A transmissão automática AISIN de 6 marchas hoje é um item comum na gama Volkswagen, sendo oferecida até mesmo em modelos de acesso, como Gol e Voyage. Essa transmissão estreou na linha VW em setembro de 2007 na linha Golf, substituindo a de quatro marchas usada até então.
Em 27 de setembro de 2007 a Volkswagen do Brasil anunciava a chegada de um "novo Golf" ao mercado com uma grande novidade tecnológica: a transmissão automática Tiptronic de 6 marchas (AG6). Disponível para a versão 2.0, essa nova transmissão dá ao veículo esportividade, conforto e, principalmente, economia de combustível.
“Nenhum outro modelo concorrente nesse segmento oferece uma transmissão com essa tecnologia. Esse Golf reforça ainda mais a posição “best in class” desse veículo, e o consumidor ganha em conforto e prazer ao dirigir”, informava Fabrício Biondo, gerente Executivo de Planejamento de Marketing da Volkswagen do Brasil à época.
A melhoria de conforto é gerada pelo maior número de marchas, o que permite um escalonamento mais suave, -- as trocas são feitas em degraus menores. Com isso, há uma perda menor de rotação do motor, resultando em bem-estar para os ocupantes do veículo.
Com o novo câmbio, o Golf 2.0 ficou cerca de 6% mais econômico quando utilizado em estrada, comparando-se com o automático de 4 marchas. Se confrontarmos com a versão 2.0 equipada com transmissão manual de 5 marchas, o consumo é praticamente compatível no trecho rodoviário de 16,2 km/l, enquanto o automático fica em 16,1km/l.
A transmissão Tiptronic de 6 marchas tem, além das tradicionais posição P, R, N e D, a direção esportiva, representada pela letra S. Acionando-se este modo, a troca de marchas será feita em rotações mais elevadas. Além disso, o funcionamento do sistema é capaz de adaptar-se à forma de dirigir do motorista.
Além de proporcionar uma dirigibilidade mais esportiva, pela escolha manual das marchas, o Tiptronic permite que o condutor recorra ao uso do freio-motor. Nesse câmbio de 6 marchas, as posições 1, 2 e 3, existentes na versão anterior, foram substituídas pelo modo Drive e Sport, sendo necessário selecionar a função Tiptronic para evitar a passagem de marchas superiores.
O conversor de torque (CT), responsável pela transmissão de torque do motor para o câmbio, tem como objetivo otimizar o desempenho e o consumo de combustível do veículo. O resultado vai depender de três fatores: o modo/programa selecionado na alavanca, a carga do motor e a velocidade do veículo. Quando acionado o Tiptronic ou Sport, o conversor é bloqueado rapidamente, para tornar a troca de marchas mais esportiva. Nas subidas de rampa, o CT permanece bloqueado a partir da 2a. marcha.
Além de toda a tecnologia e interatividade do sistema, o veículo ainda dispõe do sistema DSP, um programa capaz de gerenciar e equalizar as condições de rodagem do veículo e adequá-lo a forma de dirigir do motorista, otimizando o funcionamento da transmissão.
Motor e desempenho
O propulsor 2.0 litros 8V a gasolina do Golf 2008 não é flex, e entrega a potência máxima de 116 cv e o torque máximo de 170 Nm. Umas das principais vantagens deste motor é o alto torque em rotações mais baixas, conferindo ao veículo muita agilidade. Com ele, o Golf Tiptronic 2.0 acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 s e desenvolve a velocidade máxima de 192 km/h.
Versões
No Brasil, o Golf 2008 era comercializado em oito opções de acabamento: Golf 1.6, Golf 1.6 Sportline, Golf 2.0, Golf 2.0 Tiptronic, Golf 2.0 Comfortline, Golf 2.0 Comfortline Tiptronic, Golf 1.8 GTI e Golf 1.8 GTI Tiptronic (veja detalhes desta versão aqui). O consumidor também encontrava o modelo disponível com três motorizações – 1.6 litro 8V Total Flex (nas versões Golf 1.6 e Sportline), 2.0 litros 8V a gasolina (Golf 2.0, 2.0 Tiptronic, 2.0 Comfortline e 2.0 Comfortline Tiptronic) e 1.8 turbo 20 V a gasolina (GTI e GTI Tiptronic).
O carro também trazia de série, em todas as suas versões, um pacote de equipamentos que incluía ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, espelhos elétricos com auto rebatimento em manobras, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com lâmpada “Cool Blue”, retrovisores com o pisca incorporado e porta-óculos.
