A Volkswagen e a Ford anunciaram uma amplamente antecipada aliança global para reduzir custos e melhor enfrentar a revolução tecnológica que se pronuncia na indústria automotiva nos próximos anos com eletrificação e carros autônomos.
A primeira etapa dessa colaboração envolve desenvolvimento de vans comerciais e caminhonetes de médio porte. A Ford vai projetar e construir picapes médias sucessoras da Amarok e da Ranger, que devem chegar ao mercado já em 2022. Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.
O acordo foi anunciado pelos principais executivos das duas marcas, CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett. É importante considerar, porém, que além dos custos de desenvolvimento de novas tecnologias, há um cenário de desaceleração de vendas nos próximos anos nos principais mercados, EUA, Europa e China, que a indústria terá que lidar.
A aliança foi anunciada logo após a Ford divulgar, na semana passada, que irá cortar milhares de empregos na Europa e fechar fábricas. Suas vendas na Europa caíram 2,3% nos primeiros 11 meses do ano passado, e a marca perde dinheiro na Europa há mais de dez anos.
No caso da Ford, há um complicador adicional: como suas operações europeias estão concentradas na Inglaterra, o Brexit a afetou de forma significativa. Entretanto, o CEO negou que a Ford planeja uma solução com a General Motors fez em 2017, que saiu completamente do mercado europeu, quando vendeu a Opel e Vauxhall para o grupo PSA, proprietários da Peugeot e da Citroën.
Hackett afirmou à imprensa europeia: "Achamos que há um projeto para o futuro que nos permite estar na Europa com produtos da marca Ford. Mas precisamos colocar o sistema industrial na construção certa para isso". Isso sugere que a Volkswagen poderia fabricar carros da marca Ford na Europa.
As ações as duas empresas subiram nesta semana com o anúncio. Entretanto, na terça feita as ações da Ford caíram 1,67%, enquanto a Volkswagen ficou estável. A leitura de analistas do Morgan Stanley é que a Ford tem sua principal fonte de valor de mercado ns picapes F-Series nos EUA, que estão fora do acordo com a Volkswagen. E que o principal problema da marca do oval é a Europa, onde a Volkswagen é amplamente dominante e opera com excesso de capacidade. O banco americano acrescentou que "é improvável que a Volkswagen colabore em algo significativo com qualquer OEM que não possa controlar substancialmente”.
Por outro lado, Arndt Ellinghorst, analista da britânica Evercore ISI, apontou ao Financial Times as sinergias: "A VW é dominante na Europa e na China, assim como em Veículos elétricos; A Ford é forte na América do Norte e veículos comerciais, e tem seu próprio programa de carro autônomo", de modo que a união “só pode ser vista como um passo a direção certa ”, acrescentando que o acordo foi “projetado para oferecer muito mais escala em produtos. Isso beneficiará ambas as empresas”.
Por fim, o CEO da VW, Diess, acrescentou que a aliança Ford-VW não deve ser vista como outra Nissan-Renault, pois os dois grupos não detém participações acionárias no outro, e tampouco indicam membros da diretoria.
A Ranger é uma moribunda no mercado brasileiro. Diesel não existe. Só vende alguma coisa flex. Mas a picape é uma piada, a Ranger. Pula como uma cabrita, o motor é antigo, e a transmissão mais ainda.
ResponderExcluirO que a VW vai fazer é ensinar a Ford a fazer picape média. Na verdade, vai pegar a plataforma da Amarok, e deixar a Ford fazer a Ranger sobre ela. Mas duvido que o motor V6 da Amarok será usado na Ranger. No máximo o 2.0 TDI (que já é superior ao 3.2L diesel da Ranger).
Mas já será um avanço e tanto para a Ranger, até mesmo porque vai usar a tecnologia 4Motion da Amarok, que é disparada a melhor do mercado.
Isso é a cenoura que a VW oferece para a Ford, pois o que a VW fará mesmo é comprar toda a operação Ford. E vai começar encampando as fábricas da Ford nos EUA, e fechando todas as da Ford na Europa.
Os únicos carros da Ford na Europa, Focus e Fiesta, serão fabricados pela VW. O que é outra vantagem para a Ford, pois, até que enfim, teremos Ford´s com qualidade de montagem, e de acabamento, e não essas boquetagens que temos no brasil.
Nossa que sono deu lendo isso ZzzzZZZzzzzZZzz
ExcluirA VW começou a fazer pick-up ontem, a Ford faz há quase 100 anos, quem será que tem mais know how pra isso? Só relincha esse asno.
Excluira vw sabe fazer carro a diesel? cade a noticia do escandalo novamente?
Excluirameba4carros você é um fanfarrão
Esse menino mi faz ri muito... Carlota você é pior que torcedor de fanático de time de futebol. Porque o torcedor pelo menos xinga, reclama, fala mau da equipe do técnico. Para você tudo da VW é certo, correto e digno ate mesmo nas fraldes, escândalos e processos. Como você mesmo diz PURO RELINCHO e mais nada de seus comentários. Procura um tratamento menino.
ExcluirDeve ser por isso que a VW pediu pra amarok ser baseada na Ranger...
