O que talvez seja o sedã esportivo mais esperado no mercado, o Jetta GLi 2020 2.0 TSI DSG-6, tem o que é necessário para ser considerado o melhor Jetta já lançado no mercado brasileiro.
Se existe um modelo que gera muitas paixões no mercado brasileiro, é o Volkswagen Jetta, por se tratar de um sedã médio, mas um sedã médio com uma pegada esportiva que nenhum outro concorrente oferece.
E isso é especialmente verdade nesta versão GLi, com mecânica do Golf GTI: 2.0 Turbo de 230 cv, e preço, em junho de 2019, abaixo de R$ 150 mil reais - completo.
No ano passado a Volkswagen lançou do Brasil a sétima geração do Jetta, mas causou certa decepção porque a versão com motor 2.0 TSI não foi oferecida, e esta é uma das mais aguardadas. E agora ele chega, porém trocando o nome de Highline para GLi, justificando sua aparência bem mais agressiva.
O Jetta GLI baseia-se na plataforma modular MQB da marca, mas faz uso de uma suspensão traseira com sistema multi-link e emprega do mesmo powertrain do hot hatch por excelência: o Golf GTI agora com 230 cavalos.
Primeiro, visualmente, o novo Jetta GLI incorpora muitos detalhes dignos de uma versão esportiva do Jetta: uma grade preta com uma linha vermelha típica que corre no sentido da largura, novos painéis inferiores na dianteira e traseira, rodas de 18 polegadas, elementos aerodinâmicos inferiores, detalhes alusivos à versão "GLi" nos para-lamas e duplo escapamento traseiro.
O aspecto geral é bem agressivo. Esta versão parece mais baixa e mais larga que o Jetta convencional - algo ajudado também pelas rodas maiores de 18 polegadas de design exclusivo e pelo spoiler na tampa do porta-malas com acabamento na cor do carro.
Dentro, encontramos os mesmos padrões de design; discreto, mas muito esportivo. Ressalte-se o conjunto encontrado na sétima geração Jetta, com sua ergonomia orientada para o motorista aprimorada, que também herda os materiais macios de toque aprimorados, como aqueles encontrados nas portas dianteiras.
Há bancos e volante com seletores de trocas manuais, ambos revestidos em couro, com costura contrastante em vermelho, bem como pedais de alumínio. A central multimídia tem GPS integrado, sistema de som Beats sound com 300 W, e compatibilidade App Connect com Apple carplay e Android Auto. Essa central é integrada ao painel de instrumentos digitais Active Info DIsplay - presente também na versão R-Line.
Quanto aos materiais utilizados no habitáculo, gostamos muito dos detalhes de alumínio no volante, da alavanca e das maçanetas, também encontramos materiais macios na maioria das superfícies, exceto no console central.
Em termos de habitabilidade, não há grandes mudanças em relação a um Jetta normal, por isso, mantém o bom espaço para cinco passageiros e um porta-malas com capacidade para 510 litros de carga.
Em relação aos itens de série, é tudo o que é mostrado nas imagens, exceto o teto-solar panorâmico (R$ 4.990 reais). Há ar-condicionado dual zone, iluminação interior configurável em até 10 tonalidades, seletor de modos de condução, ACC (Piloto Automático Adaptativo), Front Assist (monitor de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência), ESC (controle eletrônico de estabilidade), ASR (controle de tração), diferencial XDS+, direção elétrica com desmultiplicação variável, entre outros.
Nota-se também que este Jetta mantém o ápice da praticidade em relação aos demais Jetta de gerações anteriores. A posição de condução mostra uma excelente visibilidade em todas as direções, o banco traseiro oferece espaço generoso para os passageiros e o porta-malas mantém o grande volume de 510 litros.
Na parte mecânica é onde as coisas ficam mais interessantes, já que temos sob o capô o mesmo motor 2.0 Turbo (gasolina) de 230 cv e 35,7 Kgfm de torque, acoplado ao mesmo câmbio automático DSG de 6 relações, como vemos no Golf GTI.
Mas também é onde as semelhanças terminam, porque o Jetta herda o sistema de freio de Golf R, e um diferencial esportivo XDS+, que melhora a resposta em curvas. Então, este Jetta GLi não é apenas um Golf GTI com porta-malas, ele é ainda melhor em dirigibilidade.
Os modos condução modificam a resposta do pedal do acelerador e a velocidade da caixa de velocidades, dependendo do tipo de condução que precisamos, permitindo-lhe escolher entre Eco, Normal, Sport e Individual.
