Entretanto, desde 2018, com a chegada ao mercado de VW Polo e Toyota Yaris, o segmento retomou sua dinâmica, e caminha para bater recorde de vendas dos últimos 8 anos. Neste artigo analisamos dados históricos de vendas para concluir que os hatchs médios não morreram no Brasil, apenas foram reposicionados em termos de preço e dimensões.
VW Golf IV (hatch médio): 1 cm mais curto e 4 cm menor em entre-eixos que o Toyota Yaris |
Desde então o segmento caiu até 2017, quando se registrou 17.100 vendas desse tipo de carro ao longo do ano.
Já em 2018, com a chegada do Polo, o segmento se recuperou e atingiu 93.773 emplacamentos. Em 2019, até abril, foram vendidos 36.337 hatchs médios no Brasil - o que projeta uma venda anual ao redor de 110 mil unidades.
OBS: 2019 - projeção de vendas com base nos dados de janeiro a abril/2019 |
VW Polo e Toyota Yaris: os novos hatchs médios
A recuperação de mercado observada em 2018 e 2018 é resultado da chega ao mercado do VW Polo e Toyota Yaris. O Polo é um veterano no mercado brasileiro, vendido na geração 4 no Brasil entre 2002 e 2014 como compacto (3,89 metros de comprimento), teve seu melhora ano em 2007, com 22.314 unidades emplacadas. Desde 2017 chegou na 6º geração, maior, agora como hatch médio (4,06 metros de comprimento), e suas vendas disparam, atingindo quase 70.000 unidades em 2018.
Em 2018 a Toyota entrou no segmento de hatchs médios no Brasil com o Toyota Yaris (4,15 metros de comprimento), tendo emplacado 15.584 unidades em 2018. Já em 2019, com dados computados até abril, 12.250 Yaris Hatch foram vendidos - evidenciando outro sucesso de vendas.
Alguns questionam, porém, a classificação do Novo Polo e do Toyota Yaris como "hatchs médios", apontando que tais modelos seriam, na verdade, "compactos". O Polo, de fato, na geração anterior, era um compacto, mas nesta nova geração ele cresceu em todas as dimensões, e é classificado oficialmente como "hatch médio" pelo INMETRO (veja aqui), assim como o Toyota Yaris, Audi A3 Sportback, VW Golf, Volvo V40 e BMW Série 1. Ford Focus e Chevrolet Cruze são classificados como "hatchs grandes", mas como têm preços e dimensões internas até menores que os "hatchs médios", para efeito de mercado são tidos por "hatchs médios".
A tabela abaixo traz um comparativo de dimensões entre os hatchs médios tradicionais (Golf, Focus, i30) e os novos (Polo e Virtus), com classificação baseada na distância entre-eixos.
Os dados acima mostram que o Toyota Yaris é maior, em todas as dimensões, que o tradicionalíssimo hatch médio brasileiro VW Golf IV. O Yaris Hatch é mais comprido e tem maior entre-eixos.
O novo Polo, por sua vez, tem comprimento 8 cm menor que o Golf mk4, mas conta com entre-eixos 5 cm mais longo. Além disso, tanto Polo quanto Yaris são maior entre-eixos que o Fiat Brava - um hatch médio vendido no Brasil, sem muito sucesso, até 2003.
Vendas de hachs médios de 2002 a 2019 (grifo azul no líder, grifo negrito no vice-líder)
O quadro acima traz as vendas de hatchs médios no Brasil desde 2002. Neste primeiro ano de análise, o VW Golf, ainda na geração IV, foi o modelo mais vendido, com 27.176 unidades emplacadas, enquanto GM Astra foi o segundo, com 26.467.
De 2003 a 2009 tivemos o domínio do Astra - tendo liderado todos esses anos. O VW Golf foi vice-líder em 2003 e 2004, enquanto o Focus assumiu a segunda posição de 2005 a 2007.
O VW Golf voltou à vice-liderança em 2008 e 2009, com a chegada do modelo Golf 4,5. Esse facelift fez muito bem ao Golf, e catapultou suas vendas nos anos subsequentes, tendo ficado no mercado até 2014.
De 2010 a 2012 a liderança entre os hatchs médios ficou com o Hyundai i30 - à época um modelo sem tradição e novidade no mercado, como é o Toyota Yaris Hatch hoje.
Em 2013 o líder foi o Cruze Sport 6, enquanto o Ford Focus veio na segunda colocação. O modelo da Ford voltou a liderar o segmento entre 2014 e 2016.
