram-nos que queriam um veículo compacto, com um visual atractivo, e igualmente capaz de proporcionar soluções para o dia-a-dia. O resultado é o nosso novo Ford Puma, carismático, prático e dotado de tecnologias tão diversas como os bancos com massagem e as motorizações mild-hybrid.”

Novo SUV Ford Puma

O novíssimo Puma junta-se à crescente gama Ford de modelos SUV e crossover de inspiração SUV, para o mercado europeu, onde se incluem os modelos Fiesta Active, Focus Active, EcoSport, Kuga, Edge e o novo Explorer Plug-In Hybrid. As vendas de SUVs Ford na Europa não param de aumentar: a média actual é superior a uma unidade SUV por cada cinco novos Ford vendidos no “Velho Continente”, tendo as vendas registado um crescimento de mais de 19 por cento em 2018.

Novo SUV Ford Puma

O Puma vai estar à venda no final do ano (em Portugal, em Janeiro de 2020), e será produzido com os mais elevados padrões de qualidade na Linha de Montagem Ford de Craiova, na Roménia, no seguimento de investimentos de cerca de 1,5 mil milhões de euros desde 2008.

Design evocativo, em linha com uma versatilidade de referência na classe

Elegante, desportivo e sedutor, o novo Ford Puma utiliza a arquitectura Ford para modelos do segmento B, recorrendo a uma distância entre eixos e a vias optimizadas de forma a exibir proporções SUV bastante apelativas ao olhar.

Novo SUV Ford Puma

O Puma apresenta uma linha de tejadilho baixa e inclinada, criando uma silhueta forte e facilmente reconhecível, e resiste à tendência dos perfis laterais mais salientes, típicos dos crossovers, contrapondo um design “anti-cunha” com uma linha de cintura mais plana que revela proporções equilibradas. A equipa de design da Ford criou uma superfície altamente emocional na postura distintamente proporcionada do veículo e, em conjunto com a equipa de engenharia, criou estilo, acessibilidade e espaço da bagageira sem compromisso.

Novo SUV Ford Puma

A superfície sensual continua ao longo das laterais do Puma, com os guarda-lamas pronunciados a reforçar o carácter desportivo. A expressiva secção dianteira apresenta faróis de concepção bastante sofisticada, em “forma de canoa”, em posição elevada nos guarda-lamas, enquanto as luzes de nevoeiro, em LED, estão posicionadas logo abaixo, integradas nas entradas de ar dianteiras tipo cortina, cuja função é fazer passar o ar pelas rodas dianteiras para reduzir a turbulência e melhorar a aerodinâmica. Estendendo-se para além da grelha dianteira, instantaneamente reconhecível, os faróis conferem ao Puma um design dianteiro arrojado e aerodinâmico, bem como uma expressão amigável.

Novo SUV Ford Puma

As proporções amplificadas da Puma são aprimoradas ainda mais por um exclusivo design de pilar A “flutuante”. Essa conexão ininterrupta da linha de cintura ao capô posiciona a massa visual do habitáculo mais para trás, proporcionando uma silhueta poderosa, mas distintamente elegante.

Novo SUV Ford Puma

Segundo George Saridakis, director de Design Interior e Exterior da Ford Europa, “Logo desde o início, imaginámos um veículo deste segmento que fosse imediatamente reconhecível, e o resultado é este crossover compacto, diferente de tudo o que produzimos até hoje. Este novo look deslumbrante representa o próximo capítulo da identidade de design da Ford, enquanto que um conceito ‘sexy’ mais abrangente emprega soluções de engenharia sofisticadas e elegantes que, em combinação com o exterior altamente expressivo, irão deliciar e surpreender os clientes, e satisfazer os seus diferentes desejos e necessidades".

Novo SUV Ford Puma

O novo crossover Puma apresenta-se com personalidades distintas, incluindo o desportivo Puma ST-Line e o elegante Puma Titanium, reflectindo as preferências individuais dos clientes.

