Impressionante para um carro projetado para o comprador que vê o carro com um meio de transporte, e não o centro de sua vida. Neste artigo avaliamos um exemplar da versão XEi, intermediária, que é a mais vendida da gama.
O Corolla com a atual configuração estética foi lançado no começo de 2017, e passou a ser equipado de série com controle de estabilidade e tração, além de 7 airbags em todas as versões. Essa versão recebeu atualizações estéticas, que o deixou mais esportivo e elegante, sem alteração de proporções.
A dianteira redesenhando com grade e faróis mais planos, e o emblema central da Toyota desceu alguns milímetros. O pára-choque dianteiro também foi redesenhado, com detalhes mais agressivos em torno dos faróis de neblina.
Na lateral, a antena de rádio foi substituída por uma "barbatana de tubarão". As rodas agora na linha 2018 são do mesmo desenho do 2017, mas etão com pintura escurecida - conferindo um aspecto mais esportivo.
Na parte traseira temos lanternas horizontais com elementos em LED.
Interior
Na cabine desta versão XEi 2018 agora temos uma decoração em preto, mantendo as saídas de ar em formato de turbina. A tonalidade escura parece mais harmônica e todos os comandos parecem bem integrados. Nesta versão há uma central multimídia com navegação integrada - mas que não oferece espelhamento com smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto.
Essa central é lenta e de operação complexa, com um software pouco responsivo. De série os bancos em couro, piloto automático, partida por botão, bancos em couro preto, modo Sport da transmissão, ar-condicionado digital com zona única.
O cluster de instrumentos traz uma display digital de 4,2 polegadas, com muitos dados de consumo, alcance e distâncias percorridas.
Entre as notáveis ausências para um carro com preço de lista acima de R$ 105 mil reais, faltam sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (parcialmente compensando, nesta versão, pela câmera de ré), não há possibilidade de um teto deslizante, em qualquer versão - disponível no Yaris.
Além disso, o Corolla ainda é um carro com uma posição de condução correta e uma cabine de dimensões razoáveis. O porta-malas tem volume de 470 litros . Sob o piso de carga, há uma roda sobressalente para uso temporário. Com ele em uso, você não pode dirigir mais de 80 km / h.
Motor e transmissão
O Toyota Corolla XEi adota o motor 2.0 Flex aspirado com 154 cv (etanol) e 143 cv (gasolina). O torque é de 20,7 Kgfm com etanol, e 19,4 Kgfm com gasolina. O motor está associado com uma transmissão automática CVT de 7 marchas, e configuração Sport.
Segundo dados da revista Quatro Rodas, os dados de consumo e desempenho, com gasolina, são os seguintes:
- 0 a 100 Km/h: 10,6 segundos
- 80 a 120 Km/h: 7,2 segundos
- Consumo em cidade: 10,9 Km/l
- Consumo em estrada: 14,6 Km/l
COMPORTAMENTO
O Toyota Corolla XEi CVT é um carro feito para levar passageiros e motorista em viagens de cidade e de estrada, de maneira confortável, eficiente, segura e confiável. Sem emoções, mas também sem distrações.
O motor 2.0 responde bem, oferecendo boa dinâmica, sem empolgar com acelerações esportivas. A caixa CVT é extremamente suave, e não oferece emoção alguma - e objetivo não é esse. Ela até tem um motor Sport, mas é melhor esquecer que isso existe, assim como os seletores das sete marchas pré-programadas. Talvez você use uma ou duas vezes no começo para ver como funciona, e nunca mais, mas logo perceberá que não há benefício algum em usar o modo Sport ou os seletores de torcas manuais.
Os freios são muito bons, param o Corolla vindo a 120 Km/h em 66,9 metros, segundo medições da revista Quatro Rodas. Há alguns ruídos aerodinâmicos, mas apenas a partir de 120 km / h.
O Corolla tem uma suspensão com ajuste macio, e que, na traseira, adota eixo de torção. Ele absorve muito bem irregularidades de peso, mas ele inclina um pouco nas curvas e que é um pouco sensível aos ventos laterais. A boa notícia é que agora você sabe que tem a ajuda do controle de estabilidade.
Concorrente - VW Jetta 2019 (R$ 99.990 reais a R$ 119.990 reais)
Conclusão
O Toyota Corolla XEi 2018 é um carro completo, atraente e, acima de tudo, seguro. Falta refinamento do acabamento, e alguns itens de série. No preço de R$ 105.990 reais, o Jetta Comfortline, de R$ 109.990 reais é uma opção mais interessante.
Entretanto, a Toyota está vendendo o Corolla XEi a R$ 99.990 reais com taxa zero, no ciclo Toyota, e aí ele volta a ser uma excelente opção em termos de custo x benefício.