Finalmente, desde 2017 o VW Novo Polo assumiu a liderança de vendas dos hatchs médios no Brasil, e mantém-se até o momento.
Conclusão
O segmento de hatchs médios no Brasil não está morto, apenas passou por uma reformulação. Seus representantes agora estão posicionados em preços e dimensões abaixo dos SUV´s. Essa medida permitiu que esse segmento retomasse seu vigor, com vendas anuais acima da média histórica.
Ta ouvindo entidade Carlotinha das bicicletas sem freio? Yaris tb é médio e concorrente do Polo, p vc que dizia ser o carro da Toyota um degrau abaixo e o da Volks concorrer com o Cruze.
ResponderExcluirBALELA!
ExcluirNenhum dos dois é médio!
Usar entre eixos como referência é uma piada!
Fox tem mais espaço interno que ambos e tem menor entreeixos.
E o Sandero e o Logan seriam o quê?
E o Versa?
O segmento nunca morreu em função dos preços competitivos, e os mais vendidos são Onix, HB20 e Ka.
Obviamente nenhum dos 2 disputam com o Cruze...
ExcluirO Yaris concorre com o Polo ralmente, mas com o Cruze não..
Deveriam pra de inventar que o Virtus concorre com o Corolla, se concorressem não existiria o Jetta...
O Jetta não concorre com os premium... (Se estivess vendendo mais, esaria concorrendo com o Corolla certamene..)
Voyage não concorre com Yaris sedan...
Enfim, ninguém caí nessas conversas fiadas...
Fiz o que a reportagem mandou e pesquisei no Google....
ExcluirSó apareceu o CarBlog chamando esses carros de médio ! Kkkk
Talvez o Cruze seja grande... E o Fusion seja mega-grande. Heheh
Para o INMETRO...
ExcluirPRISMA é MEDIO também !
Cadê o LIDER de vendas aí na lista ???
Kkkkkk
genti...bora torce para o polo vende mais que o onix!!!!!
ExcluirApesar de serem considerados, não significa que são médios. Não dá pra comparar um Golf, I30, Cruze, 308, Focus com os dois, as diferenças são gigantescas, e mencionei 4 modelos que possuem ainda presença no mercado, mão um Yaris não dá pra comparar com um Astra... só quem teve sabe do que estou falando...
ExcluirPolo mesmo tendo um péssimo acabamento, ainda sim é o melhor compacto do mercado!
ResponderExcluirQuando ele chegar na versão GTS tudo muda,dai sim ele será digno de ser chamado Premium,espero quê chegue logo!
Na mecânica eu concordo, mas em design(questão de gosto) e acabamento, na minha opinião a concorrência ganha, se tivesse um acabamento melhor e uma traseira que e diferenciasse mais da do gol, provavelmente venderia mais na minha opinião...
ExcluirMarcos Aurélio, a traseira do Polo lembra a traseira do Gol atual, pois o Gol sempre foi inspirado no Polo, inclusive, houve uma reunião interna pra ver se o nome desse carro seria Gol, ou Polo.
ExcluirA traseira do polo é um BMW série 1 toda
ExcluirDe fato, não comento sobre as qualidades e defeitos do Polo, essa não é a questão. Não dá pra comparar um Polo com um Golf que são da mesma montadora é só entrar em cada um e notar o que falo... simples...
ExcluirOlha eu acredito que o gts não vai ser tudo isso que se espera.... Somente vira com suspensão preparada e motor mais forte é de resto vai seguir o padrão plásticos vw
ExcluirMédios? E continuam com essa história do Inmetro e sei lá o que! Parece petista dizendo toda hora que o Lula é inocente!
ResponderExcluirPerguntem ao dono de Cruze, Focus e Golf se eles aceitam trocar por um Polo ou Yaris para ver o que eles vão responder.
ExcluirA maioria não aceita. Eu, por ter um MK7 2014, nem cogito. E um motivo para também praticamente bloquear o TCross como opção é a sua semelhança em porte e acabamento com o Polo/Virtus.
ExcluirD"Agostin não são os petistas que dizem que Lula é inocente, são os maiores juristas do mundo.
ExcluirAgora, pelo jeito você só lê fake news então acredita no governo fascista, que é um belo exemplo de cretinices: seu ministro da "justiça" fala da "conge", seu ministro da educação chama Kafka de cafta e diz que 3,5 chocolates equivalem a 35% de 100 chocolates (e diz que tem formação sólida, putz!), sua ministra Damares diz que viu Jesus na goiabeira, seu ministro das relações exteriores diz que o nazismo é de esquerda e que o aquecimento global é coisa do marxismo cultural, o seu ministro do meio ambiente tem condenação por agressão ao meio ambiente. Se é isso que você defende, então o seu nível de análise é pavoroso, e de qualquer coisa.