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O Puma Titanium possui as exclusivas jantes de liga leve maquinadas de 18 polegadas cinza Pearl Grey e elementos cromados na grelha, saias laterais e luzes de nevoeiro. Na traseira, o difusor aerodinâmico e a protecção inferior apresentam um acabamento em cinza metalizado; as molduras das janelas são em preto brilhante. No interior, o Puma Titanium dispõe de um volante com efeito de couro, aplicações em imitação de madeira no painel de instrumentos, e inserções exclusivas em tecido nos painéis das portas.

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O Puma ST-Line, de inspiração Ford Performance monta, de série, jantes de 18 polegadas, oferecendo, em opção, jantes de 19 polegadas em preto mate maquinadas e suspensão desportiva com molas e amortecedores com afinações específicas. Na secção dianteira, a grelha do ST-Line apresenta elementos em preto mate e moldura brilhante, luzes de nevoeiro com molduras brilhantes e, em opção, um spoiler funcional de maiores dimensões no tejadilho.

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No look ousado do ST-Line, os elementos da asa aerodinâmica inferior conduzem o ar para as entradas de ar em cortina. No interior, o Puma ST-Line possui um volante plano em baixo e costuras a vermelho, igualmente disponível nos bancos parcialmente revestidos a couro (opcionais). Os pedais em liga leve, o comando da caixa velocidades em alumínio e o tecto revestido a preto reforçam o carácter desportivo.

A gama de cores inclui 10 vibrantes tonalidades: Blazer Blue, Frozen White, Race Red, Solar Silver, Agate Black, Lucid Red, Grey Matter, Desert Island Blue, Magnetic e Metropolis White

O estilo sedutor do Puma oculta novas referências em termos de versatilidade e facilidade de utilização, tão típicas de um crossover compacto, apoiando-se em inovadoras soluções de arrumação traseira extremamente práticas para o dia- dia. O Puma oferece um espaço de carga e bagagem sem constrangimentos, com 456 litros disponíveis, o melhor valor da classe. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, formando um piso plano, o flexível compartimento de carga pode acomodar facilmente uma caixa com 112 cm de comprimento, 97 cm de largura e 43 cm de altura.

Novo SUV Ford Puma

Desenvolvido para corresponder e superar as exigências dos clientes em termos de espaço prático para bagagem, o Ford MegaBox disponibiliza um espaço de armazenamento versátil e profundo, capaz de acomodar confortavelmente dois sacos de golfe em posição vertical.

Novo SUV Ford Puma

Esta solução de arrumação oferece uma capacidade de 80 litros num espaço com 763 mm de largura, 752 mm de comprimento e 305 mm de profundidade, no qual podem ser guardados objetos instáveis (como plantas domésticas) até aproximadamente 115 cm de altura, em posição vertical. Em alternativa, com a tampa para baixo, o espaço pode ser usado para alojar equipamentos desportivos sujo ou galochas enlameadas. O forro sintético e o furo de drenagem no fundo do Ford MegaBox, facilitam a limpeza com água.

Novo SUV Ford Puma

Para maior versatilidade, o piso da bagageira do Puma é facilmente ajustável utilizando apenas uma mão, de forma a adaptar-se a todas as necessidades de carga, podendo ser colocado em três posições na zona de carga:
  • Na posição mais baixa, fica disponível o volume máximo de arrumação, com o Ford MegaBox dissimulado
  • Na posição mais elevada, a área que se encontra por baixo aumenta, criando um piso de bagageira nivelado pela superfície plana do rebatimento dos bancos traseiros
  • Quando retirado, o fundo da bagageira pode ser colocado verticalmente, e em segurança, nas costas dos bancos traseiros, oferecendo 456 litros de capacidade
O piso da bagageira ajustável apresenta uma estrutura em favo de mel. Trata-se de uma solução inspirada nas células em forma de hexágono usadas na construção de componentes de alta resistência para aviões a jato e carros superdesportivos, e reconhecida pela elevada durabilidade e robustez.

