O SUV compacto Caoa Chery Tiggo 5X (R$ 87 mil a R$ 97 mil - veja preços e itens de série aqui), fabricado em Anápolis (GO) - mesma fábrica do Hyundai New Tucson - chegou ao mercado neste mês de dezembro ostentando um powertrain formado por um motor quatro cilindros 1.5 turbo flex, associado com transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas. Neste artigo comparamos os seus dados de consumo e desempenho com o de seus principais concorrentes.

Caoa Chery Tiggo 5X: consumo e desempenho

Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 5X acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h - números compatíveis e alinhados com as principais referências do segmento, como Honda HR-V 1.8 CVT e Hyundai Creta, ficando atrás apenas do Chevrolet Tracker 1.4 Turbo Flex Automático.

Caoa Chery Tiggo 5X: consumo e desempenho

Já em relação ao consumo o novo SUV da Caoa Chery, conforme o INMETRO, registra 9,8 Km/l de gasolina em cidade, e 11,7 km/l em estrada. Com etanol as médias são de 6,7 km/l e 8,1 km/l, respectivamente.

Caoa Chery Tiggo 5X: consumo e desempenho

No quadro abaixo comparamos esses dados do Tiggo 5X Turbo Flex com seus concorrentes - a classificação foi feita com base na média ponderada (45% rodoviário/55% urbano) de consumo de gasolina.


Modelo
DesempenhoConsumo GasolinaConsumo Etanol
Média Gas.
0 a 100 Km/hVel. MáxCidadeEstradaCidadeEstrada
Nissan Kicks 1.6 CVT12,417511,413,77,79,412,4
Honda HR-V 1.8 CVT11,217511,012,37,78,611,6
Ford EcoSport11,818010,412,87,18,911,5
GM Tracker9,419810,611,77,38,211,1
Renault Captur 1.6 CVT13,116910,511,77,38,111,0
Jeep Renegade11,118210,112,17,08,511,0
CAOA Chery Tiggo 5X11,01809,811,76,78,110,7
Hyundai Creta 2.0 AT69,718810,011,46,98,210,6
Chery Tiggo 215,01709,011,26,17,610,0
Jeep Compass 2.0 Flex10,61928,810,86,17,59,7
Hyundai ix3511,01758,710,36,07,29,4

O quadro acima mostra que o Caoa Chery Tiggo 5X é, dentre os 11 SUV´s comparados, o 4º mais rápido - evidenciando que a engenharia da Caoa Chery adotou um ajuste de powertrain que proporciona agilidade e repostas rápidas - algo que já tínhamos notado no curto test-drive que fizemos na fábrica da Caoa Chery.



Entretanto, no quesito consumo de combustível ele ficou na 7ª posição entre os SUV´s comparados, mantendo-se à frente de Hyundai Creta 2.0 AT6, Tiggo2, Compass 2.0 Flex e Hyundai ix35 2.0 Flex Automático.

Conclusão

Caoa Chery Tiggo 5X: consumo e desempenho

O powertrain do Caoa Chery Tiggo 5X adota um ajuste que privilegia o desempenho, ofertando agilidade desde os regimes mais baixos de rotação, entretanto essa boa performance tem como contrapartida um indicador de consumo não tão favorável, com média de gasolina cidade / estrada de 10,7 km/l.

30 Comentários

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  1. Na verdade o Ecosport 2,0 Titanium também é mais rápido fazendo 0 a 100 km/h abaixo de 10 seguntos, sem falar que é o mais equipado da categoria.

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    1. O 2.0 vai sair de linha na versão 2020. Quem não tem, aproveite, excelente motor. Como o Focus sai de linha não vale a pena trazer este motor 2.0 do México só pra eco.

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    2. Além disso, 7 air bags, controle de tração, controle de estabilidade, controle anti-capotamento, som Sony prêmio com 5 alto-falantes e 4 tweeters (o melhor som de carros fabricados no Brasil), teto, couro claro, xenon etc.

