Você é daqueles entusiastas de automóveis que aprecia hatchs médios, e é aficionado pelo Golf? Você está preocupado com essa onda da SUV´s que pegou até mesmo a Volkswagen? Você acha que SUV são carros de péssimo comportamento dinâmico, instáveis e ruins de guiar? Está preocupado que não terá opção ao seu Golf ou Focus? Temos uma notícia: o T-Cross é um SUV com um comportamento de hatch médio, e se você - como nós - aprecia o Golf, você vai gostar - e muito - dele.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Nós ficamos com um T-Cross 1.0 TSI Automático por uma semana, e de todos os carros que já avaliamos em Brasília (DF), o novo SUV da Volkswagen foi o único que nos fez muito tristes de ter que devolvê-lo, e o primeiro carro que parece ser um substituto a altura do VW Golf - e com vantagens, pois além de muito agradável de ser conduzido, ele é um crossover/SUV competente, tão ou mais competente nesse aspecto que os seus concorrentes.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

A Volkswagen demorou a entrar no segmento, mas a demora valeu a pena. Depois de andar no T-Cross, você vai deixar de lamentar o fim de linha dos Golf 1.0 TSI e 1.4 TSI no Brasil. O Golf tem um acabamento interno melhor, com algumas frescuradas a mais, mas no conjunto da obra, o T-Cross é um sucessor competente para as versões "civis" do Golf, principalmente porque ele é tão ou mais gostoso de dirigir que o icônico hatch médio alemão.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Esse modelo que testamos é o T-Cross automático de acesso, de R$ 94.500 reais, equipado com o pacote de opcionais que agrega sensor de estacionamento dianteiro e câmera de ré, além do rebatimento automático dos retrovisores. Isso se soma aos seis airbags, sensores traseiros, piloto automático, volante em couro, entre outros, que fazem deste SUV, mesmo no modelo de acesso, ser "completo" de fato, sem que se sinta falta de nada.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Mas o que agrada mesmo no T-Cross é o fato de ele ser um SUV - talvez o único entre os compactos - feito para agradar o piloto. Com ele você está na moda dos SUV´s, sem ter que abrir mão do prazer que antes só os hatchs médios proporcionavam. A distância ao solo é de um SUV - 19,1 cm - e vai te deixar tranquilo em trilhas, lombadas, crateras e valetas.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Mas, sobretudo no asfalto, em curvas de qualquer raio, este SUV tem uma dinâmica inigualável. Primeiro porque o banco do motorista permite que você dirija bem baixo, em posição esportiva (mas a amplitude de ajuste é tão grande, que, caso você deseje, pode andar muito alto também, tipicamente um SUV).

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Associe-se a isso uma suspensão que é bem mais confortável que a do Golf (no sentido de maciez), mas tão competente quanto ele ao encarar curvas. A carroceria não tomba, e o T-Cross engole sequencias de curvas com a desenvoltura de um competente hatch médio. Quando você percebe isso, um sorriso se forma no seu rosto, e você percebe que os engenheiros fizeram este SUV para agradar não só quem gosta de SUV, mas, sobretudo, para seduzir quem ainda não se rendeu.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Mesmo tão competente em curvas, quando você encara um piso esburacado ou uma trilha off-road, a suspensão filtra tudo, não chega nunca ao fim de curso, e isola a cabine dos solavancos com uma competência impressionante, e que, neste aspecto, se mostra muito superior ao comportamento do Golf (o hatch sofre em vias ruins)

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

O T-Cross é cheio de assistentes eletrônicos: ESP, ASR, Hill Assiste e diferecial XDS, que entram em ação quando este carro, que em geral é plantado no chão, é abusado pelo motorista. A direção é precisa, direta e esportiva, e traz muito feedback ao motorista. Sim, ele é muito, muito gostoso de guiar.

Esportivo com motor 1.0?