Ficha Técnica - Toyota Corolla XEi 2.0 AT
Motor: 1986 cm³; potência máxima 154 cv (A) 143 cv (G) a 5800 rpm, torque máximo 20,7 kgfm (A) 19,4 kgfm (G) a 4800 rpm, peso/potência 8,54 kg/cv. Transmissão: câmbio CVT de 7 marchas, acoplamento conversor de torque. Suspensão: dianteira Independente, McPherson elemento elástico, mola helicoidal, traseira eixo de torção. Freios: dianteiros disco ventilado, traseiros disco sólido. Direção: assistência elétrica. Pneus dianteiros 215/50 R17, diâmetro mínimo de giro 10,8 m, pneus traseiros 215/50 R17. Dimensões comprimento 4620 mm, largura 1775 mm, distância entre-eixos 2700 mm altura 1475 mm, bitola dianteira 1519 mm, bitola traseira 1521 mm, porta-malas 470 litros, tanque de combustível: 60 litros, peso 1315 kg, carga útil 375 kg, vão livre do solo 155 mm. Aerodinâmica: área frontal - 2,23 m² coeficiente de arrasto (Cx) 0,3, área frontal corrigida 0,669 m².
Desempenho - dados do fabricante
- Velocidade máxima 199 km/h
- Aceleração 0-100 km/h 9,6 s
- Urbano 7,2 km/l (A); Rodoviário 8,8 km/l (A)
- Urbano 10,6 km/l (G); Rodoviário 12,6 km/l (G)
Na faixa dos 100k brincadeira, mas vem muito menos pelado que diversos carros, prefiro pensar fora da caixa e ir de usado, todo respeito aos consumidores de Toyota...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse carro não precisa ser melhor em nada para vender bem - assim como não é. Basta ter compradores como os toyoteitos. Simples assim. FATO incontestável.
ResponderExcluirPrefiro o Cruze 1.4 Turbo o Carro como todos deveriam ser.
ResponderExcluirE faça manutenções até o dia de sua morte! Tenha um corolla e troqur só óleo e filtros... estou cansado de carros com tanta manutenção cara. Fui a gm yrocar a bomba d'agua... 370 na gm só a bomba, fora a mao de obra. Depois os trumps da vida defecam pela boca e dizem nao entender como o cruze nao vende mais q o corolla??? Me poupe, se poupe e nos poupe!
ExcluirCaio, concordo com você. Temos ainda o padrão de atendimento da Toyota. Eles trocaram o conjunto de amortecedores traseiros do meu Corolla 2011 na última revisão como cortesia, pois um apresentava vazamento. O carro está a 4 anos fora da garantia de mesmo assim a troca foi feita sem custos.
ExcluirO que irrita no carro é a central multimídia, lenta e sem funcionalidades básicas como Carplay ou Android Auto.
genti...se o corolla é tão bom, porque tem eixo de torção e tiptranco?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirTiptronic é o da outra marca... CVT multidrive é bom, não sei como é o tiptranco da marca que você idolatra...
ExcluirGenti... Se ele anda de quatro pode ser um asno.
ResponderExcluirSe o corilla é tão ruim porque é o mais vendido entre os sedan commodus Antonius?
ResponderExcluirUeeeee Carlotaaaa , não era o Virtus que era concorrente do Corolla ? Agora é Jetta é ?
ResponderExcluirQuem compra Corolla nem se quer perde tempo conhecendo Jetta bb. Confiabilidade mecânica , pós venda , preço de revenda nem se fala, é Toyota e cabou . Aceita meu amor , tá meu bem ?
Defeitos do Jetta : cambio de 6 velocidades somente; plástico duro em toda porta traseira; em pleno 2018 túnel central altíssimo, que dificulta o conforto do 5° passageiro...
ResponderExcluircambio sem borboletas também kkkkkkk , ohhhh carrinho defasado esse Jetta
ExcluirMas no preço já esta atualizado com o preço dos concorrentes... Preço de 2021 provavelmente....
ExcluirE nao tem saida de ar pro banco de tras!
ExcluirGente , se o Jetta é tão bom , porque não vende 20% do Corolla ?
ResponderExcluirPois é vw.
ExcluirO jetta é mais carro!
ResponderExcluirMais tecnológico plataforma e motor mais moderno.
Mais corolla sim é excelente carro com bom custo benefício.
Mais caro com certeza é...
ExcluirPossuo um gli 2011 cambio manual,e digo é o melhor carro q ja tive melhor custo benefício pra quem busca conforto,economia, mecânica confiável e robusta
ResponderExcluirVc possuem varios carros imprecionante e faz test drive tbem em varios carros novos.
ExcluirJá vi em outro comentários seus que vc possui Polo, que tem HRV e agora Corolla. Vc deve ser muito rico.
Rsrs
ExcluirCapaz de ser vendedor de seminovos...
Eu tenho um Xei, antes de ter criticava bastante, mas o conforot e bom, o espaço interno também, acabamento tambet e bom, tem alguns defeitos que deveriam ser sanados obviamente, mas no geral é um bom carro...
'Impressionante para um carro projetado para o comprador que vem o carro com um meio de transporte, e não o centro de sua vida'.
