Neste artigo relacionamos os dez hatchs médios mais vendidos do Brasil em 2008.
1º lugar - Chevrolet Astra
Em 2008, cerca dez anos atrás, o líder vendas foi o Chevrolet Astra, com 25.354 unidades comercializadas no ano - média mensal de 2.113 unidades.
2º lugar - Volkswagen Golf
No período, o VW Golf emplacou 17.267 unidades - média mensal de 1.439 unidades, o que lhe rendia 17,2% do mercado.
3º lugar - Fiat Stilo
O Fiat Stilo, lançado em 2002, emplacou 16.325 unidades em 2008, com média mensal de 1.360 emplacamentos, e 14,3% do mercado.
4º lugar - Ford Focus
O quatro hatch médio mais vendido em 2008 foi o Ford Focus, com 13.181 emplacamentos no ano (média mensal de 1.098 unidades).
5º lugar - Chevrolet Vectra GT
Em 5º lugar vinha outro modelo da GM, O Vectra GT, com 12.949 emplacamentos, média mensal de 1.079 unidades.
6º lugar - Peugeot 307
O Peugeot 307 foi o 6º hatch médio mais vendido do Brasil em 2008, com 12.421 unidades - média de 1.035 mensal, o que lhe rendeu 10,9% de market share.
7º lugar - VW Beetle
Importado do México, baseado na plataforma do Golf IV, o Beetle de primeira geração vendeu 4.390 unidades no Brasil em 2008, com média mensal de 366 emplacamentos.
8º lugar - Nissan Tiida
O hatch médio da Nissan vendeu 3.280 unidades no Brasil em 2008, com média mensal de 273 emplacamentos.
9º lugar - Citroen C4
O hatch médio francês registou emplacamentos de 1.308 unidades no ano, 1,1% do mercado.
10º lugar - Audi A3
O Audi A3, já importado, vendeu 832 unidades no ano, com média mensal de 69 unidades.
Ranking dos hatchs médios mais vendidos em 2008
Esse Golf Sportlne reestilizado era simplesmente belíssimo.
ResponderExcluirTive um 1.6 Sportline 2009 que ainda hoje deixa saudades: bancos em couro natural, ar condicionado digital, acabamento todo emborrachado, puxadores das portas e outros detalhes em alumínio escovado, sistema de som fantástico com 8 alto falantes, forro do teto em tecido de primeira qualidade, capô suspenso por mola a gás, estepe de liga leve igual aos outros, etc.
A dirigibilidade desse carro era excepcional: direção incrivelmente direta e comunicativa, suspensão confortável e muito estável em curvas, acerto de chassis primoroso, qualidade construtiva fantástica. Fora o câmbio manual de engates curtos e precisos.
Enfim, esse Golf Sportline aí era o The Very Best da sua época, um verdadeiro hatch Premium. Sorte de quem teve um.
1.6? Devia ser super manco não?
ExcluirSó não considerou a vergonha e o desrespeito ao brasileiro, quando na europa já havia uma geração nova e aqui compravamos esse carro com "plástica". Não é a toa que a VW perdeu a liderança do mercado nestes anos.
ExcluirRespeito nao preco. O golf V foi o golf mais caro da historia, basta vc se basear no jetta da epoca. Sem contar que o golf V seria demais pro segmento, sendo medio com um nivel acima. Esse golf foi um petardo na epoca, caro ate para os padroes europeus
ExcluirO Golf 4.5 foi um dos maiores acertos da vw. O carro ficou tão bom que a vw Alemanha ficou com.ciumes. esse Golf 4.5 foi um.sinal de respeito da Vw Brasil ao consumidor brasileiro pois era um carro tão avançado que se fosse vendido ainda hoje Seria superior ao focus 308 i30 etc. O Motor 1.6 dele era tão eficiente que o faz te4 desempenho melhor que Stilo 1.8 e Vectra 2.0.