Você pode perguntar: 1.0 de três cilindros em um carro desse tamanho? Esse é o milagre da tecnologia. É um 1.0 turbinado, diretamente injetado, com duplo comando e variadores de fase nos comandos, que despeja 128 cv e 20,5 Kgfm de torque (quase 1 Kgfm a mais que o Compass 2.0 Flex - que pesa bem mais). E essa maravilha da engenharia está associado com a distintivamente melhor transmissão automática de seis marchas do mundo, o AISIN.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Os números (0 a 100 km/h em 10,5 segundo) vão mostrar que ele é mais rápido e ágil que qualquer concorrente. E é mesmo. Não há comparação com os concorrentes aspirados. O T-Cross acelera bem mais, retoma bem mais. E faz tudo isso de forma suave, silenciosa e sem trancos - o câmbio parece que não existe, de tão macio que é seu funcionamento. O consumo, mesmo sendo conduzido "sem dó", ficou em 9,5 km/l de etanol em cidade, e em 12,5 Km/l de gasolina, em cidade.

VW T-Cross 200 TSI Automático

Se você quiser ainda mais esportividade pode optar pelo modo Sport da transmissão. Ou pela versão imediatamente acima, o Comfortline 200 TSI, que agrega ainda o seletor de modos de condução. E mesmo sendo conduzido esportivamente, o SUV segue silencioso, confortável e macio.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

A cabine agrada muito pela abundância de espaço interno, pelo bom acabamento, silêncio e sensação percebida de qualidade. A alavanca de câmbio é nova na gama Volkswagen, e contém indicador de marcha na manopla. Faz falta os "pqp" no teto. Alguns mais exigentes apontam o dedo acusador para o freio de mão manual e o painel sem revestimento macio.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

O freio de mão eletrônico é irrelevante em carros automáticos, e o revestimento macio no painel não está presente nem no Toyota Hilux SW4 de R$ 260 mil reais (que também tem painel de plástico rígido), e nem em seus concorrentes diretos, como Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

O porta-malas varia entre 373 litros com os bancos traseiros na posição normal, e chega a 420 litros com ajuste na inclinação dos bancos traseiro - que mesmo assim se mantém confortáveis.

Conclusão

Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - avaliação

Finalmente temos no Brasil um SUV para quem prioriza o máximo prazer de dirigir. O T-Cross certamente seduzirá muitos compradores de Golf (como alguns editores deste blog), mas vai agradar muito os apreciadores de SUV´s, pois ele tem tudo o que os demais SUV´s têm, e um algo a mais, que só um SUV com DNS alemão pode oferecer: é tão ou mais divertido de guiar que um hatch médio.

Vídeo - T-Cross 200 TSI Automático - avaliação on/off-road - custo x benefício


62 Comentários

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    1. Vou ficar com meu golf mais tempo.

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    2. Enttar em um golf e depois entrar em um tcross é ter a certeza de estar sendo chamado de trouxa.

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    3. Também vou ficar com meu Golf até chegar o mk8. Dizer que "o freio de mão eletrônico é irrelevante em carros automáticos".....precisa testar novamente um Golf !!

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  2. Incrível que um carro que queira ser Suv s, nem tenha alças de teto. Lamentável essa Vw.

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    1. Kkkkk, olha o cara, preocupado com alça no teto.

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    2. Pra que tu quer alça no reto?

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    3. Vc quer dizer as barras no teto (longarinas)???
      Se for ele tem, ao menos na versão das fotos.

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    4. Quero dizer Alças de segurança de apoio que ficam no teto de cada porta no forro do teto que carros como Fox, Argo e Golf tem de série.

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  3. Muito Legal essa comparação, pois até no preço os 2 tem em comum, só não a mesma qualidade e equipamentos.

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  4. Não rodei no TCross ainda, depois deste post vou precisar fazer o test drive. Digo isso porque tive impressão idêntica quando me acomodei no cocpit do TCross em exposição no Css, eu me senti em casa, lembrando o fantástico Golf Tsi. Sou fã dos hatchs e considero SUVs mais uma das aberrações desta sociedade desprovida de bom senso. Apesar do meu preconceito, o TCros tem tudo para me agradar, vou fazer o test drive.