Novo SUV Ford Puma

Carregar o Puma é ainda mais fácil com a tecnologia de portão traseiro mãos-livres, uma novidade absoluta da Ford neste segmento, a nível mundial. O sistema permite o acesso ao espaço da bagageira, mesmo com os braços totalmente ocupados por sacos de compras, crianças ao colo ou equipamento desportivo, bastando um simples movimento do pé sob o pára-choques traseiro.

Novo SUV Ford Puma

O portão traseiro do Puma apresenta também uma inovadora solução de chapeleira integrada, solucionando um problema de sempre: o que fazer com a chapeleira ao colocar ou retirar objectos de grandes dimensões. A cobertura da bagageira montada no portão traseiro movimenta-se em simultâneo com o portão e elimina a necessidade de suportes laterais, assegurando um acesso desimpedido à área de carga traseira. A cobertura da bagageira flexível molda-se facilmente ao formato dos objectos volumosos.



Nas palavras de Norbert Steffens, engenheiro-chefe do programa de desenvolvimento do Puma, “Ao longo do processo de desenvolvimento, o nosso objectivo foi proporcionar um nível inédito de versatilidade num conjunto compacto e eficiente. Exclusivos do Puma, o sistema Ford MegaBox e a prateleira da bagageira constituem exemplos da criatividade e inovação que nos permitiram oferecer flexibilidade sem comprometer a estética.”

Propulsores de tecnologia avançada

No início deste ano, a Ford anunciou que todos os seus novos modelos lançados após o novo Focus em diante, terão uma opção eletrificada. Os clientes do novo Puma estarão entre os primeiros a beneficiar da sofisticada arquitetura mild-hybrid da Ford, concebida de raiz para proporcionar os mais baixos consumos e, ao mesmo tempo, complementar a experiência do prazer de condução Ford com um desempenho mais potente e ágil.

A tecnologia EcoBoost Hybrid reforça o motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros do Puma com um sistema integrado motor de arranque alternador, de 11,5 kW e comandado por correia (BISG: belt-driven integrated starter/generator). Substituindo o alternador normalmente utilizado, o BISG permite a recuperação e armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e com o veículo em desaceleração, para carregar um conjunto de baterias de iões de lítio refrigeradas a ar de 48 volts.

O BISG também atua como um motor, integrado eficazmente com o motor de três cilindros, de baixo atrito, e usando a energia armazenada para assistir o binário durante a condução normal e aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo.

Proposto nas variantes de 125 CV e 155 CV, o sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado monitoriza continuamente a forma como o veículo está a ser utilizado para determinar quando e com que intensidade deve carregar a bateria, para um benefício optimizado, e quando utilizar a carga armazenada na bateria. Esta gestão é feita com recurso a uma de duas estratégias:

Substituição do binário: acciona a funcionalidade de motor elétrico do sistema BISG para fornecer até 50 Nm de binário, reduzindo a quantidade de trabalho necessária do motor a gasolina, para melhorar a eficiência de combustível até 9 por cento, com base na norma WLTP. A substituição do binário contribui para emissões de CO2 desde 124 g/km, e um consumo de combustível desde 5,4 l/100 km para a variante de 125 CV, e emissões de CO2 desde 127 g/km e um consumo de combustível desde 5,6 l/100 km para a variante de 155 CV*
Complemento do binário: acciona a funcionalidade de motor elétrico do sistema BISG para aumentar o binário total disponível no grupo propulsor até 20 Nm acima do nível disponível apenas no motor a gasolina, em carga máxima, e disponibilizar até 50 por cento mais binário a baixo regime, para um desempenho optimizado
A assistência elétrica de binário contribui para um desempenho mais potente e ágil, com até 50 por cento mais binário disponível em regimes de motor mais baixos, originando uma experiência de condução mais flexível e conectada. O BISG possibilitou também aos engenheiros da Ford reduzir a taxa de compressão do motor EcoBoost de 1,0 litros e adicionar um turbocompressor maior, conseguindo mais potência e diminuindo o efeito de desfasamento do turbo (turbo-lag) graças à utilização do complemento de binário, que também confere mais rotação ao motor, o que incrementa a pressão e a resposta do turbo.