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  2. Vamos ver se o T-Cross vai conseguir bater o Tiggo 5x em vendas. São 2 modelos que tem tudo bora dar certo, os concorrentes ja estão a bastante tempo no mercado e começando a ficarem cansados

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  3. Interessante que o modelo Chinês faz em 9,7s se não estiver enganado, porque diabos o nosso faz em 11s? Estranho os dados da marca aqui.

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    1. deve ser por causa da mijolina!

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    2. Nossa mijona só piora o consumo, tendo mais potência por conta do etanol era para ter médias melhores em aceleração.

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    3. Nossa gasolina é excelente, o fato de ter 27,5% de etanol só a torna ainda melhor, pois é menos poluente e muito melhor para o meio ambiente.
      Mas tem uns cidadãos que nasceram aqui mas tem complexo de vira-latas, e a única coisa que sabem fazer é falar mal de tudo que é brasileiro.

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  4. Acredito que o TCross venha para ficar entre os 3 SUVs compactos mais vendodos. Creta, HRV e Kicks, o VW vai tirar com certeza algum deles do podio.

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  5. Me expliquem uma coisa: porque "metem o pau" no 1.8 eTorq do Renegade, falando que ele é gastão, que é lerdo, se ele anda quase junto e consome quase o mesmo do HRV, por exemplo? Na verdade, ele está ali na média, andando mais e consumindo menos que muitos da lista...

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    1. Renegayde é muito pesado pro motor ePorq, carro boqueta

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    2. A diferença entre ter e não ter e carro... Na prática, no dia a dia, na cidade, no trânsito e até fora de estrada, o Renegade é ótimo, confortável, atende e até sobra... Plataforma SUV, suspensão robusta e multilink, painel soft, freio eletrônico, primeira e quinta marchas muito bem escalonadas, enfim, o carro é ótimo! Conferindo na real, pessoalmente, achei bem mais interessante que Creta, Kicks, ECO, Tracker até o HRV.

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    3. Carlos, exato. O carro é muito bem feito, robusto, bem acabado e equipado, e não é tão ruim assim de consumo e rendimento, lógico que não é referência, mas no conjunto, o carro é ótimo.

      Fiz um test drive com o HRV e o modelo tinha 315 km, em rua de calçamento o carro já tinha ruido de painel, achei o acabamento fraco para o valor.

      Creta, me pareceu bem mais sólido, apesar de ser tudo plástico rigido, suspensão meio dura e o consumo não é o forte também.

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    4. Carlos, vc tem toda razão, a sensação de letargia dele é causada pelo ajuste do conversor de torque que faz o motor funcionar sempre em regimes mais autos comparado a outros, entretanto os dados apurados de maneira padronizada mostram outra história que a tão propagada que diz que é gastão e letargico. Esse site não se emenda, sempre tentando desmerecer tal veículo, ele deveria figurar entre os citados na matéria, o Creta mesmo tem números sempre piores que ele, com exceção do desempenho que está calçado no 2.0, e está lá.

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    5. A decisão por um carro envolve uma série de fatores, dentro de alguns parâmetros medios e lógicos, é claro! Tendo o Golf alemão como parâmetro, não achei Creta, Kicks, Tracker e Eco páreos ao Renegade. Cada um desses tem suas falhas, incluindo o Jeep, mas, conhecendo cada um pessoalmente, o Renegade é bem mais interessante. O HRV até chega perto, mas ainda perde em acabamento e na irritante falta de jogo das concessionárias Honda. Fato é que o Renegade praticamente só perde para o Compass (que usa a mesma plataforma) em vendas, pois fica muito próximo dos demais, que não enfrentam a concorrência do líder assim tão próximo. A Jeep acertou nesses produtos e os erros, a meu ver, ficam apenas na ausência, de série, de 7 airbags e espelhamento. Tem como opcional, mas deveria ser de série!

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  6. Esse motor 1.5 turbo com câmbio de dupla embreagem era pra fazer melhor. Acredito que seja a ausência de injecao direta de combustível nesse motor. Acaba matando muito o potencial do turbo.

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  7. Muitas opiniões,quando na verdade será mico.

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  8. e pelo visto os carros chineses começaram a ter uma certa qualidade...

