Em 2003, a Volkswagen introduziu a primeira caixa de câmbio de dupla embreagem automática (DSG) em produção em larga escala no Golf R32. Até o momento, mais de 26 milhões de veículos do grupo foram fabricados com uma transmissão DSG de 6 e 7 velocidades em todo o mundo.

Volkswagen Golf 2003 R32 - DSG

Uma revolução no campo das transmissões automáticas celebra seu aniversário: Exatamente há 15 anos, a Volkswagen introduziu a primeira caixa de câmbio de dupla embreagem (DSG) para produção em larga escala - uma transmissão automática para a era moderna. Mais econômica e esportiva do que qualquer caixa de câmbio automática antes, a DSG mudou a forma como as marchas são deslocadas, particularmente nos modelos compactos. Antes do DSG, as transmissões era quase sempre manuais. O câmbio DSG chegou e revolucionou, promovendo trocas de marchas mais rápido do que qualquer piloto podia administrar manualmente.

Volkswagen Golf R32 DSG

Os EUA e a Europa - dois “mundos de caixas de câmbio” separados até alguns anos atrás: a transmissão automática sempre foi a preferida na América do Norte. Na virada do milênio, 88% de todos os motoristas optaram pela transmissão automática. A Europa Ocidental, que é dominada por veículos compactos, apresentava um quadro completamente diferente em 2000: no Velho Mundo, penas 14% dos carros - predominantemente modelos premium - tinham transmissão automática.

Volkswagen Golf R32 DSG

E isso não se deveu apenas ao preço mais alto da transmissão automática: uma caixa de câmbio manual geralmente era mais econômica e esportiva. E assim, mais de 90 por cento dos Golfs - o mais bem sucedido de todos os carros da Volkswagen - saíram da linha de produção com transmissão manual. O triunfo da transmissão automática foi introduzido em 2003 pelo Golf R32 com 177 kW / 241 cv. Este foi o primeiro Volkswagen vendido com uma transmissão DSG de 6 velocidades opcional. Este novo tipo de caixa de velocidades automática tornava os carros até 20% mais econômicos do que uma caixa de velocidades automática com conversor de torque. E isso mudou tudo.

Volkswagen Golf R32 DSG

Em 2018, mais de 40% dos Golf's produzidos têm uma transmissão DSG. No caso do Polo, cerca de 30% dos modelos saem da linha com um câmbio DSG. O Golf Sportsvan tem uma taxa de instalação de 50%. Os números do DSG para o T-Roc e Tiguan se estabeleceram em um nível similarmente alto. Para o grande Tiguan Allspace, 90% saem da fábrica com DSG. No Passat, a média é entre 60% (sedã) e 70% (estate). O Arteon constantemente quebra a marca de 80% de modelos com DSG.

VW Tiguan AllSpace - transmissão DSG

Dependendo do modelo, motor e tipo de acionamento, hoje a Volkswagen oferece vários DSGs de 6 e 7 velocidades. Estão atualmente projetados para torques de até 250 Nm (tipo “DQ200-7”), 400 Nm (”DQ260-6” e “DQ400-6”), 420 Nm (”DQ381-7”) e 550 Nm (”DQ500 -7 ”). Além disso, há um DSG híbrido de 6 velocidades (“DQ400E-6”, até 400 Nm) como um módulo com motor elétrico integrado para modelos híbridos plug-in, como o Golf GTE e o Passat GTE . As caixas de câmbio estão sendo constantemente desenvolvidas. Uma função de "coasting", onde o DSG separa o motor do trem de acionamento para usar a energia cinética do veículo e, assim, reduzir ainda mais o consumo de combustível, está se tornando cada vez mais padrão.

VW Golf GTI DSG-7

Todas as caixas de engrenagens de embreagem dupla são unidas por um extraordinário desempenho de troca sem interrupção do esforço de tração. O processo de mudança ocorre dentro de alguns centésimos de segundo. Durante o cruzeiro, o DSG desloca uma marcha muito cedo - isso economiza combustível. É também um facto que as caixas de velocidades de dupla embraiagem são uma combinação perfeita para os sistemas híbridos de amanhã. Esta é outra razão pela qual o futuro pertence ao DSG.

23 Comentários

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  1. Existe câmbio manual para veículos elétricos?
    Quando o assunto é transmissão e motor, a VW sempre foi referência

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    1. Amigo não existe embreagem em carro elétrico e só acelerar e freiar

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. DSG é automatizada, assim como todas as transmissões de dupla embreagem, e não automática como afirma a matéria.

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    1. Toca caixa que faz o serviço sozinha é automática e isto é óbvio. Entre as automática e existem as epiciclicas, as cvt e as automatizadas, de mono e dupla embreagem.
      Automático quer dizer: não há presença humana na troca. Kisses

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  4. Fico imaginando como eram os câmbios da Fiat e da GM no Brasil 15 anos atrás. kkkkkkk #paz.

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  5. Golf duas portas: Raridade vendida em 2003.

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    1. REGINALDO DE campinas é vc??

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    2. Golf duas portas no Brasil foi apenas nos anos de 2001 e 2002, ambos com o motor 1.8 turbo de 150cv e cambio manual de 5 marchas. Uma pena que o R32 não chegou se quer ser cogitado no Brasil. Já era uma raridade na época e hoje então é algo surreal!

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    3. Então bacana, o Gti tinha 2 portas sendo com motor 1.8 turbo de 150 cv e cambio manual de 5 marchas e tinha tbm a versão gti VR6 que tbm possui 2 portas. Dá uma procurada na net. São poucos que ainda estão rodando!

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    4. Diego o Golf ao qual eu me referi á ima não era a versão GTI. De fato essa versão GTI foi vendida nesses anos que vc citou ;mas eu falo da versão "normal" essa sim vendida só em 2003.

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  6. Desde 2003 a vw com esse suporte horrivel pra celular kakakakakakka

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  7. Errado. Esse Golf a que vc se refere era V6
    Chamava-se Golf VR6

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  8. Acho que chegaram a vir 99 Golfs R32 ao Brasil....

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  9. É um carro muito bonito por dentro por fora eu não achei essas coca cola eu utilizo o meu celta para carro som é um carro muito econômico muito bom o artigo.

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  10. E ai carlotinha???AISIN melhor q DSG? Soh na sua cabeca..rs

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  11. O DSG é o sistema que mais se aproxima do clássico manual em prazer ao dirigir. As trocas de marcha são sensacionais.

    A VW deveria aplicar essa transmissão no Polo GTS.

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    1. DSG7, o melhor cambio pra carro que já guiei, simplesmente sensacional. O Polo/ Virtus GTS sem DSG6, a VWB perde a chance de detonar com a concorrencia. Hoje no line up da VWB só Tiguan e GTI tem DSG6, lamentável.

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