O BMW i3 é um veículo elétrico projetado para deslocamento urbano. Ele conta com um conjunto motriz formado por uma unidade elétrica BMW eDrive capaz de gerar 125 kW (170 cv) e 250 Nm de torque instantâneo; uma transmissão automática continuamente variável, tração traseira, e baterias de alta voltagem de íons de lítio, com maior capacidade de armazenamento de energia – 120 Ah/42,2 kWh. Nesta configuração, os i3 BEV e i3 BEV Connected alcançam 335 quilômetros de autonomia (NEDC), aceleram de 0 (zero) a 100 km/h em 7,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 150 km/h. Na opção top de linha REX Full, a autonomia no modo de condução puramente elétrico é de 290 km. Com a ajuda do extensor de autonomia (REX), que agrega um motor a gasolina compacto, de 647 cm³; o veículo é capaz de rodar mais 150 km, totalizando 440 km de autonomia. Nesta versão, o 0 (zero) a 100 km/h é feito em 8,1 s, mas a velocidade máxima permanece a mesma: 150 km/h.
O BMW i3 adota a arquitetura BMW LifeDrive, concebida para veículos elétricos e capaz de proporcionar segurança, baixo centro de gravidade, redução significativa de peso. A arquitetura BMW LifeDrive é composta por duas unidades funcionais específicas.
O módulo superior Life, que integra uma célula de passageiros, construída em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP); e o módulo Drive, feito de alumínio, apta a abrigar os conjuntos motriz, de suspensão e das baterias de alta tensão, além de outros componentes estruturais do veículo.
Os motores elétricos e à combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do sistema de transmissão. As baterias de íons de lítio, por sua vez, estão acomodadas embaixo do assoalho, entre os eixos do veículo.
O BMW i3 preserva a identidade da versão antecessora. O desenho do para-choque dianteiro, por exemplo, ressalta a percepção de largura da seção frontal do veículo. Na traseira, por sua vez, chamam a atenção o para-choque, mais robusto e de apelo esportivo, e o friso horizontal metálico que atravessa a porta traseira de lado-a-lado.
Emblemas com a inscrição "eDrive" e "i3", posicionados nas extremidades da tampa do porta-malas, também evidenciam a percepção de largura. O perfil do modelo é ressaltado pela coluna A e pela linha do teto, que exibem pintura diferenciada na cor preta, e de acabamento acetinado. O conjunto óptico é formado por faróis com lâmpadas Full LED e luzes indicadoras de direção, também em LED, com desenho horizontalizado.
O interior do Novo i3 utiliza materiais naturais e sustentáveis. O revestimento dos bancos conta com tratamento natural.
A madeira aplicada ao painel de instrumentos é originária de eucaliptos cultivados e certificados na Europa. 25% dos plásticos usados no interior do i3 é reciclado e contribui para a redução das emissões de CO2 e para a conservação dos recursos naturais.
Versões, preços e itens de série
- BMW i3 BEV (R$ 205.950) – Os destaques ficam por conta dos faróis full-LED, das rodas de liga leve Turbine, de 19 polegadas; e dos freios a disco ventilado com ABS. Por dentro, chamam a atenção o painel digital, o ar-condicionado, o sistema de áudio BMW Professional, o acabamento interno Andesite Silver e o revestimento de tecido Aragats, e os recursos do BMW ConnectedDrive. Entre eles a Chamada de Emergência Inteligente, função responsável por acionar os serviços de auxílio ao usuário em caso de colisão; o BMW Teleservices, dispositivo capaz de monitorar e informar o proprietário do veículo sobre a necessidade de manutenção de determinados componentes do veículo; e os Serviços Remotos, que permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo remotamente por meio de smartphones Android e iOS. Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso. O pacote de itens inclui ainda conectividade Bluetooth, porta USB, e seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros.
- BMW i3 BEV Connected (R$ 229.950) – Além de alguns itens do i3 REX, a lista de equipamentos, neste caso, oferece ar-condicionado automático digital, sistema de Navegação Professional com BMW ConnectedDrive, que agrega Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, Serviços Remotos; mais Informação de Trânsito em Tempo Real; Serviços Concierge, que fornecem informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis; e Serviços ConnectedDrive, que permitem acessar conteúdo disponível em portais de notícias e integração com smartphones Android e iOS. Há ainda Preparação para Apple CarPlay, sistema de áudio BMW Professional, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e Parking Assistant.
- BMW i3 REX Full (R$ 257.950) – A opção top de linha vem com teto solar de cristal e acionamento elétrico, sistema de áudio Surround Harman Kardon, Parking Assistant, com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro. Chamam a atenção o acabamento interno em eucalipto e revestimento de couro Vernasca. O pacote agrega ainda as tecnologias Comfort Access e Driving Assistant Plus completam a gama de recursos à disposição do condutor. O primeiro controla o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; enquanto o segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
O compacto elétrico será disponibilizado nas concessionárias BMW i em cinco opções de cores externas, sendo duas de acabamento sólido – Branco Capparis e Black Fluid, ambas com detalhes em Azul BMWi –, e três de acabamento metálico – Azul Imperial e Vermelho Melbourne, as duas com detalhes em Frozen Grey; e Cinza Mineral, com detalhes em Azul BMW i.
Mobilidade 360
Desde julho de 2015, o BMW Group Brasil vem firmando parcerias com grandes empresas, como a Multiplan, Iguatemi, Grupo Pão de Açúcar e Ipiranga para a instalação de pontos de carregamento de veículos elétricos e híbridos em postos de combustíveis, supermercados e shopping centers nas principais capitais do Brasil. Ao todo, são cerca de 110 pontos públicos de recarga distribuídos em todo o território nacional.
Em julho de 2018, a empresa inaugurou um corredor com postos de carregamento para veículos elétricos e híbridos na Rodovia Presidente Dutra, conectando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, as maiores metrópoles brasileiras.
Com esta iniciativa, a empresa segue reforçando o seu papel pioneiro e de protagonista no mercado de veículos elétricos no Brasil.
Custava a BMW ter feito um carro menos feio ?
ResponderExcluirAfinal, o que são 250k reais para ter um carro desses no trânsito caótico das nossas grandes cidades?!
ResponderExcluiresse carro é bom para quem quer lavar dinheiro de corrupção. 206k em uma piada dessa.
ResponderExcluirSó para quem tá com muito dinheiro frio e precisa lavar. Então isso aí serve.
Correto, amigo! Carrinho broxante de tão feio.
ExcluirQuando a VW trouxer o UP! elétrico, essa coisinha horrenda não vê nem a entrada.
ResponderExcluirEle concorre com o e-Golf.
ExcluirUp? Ainda existe?
ExcluirA partir de agora somente elétrico na Europa ! Procure se informar !
ExcluirÉ caro pois é um BMW, mas o governo deu algum incentivo pra carro elétrico? Ficou mais caro, o i3 era vendido abaixo de 200000.
ResponderExcluirPequeno grande carro porém o preço está grande infelizmente!
ResponderExcluirE uma pena no Brasil ter poucas ofertas de carros híbridos e enquanto lá fora esse tipo de carro está virando moda
ResponderExcluirue carro eletrico nao ia ter incentivo fiscal? por esse preço, ninguém anima a comprar so para "ajudar" o meio ambiente. 200 mil num carro elétrico isso e so brasil mesmon esse valor vao preferir um carro super top movido a combustível fóssil e que se dane o meio ambiente....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.