O carro voador da fabricante norte-americana de aeronaves Boeing, projetado para transportar passageiros em ruas congestionadas e se esquivar arranha-céus, completou seu primeiro voo de teste na terça-feira, oferecendo uma visão do futuro do transporte urbano que a gigante aeroespacial e outros estão tentando moldar.
Um protótipo do veículo aéreo de passageiros autônomo completou uma decolagem, voo e pouso controlados durante o teste realizado em Manassas, na Virgínia, disse o fabricante de jatos militares e comerciais em um comunicado na quarta-feira. Impulsionado pela eletricidade, o modelo foi projetado para um voo totalmente autônomo, com alcance de até 80 quilômetros, segundo a Boeing.
A fabricante de aviões, assim como sua concorrente Airbus, estão entre as empresas que investem em modelos de carros voadores e drones para transporte de passageiros - algo com potencial de ser a próxima revolução na indústria aeroespacial. O modelo da Boeing decorre da aquisição da Aurora Flight Sciences em 2017, cujos projetos incluem um novo táxi voador que está desenvolvendo com a Uber Technologies Inc.
Outros também estão desenvolvendo apressadamente conceitos de aeronave para o mercado. Vahana, o táxi aéreo autopilotado desenvolvido pela A3, o posto avançado do Airbus no Vale do Silício, completou seu primeiro vôo de teste no ano passado. A Intel Corp. e a EHang Inc. também estão testando seus veículos voadores.
O braço de mobilidade urbana da Boeing , a Boeing NeXt , contratou a Aurora para projetar e desenvolver o protótipo. Embora a Boeing não tenha dito se o modelo é o que está sendo desenvolvido para a Uber, a montadora afirmou nesta quarta-feira que o veículo está no caminho certo para ser um táxi aéreo na rede planejada da Uber Air. Dallas-Fort Worth e Los Angeles serão as primeiras cidades dos Estados Unidos na rede de compartilhamento aéreo, e os serviços comerciais podem começar em 2023, disse.
O portfólio da Boeing NeXt também inclui um veículo aéreo de carga totalmente elétrico - projetado para transportar até 223 Kg - que completou seu primeiro vôo interno no ano passado e está programado para testes ao ar livre este ano.
Vôos futuros do protótipo PAV de 9,1 metros de comprimento e 8,5 metros de largura testarão o voo direto de asa e a fase de transição entre os modos de vôo vertical e dianteiro, de acordo com o comunicado da Boeing. A companhia também continuará testando para avançar na segurança e confiabilidade da aeronave.
O que vai ter de encomenda pro Uber...
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