A revista alemã Auto Bild publicou um vídeo no dia 30/12 afirmando que a Volkswagen estaria desenvolvendo uma versão mais acessível do Golf para o mercado europeu.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Segundo a Auto Bild (veja aqui), esse "Golf Light" seria "um autêntico VW, enérgico como o primeiro Golf (mk1), com tamanho do segundo (mk2) - e barato!"

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Segundo se depreende do vídeo (reproduzido abaixo), o projeto pretende criar um carro na faixa de 4 metros, com preço na faixa de € 10.000 Euros, para suceder o Up! (este será transformado em carro exclusivamente elétrico).



Se esse novo "Golf Light" terá as dimensões do Golf Mk2, então ele teria cerca de 4 metros de comprimento (o Golf mk2, das imagens, tinha 3,985 metros) - e seria, então, menor que o Polo (que tem 4,06 metros). Aliás, a revista diz que ele seria baseado na plataforma "MQB-A0" - a mesma do Polo e do Scala (que é maior que o Golf).

VW Golf Light - dimensões do Mk2

A revista diz ainda que o interior abandonaria o revestimento em material macio, e usaria plástico rígido, com um formato que seria fácil de montar, para reduzir custos.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Outro ponto de simplificação seria o capô do motor, que não teria mais o amortecedor, mas apenas uma vareta - como nos carros mais simples. O motor seria exclusivamente o 1.0 TSI, com transmissão manual de cinco marchas, ao DSG-7.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

A questão fundamental que sustentaria o projeto seria o conhecido processo de sofisticação cada vez mais intensa do Golf. O Golf Mk7 já é um carro extremamente refinado, com características premium, e o Golf mk8 será ainda melhor, com um sistema elétrico de 48V, propulsão híbrida leve e até sistemas de condução autônoma nível 3, advindo do Audi A8. Claro que isso tem preço - que coloca o Golf cada vez mais distante do alcance do público original para o qual foi criado.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Dessa forma, esse "Golf Light" seria essa resposta. Entretanto, seria estranho um Golf com dimensões menores que as do Polo - algo mais factível seria algo no tamanho do Scala, superior a 4,3 metros - isso faria sentido na gama da marca - e poderia ser até mesmo uma versão VW do Skoda Scala.

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Alguém no Auto Bild fumou ervinha do capeta demais.

    ResponderExcluir
  2. O VW Golf hoje é o melhor hatch Premium do planeta, muito superior aos seus rivais Bmw série 1 e Mercedes Classe A.
    A VW está criando uma versão mais barata para concorrer no andar de baixo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, o melhor hatch do mundo da categoria é o Focus, e o Golf não concorre com BMW e Mercedes, não viaja!

      Excluir
    2. genti; se o focus é tão bom pq não vendi?

      Excluir
    3. E se o Golf é tão bom, pq não vende?

      Excluir
  3. Hatchs medios estao caminhando p a extinçao no brasil somando vendas do golf cruze focus 308 e cia em 2018 deu 0,67% do mercado. Quem quiser um hatch medio de qualidade por aqui vai ter q buscar os importados como o volvo v40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Polo é um hatch médio, conforme definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo hoje faz as vezes no Brasil do Golf mk4. Ele é das dimensões do Golf mk4, e tem até mais espaço interno. Então o Polo é atualmente o hatch médio por excelência no Brasil, ou seja, o Polo hoje é o Golf. Até mesmo porque a VW chama ele de mini-Golf. Mas "mini" só em relação ao Mk7, pois em relação ao mk4, ele é um macro Golf.

      Então o Polo sendo na verdade o Golf, ele vende mais de 6.000 unidades por mês, sendo o 5º carro mais vendido do País.

      Excluir
  4. Acho a a VW deveria lançar um carro assim mesmo ,já q até o up foi um.carro caro .

    ResponderExcluir
  5. Eu tive dois golf mk2 os dois GTD, 1.6 turbo diesel.(na europa) Rodei mais de 240mil km com o segundo e o unico problema foi que arrebentou o cabo da embreagem . Excelente carro!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser uma ideia europeia da substituição do gol/Up/Fox(no nosso caso) por um "New Gol".

    ResponderExcluir
  7. Um Golf menor e com acabamento mais simples para os europeus? Simples: vendam o Polo brasileiro por lá.

    ResponderExcluir
  8. Que os astros iluminem a VW para direcionar o design desse Golf Light como uma releitura do mkII... Uma das gerações mais icônicas, com a tecnologia e liberdade de design dos dias atuais, ficaria muuuuito perfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem