O Volkswagen Golf vinha na segunda posição, que, em agosto do mesmo ano ganhava uma série de novidades (veja aqui). Entretanto, em junho de 2009, o Chevrolet Astra também ocupou a liderança no segmento dos hatches médios com 3.274 veículos vendidos ao mercado interno, o equivalente a 27% de participação.
Foram 1.310 unidades a mais que o modelo segundo colocado no mesmo período. Apesar do segmento de hatches médios no Brasil ser bastante concorrido, à época, com nove marcas diferentes do ranking dos ’10 mais’, no acumulado de 2009, a Chevrolet tinha 35% do mercado.
Ranking dos 10 mais vendidos de 2009 (janeiro a junho)
- Chevrolet Astra – 13.346 (24%)
- Volkswagen Golf – 9.573 (17,2%)
- Ford Focus – 7.191 (12,9%)
- Fiat Stilo – 5.527 (10%)
- Chevrolet Vectra GT – 5.460 (9,8%)
- Peugeot 307 – 5.104 (9,2%)
- Citroën C4 – 3.419 (6,1%)
- Nissan Tiida – 2.326 (4,2%)
- Huyndai I30 – 860 (1,5%)
- BMW 120l – 409 (0,7%)
- Chevrolet Astra – 25.354 (22,24%)
- Volkswagen Golf – 17.267 (15,1%)
- Fiat Stilo – 16.325 (14,3%)
- Ford Focus – 13.181 (11,6%)
- Chevrolet Vectra GT – 12.949 (11,4%)
- Peugeot 307 – 12.421 (10,9%)
- VW Beatle – 4.390 (3,9%)
- Nissan Tiida – 3.280 (2,9%)
- Citroën C4 – 1.308 (1,1%)
- Audi A3 – 832 (0,7%)
Para manter a liderança, em 21/07/2009, o Chevrolet Astra 2010 ganhava novidades. O Chevrolet Astra ficava mais completo para manter a liderança em vendas no segmento de hatches médios do Brasil, que já durava 10 anos – neste período, o modelo atingiu a marca de mais de 310.000 unidades vendidas no Brasil. Para este desafio, a linha 2010, que chegava às concessionárias Chevrolet de todo o País no final de julho de 2009, ganhou novos conteúdos para agradar ainda mais aos exigentes consumidores desta categoria, entre eles ar-condicionado eletrônico digital e rodas de liga leve aro 16 polegadas.
As novidades implementadas no Astra 2010 seguiram os desejos do consumidor da categoria, com a introdução de um pacote muito similar ao da versão Elegance, a mais sofisticada da linha.
No aspecto conforto, que diz respeito ao nível e quantidade de equipamentos, o modelo vem agora, de série, com ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado - após o seu acionamento com o veículo desligado, os faróis permanecem acesos por 15 segundos.
Também são itens de conforto no Chevrolet Astra 2010 o espelho retrovisor eletrocrômico (escurecimento automático e antiofuscante) e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré, sempre que o limpador de parabrisas estiver ligado; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo.
No aspecto design, outra importante razão de compra dos hatches médios, as novidades do Chevrolet Astra 2010 são as rodas de liga leve aro 16 polegadas (que vieram da versão SS), farol de neblina no parachoque dianteiro, aerofólio traseiro (exceto para a configuração de entrada), ponteira do escapamento polida e em formato “oval”, além de instrumentos no painel com moldura preta, fundo branco, ponteiros pretos e anéis cromados.
O Chevrolet Astra 2010 também se destaca pelo desempenho do motor Flexpower 2.0, que recebeu importantes modificações este ano e agora desenvolve 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Esta motorização ainda está mais econômica e ecológica.
“É importante ressaltar ainda a excelente relação custo-benefício do Chevrolet Astra 2010. Pode-se dizer, então, que o consumidor terá um modelo muito mais completo, por um preço de mercado ainda mais competitivo”, avalia Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da Chevrolet.
Elevado torque a partir das baixas rotações favorece as retomadas de velocidade
O motor 2.0 Flexpower do Chevrolet Astra possui torque entre os melhores da categoria: 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool) e 18,9 kgfm a 2.600 rpm (gasolina). Estes torques máximos em baixa rotação proporcionam conforto ao dirigir, em condições superiores em relação aos veículos equipados com motores 1.6 e 1.8 litro.
O propulsor do modelo tem elevado torque a partir de baixas rotações, característica ideal para retomadas de velocidade e também no trânsito das grandes cidades brasileiras, devido ao conforto ao dirigir que proporciona.
Consumo e desempenho
O Chevrolet Astra 2010 com câmbio manual atinge a velocidade máxima de 200 km/h, quando abastecido com álcool, e 195 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9s8, com álcool, e 10s3, com gasolina.