ExcluirEsse Golf Sportlne reestilizado era simplesmente belíssimo.
ResponderExcluirTive um 1.6 Sportline 2009 que ainda hoje deixa saudades: bancos em couro natural, ar condicionado digital, acabamento todo emborrachado, puxadores das portas e outros detalhes em alumínio escovado, sistema de som fantástico com 8 alto falantes, forro do teto em tecido de primeira qualidade, capô suspenso por mola a gás, estepe de liga leve igual aos outros, etc.
A dirigibilidade desse carro era excepcional: direção incrivelmente direta e comunicativa, suspensão confortável e muito estável em curvas, acerto de chassis primoroso, qualidade construtiva fantástica. Fora o câmbio manual de engates curtos e precisos.
Enfim, esse Golf Sportline aí era o The Very Best da sua época, um verdadeiro hatch Premium. Sorte de quem teve um.
O Golf 4.5 foi um dos maiores acertos da vw. O carro ficou tão bom que a vw Alemanha ficou com.ciumes. esse Golf 4.5 foi um.sinal de respeito da Vw Brasil ao consumidor brasileiro pois era um carro tão avançado que se fosse vendido ainda hoje Seria superior ao focus 308 i30 etc. O Motor 1.6 dele era tão eficiente que o faz te4 desempenho melhor que Stilo 1.8 e Vectra 2.0.
ExcluirTão respeitoso que estava 2 gerações atrasado... chacota
Excluir308 at6 Aisin com motor tubo thp de 173 CV? HWEHEHEHEEHE Carlão é um comédia.
ExcluirCarlota, deixa de ser patético. O velho motor GM 1.8 no Cocobalt deu pau recentemente no 1.0 TSI, vide Acelerados, e você vem falar que o 1.6 8v batia o 2.0 da GM kkkkkkkkkk 104cv contra 140cv e 6kgfm de diferença. Você é ridícula.
ExcluirOutra coisa, as vendas do Focus em 2008 foram fracas porque foi o último ano do mk1.
Nem precisa comentar... Astra + Vectra (precusror do lentoster)...
ResponderExcluirNão sabe o que está dizendo parceiro, estude mais!!!
ExcluirPrimeiro que nem o Polo e nem o Yaris são médios...
ResponderExcluirPelo Inmetro, Golf e Polo são médios mas Focus batch e Cruze são GRANDES.
Excluirhttp://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2019.pdf
Como o mercado mudou de 10 anos pra cá. Mais da metade destes carros ñ existem mais no Brasil.
ResponderExcluirNa verdade, o único que restou foi o Golf.
ExcluirAstra acabou, Stilo acabou, Focus acabou, vectra GT acabou, 307/308 acabou, Tiida acabou, C4 hatch acabou, Bravo acabou...
E o Golf continua.
É que a VW é a maior montadora do mundo, e a única que consegue bancar um carro desses no Brasil com vendas tão pífias... ótimo carro (geração atual) mas custa caro e acaba perdendo mercado pros SUVs.
ExcluirO Golf atual terá vida longa no Brasil por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.
ExcluirEntão o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhes, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 600 ou 700 no Brasil, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.
Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.
Então, o Golf produzido no Brasil passará a ser vendido na Argentina.
O que vc considera " vida longa "?
ExcluirA VW demora para enterrar alguns carros. Olha quanto durou o Santana, Parati, Polo (o antigo), Polo Sedan...
ExcluirTive 02 Golf deste modelo...
ResponderExcluirÓtimo carro.....
é o que é que esse blog tá nostálgico aasim ? Direto do túnel do tempo !
ResponderExcluirE Polo nunca foi e nunca será médio, só pra Carlos.blog
Chevrolet sempre liderando
ResponderExcluiro camarada falar que o motor 1.6 do golf era excelente para o carro deve estar de brincadeira né kkkkkkkkkkkk.
