O Caoa Chery Arrizo 5, novo sedã médio brasileiro, fabricado em São Paulo, Jacareí. Esse modelo é vendido em duas versões, RX, de acesso, a R$ 65.990 reais, e RXT a R$ 72.990 reais (dez/2018). Neste artigo relatamos nossas impressões em um test-drive rápido com o modelo topo de gama.
As duas configurações do Arrizo 5 vem com o mesmo motor quatro cilindros turbo flex, de 150 cv e 190 Nm de torque máximo, associado com uma transmissão automática CVT, com 7 marchas simuladas.
Esse powertrain tem um funcionamento suave e silencioso, com visto em outros modelos orientais, como o Toyota Corolla e o Honda Civic. Segundo dados do fabricante, ele acelera de 0 a 100 Km/h em 10 segundos, e atinge 190 Km/h de máxima.
O consumo, segundo o INMETRO, de etanol, é de 7 km/l em cidade, e 9 km/l em estrada. Com gasolina melhora para 10 km/l em cidade, e 13 km/l em estrada. O vídeo a seguir mostra um test-drive do modelo.
O Caoa Chery Arrizo 5 que mostramos nestas imagens e vídeo é o RXT, topo de gama, que vem de série com bancos em couro, sistema keyless de partida sem chave, sistema multimídia de 7 polegadas com espelhamento de celular Android e função CarPlay da Apple para sistemas iOS.
Em termos de segurança, ele traz controle eletrônico de estabilidade e tração, airbags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha e indicador de baixa pressão nos pneus. A direção é elétrica, o ar-condicionado eletrônico e câmera de ré.
O Arrizo 5 adota uma plataforma de tração dianteira com suspensão independente dianteira MacPherson, e uspensão semi-dependente traseira com eixo de torção. Há freios a disco nas quatro rodas e direção assistida eletricamente.
Design
O sedã serial Caoa Chery Arrizo tem sua aparência original, elegante e moderna, inspirada no Chery Concept Alpha apresentado em abril de 2014 no Salão do Automóvel de Pequim. Só podemos acrescentar que após a chegada na Chery de designers conhecidos como James Hope (trabalhou na Ford e GM) e Hakan Sarakoglu (que criou o design dos modelos premium da Porsche), a aparência dos carros Chery passou a outro patamar de qualidade e beleza.
A equipe de design criou sua identidade corporativa para a Chery. Este Arrizo 5 pode ser, seguramente, chamado de elegante, original e bonito. As imagens e os vídeo dos detalhes corroboram o que escrevemos, mas há algo se observa ao vivo em em cores que é a sensação de qualidade de construção e de acabamento.
As peças de carroceria são perfeitamente alinhadas. Os vãos entre as peças são requintadamente delgados e uniformes. As chamas aparentam ser provenientes de estamparia de alta precisão. O resultado ao vivo agrada muito - com todas essas características transmitindo, ainda que inconscientemente, uma impressão de solidez e de qualidade.
O interior do sedã médio Caoa Chery Arrizo 5 transmite qualidade, com o uso de materiais resistentes, ainda que orçamentais (não há material macio na cobertura do painel) e tem um conjunto necessário de equipamentos de conforto, entretenimento e segurança.
O layout interno competente e a ergonomia bem pensada permitem que quatro passageiros e o motorista se acomodem confortavelmente. De série ele com central de informação e entretenimento que permite conectividade com smartphones da Apple via CarPlay e também Android. O volante é confortável com um aro de boa pega. Os assentos dianteiros são confortáveis e provêm suporte em curvas.
Este é um sedã médio com 4,53 m de comprimento, 1,81 m de largura, e entre-eixos de 2,65 m. Apesar de concorrente de Virtus, Yaris Sedan e Honda Civic, o porte dele está mais para Toyota Corolla e Chevrolet Cruze em função da largura.
O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele será ofertado nas cores branca e preta (sólidas), prata, marrom e azul (metálicas).