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  5. "O Golf tem um acabamento interno melhor, com algumas FRESCURADAS a mais"

    Vamos lá, vamos tentar elencar as frescuradas que o Golf possui, e que o T-Cross de mesmo preço PERDEU (fazendo o jornalismo de autoentusiasta)

    T-Cross Highline TOP R$127.000 não possui:

    - Ar condicionado de 2 zonas
    - Rebatimento dos espelhos retrovisores
    - 7 Air bags
    - Painel em soft touch
    - Interior das portas com acabamento soft touch
    - Não tem acesso ao porta malas através do banco traseiro.
    - Abertura do capô por braços hidráulicos, sem varetinha
    - 8 alto-falantes
    - Acabamento interno das portas com manta acústica
    - Falta de saída de ar condicionado para os pés traseiros.
    - Ajuste de altura do banco do passageiro
    - Forração de veludo no porta objetos das portas.
    - Porta-Luvas refrigerado
    - LEDs iluminação dos pés
    - LEDs iluminação nas portas
    - Suporte para sacolas na mala, tomada 12V.
    - Porta-Luvas com fechadura
    - capô com manta acústica

    Por enquanto é isso, até onde eu já fucei do T-Cross.

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    1. ↑↑↑↑ Não conhece nem do Golf e nem do T-Cross, e, assim, relinchou bem.

      Vamos aos fatos. O T-Cross 200 TSI AT de R$ 96 mil reais (o básico automático com o pacote Interactive II) reais possui:

      - Rebatimento dos espelhos retrovisores
      O T-Cross possui isso isso desde o modelo de acesso
      - 7 Air bags
      o T-Cross tem 6 airbags desde o modelo de acesso, aquele de R$ 84 mil
      - Não tem acesso ao porta malas através do banco traseiro.
      TODOS os T-Cross tem acesso ao porta-malas pelo banco traseiro.
      - 8 alto-falantes
      O T-Cross Comfortline com pacote Beats, o de R$ 99 mil, tem som Beats, com 300W, Subwoffer e etc. Muito superior ao do Golf.
      - Acabamento interno das portas com manta acústica
      Todos os T-Cross tem isso. Inclusive o T-Cross foi mais silencioso que o Golf na quatro rodas.
      - Falta de saída de ar condicionado para os pés traseiros.
      Todos os T-Cross têm saída de ar-condicionado para o Banco traseiro. mas só o T-Cross tem duas portas USB (que não tem no Golf)

      - Forração de veludo no porta objetos das portas.
      NENHUUM Golf 7 fabricado no Brasil tem forração em veludo no porta-luvas. isso só veio no Golf importado da Alemanha. Nem o mexicano tinha mais.
      - Porta-Luvas refrigerado
      O T-Cross highline tem.
      - LEDs iluminação dos pés

      O T-Cross Comfortline tem LED de iluminação ambiente e dos pés.

      - LEDs iluminação nas portas

      Idem acima. O T-Cross Comfortline com pacote Design View tem isso.

      - Suporte para sacolas na mala, tomada 12V.

      Tem no T-Cross desde o modelo de 84k;

      - Porta-Luvas com fechadura

      Tem no T-Cross desde o modelo Comfortline.

      - capô com manta acústica
      Tem em TODOS os T-Cross capô com manta acústica.

      Então, deixe de ser orelha. Vc não sabe nada nem de Golf e muito menos de T-Cross. Nâo passa de um orelha repetindo bobagens de outros orelhas que nem chegaram perto do carro.

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    2. Abaixo o vídeo mostrando o rebatimento automático do retrovisor no modelo de acesso do T-Cross
      https://youtu.be/wAkSZAJ0NfY?t=152

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    3. O problema do T-Cross é o preço. Enquanto não houver uma redução de pelo menos 10.000,00 em todas as versões, as vendas irão continuar aquém das expectativas iniciais da Volkswagen, aliás esse foi o principal motivo do insucesso do excelente Golf no Brasil.

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    4. Vai conhecer o carro antes de falar bobagem.