Vale ressaltar que, no modo Sport, a iluminação interior, incluindo a do painel de instrumentos digital, fica vermelha e um som de motor amplificado entra na cabine através dos alto-falantes do sistema de som.
Além do som do motor ampliado se houver uma diferença notável entre os modos de operação, especialmente no Sport, com uma resposta mais imediata na entrega de potência, reduzindo atraso do turbo, que praticamente desaparece se ativar o Controle de Largada - permitindo que mesmo pilotos não profissionais possam executar o 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Por outro lado, o modo Eco prioriza o consumo através do uso do sistema Start-Stop e mantém a taxa de revoluções mais contida. E por falar no sistema Start-Stop, o Jetta GLi usa o sistema 2.0, aprimorado, que liga o motor apenas quando se acelera (e não quando se tira o pé do freio, como o do Golf GTI).
O comportamento dinâmico do Jetta é caracterizado por um passeio muito sólido e que transmite muita confiança nas tomadas de curvas e a suspensão é algo mais macia que a do Golf GTI, permitindo isolar a cabine de algumas imperfeições da estrada.
Da mesma forma, a direção é rápida e precisa e, apesar de ser eletricamente assistida, permite saber o que acontece com as rodas dianteiras o tempo todo. Outro ponto que nos agradou muito, especialmente porque, insistimos, no modo Sport tem peso suficiente para combinar conforto e precisão.
Dempenho
Na aceleração de 0 a 100 km / h a resposta do motor é muito eficaz, especialmente a caixa DSG, mas ainda assim, com o Launch Control ativado, sente-se um pequeno turbo lag. O tempo obtido com o controle de largada ativo é 6,8 segundos.
Por outro lado, o sistema de freios, herdado do Golf R, permite uma frenagem consistente e uma sensação no pedal bastante eficaz, atingindo a imobilidade, vindo a 100 km/h, em 37 metros, com uma boa resistência à fadiga.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 9,9 km/l de gasolina em cidade e 12,5 km/l em estrada. A média ponderada é de 10,9 km/l.
Segurança
Além de todas as virtudes dinâmicas e práticas do novo Jetta GLI, há também segurança completa a bordo, com sistemas de freio ABS com EBD, seis airbags, âncoras para assentos de bebê, bem como assistência de condução como controle de cruzeiro monitoramento adaptativo e de ponto cego.
Seria interessante se oferecesse um pacote de assistência mais completo, com um assistente de mudança de faixa, com atuação ativa no volante.
Concorrente - Honda Civic Touring
Conclusão
O preço abaixo de R$ 150 mil do Jetta GLi o coloca mais de R$ 20 mil abaixo do irmão, o Golf GTI. Nesse preço sente-se falta das saídas de ar condicionado para os passageiros traseiros, material macio nas portas traseiras e no descansa-braço e nos braços dos porta-malas.
Mas ele realmente tem um desempenho muito mais do que aceitável, e uma dirigibilidade realmente esportiva e excitante. É o sedã mais rápido, completo e sofisticado até R$ 150 mil no Brasil.
Belo carro!!Poderia custar 130 mil,,, aí mataria a concorrência!!
ResponderExcluirNão tem concorrência. O Civic Touring é 1.5, anda junto com o Jetta 1.4 TSI.
ExcluirEsse Jetta GLi espanca sem dó o Civic SI, de R$ 165k, e que não tem nem câmbio automático.
Esse Jetta vem com ACC, Front Assist, painel digital, entre muitos outros recursos.
O sujeito que compra um Civic Touring, tendo esse Jetta no mercado, o comprador do Civic precisa ser internado urgentemente.
Não, o Jetta 1.4 não anda junto com o Civic Touring, sua quenga mentirosa. Agora, quanto ao fato do Jetta GLi não ter concorrentes na sua faixa de preço, finalmente uma verdade saiu dessa quenga de quatro patas.
ExcluirSó tem 1 único Jetta 1.4 TSI que anda mais que o Civic Touring: o Jetta da luz amarela no painel da FullPower Lap...
ExcluirJetta 1.4 toma sufoco de Corolla, toma coro de Cruze 1.4...
ExcluirComparar com Civic 1.5 chega a ser injusto.
"O sujeito que compra um Civic Touring, tendo esse Jetta no mercado, o comprador do Civic precisa ser internado urgentemente." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirMaior obra prima do mercado automotivo, é o design do Civic atual. Não tem igual, o carro é infinitamente LINDO..!!!
Excluir130.000 seria sem dúvidas a melhor opção
ResponderExcluirPor 130k já tem o Civic Touring que perto do Jetta GLI não passa de mais uma trapizonga.
ExcluirCarro melhor custa mais.