O Focus 2019 se inspirou nesse carro, e conseguiu chegar nele. Agora o Focus 2019 pode-se dizer que está no mesmo nível do Golf, mesmo que 2008. Tudo bem, tá um pouco atrasado, mas para quem não conseguia nem chegar, agora já chegou. O Focus 2019 traz eixo de torção e tiptronic.
ResponderExcluirTemos que parabenizar a Ford por essa conquista! Palminhas! Palminhas.
Kkkkkkk, a Carlota deve ser um ex funcionário da Autolatina que teve como chefe um cara da Ford que judiou dele, só pode, pra escrever tanta abobrinha.
ExcluirKkkkkkk, a Carlota deve ser um ex funcionário da Autolatina que teve como chefe um cara da Ford que judiou dele, só pode, pra escrever tanta abobrinha.
ExcluirResumo: manco e beberrão.
ExcluirTive um Sportline 2014 com pacote Limited Edition! Fui apaixonado pelo carro, o acabamento era fantástico, o carro era muito gostoso e suave de dirigir. Foi um dos meus carros preferidos. Sempre achei esse design muito bonito, e até hoje, mesmo depois de uma década, quando vejo na rua tenho a sensação que o design continua atual e acho o carro lindo. Nunca deu problema nenhum, era só abastecer e revisões básicas. Esse carro me deixou saudades...
ResponderExcluirCorrigindo, foi um 2013!
ExcluirTive um Sportline 2009 com bancos totalmente em couro (couro de verdade) e ar condicionado digital. O carro era um espetáculo, lindo e uma delicia de dirigir.
Excluirtive um 2013 e, realmente, foi um dos melhores carro q já dirigir.. ah dirigibilidade desse carro é fantástica.
ExcluirTempo de 0 a 100km/h de um carro 1.3 ou 1.4. Muito fraco. Um Honda Civic 1.8 desse ano andava mais. O Focus 2.0 também tinha desempenho melhor.
ResponderExcluirErrado. Yaris 1.5 faz de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos. O Argo 1.8 Automático em mais de 13 segundos.
ExcluirE daí se Yaris e Argo hoje andam menos? Civic e Focus da época andavam mais. Fatos, apenas fatos.
ExcluirBuuufo.
Excluiraisin denso?
ResponderExcluirAínda consegue ter um desenho muito atual apesar do tempo.
ResponderExcluirFocus sempre foi muito melhor. 2.0 do Santana 1990. O Jetta 2016 usou tambem
ResponderExcluirOnix o Muscle Car Popular é mais Bonito que o Golf.
ResponderExcluirMas pq a linha VW 2019 usa uma transmissão de 11 anos atrás... será que nao tinha nada a evoluir??
ResponderExcluirPq a Toyota usou até pouco tempo o antiquado câmbio at4 no corolla e usa até hoje no etios?
ExcluirLukoh, porque brasileiro tem que ser estudado pela NASA. Escuta um buxixo e faz dele uma regra. Ex: falaram mal dos modernos e eficientes câmbios DSG, daí a Marca disponibiliza o antiquado AISIN Tiptronic. Assim como em torno de 5.000 loucos, pagam 100k por um Corolla, pois ouviram dizer que os Toyotas tem baixa manutenção, dai, pagam caro antes por isso e acham que estão economizando
ExcluirRealmente era um carrão mesmo.... Excelente acabamento interno, lindo por dentro e por fora, excelente dinâmica. Câmbio bom....
ResponderExcluirSó mesmo o motor era ruim....
Golf com câmbio AT de 4 marchas? Acho que sempre foi 6.... Ta certo isso?
ResponderExcluirComplicado deste carro é o seguro.
ResponderExcluirNa verdade o preço do seguro do Golf é o mais barato entre seus concorrentes. O Golf tem seguro mais barato que Focus, Cruze e Peugeot 308.
Excluirhttps://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html
Realmente... aqui no interior da Bahia, o Golf é o mais caro. O um Cruze 13/14 o seguro fica por volta de R$ 1600,00.
ExcluirEsse Golf de 2008 é superior em muitos aspectos ao Cruze Sport6 2019. Esse Golf vem com painel inteiramente revestido em material soft touch, já o Cruze tem com plástico duro em tudo. A transmissão automática desse Golf é superior à do Cruze, pois é mais macia no funcionamento e troca marchas de forma imperceptível.