Com capacidade para recolocar o motor em funcionamento em aproximadamente 300 milissegundos – o mesmo que um piscar de olhos – o BISG permite também que a tecnologia Auto Start-Stop do Puma EcoBoost Hybrid opere num maior espectro de situações, garantindo maior poupança de combustível, mesmo em desaceleração abaixo dos 15 km/h até à total imobilização do veículo, e até com o veículo com mudança engrenada e com o pedal de embraiagem premido.

Segundo Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “O nosso motor EcoBoost de 1,0 litros já deu provas de que baixos consumos e boas performances não são inconciliáveis. A nossa tecnologia EcoBoost Hybrid coloca essa realidade no nível seguinte. Acreditamos que os clientes vão adorar a suave e rápida entrega de potência dos nossos propulsores EcoBoost Hybrid, da mesma forma que vão gostar de ir menos vezes ao posto de combustível.”

Além disso, os clientes dispõem de uma ampla gama de sofisticadas motorizações Ford a gasolina (EcoBoost) e diesel (EcoBlue), conjugadas com o sistema Auto Start-Stop (de série), que reduz ainda mais os custos de utilização, e com uma eficaz e rápida transmissão manual de seis velocidades.

O motor EcoBoost 1.0 de 125 CV do Puma terá emissões de CO2 de 131 g/km e consumo de combustível de 5,8 l/100km. Uma versão diesel com transmissão automática de sete relações e dupla embraiagem juntar-se-á mais tarde à gama.

Ambas as motorizações 1.0 litros EcoBoost e EcoBoost Hybrid do Puma terão também o sistema de desactivação de cilindros da Ford, o primeiro a nível mundial em motores de três cilindros, o qual desactiva automaticamente um dos cilindros quando não é necessária a utilização de toda a capacidade do motor, como acontece em velocidade de cruzeiro ou em desaceleração. O sistema consegue desactivar ou reactivar um cilindro em apenas 14 milissegundos.

O Puma optimiza ainda mais a arquitectura Ford para modelos do segmento B, a qual proporciona também uma excelente dinâmica de condução ao Ford Fiesta. Uma suspensão traseira de eixos de torção, mais rígida, com amortecedores de maior diâmetro, casquilhos mais rígidos e batentes superiores optimizados, reduz o atrito e reforça a rigidez geral do chassis, complementando uma dinâmica de condução de referência na classe.

Tecnologias que inspiram confiança

O Puma utiliza 12 sensores ultrassónicos, três radares e duas câmaras posicionadas em redor do carro que oferecem um conjunto de tecnologias Ford Co-Pilot360 reforçam a protecção, a condução e o estacionamento, tendo sido concebidas para tornar a experiência de condução mais confortável, menos exigente e mais segura.

Habilitados pela caixa automática de sete velocidades, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, o Reconhecimento de Sinais de Velocidade e a Centragem na Faixa ajudam o veículo em andamento a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente. O sistema contribui para reduzir o cansaço (stress) durante viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa, e também é capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, ao monitorizar os limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, além de utilizar os dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo.

A função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, utilizando até 50 por cento do total da potência de travagem, e soltar automaticamente os travões, para o carro voltar a arrancar, se a paragem durar menos de 3 segundos. Em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador para avançar.

A nova funcionalidade de Informação de Perigo Local – habilitada pelo modem integrado FordPass Connect – informa o condutor de situação de perigo na estrada em que se encontra, mesmo que o incidente não esteja visível devido a uma curva ou a outros veículos.

