A Ford apresenta na Europa a nova geração do Ford Focus ST, que será, segundo a montadora, o mais rápido e ágil da história, tanto em estrada quanto em pista. O modelo estará a venda na Europa ainda no primeiro semestre, com motores gasolina ou diese, e com uma série de novas tecnologias derivadas de modelos Ford GT e o Mustang .
O novo Focus SR 2019 é o primeiro Ford com tração dianteira a obter um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (eLSD), destinado a melhorar a estabilidade nas curvas. Serão ofertadas duas transmissões: caixa manual de seis velocidades e um automático de sete velocidades.
Os modos de acionamento selecionáveis são outra novidade para o Focus ST. Eles incluem Slippery / Wet, Normal e Sport, além de um modo Track para versões equipadas com o pacote Performance. Os modos de direção ajustam vários parâmetros, incluindo a direção elétrica do ST, que é a mais rápida da Ford até agora e 15% mais rápida do que a de um Focus padrão .
Há também o sistema de amortecimento continuamente controlado (CCD), padrão em variantes de gasolina de cinco portas, que monitora a suspensão, direção e freio para ajustar as respostas de amortecimento a cada dois milissegundos e promete "refinamento final".
O Focus ST movido a gasolina adota o motor Ecoboost de 2.3L da Ford, e é o mais potente motor oferecido em um Focus ST. Ele oferece 280 cv a 5500rpm e 420 Nm de torque de 3000rpm a 4000rpm. O sprint de referência de 0-100 km/h é realizado em 6,0 segundos, tornando-o pelo menos 0,5 segundo mais rápido do que o modelo atual do Focus ST.
A tecnologia anti-lag, desenvolvida originalmente para o supercarro GT, destina-se a fornecer potência imediata nos modos Sport e Track. O sistema mantém o acelerador ligeiramente aberto quando o motorista tira o pé do pedal, facilitando a reversão do fluxo de ar e permitindo que a pressão de reforço seja construída mais rapidamente sob demanda.
Enquanto isso, o Focus ST diesel, com seu motor Ecoblue de 2.0 litros e 187 cv, possui o mais potente motor diesel já oferecido em um Focus. Ele fornece potência de pico a 3500rpm e 400 Nm entre 2000rpm e 3000rpm. O modelo produz 10% a mais de potência do que o dobro do torque do Focus ST diesel.
A Ford diz que a transmissão manual de seis velocidades do ST ajuda a “mudanças de direção mais urgentes e uma sensação mais esportiva”, graças a uma redução de 7% em relação ao Focus padrão. Ela incorpora a tecnologia "Revmatching", visto pela primeira vez no Mustang, também é introduzida como parte do pacote de desempenho opcional para modelos manuais Ecoboost.
O Focus ST, movido a gasolina, recebe o novo diferencial eletrônico de deslizamento limitado da Ford, o diesel recebe a tecnologia de controle de vetorização de torque, que reduz a subvaliação ao aplicar força de frenagem na roda dianteira interna nas curvas.
Ajustes externos sobre o modelo padrão são sutis: há rodas de liga exclusivas, uma grade revisada para maior resfriamento e mudanças na asa baixa e cortinas de ar para melhorar a aerodinâmica. Na parte traseira, há um spoiler e escapamentos duplos. O pacote Performance adiciona pinças de freio vermelhas.
No interior, o Focus ST recebe bancos dianteiros Recaro, um volante desportivo e uma série de características em relevo ST, e o ruído do motor e do escape é amplificado nos modos Sport e Track.
O preço não foi divulgado, mas espera-se que o modelo comece em torno de EUR 32.000 Euros no mercado europeu.
Conclusão
O Novo Focus ST 2020 parece dispor de credenciais para enfrentar o atual Golf GTI. Mas serão suficientes para enfrentar o novo Golf GTI (Mk8), que deve chegar com 300 cv?
Máquina!
ResponderExcluirQueria entender o que a FORD pensa para o Brasil...