Com gasolina, o hatch manual da Chevrolet faz 16,4 km/litro na estrada e 11,1 km/litro na cidade (média combinada de 13,0 km/litro). Quando está abastecido com álcool, o Astra registra 11,0 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média combinada de 8,8 km/litro).
Já o Chevrolet Astra 2010 equipado com transmissão automática chega a velocidade máxima de 198 km/h, com álcool no tanque, e 190 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s2 s (álcool) e 12s (gasolina).
O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 15,0 km/litro (estrada), 10,5 km/litro (cidade), o que dá uma média combinada de 12,1 km/litro. Quando movido a álcool, o Astra automático faz 10,3 km/litro na estrada e 7,5 km/litro na cidade (média de 8,6 km/litro).
O motor 2.0 Flexpower do Chevrolet Astra 2010 atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Os números da Divisão Powertrain da GM indicam que houve uma redução média de 50% nos índices de emissões de poluentes, que estão rigorosamente dentro do estipulado pela fase L-5 do Proconve, com novas reduções de emissões, tais como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono.
Para obter melhor desempenho, a GM Powertrain realizou importantes alterações, deixando o propulsor com uma curva de torque superior em todas as rotações, além de maior potência.
Coletor de admissão em material plástico garante menor peso e maior economia
O motor 2.0 Flexpower tem o coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 30% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio; coletor de escapamento em aço inox e a adição do sistema de comando de válvulas roletado LFVT (Low Friction Valvetrain) – de baixo atrito.
Este propulsor ainda possui dois catalisadores que otimizam a distribuição de carga de metais nobres para melhor eficiência do sistema, reduzindo a emissão de gases poluentes. Um dos catalisadores fica acoplado ao coletor de escapamento de aço tubular (Close Coupled) e o outro ao escapamento primário.
Também favorece a redução de emissão de poluentes neste motor um segundo Sensor de Oxigênio, que analisa constantemente a eficiência dos catalisadores, reajustando a mistura, através do módulo eletrônico. Há ainda um Sensor Virtual de Fase, que permite a injeção de combustível de forma sequencial, o que proporciona ótimo rendimento do motor.
Outro destaque do motor 2.0 8V Flexpower do Chevrolet Astra é o corpo de borboleta com sistema ‘drive by wire’, que garante melhor dirigibilidade, menor consumo e também menos emissão de poluentes.
Foi um ótimo carro, vendi o meu com 180 mil km, nunca deu problema além das peças de desgaste.
ResponderExcluirÓtimo carro!
ResponderExcluirTive um 2009 por três anos, depois repassei para meu filho que ficou mais três anos com ele. 96000km rodados sem problemas, só a manutenção de sempre óleo, pneus, amortecedores, palhetas do limpador de para-brisa.
Jamais kkkkkk
ResponderExcluirMeu astra na cidade era 6km/l na gasolina !
Motor beberrão igual esse so o do opala 6cc, pqp viu !
16 km por litro?????
ResponderExcluirÉ mais econômico que 1.0????
Acreditam em papai noel,saci,cuca,guarana dolinho...
Tenho um e estou adorando
ResponderExcluirPuta mentira 16km na estrada 11na cidade vamos iludir as pessoas pq e natal kkkk
ResponderExcluirTo a 3 anos com o.meu nunca fez mais de 6km na cidade e mais de 10 na pista na gasosa e no alcool e 5 na cidade e 8 na pista e olho q ando igual tartaruga pelo preço q ta o combustivel
Mais se querem economia prefiram um uno celta prisma palio economy e se falar que faz 16 na pista eu acredito kkkk
Abraçao a todos
Tenho um astra elegance 2005, excelente carro, faz uma média excelente na gasolina varia entre 13 e 15 km/L.
ExcluirNo álcool realmente é meio gastão, fica na média de 9,5 a 10 na pista.
Carro de macho alfa..não é como esses carrinhos de bixa por aí...lisonix,Ka,uno,fiesta e companhia.
ResponderExcluirMeu 2001 hatch (gasolina)1.8 faz 9.6/9.8 dentro da cidade... Na estrada faz 14.1 fácil. Carro sensacional, estabilidade maravilhosa e conforto absurdo, depois dele meu conceito subiu e não trocaria por qualquer outro carro.
ResponderExcluirTive um Astra Cd gasolina. Na cidade ele fazia 6 e na estrada 14... consumo muito alto na cidade e econômico na estrada... rodava 70 na cidade... para mim não era vantajoso...
ResponderExcluirO meu é 2001 1.8 sedan não me amola em nada
ResponderExcluirTenho um 2000 fas* na sidade 11na estrada 16 mas a manutenção é endia vc não cuida do seu aivai gasta mesmo
ResponderExcluirSidade com S doeu no coração.
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