O Arrizo 5 está disponível em duas versões: RX (R$ 66.690 reais) e RXT (R$ 72.990 reais), que se diferenciam basicamente pelos itens de série. Veja o conteúdo de segurança, conforto e tecnologia de cada versão:
Caoa Chery Arrizo 5 RX -- R$ 65.990 reais
• DRL - Luz diurna de rodagem
• Faróis com duplo refletor e guia de LED
• Faróis com ajuste elétrico de altura
• Acendimento automático dos faróis
• Lanterna traseira de neblina
• Lanterna traseira principal em LED
• Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores
• Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo
• 4 Rodas em Liga Aro 16"
• Airbags duplo frontal e indicador de cinto do motorista
• Alças de segurança
• Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes
• Controle eletrônico de estabilidade
• Controle eletrônico de tração
• Freio a disco nas 4 rodas com ABS e EBD
• Indicador de pressão e temperatura dos pneus
• Indicador de portas abertas
• ISOFIX
• Sistema de alarme
• Console central total com porta objetos e descansa braço dianteiro
• Pára-sol com espelho do passageiro
• Revestimento dos bancos em tecido
• Volante revestido em couro
• Ar-condicionado eletrônico
• Abertura/travamento das portas e alarme por controle
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Banco traseiro com encosto rebatível
• Câmera traseira para estacionamento
• Comando de rádio no volante
• Controle elétrico para os retrovisores
• Direção elétrica
• Piloto automático
• Sensor de estacionamento traseiro
• Sistema auxiliar para partida em aclives
• Tomada 12V
• Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto
• Volante com regulagem de altura
• Destravamento das portas por sensor de aproximação
• Acionamento do motor por botão
• Multimídia de 7 polegadas com espelhamento de celular Android e Apple Car Play
• Viva-voz com sistema Bluetooth e entrada USB
• Computador de bordo para motorista com tela de 3,5 polegadas.
Caoa Chery Arrizo 5 RXT -- R$ 72.990 reais - todos os itens do RX, mais:
• Moldura cromada nos vidros laterais
• Rodas em liga de 17"
• Airbags laterais dianteiros e aviso do cinto de segurança do passageiro
• Revestimento dos bancos em couro com porta revistas
• Banco traseiro com descansa-braço central, porta-copos
• Teto solar elétrico
Conclusão
O Caoa Chery Arrizo 5 é um sedã médio com um design imponente, acabamento interno correto para sua categoria, bom espaço interno, preço de médio-compacto e porte de médio. Ou seja, apesar de nacional, flex, turbo e automático, aposta na boa relação custo x benefício.
A CAOA realmente levou a chery a outro nível confesso que compraria ele em vez de seus concorrentes conterrâneos como Yaris e City talvez até melhor que o Cronos
ResponderExcluirTalvez melhor que o Cronos?
ExcluirSó com um power train desses já não há como comparar! A Fiat tá atrasadinha com essas opções de motor.
Falta saber agora a nota de crash test
ResponderExcluirJá tem a nota: 5 estrelas!
ExcluirSão 5 estrelas!
ExcluirOnde vocês viram essa nota do crash test? Ela é do LATIN NCAP? Não consegui achar.
ExcluirPra esse pessoal que fala do torque e potencia, o modelo tá aí andando bem, logicamente sem pretensões esportivas... e quanto ao ruído interno, CVT gente, não vamos ser levianos porque é chinês, os Honda que o diga, gritam e gritam muito! Só o consumo rodoviário que poderia ser melhor, urbano tá OK. No Inmetro ele foi classificado como "GRANDE".
ResponderExcluirMeu filho Lucas acaba de comprar um Arrizo5. Eu não sei qual o comportamento do carro na estrada, mas na cidade ele é extremamente silencioso. O conforto é esplendido graças ao espaço interno.
Excluirgostei do carro tem um desenho limpo e sem exageros
ResponderExcluirSerá que nesse aí o cinto de segurança funciona??? tem marca que tá fazendo recall!
ResponderExcluirÉ que VW é tão bom, que nem precisa de cinto no banco traseiro. Se acontecer um acidente, os passageiros são protegidos por um sistema mega-blaster invisível. É Das Auto.
ExcluirTem tudo para ser o penúltimo colocado em vendas na categoria.
ResponderExcluirO novo jetta que o diga rsss
Excluircompraria simples assim , quarteto fantastico se cuida!!
ResponderExcluirafinal a versao básica é 65990, 66690 ou 66990 ?? (tem esses 3 valores na materia)
ResponderExcluirEu fiz um test drive, me impressionou muito, o acabamento se aproxima de um sedã médio. A nivel de acabamento interno, está superior aos concorrentes deste nível, embora superior ao yaris, o problema é vencer a confiabilidade e a tradição japonesa
ResponderExcluirCara. Para o blog elogiar tanto um carro que não é alemao, deve ser bom mesmo!
ResponderExcluirO critério não é nacionalidade. Tem que olhar o que o patrão da turma vende.
ExcluirCara sai de um jetta 16 para um arrizo 5 19 e confesso sem remorso nenhum o carro me surpreendeu em vários aspectos muito bom carro estou super satisfeito até agora
ExcluirAchei muito interessante o volante: 2 voltas de batente a batente. Civic, 2,2.