ResponderExcluirHoje o Golf resiste pq mantem o nome, e vende 200 carros por mês
Na GM o Cruze é o substituto natural do vectra GT/Astra e vende mais queo golf.
pra mim não me lixo nem pra vw e nem pra GM, mas são fatos
Fim de carreira para os hatch médios,acabou e no momento só relinchos de 10 a 15 anos atrás,agora é suv e pronto mesmo sendo derivados de outros modelos.
ResponderExcluirPróxima categoria a morrer: Sedãs médios.
ExcluirIsso porque não mostraram o preço deles na época pra ver a diferença com os valores atuais.
ResponderExcluirExatamente,hoje um hatch médio quase idêntico a um popular passando de $100 mil,só doente mesmo para comprar,reflexo nas vendas são claros.
ResponderExcluirPolo e yarus Hatch medio só se for no Brasil e na cabeça de quem escreveu a matéria..Pra mim Hatch médio é golf,Focus e cruze.
ResponderExcluirOs médicos recomendam não contrariar algumas pessoas,pois ficam insistindo que o branco e preto e vc acaba concordando para não discutir,deixem acreditar e pronto.
ResponderExcluirO golf no Brasil não vende porque e caro em relação aos SUVs que foram lançados, mas continua sendo um objeto de desejo. SE fosse só ele que caiu em vendas vá la, mas a reportagem deixa claro que quase todos simplesmente sumiram por ter vendas baixas, todos sabemos também que o Golf não vende bem aqui, mas...no resto do mundo e bem diferente. Brasileiro compra Onix pq e barato, se o poder aquisitivo fosse melhor a historia era outra bem diferente.
ResponderExcluirnao tem Auris
ResponderExcluirGM rules !!!
ResponderExcluirnao da pra ver mensagem pra corrigir
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVá pelo seu gosto e ñ pelo dis outros; faça um test drive e sinta o carro. Boa sorte.
Excluiresse não era o focus comercializado em 2008
ResponderExcluirMeu cunhado tá tentando vender o Focus Titanium PowerShit 2014 dele por 45 mil e não consegue...todas as revendas oferecem menos de 40 mil. Ninguém aceita mais a bomba PowerShit.
ExcluirNem naquela época o Golf vendia 6000 unidades por mês.....
ResponderExcluirE o Cruze HT assim como o sedã , Parece que sairão de linha nos USA e posteriormente aqui, segundo reportagem.
ResponderExcluirO Focus já saiu de linha, o Cruze vai pelo mesmo caminho. Só vai sobrar o Golf como hatch médio.
ExcluirO Golf atual terá vida longa no Brasil por conta da Argentina. O Golf vende quase 500 unidades por mês na Argentina, um mercado que é 4 vezes menor que o Brasileiro. Corresponde a 1.600 a 2000 unidades por mês no Brasil.
Então o Golf brasileiro será direcionado à Argentina. Detalhes, a Argentina, em crise, compra 500 unidades do Golf por mês. Se sair da crise, tende a ir para 700. O Golf pode muito bem subir a 600 ou 700 no Brasil, e aí ele é totalmente viável. Um carro nacionalizado, com motor 200 TSI, paga menos impostos.
Tem grande futuro no Brasil, mas ficaremos com o Mk7. E será vendido no Brasil e na Argentina e em outros mercados da América do Sul, talvez até no próprio México.
Então, o Golf produzido no Brasil passará a ser vendido na Argentina.
Focus ainda não saiu se linha, golf 8 não vira para o Brasil. Esse golf vai ficar fadado a facelifts ridículos
ExcluirFocus já está praticamente fora de linha, as últimas unidades encalhadas na concessionária estão sendo empurradas a preço de banana à conta-gotas, para os poucos desavisados que não conhecem o câmbio powershift.
ExcluirNão deverá chegar nem linha 19/19 por aqui, vão ficar vendendo os últimos encalhados até maio, data da morte oficial do modelo moribundo.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.