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    5. Carluxo deu uma bela ZURRADA. Postou um link pra dizer que o carro tem rebatimento automático do retrovisor desde o modelo de acessoe O VIDEO FALA QUE ISSO É DE UM PACOTE DE OPCIONAIS...


      Carluxo também não explicou com a utilidade da parte traseira do carro equipado com teto solar NÃO TER DIREITO A ILUMINAÇÃO INTERNA. Isso mesmo, vc fica no escuro...

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    6. Excelente carro, formidável motor.

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  6. O nível do Golf só o esportivo Gti que custa bem caro e outro carro bão mesmo somente o Toyota Corolla que tem 7 acebairg que eu compraria.

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    1. Mesmo com sete airbags, a proteção aos pés e joelhos e crítica no Corolla, conforme apontado nos testes de impacto.

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  7. SUV's e crossovers mais emplacados em Maio/2019, até o dia 22:
    1º....JEEP/RENEGADE....3.595
    2º....JEEP/COMPASS....3.513
    3º....HYUNDAI/CRETA....2.887
    4º....NISSAN/KICKS....2.598
    5º....HONDA/HR-V....2.544
    6º....FORD/ECOSPORT....1.911
    7º....VW/T-CROSS....1.698
    8º....RENAULT/DUSTER....1.336
    9º....RENAULT/CAPTUR....1.144
    10º..CITROEN/C4 CACTUS....972

    Acumulado/2019:
    1º....JEEP/RENEGADE....24.978
    2º....JEEP/COMPASS....21.396
    3º....NISSAN/KICKS....19.202
    4º....HYUNDAI/CRETA....18.284
    5º....HONDA/HR-V....18.189
    6º....FORD/ECOSPORT....12.244
    7º....RENAULT/CAPTUR....9.188
    8º....RENAULT/DUSTER....8.839
    9º....GM/TRACKER....7.246
    10º..CITROEN/C4 CACTUS....6.088

    Foi o Chevrolet Tracker, que inegavelmente perdeu muito mercado para o VW T-Cross.

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    1. E a Nissan acabou de anunciar que manteve o Kicks no PCD na linha 2020, inclusive incluindo o piloto automático.

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    2. A preocupação agora é não perder para o "incrível" Duster...

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    3. Não não ,vai passar a eco ,ao a VW da uma leve diminuída no preço, o carro é top ....por mais mimimi do painel

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  8. VW T-Cross 200 TSI Automático: SUV agrada [também] quem gosta de hatch médio>

    num é assim tamem ñ!😂

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  9. compra ria um amanha !! carrinho porreta acabou com os outros tanto que a Fiat se apressou em desenvolver seus motores turbo de baixa cilindrada que a priore são importados made in italy

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  10. "Forração de veludo no porta objetos das portas.
    NENHUUM Golf 7 fabricado no Brasil tem forração em veludo no porta-luvas. isso só veio no Golf importado da Alemanha. Nem o mexicano tinha mais".....BOOM! Carlota, isso soh.mostranq vc tbm nao conhece o golf!!O modelo Mexicano tem SIM forracao de veludo no porta luvas e nas portas!!!!!

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    1. O golf 1.6 tem forracao de veludo no porta luvas, apenas o golf tsi 1.0 tsi nao tem inexplicavelmente

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    2. As versões a partir de 2017 perderam esse item.

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    3. Na verdade a versão modelo 2016 do Golf, que é brasileira, também tem. Mas tem muito fresco mesmo. Quando é carro da VW esse bando de idiotas fazem questão de procurar pelo em ovo. Engraçado que ninguém fala dos motores ridículos da Honda, Toyota, Jeep(FIAT),...

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    4. "Engraçado que ninguém fala dos motores ridículos da Honda, Toyota, Jeep(FIAT),..."
      Ninguém fala mesmo pois esses motores são robusto e confiáveis e não apresentam problemas.

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  11. Como diz capitao Nascimento sobre o T-Croos querer ser o Golf: NUNCA SERAO...E ainda sobre o falta de vrludo no porta-malas..Soh o Golf nacional tirou isto..incluindo o Golf GTI.