ResponderExcluirFica faltando um teste de rua, como o feito com o Tiggo 2.
ResponderExcluirAcho que já dá pra comprar um carro chinês
ResponderExcluirNa minha leitura, acredito que a CAOA não investiria em um carro se não tivesse certeza do que está fazendo. Creio que ela vai fazer com a Chery o mesmo que fez com a Hyundai, fazer a marca chinesa entre as 10 mais vendidas no país. Alem do mais é a proposta da CAOA.
ExcluirCarro agora é fabricado no Brasil
ExcluirRelação custo/benefício imbatível. Mas tem aquelas duas coisinhas que tem aguardar para ver: teste de colisão e assistência técnica.
ResponderExcluirMuito bom o carro porem achei meio beberão em termos de consumo.
ResponderExcluirQuem tenta a sorte?
ResponderExcluirCar Blog:
ResponderExcluirEntre setembro e novembro de 2018, o último lote com 500 unidades do Hyundai Tucson Flex foi montado. Em seu lugar, a empresa estabeleceu a linha da qual sairá a nova família de SUVs da operação Caoa Chery, formada pelos Tiggo 5X, 7 e 8.
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-tucson-sai-de-linha-para-dar-espaco-a-suvs-da-caoa-chery/
https://www.autossegredos.com.br/marcas/hyundai/fim-de-linha-hyundai-caoa-da-adeus-ao-velho-tucson/
ResponderExcluirNas últimas semanas, foram reunidas as últimas carrocerias e peças remanescentes para fabricar o último lote do modelo.
Últimas unidades 18/19 são vendidas por R$ 74.990.
Compraria sim
ResponderExcluirTodo mundo ainda terá um carro chines um dia. Com os coreanos era o mesmo preconceito e olha o que virou. Não adianta, a china vai dominar tudo, é só questão de tempo. Eu compraria facil mas moro no interior e não tem chery por perto.
ResponderExcluirNão é preconceito. Os carros chineses eram muito ruins, mas estão melhorando. Mas ainda não há elementos para concluir se os modelos atuais vendidos por aqui já têm um nível de segurança e confiabilidade aceitáveis.
ExcluirMelhor que o novo jetta.
ResponderExcluirÉ po..pq n compra?
ExcluirEu comprei e confesso carrão
ExcluirUma ótima proposta. Eu compraria o top de linha.
ResponderExcluirNa moral, volante sem ajuste de profundidade (somente de altura)ar com ajuste manual de uma zona só,sem espelho no guarda sol para motorista, computador de bordo limitadissimo,sem revestimento acústico e outras deficiências, fica difícil uma compra honesta!!!
ResponderExcluirComputador de bordo limitadíssimo é o do Civi Sport. Não informa nem a velocidade média.
ExcluirÉ difícil hoje em dia ser original, afinal, não dá para reinventar a roda...mas vejo muitas referências ao HB20 sedan nesse carro...
ResponderExcluirQuem vai na frente?
ResponderExcluirVisual externo e interno muito convincente, preço agressivo, rede Caoa de assitência, 5 anos de garantia pra motor/câmbio, são os elementos de um bom começo. Será candidato sim, daqui uns 3 anos, dependendo no Latin NCAP, testes das revistas e blogs, e estabilização do fornecimento de peças.
ResponderExcluirDesejo muita boa sorte à CaoaChery, o que nosso mercado mais precisa neste momento é de concorrência.
Visual externo e interno muito convincente, preço agressivo, rede Caoa de assitência, 5 anos de garantia pra motor/câmbio, são os elementos de um bom começo. Será candidato sim, daqui uns 3 anos, dependendo no Latin NCAP, testes das revistas e blogs, e estabilização do fornecimento de peças.
ResponderExcluirDesejo muita boa sorte à CaoaChery, o que nosso mercado mais precisa neste momento é de concorrência.
Também achei uma ótima compra. Estou na perspectiva de trocar de carro. Estava pensando no Cronos, HB20S ou Yaris. Mas agora vejo uma opção interessante. Vamos estudar...
ResponderExcluirNão há como tirar conclusões daqui e dali. Esperemos uns 2 anos ou ainda 100 mil km rodados de algum....aí sim poderemos falar de confiabilidade, desempenho, consumo, rede de assistência e até preço das peças.
ResponderExcluirAgradeço, mas vou de Virtus, yaris ou city....!!!! Possuem mais qualidade e transmitem mais confiança...!!!