Respondo por mim, tenho um Golf 1.4 Tsi 2015 e pretendo trocar por um 0km, não quero um GTI pois a diferença de dinheiro seria bem grande na troca, jamais aceitaria um Polo e muito menos esse T-Cross que tem um acabamento muito ruim e estou aguardando a chegada do novo Cruze Sport6 2020 com teto que a concessionária disse que chegaria até agosto, essa seria a chance de ter um carro mais próximo do meu Golf 1.4 Tsi e esse último foi o meu terceiro Golf seguido tirado 0 km, mas vou partir para a GM, pois a VW não tem mais carro que me atende.
ExcluirAh lá vem o defensor! Quem disse que defendo o atual governo também? Se é contra o PT, é ser a favor do que tá aí... me poupa, cara! Vai lacrar em outro lugar!
ExcluirPetista tem o raciocínio limitado. Se vc é contra o cachaceiro de 9 dedos, vc é FACISTA. Só rindo msm...
ExcluirO mesmo Inmetro, que classificou o Kwid como SUV. Será que daqui apouco vão criar uma tabela com os SUVs e colocar o Kwid como líder? Não, pois este não é VW.
ResponderExcluirSó neste blog... Ficam chamando esses carros de médios !
ExcluirEnfim... É só um rótulo que não muda nada !
Se cruze e Focus são grandes não deveriam estar na tabela.
ResponderExcluirSeguindo essa classificação, Kwid é o SUV mais vendido do Brasil.
E um VW que não sai da oficina... Segundo relatos de muita gente... kkkk
ExcluirPara o INMETRO...
ExcluirPRISMA tbem é MEDIO !
Cade o LIDER disparado de vendas ai na lista?
E porque o CRUZE está nesta lista, já que ele é GRANDE, para o INMETRO ???
Kkkkkkk
Cruze é grande segundo o Inmetro, não deveria estar na lista.
ExcluirO segmento de hatches médios infelizmente está morto. Polo e Yaris são hatches pequenos, com os preços de carros médios de antigamente e que, pelo fator preço, assumiram essa fatia de mercado.
ResponderExcluirA arte de (tentar) manipular os números para se construir o conceito que quer... Só faltou combinar com o consumidor, que não considera ambos no mesmo patamar de um Hatch Médio. O tempo passa, as expectativas também. Não adianta comparar com o passado. Polo e Yaris são compactos, um com melhor design outro com melhor mecânica. Mas ambos flertando com o simplório.
ResponderExcluirMeu pai do céu....
ExcluirQuero ver quem, em juízo perfeito, deixaria de comprar um CRUZE.... Com versão que até estaciona sozinho... Pra levar um POLO ! Kkkkkk
Os sabem tudo querem colocar pelo menos um VW em primeiro lugar do ranking de vendas como não tem colocaram o novo Gol ou melhor Polo em outra categoria,comemorem e soltem fogos,agora é primeiro.
ResponderExcluirEsses carros não são medios nem aqui e nem na China , entenderão né kkkk
ResponderExcluirO cara continua sem conhecer o português corretamente !Se liga Zé Mané !
ExcluirO pior é que o Polo não ressuscita nada e o Golf já morreu (exceção o GTI)...
ResponderExcluirDeveriam comemorar que até o dia 10 ele está na frente do Argo... Provavelmente com a diminuição de preço do Argo, isso mude até o final do mês...
Diminuição em algumas versões...
ExcluirNão quero entrar no mérito se o polo é ou não é hatch médio. Até porque tecnicamente ele é, mas para o público não é. Um coisa todos devem concordar: o polo tem um porte de médio. É baixo, é Largo e tem um entre eixo legal. Isso ninguém pode negar.
ResponderExcluirHoje na css reparei no barulho ao fechar a porta do Golf Gti e do Polo em relação ao UP. E achei que nesse ponto o UP está mais perto do Golf em qualidade de construção.
ResponderExcluirE notei que o tcross 200 tinha o local de usb debaixo do painel fechado.
Não entendo por que o celular tem que ficar com o fio pendurado no meio do painel. É nem isso de ficar regulando número de portas USB ou elas não terem nem uma moldura reflexiva pra facilitar.
O descansa braço também era melhor resolvido no golf com dois níveis de altura do que no Polo.
A Volkswagen, declarou ter atingido um novo recorde ao registar 10.000 pré-reservas do ID.3. Tudo isto em apenas 24 horas.