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  12. O Carlos demonstra bom conhecimento dos modelos do T-Cross, porém se equivocou quando disse que o modelo de entrada, que no meu entendimento é o de R$84.990,00, tem rebatimento dos espelhos retrovisores. Na realidade só a gama automática de entrada possui,apenas como opcional.

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  13. Tenho um Golf 2017 e esse T-Cross jamais vai substituir, até setembro devo partir para o Cruze Sport6 ou civic 1.5 turbo como segunda opção.

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    1. Então qual carro vai me atender até 125.000,00 reais por um acabamento premium e motor turbo como o meu golf, se o Gti está fora das minhas condições financeiras já que está mais de 150.000,00 reais e não tenho esse dinheiro para pagar à vista.

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    2. O Polo 200 TSI Highline é superior ao Cruze Sport6, e custa R$ 40 mil a menos. Veja que o Polo se mostra uma opção superior ao Cruze Sport6. O Polo tem melhor custo x benefício, mesmo espaço interno, e melhor acabamento, vejam o comparativo Cruze x Polo:

      https://www.youtube.com/watch?v=20m70D3DxCc

      O grande trunfo do Polo é o de ser um hatch médio com preço de compacto. Ele tem o porte, status e refinamento de um hatch médio, mas tem preço de compacto. Ele pode ser o menor dos hatchs médios, mas ainda assim é um médio. Ele se destaca nas ruas, e no espaço interno ele é médio, no refinamento de passeio e no padrão de acabamento.

      Mas o preço é de compacto. Porque isso. Porque a VW tem o motor 200 TSI (que faz o carro pagar quase 50% menos imposto IPI que os concorrentes) e a carroceria é feita com base na plataforma MQB, que mesmo usando menos aço (o Polo é mais leve que os concorrentes), ele é muito mais sólido.

      A VW consegue isso usando uma tecnologia insana de construção estrutural, que as outras não conseguem fazer. Então eles conseguem fazer uma estrutura que leva menos material (e o carro fica mais barato por isso), mas ao mesmo tempo é muito mais sólido.

      Eles usam um software de cálculo estrutural que elimina todos os desperdícios de material. As vigas e elementos estruturais têm formas complexas, e com seções igualmente complexas para só ter o material na geometria estrutural necessária. Isso reduz muito o peso, sem comprometer a solidez! Aliás, aumenta, pois eles deslocam uma parte do material desperdiçado para a geometria efetivamente estrutural da peça.

      Isso é tecnologia automotiva na veia, de altíssimo nível, que os concorrentes nem sonham em ter. E nem vão ter por muitos anos.

      Então o Polo é tudo isso que ele é pois ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva. Que muitos não vêem, pois está aplicada aos meandros e peças. Mas o resultado final está aí. Um carro grande, amplo, médio, com preço e peso de compacto.

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    3. "O Polo 200 TSI Highline é superior ao Cruze Sport6"

      Pronto, agora já pode contar a outra piada do dia.

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    4. Carlos4Carros em postagem anterior: “Vítima inocente do sistema educacional brasileiro. Em 2 linhas assassina o vernáculo com requintes de crueldade. Erra na concordância verbal, erra na concordância nominal, ignora a conjugação do verbo haver no sentido de existir, ignora a existência de uma coisa chamada vírgula. Analfabetos funcionais são vítimas, pois esse nível baixo educacional, o sujeito nem dinheiro tem para comprar carro, e como não conseguem nem ler e nem escrever, só relincham sobre carros”.

      Contemplem a aula gramatical do professor de português Carlos4Carros na postagem de hoje:

      1) Professor C4C: “Mas o preço é de compacto. Porque isso. Porque a VW tem o motor 200 TSI...”
      Correto: Mas o preço é de compacto. Por que isso? Porque a VW tem o motor 200 TSI ...
      Explicação: Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

      2) Professor C4C: “Então o Polo é tudo isso que ele é pois ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva”.
      Correto: Então, o Polo é tudo isso que ele é, pois, ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva.
      Explicação: O uso da palavra "Então" no início de uma frase torna-se uma interjeição, algo muito comum para advérbios como esse. E, como interjeição, é separada da frase por alguma pontuação.