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  9. Estou com problemas também em relação a compra de um Tiggo 5x. Após terem afirmado uma pronta entrega, acabei acreditando e comprando o carro. Agora, estou questionando a entrega e o vendedor está enrolando e não responde minhas mensagens no Whatsapp. Para vender e receber, prometeram tudo que podiam e a todo momento o vendedor mandava mensagens...

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  10. Amigo, todos tendem a puxar a brasa pra sua sardinha, claro. Eu testei o Renegade 1.8 e o diesel e são lentos, sim. E isso, numa ultrapassagem em estrada, por exemplo, é importantíssimo pra segurança. Tinha um Subaru XV 2014 e acabei optando pela Tracker, exatamente pela diferença de desempenho para esses e outros, como o Compass e o HRV. Só não comprei o Vitara pelo preço, que era, na época, 20 mil reais a mais. Quem quer passear com a família no shopping pode ser ótimo o Renegade, mas pra quem realmente gosta de andar, chega a ser irritante! Estou muitíssimo satisfeito com a Tracker, mesmo vindo de um Subaru com apenas 3 anos de uso. Se vc quiser falar dos freios traseiros a tambor, um dado pra sua informação: o Evoque 2017 (mesmo ano da minha Tracker) com freios a disco nas 4 rodas, percorre 28,5 metros até parar, enquanto a Tracker, mesmo com freio a tambor nas rodas traseiras, percorre 29,2 metros. 70 cm!!!!! E se vc quiser freio de mão eletrônico, os Tiggo 5 já vem! Em relação às vendas, pode ter certeza que a esmagadora maioria dos compradores de Compass, por exemplo, não tem nenhuma noção de mecânica ou de pilotagem. Eles compram pelos anúncios na TV. Boa sorte!

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  11. Tenho uma Tracker Premier 18 e estou muitissimo satisfeito.
    O motor e excelente e o carro nao apresentou nenhum defeito apos quase 20 mil km.
    Muito estavel e confortavel e motor agil respondendo prontamente ao acelerador.
    Andando em estradas a 100 km/h no piloto automático ela faz boas medias na faixa de 14 a 15 km por litro.
    O porta malas nao e la muito grande mas quando preciso levar coisas grandes ou muita bagagem rebato o banco traseiro.

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  12. Queria saber mais sobre o Tiggo 5 quero comprar mas estou em duvida

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  13. Adquiri recentemente o Tiggo5x e não me arrependi. Suspensão nota 10. Excelente torque nas ultrapassagens. Consumo na estrada 12 km/l no modo Sport. Como rodo pouco na cidade tá fazendo 9,5 km/. Preço nem se fala. Só a mala deixa um pouco a desejar 340l. O restante não decepciona.

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  14. Concordo acabei de comprar um e uma viagem 1500 km média de consumo 13 km l ótimo suv chega de plástico e preço acima de 100 k

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  15. tiggo 5 2021 consegui 16.6 na estrada com gasolina. ótimo.

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  16. Tenho um Tiggo5 desde fevereiro de 2019 e posso afirmar que foi um bom custo benefício. Nenhuma marca irá oferecer tudo o que desejamos, talvez nos modelos de maior valor agregado. Na estrada o turbo fez grande diferença nas ultrapassagens.
    Sobre qual carro é o melhor, isso é muito pessoal também, principalmente se for levar em conta consumo, ou quanto faz de 0 a 100km/h. Os valores são próximos e não é somente esses fatores que leva alguém comprar um carro. Tem desde o visual e o quanto a pessoa se sinta bem dirigindo o veículo, é tudo muito subjetivo às vezes. Quando compramos um carro iremos enaltecer os pontos que nos agradam, por menor que sejam, para justificar a realização. Não que isso seja errado. O importante e você estar feliz com sua aquisição, mesmo que alguém ache que você fez um péssimo negócio. Realizei vários test drive de várias montadoras para adquirir um carro até 100k, na época, e minha opção foi o Tiggo5. Estou até o momento feliz com a minha escolha, não que os outros carros sejam uma porcaria, mas na minha avaliação o Tiggo5 foi o que teve o melhor custo benefício.

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