As notificações de Informação de Perigo Local são apresentadas independentemente da navegação por satélite, baseando-se nos dados fornecidos pela HERE Technologies, actualizados ao minuto, recolhido junto de autoridades locais, serviços de emergência e dados de condução/trânsito provenientes de outros veículos conectados à “nuvem”.

As notificações de perigos, como trabalhos na estrada, veículos avariados, animais, peões, objectos na faixa de rodagem e mesmo situações perigosas para a condução, chegam ao veículo por transmissão sem fios (over-the-air), avisando em antecipação os condutores de situações que estão a ocorrer para além do seu campo de visão.

Pela primeira vez num modelo Ford do segmento B, uma câmara traseira grande angular oferece uma visão de 180 graus, apresentada num ecrã táctil no interior do veículo. Desta forma, peões, ciclistas e outros veículos que passam por trás do Puma, podem ser vistos mais facilmente nas manobras de marcha-atrás à saída de lugares de estacionamento.

Conferindo mais confiança nas manobras em marcha-atrás, o Sistema Ford de Informação de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Trânsito Cruzado avisa os condutores do Puma da presença de veículos que poderão estar prestes a passar atrás do seu carro. O sistema pode também aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos avisos.

O Assistente de Estacionamento Activo da Ford, com Estacionamento na Perpendicular, auxilia os condutores a encontrar espaços adequados e faz toda a manobra de estacionamento em modo mãos-livres, tanto em fila como lado a lado com outros carros. A tecnologia de luzes de máximos automáticas baixa automaticamente os faróis do Puma para evitar o encandeamento dos condutores no sentido oposto.

Reforçando as características do Sistema de Manutenção na Faixa da Ford, a funcionalidade de Detecção das Bermas da Estrada reconhece o ponto em que uma estrada asfaltada transita para uma superfície intransitável, tais como bermas arenosas, bermas com terra ou relva. O sistema pode aplicar uma certa pressão no volante para evitar que o veículo saia da sua faixa de rodagem.

As tecnologias do Puma também auxiliam o condutor a enfrentar os mais movimentados ambientes urbanos. O Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões consegue detectar pessoas na estrada ou nas suas imediações, ou que se possam atravessar na trajectória do veículo. O sistema está concebido para reduzir a gravidade de algumas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou ajudar os condutores a evitar, na totalidade, certos tipos de impactos. O Puma apresenta uma versão melhorada da tecnologia, com um maior ângulo de câmara que incrementa a detecção dos movimentos dos peões.

Novo SUV Ford Puma

Em caso de acidente, a tecnologia Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo.

Tecnologias adicionais concebidas para ajudar os condutores do Puma a evitar acidentes:
  • Assistente de Manobras Evasivas, concebido para funcionar a velocidades urbanas e de autoestrada. O sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas
  • Alerta de Sentido Proibido, utiliza uma câmara montada no pára-brisas e a informação do sistema de navegação do carro para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma autoestrada com dois sinais de “Sentido Proibido”
  • Como sublinha Norbert Steffens, “O Puma é proposto com uma gama de tecnologias nunca antes vista no seu segmento. Elementos como o carregamento sem fios (wireless) e o sistema Stop & Go, foram concebidos para se integrarem totalmente nas vidas dos proprietários, e fazer da condução do Puma uma experiência intuitiva.”
Inovador e convidativo

O interior inovador e sofisticado do Puma foi concebido para ajudar os proprietários a gerir o controlo das pressões da vida quotidiana, oferecendo uma espécie de refúgio.

Os bancos dianteiros do Puma com massagem lombar, uma estreia no segmento, revitalizam os músculos cansados e contribuem para viagens mais descontraídas. O Sistema de massagem de três bolsas apresenta três níveis de intensidade e ajuste dos movimentos rotativos.

