No dia 19 de novembro de 1968, a Chevrolet iniciava a produção de um dos modelos de maior sucesso em sua história: o Opala.
Há cinco décadas saía da linha de montagem da General Motors na unidade de São Caetano do Sul (SP), o primeiro automóvel fabricado pela empresa no Brasil, símbolo de requinte e sofisticação durante seus vários anos de produção, o Chevrolet Opala.
O Opala se tornou um clássico entre os veículos produzidos pela indústria automobilística brasileira. Este modelo ajudou a construir a história da marca Chevrolet no Brasil.
Com uma produção e venda próxima de um milhão de unidades, o Chevrolet Opala é até hoje objeto de colecionadores, atingindo o status de modelo "cult".
Abaixo segue uma linha do tempo com os principais fatos que marcaram a história do modelo no Brasil.
1966: A GMB anuncia a expansão de suas duas fábricas para a fabricação de um carro de passageiros.
1968: É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1969: Em 14 de julho, a empresa atinge a marca de produção de 200 mil unidades de veículos Chevrolet, sendo 10 mil unidades do Opala.
1970: Em junho, a GMB lança o Opala Cupê SS. Em 3 de agosto, o Chevrolet Opala atinge a marca de 50 mil unidades produzidas.
1973: Novos Opalas em outubro: o Opala SS (4 cilindros) e o Opala Automático (4 e 6 cilndros).
1974: Em 8 de novembro, são lançados o Chevrolet Comodoro e a Chevrolet Opala Caravan.
• Em 19 de dezembro, é a vez do Opala completar 300 mil unidades no Brasil.
1975: Em novembro, é lançado o Opala 250-S.
1976: Em 20 de novembro, a GMB apresenta ao público, no X Salão do Automóvel, o novo Chevette esportivo GP-II e o Chevrolet Comodoro de 4 e 6 cilindros.
1977: Em 31 de agosto, a GMB apresenta à imprensa a linha Chevrolet 78, incluindo o lançamento de um novo modelo, o Opala Caravan SS, e o Chevette com novo estilo frontal.
1978: Em 4 de janeiro, o consumidor conhece a Chevrolet Caravan Comodoro, com motores de 4 e 6 cilindros. Em 29 de março, sai da linha de montagem o 500.000º Opala.
1979: Em 2 de julho, 600.000 Chevrolet Opala produzidos no País.
1980: Em 4 de dezembro, é produzido o 700.000º Opala.
1981: Em 27 de abril, o motor Chevrolet 250, 6-cilindros a álcool é aprovado pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI).
1982: Em 19 de fevereiro, o Opala alcança sua unidade 750 mil.
1988: Em outubro, introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
1990: Em novembro, no XVI Salão do Automóvel, em São Paulo, apresentação dos novos modelos Monza e Opala 91.
1992: Em abril, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas. Em setembro, o Omega chega ao mercado para ser o automóvel mais moderno e sofisticado do país. É o substituto natural do Opala.
Opala
ResponderExcluirGuiei muito esse carro para o meu falecido avô. Cambio 3 marchas na coluna e direção mecânica e sempre Opala sedan 0km. Carro incrivelmente confortável e raramente apresentava problemas se comparado aos Ford e VW da época.
ResponderExcluirTenho uma caravana 89 ainda um chouriço a allco
ResponderExcluirCarroceria Opel toda em milímetros e motores GM americanos medidas imperiais. Uma confusão mecânica mas extremamente robusto.
ResponderExcluirTirando a longarina, né?
ExcluirÉ só reforçar que fica muito bom. Tive um especial 1972 com teto venil, 1978 dourado e marron por dentro (monocromático), 1981 comodoro branco, caravan 1982 de 5 marchas e hoje tenho um diplomata 1991 completo. Nunca me deixaram na mão, sempre foram fieis, mas tem que dar manutenção, né pessoal.
ResponderExcluirTenho uma caravam ano 76/76 automática câmbio na coluna de 3 marchas 4 com a re queria saber quantas unidades foram fabricadas no Brasil série a minha é série especial
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.