      3) Professor C4C: “Então o Polo é tudo isso que ele é pois ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva”.
      Correto: Então, o Polo é tudo isso que ele é, pois, ele é fruto de uma alta tecnologia automotiva.
      Explicação: Quando o pois é uma conjunção coordenativa conclusiva, o certo é que ele se intercala entre outros termos da oração, e, como se dá com as intercalações de um modo geral, deve essa do caso concreto ser marcada por vírgulas antes e depois.

      4) Professor C4C: “Que muitos não vêem, pois está aplicada aos meandros e peças”.
      Correto: Que muitos não veem, pois, está aplicada aos meandros de peças.
      Explicação: O acordo ortográfico de 2009 retirou o acento das palavras flexionadas com terminação em - eem.

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    5. Spc: Volvo V40, A250 ou 130i usados.

      É o que tem no mercado nessa faixa que pretende gastar.

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    6. SPC, Acabamento interno e dinâmica do Golf, esquece. Nem Civic nem Cruze vão te entregar o que vc quer, ambos inferiores, não existe saída de AC em nenhum dos dois e o acabamento é em plástico duro igual a todo mundo, no Civic usam um courino vagabundo (que chamam de couro) para cobrir o painel e só.
      O Cruze é pior ainda, o acabamento é igual do Onix (muito xing ling), o motor é até interessante mas não casa direito com cambio e o porta malas só tem 290lts, qq HB compacto tem 300 ou mais, espaço interno também vai ficar devendo, embora pareça parrudo, internamente é mais apertado que um Polo por Exemplo.

      Caso queira o refinamento do Golf, tem Tiguan a partir de 130K, Jetta CF 110K, e o Highline de 120k que vai te entregar até mais tecnologia que o Golf 7/7.5 (Fica devendo AC p banco traseiro e só).
      Existe também T-Cross HL por 110k, vai te entregar tudo que vc tem no Golf e até mais tecnologia, agora se vc investir mais 16k vai agraciar o T-Cross com itens que nenhum outro SUV da categoria oferece, nem como opcional (Som Beats, Teto panorâmico, Park Assist, painel 100% digital, etc.) Nesse caso fica devendo só o painel emborrachado do Golf, mas mesmo assim o acabamento é bom.

      Fora Isso, existem opções interessante que estão no forno e logo estarão disponíveis, Polo/Virtus GTS é uma delas (acredito num preço ente 100k e 110k) imagino esse polo 1.4 um foguete, mais rápido até que o Golf por ser mais leve, chuto um 0 a 100 em torno de 8seg baixo ou até mesmo uns 7seg alto. Em termos acabamento sabemos que vai ser diferente, mas não da para prever como será.

      Outra opção seria o Jetta GLI que também está na bica, mas o preço pode ser proibitivo para alguns, imaginava um preço em torno de 135k (mesmo com a mídia falando em 150k) porém o dólar estava sendo cotado a R$3,80 agora já está na casa dos R$ 4,00.

      O GLI vai te entregar tudo que vc tem no Golf e muito mais, tanto em tecnologia, quanto conforto e performance. Chuto um 0 a 100 na casa dos 6seg, devido a aerodinâmica mais favorável que no GTI.

      Enfim, se vc não estiver muito ávido para trocar seu Golf, vale a pena esperar mais 1 ou 2 meses, tem boas novidades chegando por aí.

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    7. Vou aguardar até Setembro, Polo e T-Cross não gosto devido ser muito simples e com acabamento muito fraco para quem já vem de 3 Golf (mk4 e 2 mk7), da lista agora vai ser o Cruze Sport6 versão que estaciona sozinho, Civic 1.5 T e Jetta R-line todos com teto solar. Obrigado pela dicas.

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    8. Nossa esse Unknown devia ter vergonha desse post. Que cara ridículo

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    9. Alguém redigiu a postagem para o Unknown pois até outro dia as postagens dele tinham vários erros de português, sem falar que anteriormente fez uma postagem dizendo que tinha um Kwid se é que podemos chamar de carro ! Portanto não passa de um Zé Ruela ! !

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    10. Tenho vergonha sim da existência de pessoas como você, Jurista de Respeito, que por conta do seu comentário sobre a minha postagem é tão ridículo quanto o C4C que vive corrigindo o português das postagens no blog sem ter moral para isso. Você já me viu aqui no blog corrigindo erro de português de alguém? Não faço isso em sinal de respeito as pessoas. Ridículo é você que não conseguiu ver que o meu comentário foi uma crítica voltada única e exclusivamente para essa postura do C4C, e não sobre os comentários técnicos que o mesmo faz. Vergonha eu terei mais ainda se o nome que você usa para se identificar representar a sua profissão em qualquer área do direito, espero que não, caso contrário já posso imaginar o seu baixo padrão de profissionalismo.

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  14. Impossível comparar o Golf com T-cross, Golf é espetacular o T-Cross é um Polo com salto alto!

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  15. Eu dirigir uma 1.4 turbo o carro é espetacular.

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  16. Querer comparar golf com t-cross é forçar demais a barra, um é Premium, o outro é um polo de salto com preço de jetta.

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  17. Segundo os especialistas esse carro não tem painel macio para esfregar a bunda, então é um péssimo suv.

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    1. Legal esse post "petista de montadora".

      Seria melhor ainda se não houvesse Tracker e Cactus superiores em comportamento dinâmico e menores em preço para dar benga no polo de salto.

      Mas a realidade é outra, né, Carlota.

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    2. PILOTOS DE TECLADO confundem 0 a 100 com dinâmica..kkk

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    3. Piloto de teclado [2].

      E não, não sou petista de montadora.

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  18. O T-Cross vem agradando muito os proprietários, vejam:

    "COMPARANDO COM OUTROS SUVS QUE TESTEI É O MELHOR"

    Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSi AT 2019/2020
    Gladston - Almenara MG
    Dono há menos de 1 ano - 900 km
    Estilo 10
    Acabamento 10
    Posição de dirigir 10
    ..
    Carro anterior: Toyota Corolla
    Prós:
    MUITO CONFORTÁVEL- MUITO POTENTE E MESMO EM ALTA VELOCIDADE TEM MUITA ESTABILIDADE. FALAM DO
    ACABAMENTO EM PLASTICO MAS É MUITO FIRME SEM BARULHO. TEM CONFORTO DE UM SEDAN. EXCELENTE CARRO..
    Contras:
    NENHUM
    Defeitos apresentados:
    NENHUM
    Opinião Geral:
    SHOW DE CARRO..
    12/05/2019 16:18:00

    "UM GRANDE CARRO VOLKS"
    Volkswagen T-Cross Highline 1.4 TSi AT 2019/2020
    Carlos - Rio de Janeiro RJ
    Dono há menos de 1 ano - 400 km
    Carro anterior: Renault Captur
    Prós:
    CARRO MUITO SILENCIOSO, EM TERMO DE CONSUMO FAZ 12KM NO TRANSITO E 16 NA ESTRADA COM GASOLINA
    EXCELENTE
    Contras:
    NENHUM
    Defeitos apresentados:
    NENHUM
    Opinião Geral:
    EXCELENTE
    29/04/2019 16:33:00

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    Respostas
    1. Dono de Toyota Corolla está migrando para o T-Cross e o achando mais confortável que o sedã, mais silencioso e mais potente e estável em estrada.

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  19. Também vou ficar com meu Golf até chegar o mk8. Dizer que "o freio de mão eletrônico é irrelevante em carros automáticos".....precisa testar novamente um Golf !!

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  20. Dirigi um pouco o modelo manual 84900,00 no pátio da css. Direção muito mais leve que a do vw up em baixa velocidade e bom diâmetro de giro. Ninguém fala nada do plug obd2 e o aplicativo.

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