As costas dos bancos dianteiros apresentam um design esculpido em termos de espessura, o que maximiza o espaço ao nível dos joelhos para os passageiros que viajam atrás. Por sua vez, o contorno dos bancos traseiros foi projetado para melhorar a entrada e saída no habitáculo. O banco do condutor possui também regulação em altura.

Consoante a versão do Puma, os bancos dianteiros e traseiros são oferecidos com coberturas removíveis e laváveis, facilitando ao máximo manter o interior como novo. Os clientes podem mesmo personalizar o interior com diferentes cores e designs, com fecho de correr integrado para possibilitar a remoção das capas apenas com uma mão.

Além disso, um tecto de abrir panorâmico a todo o comprimento, composto de dois painéis em vidro reforçado e escurecido a quase toda a largura do tejadilho, cria uma sensação ainda mais arejada e espaçosa para todos os ocupantes.

Para manter os condutores sempre ligados nas suas movimentadas vidas profissionais e sociais, o Puma oferece algumas características inovadoras, como uma base de carregamento sem fios (wireless) para recarregar em andamento, e sem qualquer esforço, os smartphones. Eliminando a necessidade de ocupar uma das duas entradas USB do Puma com um cabo de carregamento, a base de carregamento fica logo abaixo do painel de instrumentos e detecta dispositivos compatíveis para iniciar automaticamente o carregamento.

Os dispositivos podem permanecer ligados via Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 enquanto estiverem ligados ao carregamento wireless. Apoiado por um ecrã táctil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível, sem custos adicionais, com Apple CarPlay e Android Auto™, o SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conectados, utilizando apenas comandos vocais.

Novo SUV Ford Puma

A tecnologia de modem integrado FordPass Connect torna o Puma num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos. O sistema possibilita uma vasta gama de características de conveniência através da aplicação (app) móvel FordPass, tais como Localizador do Veículo, Estado do Veículo (verifica o nível de combustível, estado do alarme, vida útil do óleo, entre outros), Tancar/Destrancar Portas à distância e Arranque à Distância (nas versões equipadas com a transmissão automática de sete velocidades**).

Novo SUV Ford Puma

Disponível em opção, o Sistema de Som B&O foi dinamicamente aperfeiçoado para garantir uma experiência áudio premium independentemente das situações de condução.

Novo SUV Ford Puma

O sistema de 10 altifalantes inclui um subwoofer externo (150 mm por 200 mm) integrado bagageira, sem comprometer a capacidade de carga, que garante uma excelente reprodução das baixas frequências. A colocação dos tweeters foi optimizada ao nível dos bancos, proporcionando uma experiência áudio mais envolvente para todos os ocupantes.

Novo SUV Ford Puma

Proporciona aos ocupantes desfrutar, da melhor forma possível, da música transmitida pelo FordPass Connect ou via dispositivos tipo smartphone. O sistema é alimentado por um amplificador de 575 W com Processamento Digital do Sinal que controla a equalização e a mistura do som, incluindo a opção de Som Surround.

Novo SUV Ford Puma

Um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, totalmente configurável, permite aos condutores personalizar e ordenar por prioridade a apresentação da informação, incluindo a tecnologia de assistência ao condutor e as notificações do sistema de navegação. O painel utiliza a tecnologia de design de formas livres, com recantos superiores curvos perfeitamente integrados na estética interior. O painel de formas livres apresenta os circuitos integrados no ecrã, o que permite aos designers conferir-lhe formas além do tradicional design retangular.

Novo SUV Ford Puma

Além disso, painel de instrumentos digital de 24 bits com “cores reais”, consegue gerar imagens e símbolos de alta definição, mais detalhados e intuitivos, apresentados em todo o espectro de cores, tornando-os mais claros, menos cansativos para os olhos e mais fáceis de ler.