ExcluirVai ser burro lá longe!
Ranger é uma piada? Então pq a VW precisou da Ford para fazer a nova amarok? F150 a melhor pick up do mundo
ExcluirEssa é a tendência das montadoras em todo o mundo.
ResponderExcluirO Grupo Volkswagen vai absorver a Ford ainda este ano.
ResponderExcluirNa realidade a Ford está dando uma picape em troca de utilizar as fábricas na Europa, resumindo a Ford está enganando a VW, pois os produtos de maior sucesso estão fora do acordo, que são as F-Series e SUVs. Esse acordo é para a Ford se manter no mercado europeu, pois nos EUA a VW continuará sendo uma mera coadjuvante. A propósito está aliança é só para redução de custos de desenvolvimento, não houve troca de ações, portanto cada uma não tem nada da outra. Apenas futuros projetos em comum.
ExcluirVolkswagen ensinar a Ford a fazer pick up???? Essa foi a melhor piada que ouvi esse ano, pateta!
ResponderExcluirVolkswagen ensinar a Ford a fazer pick up???? Essa foi a melhor piada que ouvi esse ano, pateta!
ResponderExcluirem que o 2.0 TDI é superior ao 3.2L diesel da Ranger???
ResponderExcluirEmissões de poluentes, ué!
Excluirsim, VW é especialista em emissão de poluentes nos motores diesel.
ExcluirA Ford terá as principais atribuições neste começo:
ResponderExcluir1) tornar a Amarok uma picape de verdade (baseada na Ranger, a melhor do mundo na categoria);
2) desenvolver a próxima Kombi (setor em que a Ford tem o melhor carro de carga urbana do mundo, a Transit).
À VW sobrou desenvolver veículos de carga pequenos para a parceria, uma atribuição menor e menos importante.
No futuro a parceria será entre os elétricos.
O Carlos está com problema de vistas porque esta escrito no texto "A Ford vai projetar e construir picapes médias sucessoras da Amarok e da Ranger, que devem chegar ao mercado já em 2022".
ResponderExcluirCarlota deve estar entalada com essa notícia.
ExcluirÉ difícil pra ele reconhecer q a Ranger é melhor q a Amarok.
Segundo a própria montadora alemã.
Já vivi e vi essa história antes!!! Vide aqui no Brasil "AutoLatina"!!! Lembram-se???
ResponderExcluirCom esse acordo a VW reconhece q ainda não sabe fazer pick UPS.
ResponderExcluirQ a Amarok precisa ser refeita pois é muito custosa, o próprio CEO da VW na entrevista citou q a Ranger é muito mais lucrativa q a Amarok.
quem troca um carro com visual e motor harmonioso que é a Ranger por aquele trator de 1950 que é a Amarok ? Saiiii sai , a VW só faz carros sóbrios com cara de funerária !
ResponderExcluirSe formos analisar os números friamente, não de forma apaixonada, a FORD é muito mais eficiente. O grupo VW tem 10 marcas a mais que a FORD, mais que o tríplo de funcionários, e não fatura nem o dobro que a FORD.Isso dá USD 410K por funcionário na VW, e USD 765K gerado por funcionário na FORD. Comprovando que a FORD tem foco no negócio, e é uma empresa enxuta. Vale lembrar que na crise de 2008, onde a Chrisler quebrou e o governo socorreu a GM que quase faliu, a FORD foi a única a não precisar de empréstimo nos Estados Unidos.
ResponderExcluirA VW fatura mais de US$ 100 bi a mais por ano, que a Ford, em torno de US$ 264 bilhões de dólares, enquanto a Ford está em R$ 150 bi.
ExcluirE a VW só está praticamente comprando a Ford, primeiro, porque a VW vale US$ 100 bilhões de dólares, e a Ford fica em US$ 33 bi.
E o fato de a VW ter mais empregados, este é o grande segredo de sua alta lucratividade, pois sua produção é altamente verticalizada, e por isso ele a lucra muito. Num mercado competitivo como o automotivo, empresas horizontalizadas com a Ford não tem como lucrar, e aí só resta serem compradas por outras mais eficientes, como a VW.
Carlota, poderia pôr gentileza postar aqui o link com a notícia de aquisição da Ford por parte da VW? Pois em todos os canais aí motivos falam de aliança para desenvolvimento de veículos, visando economizar com custos de projetos.
ExcluirVocê é um fanfarrão, moleque, mal saiu das fladas, deve andar e de ônibus, acha que a vW se quer lembra ou sabe de sua existência? Fica falando asneiras. Vai caçar o que fazer, procurar um emprego, pois quem sabe assim você poderá comprar um VW pra dizer que é seu.
Luiz Garcia, vc colocou muito bem a disparidade entre as montadoras, marca por marca a Ford está melhor colocada q a marca nucleo VW.
ExcluirNão é demerito da alemã, visto ela se colocar como uma grande marca popular.
O volume do faturamento vem da composição de todo conglomerado, que possui mais de uma marca de luxo e de super esportivos, destacando-se a premium popular, Audi.
Ficou com vergonha de colocar a foto da amarok do lado da Ranger? :):):):)
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