ResponderExcluirO blog resumiu a situação muito bem. Quando uma pessoa faz de um carro o centro de sua vida, precisa rever ser conceitos urgentemente.
Ótimo comentario. Só faltou mencionar o excelente pós-venda da Toyota e o alto valor de revenda do Corolla. De certa forma, pode-se dizer que o Corolla é a Apple dos carros.
ResponderExcluirEu também criticava, quando fiz o test drive, mudei de idéia... Eu acho o desgin atraente, o conforto ao rodar, nem se fala... Pelo preço pago, deveria ter pelo menos um motor turbo e um central multimidia melhor... Sei que a central tem também algumas coisas boas, como a TV, o GPS é bom, porém a central apresenta lentidão em alguns momentos...
ResponderExcluirNão tenha um toyota ou Honda e faça manutenções até o dia de sua morte! Tenha um corolla e troque só óleo e filtros... estou cansado de carros com tanta manutenção cara. Fui a GM trocar a bomba d'agua... 370 na GM só a bomba, fora a mão de obra. Depois os trumps da vida defecam pela boca e dizem nao entender como o cruze nao vende mais q o corolla??? Me poupe, se poupe e nos poupe!
ResponderExcluirPois é, uma revisao de um FOX pelo dobro do preco de um City ou de um Corolla tambet é dureza... Fora o estresse da empurroterapia da CS, se eu deixasse que eles fizessem tudo que eles queriam, sairia 2000 reais a revisao do FOX, acredito que isso so ocorra aqui em Salvador e Região metropolitana, não acredito que toda a rede VW tenham o atendimento pessimo que me foi prestado com preço elevado...
ExcluirNâo faz 10 na cidade de jeito nenhum. Tive um XRS 17-18 e o máximo que consegui foi 7.8 no eco, pisando nada.
ResponderExcluirTenho um Xei 2016, que faz na gasolina 11.4-12 na cidade, 14,5 -15,5 na estrada, na gasolina... Boa últimos tempos, andando com alcooá, fazendo 8,0 na cidade com álcool... Enfim, consumo relativamente bom, o carro que tinha antes, um City tinha consumo semelhante, com um desempenho bem pior... O Fox 1.6 da minha esposa gasta mais queno Corolla....
ExcluirDepende da cidade e do pé. Aqui em Porto Alegre já fiz 11 km/l andando bem de leve, o normal é 10. Na estrada é mais de 15, e se meter o pé fica nos 13.
ExcluirKkkkkkkk tem muita mentira tb por tras da toyota,onde que ja si viu carro que não dê manutenção?ja estive em oficinas com varios toyotas sendo consertados,é bullshit essa estoria que são inquebraveis
ResponderExcluirConcordo, tem muita conversa fiada aí... Não existe essa de carro não quebra. Troque apenas óleo e filtro de um carro e, quando for trocar vai passar para frente uma bomba. Se NÃO quiser fazer manutenção, melhor não comprar carro nenhum.
ExcluirEsse carro é REI incontestavel jamais perdera sua majestade pois seus concorrentes pouco oferecem para destitui lo do poder, nem seu rival niponico historico consegue dete lo, ele vende SOMENTE mais que todos oa outros sedans da msm categoria juntos!
ResponderExcluirO pior dentre os seus concorrentes. Todo mundo sabe que Jetta, Cruze, C4 e até o Civic (que tb não vale o que cobram) são melhores. Talvez se custasse 80k valeria a pena.
ResponderExcluirMarcos,
ResponderExcluirPara algumas pessoas como eu o fato de ter motor turbo é um problema, e não uma vantagem. O motor aspirado 2.0 da Toyota é extremamente robusto, fruto de anos de evolução e possui manutenção simples e barata. Motores turbo demandam manutenção preventiva impecável para se manterem em bom estado, principalmente no que diz respeito às trocas de óleo e à qualidade do combustível.
Desta forma, os proprietários de carros turbo correm o risco de ver o valor de marcado despencar quando o primeiro ciclo de trocas (entre 3 e 5 anos de uso) começarem a chegar no mercado de usados.
Esse site é uma comédia. Muitos elogios ao Corolla mas só p falar que o jetta é melhor kkk.
ResponderExcluirConsumo em cidade: 10,9 Km/l e Consumo em estrada: 14,6 Km/l.... Não sei como conseguem esses valores... O meu (XRS 18/18), agora com 7.900km faz 7.5 na cidade e 11.9 na estrada... Talvez quando ele estiver com uns 50 mil KM comece a ter esse consumo aí.
ResponderExcluirGente! O corolla além de ser um corro bom, nimguém corre risco do carro sair de linha! Igual a GM parabéns para TOYOTA.
ResponderExcluirToyota É Totota E Não Tem Conversa Corolla E Civic Compro De Olhos Fechado Com Câmbio Automático Porque Sei Que São 2 Carros Bons Que Não Vão Me Dar Dor De Cabeça
ResponderExcluirToyota É Toyota
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.