ResponderExcluirObservação sobre a garantia "5 anos de garantia total, 3 pela montadora e mais 2 pela concessionária. Palavras do vendedor. Em breve compartilho mais aqui.
ResponderExcluirO que apurei: 3 anos de garantia, mais 2 sobre motor e câmbio.
ResponderExcluirEu testei e comprei um sem do...o carro e uma nave.. muito confortável e anda muito, vamos para com esse monopolio dessas marcas japonesa e comprei e não me arrependi.
ResponderExcluirO preço é bom, mas o carro é confiável...A caixa é confiável...A suspensão é confiável...Só o tempo vai dizer...
ResponderExcluirFiz o teste drive e confesso que o carro encanta, disparado o melhor custo beneficio para pcd. E para aqueles que reclamam dos "chineses, veja onde foi feito seu Apple"
ResponderExcluirhttp://www.cheryinternational.com/model-arrizo5.html
Fiz o teste e gostei, muito melhor que Honda o carro vem completo, Honda tem q compra os kits pro carro ficar completo
ResponderExcluirAchei o carro exelente estou comprando o meu.
ResponderExcluircaixa de cambio do corolla 7 marchas e na Tiggo2 com 4 marchas, Corolla e ruim?
ResponderExcluirComprei a versão PCD e até a capa protetora do motor eles tiraram, carro para uso urbano é beberão, vc tem que suar para fazer 7,5 kml na cidade com gasolina, central mutltimídia só é boa para quem tem apple pois Não é homologada pelo Android e só espelha o celular e nem pense usar o gps espelhado pq vai travar. computador de bordo é fraquíssimo, travamento da porta não é automático, tive que colocar um "de para" no painel para lembrar, pós venda é pior que a ford. O farol com um só canhão de luz é fraco, fui a um casamento em Suzano e na volta usei uma estrada e juro por deus que nem com os faróis altos eu enxergava 20 metros. Frente baixa, raspa com facilidade. Bom...dei minha opinião de dono de um Arrizo 5.
ResponderExcluirQue estranho, tem videos no youtube do carro fazendo 13km/l na cidade e 17km/l na estrada.
ExcluirPois é o Inmetro diz 10 na cidade
ExcluirAmanhã estarei indo na loja ver se fecho o contrato no completo .
ResponderExcluirCarro muito bom de andar.
Dúvidas
ResponderExcluirComprei o Arrizo 5 e estou gostando muito, realmente uma nave, anda muito bem, confortável, espaçoso, melhor custo/benefício, vem com itens de série que outros não vem. Os chineses irão dominar o mercado automobilístico.
ResponderExcluirTinha um HRV e perdi muito nele no pós venda, então hoje em dia não tem mais essa de que Honda e Toyota não perde muito, todos perdem, afinal carro nunca foi investimento.
Patrícia tb tenho uma HRV LX 2016/2017 e estou avaliando a compra tb de um Arrizo 5 RXT. quanto pagaram na sua HRV? qual o ano?
ExcluirComprei o meu Arrizo a menos de um mês e como não fiz viagens longas ainda, realmente o consumo neste primeiro momento deixa a desejar. Quanto ao resto, o carro é muito confortável e não apresentou nenhum problema. Estou satisfeito pela aquisição.
ResponderExcluirEstou com o Carro há 7 meses, o consumo é surreal de RUIM, na cidade consome em média de 5km/l no Etanol, na estrada aumenta entre 9 e 10,5km/l, o ruído do vidro é algo para mim ruim tbm, na tentativa de arrumarem, riscaram a lateral do carro, semana passada sofri de 2 panes secas com o carro, 1 marcava 1 ponto e a outra 3 pontos de combustível, e essa semana, está batendo algo quando estaciona ou vira o volante parado. São problemas decepcionantes, porém estou tento um bom atendimento da CAOA, a concessionária em Ribeirão Preto é ruim. Em geral, o porte do carro é bom, esses problemas que deixam a desejar, não me arrependo da compra, porém a parte do combustível e esses problemas me decepcionaram.
ExcluirSerá meu próximo PCD a única dúvida é sobra a cor que compro, a branco ou preto... De resto estou super contente e confiante por tudo que já vi, ouvi e pelo teste drive que fiz.
ResponderExcluirCarro parece ser bom...mas ainda tenho um pé atrás quando se fala em China.
ResponderExcluirTenho um. ARRIZO 5 RXT 2019, não troco por nenhum na sua categoria, faço 9,5/10km na cidade e 15,9km na estrada a gasolina.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.