Novo SUV Ford Puma

Em jeito de conclusão, Rowley destaca: “Acreditamos que o Puma vai mesmo entusiasmar os condutores europeus. Não nos poupámos a esforços para oferecer aos clientes a flexibilidade que tanto desejam, e o carro mais bonito que já tiveram.”

34 Comentários

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  1. Esses "olhos" esbugalhados tá parecendo a segunda geração do KA

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  2. Que carro mais engraçadinho. Consegue ser mais exótico que o C4 Cactus europeu.

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  3. Acho q o T-sport será como esse carro. De longe o melhor custo beneficio.
    A industria nao entendeu o que o consumidor quer.
    Carros mais duráveis e versáteis.
    Por isso os tradicionais hatch e sedans estao morrendo. Perderam o sentido de existir. Hatchs nao tem mala e sao caros. Arrastam em qq saliencia da rua. Sedan sao caros, lentos e grandes e continuam arrastando como os hatchs.
    O T-sport que terá a barreira do t-cross vai se sair mt bem... talvez até matando o polo que se tornará caro e nada usual.

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    1. Haha,isso é questão de gosto mesmo....não curto SUVS porém se este Puma vier pro Brasil acho que experimentarei comprando um....Por enquanto estou adorando meu sedan médio. comprei um Civic Touring e o carro é muito legal. acho os sedans mais elegantes que os suvs....mais confesso que achei esse suv bem bonito, arrojado e moderno....se bem que já estou ansioso pela geração 11 do civic que deve acontecer em 2022. até lá, se esse Puma vier pro Brasil eu decido o que fazer.

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  4. Farol de segunda geração do Ka .
    Reemeteva uma nostalgia .gostei por isso

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  5. Produto fantástico, do desenho à tecnologia, passando pela motorização.
    Pena ser exclusivo da Europa.
    Aqui seria um sucesso estrondoso.

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    1. eu não vi escrito na reportagem que ele será exclusivo p Europa. Vi que ele será lançado na Europa, mais quem sabe venha pro Brasil.....vou torcer p isso acontercer

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  6. Eis que a gigante do oval azul renasce.
    Concorrência...
    Tremei!

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  7. Estas frentes novas da Ford estão um tanto estranhas, mas no caso do Escape, gostei mais da frente da versão européia do que da americana. Este modelo também dá alguma estranheza de frente, mas está bonito. Acho curioso que estes novos SUV's/crossovers, como o Puma e também o novo Tracker, lateralmente, lembrem bastante o atual HR-V, o que não é ruim, pois acho o modelo bonito.
    A questão, A GRANDE QUESTÃO mesmo é VEM PARA O BRASIL? Se vem, quando; com quais motorizações, etc. Se for mais um "para olhar com os olhos e lamber com a testa", tchau Ford.

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  8. Que frente mais estranha, parece um bagre dando risada.

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  9. Fantastico, tomara que venha,
    Será um sucesso por aqui.

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  10. Ford puma muito bacana e inovador, esse carro é para o primeiro mundo, para gente que entende de carro.!

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  11. Um sonho difícil de se tornar realidade a nível de Brasil... Uma pena.

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  12. Carro bem acabado e completo... Dificilmente virá ao Brasil....

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  13. A frenteparece um besouro, mas no geral e bonito.

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  14. Ta parecendo os carros da Chery... Realmente "Nada se cria, tudo se copia"

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  15. pena que não há informações sobre a possibilidade do carro vir p Brasil....como disse anteriormente sou do tipo anti-suv, porém achei esse Puma muito interessante....quem sabe Ford não resolve trazê-lo pra cá;

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  16. Está frente parece mais um sub-compacto e a traseira ganhou as lanternas do Captur nacional.

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  17. E a altura mínima ao solo?!...
    É um dos valores mais úteis num SUV.
    NINGUÉM FALA... Parece muito pequena!
    Vários outros SUVs têm alturas maiores.

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  18. Ficou muito top, se acertar no câmbio, manter a qualidade do motor e preço legal, vai dar trabalho.

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