ResponderExcluirO Cruze tem um câmbio com funcionamento áspero e trocas de marchas com alguns trancos. O Golf tem porta malas de 315 litros, e o Cruze de 290. O Golf tem mais espaço na traseira que o Cruze.
Enfim, interessante como esse Golf é superior ao Cruze Sport6. Agora, quando compara o Cruze anterior com o Golf IV, aí o Golf humilha sem dó:
https://www.car.blog.br/2013/05/vw-golf-sportline-x-gm-cruze-sport6-o.html
Quando as pessoas criticam do polo não ter soft no painel, esse MSC ( movimento sem carro) da carlotinha diz que o povo e BIXA, pois tem prazer ao ficar tocando no painel. Quando é o golf, o soft se torna uma coisa que o torna melhor.....
ExcluirDigno de pena
Mas no comentário de cima MSC, vc colocou o golf como concorrente do cruze, Focus e 308...depois coloca o pólo como concorrente do cruze.... Sintoma claro de piscicopatia....
ExcluirPolo é concorrente do Cruze, assim como o Golf Mk4 era. Aliás, Polo atual e Golf Mk4 têm basicamente as mesmas dimensões, e o Polo é maior por dentro.
ExcluirVW Polo definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:
https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg
O Polo é um hatch médio, assim definido pelo INMETRO.
Agora, na linha 2018, temos o Golf Comfortline 200 TSI Automáticoque sai a R$ 87 mil, como concorrente do Cruze Sport6 de R$ 97 Mil (sendo o Golf mais seguro e mais completo e mais econômico, com desempenho similar), enquanto Golf Highline concorre com BMW Série 1 e Mercedes Classe A e Volvo V40, e novamente o Golf leva vantagem. Já o GOlf GTI concorre com Mercedes A250 AMG e com o Vovo V40 R-Design, e novamente o Golf é amplamente superior.
Sintoma claro de piscicopatia.
ExcluirCarlotinha = MSC ,(movimento sem carro)
Se o Inmetro é seu norte, pq vc não considera o cruze como HB grande?
O Antigo Golf na época era um bom carro bem construido mas manco, com a excesso do GTI que só foi comercializado em 2008 vendia mto pouco! Fui proprietário de um GTI de 2008 a 2013 qdo optei pelo Cruze. Com a exceção do desempenho o Golf não era superior a geração do Cruze. Da mesma forma o Polo hoje e um bom carro uma opção de compra mas não é um carro hatch médio e nem se compara a um Cruze.Agora o Golf atual tem versões melhores e piores que o Cruze.
ExcluirO motor santanatec desse Golf 2008 também era melhor que o 1.4Turbo do Cruze né, Carlota?
ResponderExcluirGolf sapão, um dos melhores carros que eu já dirigi. Mas se tem um carro que é obrigatório ter câmbio manual, é esse.
ResponderExcluirfalou tudo,jovem!
Excluirinteressante como há mudanças este golf 2008 gasosa tinha 116cv e 170Nm e consumo rodoviario de 16km/l
ResponderExcluiragora o 1.0 tsi tem 128cv e 200Nm e consumo rodoviario de 14km/l !
esses motores flex tiram muita autonomia, e o lobby do pessoal da cana é forte pois 27% da gasosa tem alcool, uma pena!
engraçado e que o novo golf msi e melhor que esse 2.0 em qualquer sentido e nao vendeu nada.Nao da pra entender
ResponderExcluira questão é pelo tempo, pois quando teve o golf msi ele não era o melhor motor, pois tinha o tsi !
ExcluirO visual deses Golf 4,5 é muito esquisito. Gambiarra.
ResponderExcluirNa verdade esse Golf 4.5 ficou com uma estética tão boa que chegou a causar ciúmes na Vw Alemanha pois em várias clínicas o Golf 4.5 foi considerado mais bonito e harmonioso que o Golf 5. Tanto que o Golf 4.5 foi um sucesso de estrondoso já que duas vendas dispararam 63% com a reestilizacao. Isso é um fato..O resto é choro de incompetente que não teve dinheiro para comprar um. I choro e livre.
ExcluirE bonito mas o golf V foi um dos carroa mais brutos da epoca. Era tao caro produzir ele que tiraram logo linha, pois mesmo vebdendo muito nao era muito rentavel.
ExcluirEu tive 02 Golf 4.5 excelente....
ResponderExcluirNa estrada muito estável Golf ,...
O cambio automatico é bom desse golf confortline 2008 2.0?
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