E carros como Jetta GLI não é p quem quer não.
É p quem gosta de carro, tem prazer em girigir um bom carro e principalmente, pode pagar.
Não tem pecados, mesmo o preço está compatível. Os problemas são dois: o consumidor brasileiro está sem $$$ e o comprador que ainda tem um pouquinho,
ResponderExcluir, quer esses Crossovers ridículos.
Acho que eu é q sou mendigo... O cara achando quase 150 mil "barato"... 😏
ExcluirTa bem caro sim, não è atoa que está uma imundície de carros encalhados na concessionária
ResponderExcluirCâmbio DSG 6 no Jetta, DSG 6 no golf e dsg7 no Jetta americano.... Gostaria de saber o que muda na prática com essa marcha a mais.
ResponderExcluirDSG 6 aguenta mais torque, se alguém remapear o risco de quebra e menor.
ExcluirEconomia, país de terceiro mundo pode continuar com os equipamentos antigos.
ExcluirDSG-6 e DSG-7 suportam a mesma faixa de torque: 500 Nm.
ExcluirA diferença entre os dois está no escalonamento de marchas.
DSG-7 tem as 6 archas mais curta e overdrive na 7a, além de permitir tem melhor downshift time...
Pelo que andei lendo sobre o dsg7 do jetta americano, ele prioriza mais o conforto e consumo. Dsg6 é pra uma pegada mais esportiva.
ExcluirTá mas e o seguro desse carro , dependendo da região aqui de SP é altíssimo.
ResponderExcluirVc já comprou e mandou fazer o seguro????
ExcluirOu não passa de um chute???
Seguro do primeiro ano de todo lançamento é mais caro, por não ter histórico.
ExcluirAí a partir do segundo ano, se não roubarem muito, vai baixando.
Xuvisco se vc não sabe VW já tem um "histórico" ruim de seguros.
ExcluirPeguei o gli. 3 mil o seguro. Não achei nada absurdo. 38 anos, não trabalho com carro, garagem de prédio...
ExcluirA família aqui está estudando pegar esse ou o Civic Touring. Se a Honda mantiver o preço (ou pequeno reajuste), devemos ficar com o Touring. Se os preços ficarem proximos (diferença de 15k Bozoloucos), sem duvidas ficaremos com esse GLi por ser mais máquina.
ResponderExcluirPODEM FALAR O QUÊ QUIZER,NUNCA VALERÁ O PREÇO PEDIDO,É UM ÓTIMO CARRO? É!
ResponderExcluirPORÉM NÃO VALE O PREÇO,NO MÁXIMO DEVERIA CUSTAR NA FAIXA DOS 120.
JÁ DAR PRA IMAGINAR O PREÇO DO VIRTUS GTS E POLO GTS....*_*
Vvirtus GTS, seu por "apenas" R$ 115.000,00. O jetta é um bom carro, entretanto, o povo brasileiro fez com que as montadoras colocassem os preços assim. "Coloca 150 mil que o povo paga, vai dar uma entradinha e o resto divide, depois, se não conseguir pagar, eles vendem o ágio". Não VALE esse valor!
ExcluirA DETALHE,COM ESSE VALOR,GERALMENTE QUEM TÊM,VAI ESCOLHER UM SUV, FORD FUSION SEGUIO NESSE CAMINHO E O RESULTADO FOI PÉSSIMO,SE BEM QUÊ EU TENDO 150 MIL PEGARIA UM FUSION!!!
ResponderExcluirEsse Fusion q vc venera, a própria Ford já decretou a morte dele. Em 2020 encerra a fabricação.
ExcluirVai ser mais um elefante branco com olhos azuis.
Serio, eu fico de cara com algumas economias que a VW faz as vezes, pagar 150k num carro desses e nao colocarem as setas em leds, nao ter uma amortecedor no capo e nao ter saidas de ar traseiras, acho inaceitavel na MINHA OPINAO, ja acho inaceitavel no r-line, vou pagar uma fortuna no carro e faltar esses detalhes da raiva, na boa, eu pegaria o gti se fosse trocar o carro agora, vamos ver se nao corrigem isso nas versoes 2020, pq o mesmo vale para o R-line que me interessaria numa futura troca de carro, eu provavelmente terei um Jetta desse modelo, mas nao sera esse ano com certeza
ResponderExcluirCento e cinquenta mil reais em um banheirão desses que o cara só vai acelerar uma ou duas vezes e nem tem banco de trás confortável, deve equipamentos etc... O cara tem que gostar muito de Jetta!
ResponderExcluirTá sem grana né!? Aí fica desdenhando do que já está perfeito.