ResponderExcluirUma nova classe de veículos para enriquecer esse debate virá num futuro próximo?
O Golf IV sempre foi o hatch médio por definição. Ele mede 4,14 metros, e tem 2,51 de entre-eixos. Então, por lógica, um carro maior que esse necessariamente também é um hatch médio. O Yaris é em todos os sentidos. O Polo tem maior entre-eixos e maior largura e mais espaço interno. Logo, são hatchs médios, como afirma o INMETRO.
ResponderExcluirNão sei qual a dificuldade de alguns em entender algo tão simples. Suponho que sejam borderlines.
A dificuldade deles é a mesma que vc tem em comparar Polo com o Cruze. Será que o blog na próxima matéria terá que desenhar para vc entender?
ExcluirPolo e yaris Hatch médio, neste blog agente vê de tudo, só o preço que é de Hatch médio.
ResponderExcluirCruze Hatch manda lembranças.!
Golf manda lembranças
ExcluirMandava.... até era melhor mas andava menos e bebia mais.. hj em dia descansa em paz no lugar que a VW escolheu para ele!
ExcluirCoitados de nós Brasileiros. Lá fora o Golf por exemplo, é carro compacto de entrada. Corolla é Sedan compacto. Aqui no Brasil são promovidos a carros médios mas tudo bem. Agora encolheram mais ainda os carros e continuam querendo chamar de medio... coisa de 3o mundo mesmo. Pagamos cada vez mais por menos carro...
ResponderExcluirClaudio bem observado!!! o pior é que tem consumidor fake ou representante de concessionaria que tenta vender a ideia que o carro esta evoluindo... que merece um incremento no preço... que pertence a uma categoria superior.. desmerece outras marcas e por aí vai... O engraçado e que nesse blog ninguém assina as matérias rs...
ExcluirVW Polo e Toyota Yaris são hatches médios segundo a matéria. Fiat Argo é concorrente de ambos em qualquer outro site/revista/publicação. Chega a ser ridículo a parcialidade do car.blog em relação a VW. O Fiat Argo é líder de vendas entre os três. Tem medidas similares, motores equiparados, mas não consta como concorrente. Esse site chega a ser piada. Mais profissionalismo por favor.
ResponderExcluirO Argo é um COMPACTO. Definido oficialmente pelo INMETRO como COMPACTO.
ExcluirBasta conferir:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2019.pdf
O Argo, como COMPACTO, é concorrente do Gol, Fox, e Onix. E mesmo assim toma benga de todos.
De mais a mais, o Argo é uma boquetagem terceiro mundista. Motores antigos, plataforma que é o Punto piorado. E ainda um carro que a Fiat não deixa ser testado pelo Latin NCAP (que ela sabe que será um vexame, como o Mobi 1 estrela).
Caro José, agora você foi longe demais. O argo tem porte de compacto (alto, estreito e curto) e tem entre-eixo de ônix. A própria Fiat o precificou baseado nos concorrentes onix e ka. Veja o os preços do argo trekking. E outra, o argo tem construção simples (sem janela em pele de vidro, sem teto soldado soldado a laser e estamparia sem refinamento) , é provavelmente inseguro e não tem motores modernos. A Fiat até tentou , no início, concorrer olcom o polo, mas o mercado não aceitou isso. O carro encalhou no primeiro ano, quando tinha preços de polo. Somente após o lançamento da versão pelada de 40 mil o argo veio vender.
ExcluirVerdade José. Querem agora empurrar o Polo, Argo e Yaris ao preço de Golf, Focus e Bravo e para justificar os preços desses carros muito mais simples inventar essas teoria da enganação.
ExcluirYaris e Polo, de tão simples passam despercebidos nas ruas... Ou alguém já viu suspiros de emoção por eles? São bem construídos e com certa tecnologia, porém nada de extraordinário... Concorrentes do Argo e o restante é forçar a barra...
ResponderExcluirParabéns ao Carlota pelo dia das mães, pq se alguém falar mal da filha dele (Volkswagen) ele fica brava.
ResponderExcluirO Yaris virou o queridinho dos taxistas daqui da minha cidade... O Polo é o segundo.
ResponderExcluirD novo este papo furado de q Polo eh medio, etc..?ja cansou ne?vira o disco!!
ResponderExcluirO Yaris vc concorda que é medio? a matéria cita Polo e Yaris. E ai?!?
ExcluirAcho que a matéria tem uma "pequena desconexão" com a realidade!
ResponderExcluirgenti. o yaris é mico. num vendi.
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