A transmissão automática será um recurso opcional para a versão HLX do Fiat Marea e Fiat Marea Weekend.
O Fiat Marea 2002 Automático já traz o facelift aplicado ao modelo em maio - que deu nova traseira ao sedã.
A lista de itens de série também foi reforçada. Segundo a Fenabrave, de junho a agosto as vendas da família Marea no varejo subiram 48,4% de 792 unidades em junho para 1.175 em agosto.
Câmbio Automático
O câmbio automático adotado no Fiat Marea é de conversor de torque de quatro velocidades, e conta com gerenciamento eletrônico.
Caso o motorista deseje maior controle sobre o carro, as mudanças de marchas podem ser feitas também manualmente.
Desempenho
O Fiat Marea Automático 2.4L tem 160 cv de potência, enquanto o torque máximo é de 21,4 Kgfm.
Segundo dados da Fiat, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
Já o Marea Weekend Automático acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 200 km/h.
As retomadas da versão automática apresentam os seguintes números: em Drive, o Marea retoma de 40 a 100 km/h em 7,4 s e o Marea Weekend, em 7,7 s.
Consumo de gasolina
Ciclo urbano: 8,9 Km/l
Ciclo rodoviário: 12,8 Km/l (velocidade média 90 Km/h)
Modos de condução
O Fiat Marea 2.4 Automático tem três modos de condução:
- Modo Normal - Adotado em condições normais de funcionamento, oferece conforto e gestão racional de consumo de combustível. Adapta-se ao estilo de condução do motorista, trocando as marchas em altas ou baixas rotações conforme ele pisa no acelerador.
- Modo Sport - Quando se deseja o máximo desempenho do carro, com trocas de marchas em uma faixa de giros mais alta do motor.
- Modo Ice - Recomendado para superfícies com baixa aderência, como, por exemplo, lama ou gramado. Faz o carro arrancar em segunda marcha.
- Sistema shift lock. Só se pode retirar a alavanca de câmbio da posição Park P com a chave de ignição na posição Mar quando o pedal de freio for pressionado.
- Sistema key lock. A chave da ignição só pode ser retirada do comutador com a alavanca de câmbio na posição Park. Em caso de emergência, contudo, pode-se tirar a chave da ignição com a alavanca fora da posição P: aperta-se o dispositivo de travamento, localizado na parte inferior da coluna de direção e, ao mesmo tempo, retira-se a chave. A ignição do motor só é possível com a alavanca de mudanças nas posições Park ou Neutral N.
- Sinal sonoro. O sistema eletrônico ativa um alarme sonoro, durante cerca de 18 segundos, quando:
- a porta do motorista for aberta e o motor estiver desligado, mas a alavanca de câmbio se encontrar fora da posição P.
- posição Reverse R for selecionada.
- Luz-piloto. Caso ocorra alguma anormalidade no sistema de transmissão, o motorista é avisado por uma luz que se acende no painel.
Diferenciais
O Marea Automático se diferencia da versão manual por itens como o novo console central para a alavanca do câmbio e o novo quadro de instrumentos específico para a versão, com marcador digital que indica a marcha em uso e a função do câmbio Normal, Sport ou Ice.
Itens de série
Fiat Marea e Fiat Marea Weekend HLX Automáticos vêm de série com os seguintes itens: air-bag duplo frontal, Fiat Code, ar-condicionado automático, alarme, rodas de liga-leve, direção hidráulica, travas elétricas nas portas com telecomando de fechamento, travamento automático das portas quando o veículo atinge 30 km/h.
A lista contempla também espelhos retrovisores externos com comando elétrico, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e dispositivo antiesmagamento, brake-light, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagens de altura e lombar, check-control, rádio/CD player com comandos no volante, Follow Me Home, alerta sonoro de velocidade programada, regulagem elétrica dos faróis e luz traseira de neblina.
Opcionalmente podem ser equipados com, além do câmbio automático, freios com sistema ABS, side-bags e banco dianteiro com regulagens elétricas, teto solar elétrico, lavador de faróis, bancos de couro e terceiro apoio de cabeça, além do cinto de segurança de três pontos no assento central do banco traseiro.
Impressões ao dirigir
O Fiat Marea Automático traz um funcionamento de transmissão suave, firme e o principal, silencioso.
Nas reduções transmite segurança e agilidade e, nas acelerações principalmente com a tecla Sport, o desempenho impressiona.
Ficha Técnica: Fiat Marea 2.4 Automático
- Motor: Dianteiro, transversal, 5 cilindros em linha, 20 válvulas
- Velocidade Máxima: 198 Km/h
- Aceleração: de 0 a 100 Km/h - 10,1 seg.
- Consumo: 8,9 Km/l (cidade); 12,8 Km/l (estrada média 90 Km/h)
- Cilindrada: 2445 cm³
- Taxa de Compressão: 9,75:1
- Potência: 160 cv (6000 rpm)
- Torque: 21,0 Kgm (3500 rpm)
- Câmbio: Automático, 4 marchas, tração dianteira.
- Carroceria: Sedan, 4 portas, 5 lugares
- Porta malas: 430 litros
- Suspensão: Indepenedente com amortecedores hidráulicos
- Dianteira: McPherson, braços oscilantes com molas helicoidais
- Traseira: Rodas independentes, braços oscilantes e barra estabilizadora
- Freios: ABS, com discos ventilados na dianteira, disco rígido na traseira
- Frenagem: 80 a 0 km/h: 28,6 m
- Principais equipamentos de série: Ar condicionado, duplo airbag, brake light, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e rodas em liga leve
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.