ExcluirFanboy fica defendendo uma marca que não toma conhecimento da sua existência. Tem que ser muito de ruela pra ficar aqui passando vergonha. Sai pra lá xucruti. Vai cuidar dessas espinhas na cara é para de ficar muito tempo no banheiro.
ExcluirEsse Xupisco é um comédia.
ExcluirO design interno das portas deve ter sido desenhado pelo mesmo estagiario que fez o do polo, tipo decada de 90.
ResponderExcluirFusion anda o mesmo, e é muito mais CARRO
ResponderExcluirse o fusion e tao bom pq não vendi?
ExcluirFusion morre em 2020, segundo a Ford.
ExcluirEstou pensando em trocar o meu Cruze em um GLI. A questão é que não dá para comprar nada de seda até o Corolla híbrido for lançado. A Toyota está mudando de perfil. Nao que o Corolla vai ser melhor que esse Jetta. Mas quando o líder disparado de vendas vem com uma mudança e proposta diferenciada é esperado que o mercado reaja com novos produtos para não comer mais poeira ainda do Corolla
ResponderExcluirEu tô pensando em trocar meu Palio 98 nesse GLi também... 😂😂
ExcluirPra tem um Golf Highline DSG, a troca natural seria por um Golf GTI se e somente se o cara pudesse pagar o absurdo q hj eh pedido...e ainda tem o fato do MK VIII estar ja saindo do forno...E Polo mesmo com o motor 1.4, nao seria interessante pois seria um downgrade...ai o Jetta passaria a ser um opção interessante mas nao eh ainda pelo preco tbm absurdo(todas as marcas ) e por ter um acabamento inferior ao Golf: sem saidas traseiras A/C, acabamento muito simples nas portas traseiras e ainda ter o apoio d cabeca do banco de tras costurado...e tbm os bancos d couro dianteiros inferior aos bancos do GTI...a vantagem apenas eh d ter o freio d mao eletronico, q a VW capou dos modelos Mexicano/brasileiros...
ResponderExcluirTodos sabem que os carros da VW estão evoluindo em termos de tecnologia e regredindo em acabamento...
ResponderExcluirO Jetta é um caso especial, perde em acabamento a cada lançamento de nova geração.
O que mais vi foram jornalistas impressionados com a tecnologia embarcada e recursos de auxílio ao motorista. Acabamento e segurança do Jetta GLI é exemplar na categoria.
ResponderExcluirNenhum outro Sedan da categoria oferece nada parecido.
Qualquer outro Premium p ficar parecido com Jetta GLI vai custar acima de 200k. É ainda tem IPVA maior, seguro mais caro e revisões semestrais na faixa dos 2.5k acima.
GLI é uma compra bem mais racional, muito mais barato e não deve nada p nenhum Sedan de 200k.
E SUV também.
ExcluirPoxa! Não sabia que tinha tanto site e blogs automotivos LGBT+!! É muito heim,!!!!
ResponderExcluirSerá que cortaram o estágio do responsável por dar um ctrl+v no Autocad na saída do ar condicionado para o banco traseiro?
ResponderExcluirNão vale 150k
ResponderExcluirJetta não vale 150 mil
ExcluirHrv não vale 140 mil
T-Cross não vale 125 mil
SW4 não vale 270 mil
Golf GTI não vale 170 mil
Nenhum carro no Brasil vale o que se pede...
Exatamente... Mas o gado compra, faca neles...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Corolla vende em maio mais que o Jetta em um ano" Jornal do carro, UOL
ResponderExcluirAin, se o géta é tão bão, purquê num vendi?
Vou de Fusion Hybrid por este preço...
ResponderExcluirEsse cara devia ser bloqueado! Perdeu respeito total.!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse jetta não tenho auxílio de ponto cego, assistente de permanência de faixa, ar condicionado traseiro, e tem um ridículo pescoço de ganso.
ResponderExcluiro JETTA é um ótimo produto, porém a VW tirou o que o Jetta tinha de melhor: Custo x beneficio perante a concorrência dos sedãs médios.
Agora " está sozinho" com Civic Si se compararmos a faixa de preço.
Acho que mesmo Bmw 320i (Nova) chegar mais cara, muito provavelmente venderá igual ou mais.
Carro zero é zero, mas um Passat 2018 (5 mil km) na faixa dos 145 k é muito mais negócio que o Jetta.
Que doente, desempenho acima do Golf GTI uhasusahaushsauhsuhushaush fumou o que filhão?
ResponderExcluirVolta pra escola, que mané freio de Golf R o que rapaz, vai se informar melhor pra nao passar vergonha.
remove meu comentario seus bosta
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