ExcluirFim de linha pra Fiesta, fiesta sedan e focus.
O qie ficará no lugar desses produtos?
Nem a imprensa aponta o futuro da FORD no Brasil
Ford está tendo grande prejuízo na America do Sul à alguns anos, para ela sobreviver aqui ela vai somente focar em modelos de carros rentáveis para ter lucro, então carros como Fiesta, Focus vão daqui a pouco tempo despedir das plantas de produção e investir nestas novas gerações do Fiesta e Focus não tem retorno que justifique a fabricação aqui nesse continente Sulamericano e a montadora vai focar na linha KA, ECOESPORT, MUSTANG, RANGER e a nova pick up(anti Fiat Toro)
ExcluirÉ!
ResponderExcluirA Ford desistiu de elaborar um 2.0L para brigar por Nurburgring ...
Fiesta campeão mundial de rally.
ExcluirFord GT campeão em sua categoria nas corridas de Endurance.
O motor Ford está entre os maiores vencedores da F1.
Nurburgring é só um teste exibição, na prática a Ford já mandou o recado nos campeonatos conquistados.
Nenhum desses carros de competição são carros de rua, um produto de acesso.
ExcluirO fato é que a Blue Oval está mal das pernas para investir melhorias ou um novo 2.0L que seja competente o suficiente para superar os 300 cv ...
O seu argumento é estranho e sem base como sempre.
ExcluirVocê fala em Nurburgring e depois fala em carros de acesso. "Nossa" que coerência!
O que você acha bom?
Etios Fred Flintstone?
Yaris carpete de papel?
Hilux capotadora?
Por favor, cadê o Toyota 2.0 turbo com 300 cv já que você insiste nessa bobeira?
A Ford está correta em apostar no 2.3 turbo para seus esportivos ST e futuro RS, porque o torque desse motor é espetacular.
Daqui a pouco você com seus argumentos sem sentido vai criticar o 2.5 turbo da Audi, que é usado em vários de seus esportivos.
Toyota é tão boa, que dá traço na Europa, não lidera nos EUA, não lidera na China, não lidera na América Latina.
A Toyota é uma marca genérica que vende pingado em vários lugares, mas que não lidera em lugar nenhum de grande importância.
Já a Ford lidera nos EUA, lidera no Reino Unido e na Europa é a mais vendida das marcas não europeias.
Tá bom!
ExcluirCoerência mesmo é achar que o Fiesta campeão do Rally está disponível à venda. Assim como algum modelo de carro vem dotado dos motores da F1.
Atualmente, o detentor do título de o 2.0L FWD mais rápido de Nurburgring é do Honda Civic Type-R.
Recentemente até a BMW desenvolveu um 2.0L que supera os 300 cv com brutais 45 kgfm.
Até mesmo a VW trabalha o atual 2.0 EA888 para gerar mais de 300 cv em série.
O fato é que a Ford não tem perspectivas de investir melhorias no atual 2.0L por razões à crise financeira.
Não é nem questão de o 2.3L ser competente ou não.
A Toyota evidentemente não quer partir para desenvolver motores turbos de maior volumetria.
Prefere pegar emprestado da BMW.
Ninguém falou que a Toyota é uma marca premium.
Genérica como qualquer outra marca.
Só para esclarecer, a Toyota é líder de mercado em 17 países. Além disso, tem o carro mais vendido do planeta por anos consecutivos. O simplório Corolla.
É a maior fabricante de carro do planeta; a marca automotiva mais valiosa; a marca automotiva civil mais eficiente e rentável.
Apenas fatos!
Esse Focus não tem condições nem de enfrentar o atual Golf GTI "final edition" com 290 cv. Ele já chega atrás do Golf que está saindo de linha. O novo Golf mk8 que chega este ano virá para humilhar esse Focus e também o Mercedes A35 AMG e também o BMW m140i.
ResponderExcluirMas mesmo que consideremos o Focus em si, o carro tem um design estranho. O interior é datado. Pior, precisa de um motor 2.3 turbo para tirar menos potência que o 2.0 TSI da VW.
Enfim, piada. Esse carro desponta para a irrelevância.
Joker kkkkkkkkkk
ExcluirAquele Golf novo com olho de japonês triste não é estranho né?
ExcluirO que desponta para a irrelevância são os seus comentários.
Excluir2.3 porque eles uriutili em vários carros, de Mustang a camionetas série F. Esse é o tal cisto benefício que é o que importa kkk
ExcluirJesus, eu gosto da Volks mas vc ta loko, o Golf nem foi lançado ainda portanto o carro do momento dos médios ai e o Focus e shiuu, você e muito CHATO!!!!!
ExcluirEis um automóvel belíssimo de para-choque a para-choque o ford focus.
ResponderExcluirConcordo. É a melhor geração de todos os Focus
ExcluirCarrão. Pena que a Ford não renovou o Focus na AL e matou o carro, assim como a VWB com o Golf. Essa moda do SUV vai passar e cade os hatches, só importando e caro.
ResponderExcluirEste é o carro que mais motiva a VW a melhorar cada vez mais o Golf a fins de competir de igual.
ResponderExcluirBelo carro. Com câmbio manual deve ser melhor ainda de dirigir.
ResponderExcluirSo pra dar o gostinho pra brasileirada.....sobrou so importados o volvo 40 é o melhor hatch medio no nosso mercado em declinio.
ResponderExcluirSerá que valeria a pena importar um focus desse com câmbio manual ?!?
ResponderExcluirGostei muito dos Bancos deste Focus. Claro, são os legítimos e lendários RECARO.
ResponderExcluirGolf piada
ResponderExcluirFocus, dinâmica, dirigibilidade,performance, Belo, convidativo, show de automóvel, perfeito em tudo.
Fecha a conta , ford focus manda um abraço mas só um abraço.
Então vc não sabe e não conhece o Golf 7, mesmo o 4,5 é melhor carro que o Focus latino.
ExcluirTá aí alguém que nunca andou de Focus!
ExcluirPrefiro este a um Golf GTI
ResponderExcluirPrefiro Equinox Cruze sedan Fusion, nao gosto de Hatch, Mais esse e o Cruze são superiores ao golf
ResponderExcluirOutro que nunca andou de Golf 7.
ExcluirExcelente focus, tomara que um dia teremos um dessa geração.
ResponderExcluirMuito bonito
Fala agr que o motor do focus é superior mesmo com 300 ml a mais gera 20 cv a menos q o 2.0 da vw.
ResponderExcluirPotência não é tudo, veja o torque elevado 42,83 kg, isso faz muito diferença! Fora isso um carro esportivo tem que ser rápido em curvas, ter grande acerto e nisso a linha Focus é a referência da categoria, e esse ST ainda recebeu itens de acerto "só" do Ford GT e do Mustang.
ExcluirFantástico!!!
ResponderExcluir280 cv e 42,83 kg de torque.
Já era o de melhor estabilidade e dirigibilidade da categoria, com os novos recursos vindos do Ford GT (!!!!) e do Mustang (!!!!) + o novo motor, vai moer a concorrência!
Falou em esportivo, falou em Ford!
Deveria a Ford trazer esse pro Brasil o ST aí compra quem tem pra pagar igual Mustang e Edge St
ResponderExcluirDeveria a Ford trazer esse pro Brasil o ST aí compra quem tem pra pagar igual Mustang e Edge St
ResponderExcluirLembra um pouco o Veloster da Hyundai...
ResponderExcluirAí meu pâncreas 😥
ExcluirA Ford deveria trazer toda a sua linha de esportivos para o Brasil:
ResponderExcluirFIESTA ST
FOCUS ST
FOCUS RS
FORD GT
RANGER RAPTOR
Eu tenho um mustang 2.3 ecoboost.
ResponderExcluirAcredito q seja o mesmo motor.
O potencial para preparação é muito bom.
Chegando com tranquilidade aos 400cv d motor.
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