A Audi do Brasil apresenta hoje no mercado nacional o Q5 Security, o primeiro SUV da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica. Visualmente, o veículo é praticamente idêntico às versões já existentes do Q5, mas trata-se de um carro totalmente novo. Desde o início de seu desenvolvimento recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão, sendo submetido inclusive a crash tests. O preço sugerido é de R$ 370.990,00.
As peças protetoras utilizadas são certificadas na classe III-A da ABNT NBR 15000, usada amplamente na América do Sul e que se tornou padrão no mercado nacional por ter o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil. Na prática, isso significa que o Q5 Security resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44, que protege efetivamente os ocupantes do veículo contra ataques.
A célula de segurança do SUV blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o compartimento de bagagens, que também pode ser acessado do interior do veículo. Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor são reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel consistem em vidros à prova de balas com multicamadas. A célula balística é construída de modo que os ocupantes tenham uma proteção excelente, independentemente de onde as balas sejam disparadas.
“O grande diferencial do veículo é que ele não tem adaptações. Foi, de fato, desenvolvido desde o início para receber os recursos especiais de proteção em todos os processos de concepção. Estamos felizes em oferecer aos nossos clientes mais esta opção premium, que alia elevado nível de segurança, tecnologia, conforto e sofisticação”, afirma Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil.
Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do SQ5, que tem maior capacidade de frenagem. Além disso, o modelo possui o ESP calibrado, não tem teto solar, utiliza chapas de aço e não mantas em sua estrutura e o porta-malas tem acionamento elétrico e pistões reforçados.
Esportividade e potência
Com 4.663 milímetros de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.659 mm de altura, o Q5 Security combina a esportividade dos sedãs da marca com versatilidade e um interior altamente flexível. Seja em termos de conectividade, eficiência ou sistemas de assistência ao motorista, o modelo mais uma vez estabelece os padrões do segmento.
O motor usado no Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A transmissão é S tronic de sete velocidades e o sistema de tração quattro com tecnologia ultra é de série. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.
Suspensão e tração
A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores do carro foi ajustada para o peso maior do veículo blindado – o peso em ordem de marcha (sem o motorista) é de 2.295 kg, ou seja, 500 kg a mais do que a versão original do Q5. As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h. O sistema de freios foi generosamente dimensionado: os discos dianteiros medem 350 mm de diâmetro.
Uma linha de ombro com curvas distintas e com recortes reforçados dão estrutura à lateral do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. Assim como na dianteira, linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de largura e presença. A tampa traseira envolve as colunas C – uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.
Equipamentos
O Q5 Security sai da linha de montagem com uma ampla lista de equipamentos. Dentre os destaques estão sistema Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, Virtual Cockpit, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface e sistema de navegação.
Vidros escurecidos na traseira para maior privacidade são de série no modelo, bem como o sistema de ar-condicionado automático de três zonas, sistema de som 3D Bang&Olufsen e acionamento elétrico do porta-malas – algo incomum em veículos blindados devido ao excesso de peso.
O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes e as linhas horizontais destacam a impressão de largura e conforto. Um novo conceito de linha de equipamentos oferece aos clientes uma vasta seleção de cores e materiais, assim como o volante multifuncional de três raios que é de série. Já o banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. O compartimento de bagagem possui 550 litros e, com o banco traseiro totalmente rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros.
Como opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Assistente de Tráfego Reverso, o Exit Warning Assist (que alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (sistema que aciona itens de segurança na iminência de impacto traseiro) e a Câmera 360°.
Audi Virtual Cockpit e displays
O display do Q5 Security apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas, pela qual o motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.
O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão.
Modos de condução e disponibilidade
O Q5 Security permite ao motorista seis modos de condução, que podem ser selecionados por meio do sistema Audi Drive Select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. O veículo é produzido na planta de San José Chiapa (México). O processo de fabricação do Q5 Security está em conformidade com os rigorosos padrões de qualidade da Audi e não oferece apenas a alta qualidade de acabamento padrão, mas, ao contrário dos veículos adaptados para blindagem, o modelo tem garantia total da Audi.
Este sim é o verdadeiro carros dos ricos no Brasil. Tem um povo aí que acha que é Mercedes e BMW. Não é. Esses são carros de gente que quer parecer rica, compra carro financiado, e está entupida de carnês.
ResponderExcluirEsses aí são emperiquitados, cheios de luzinhas para chamar a atenção.
Já os Audi não. Audi tem um design discreto e sóbrio, para quem não precisa provar mais nada. Mais que isso, é para pessoas que não querem chamar a atenção. pessoas discretas. E ricas de verdade.
Tanto é assim, que só a Audi fornece um carro blindado de fábrica. Porque isso: Porque seus clientes, de fato, são ricos, e tem muito a perder.
Já dono de BMW e Mercedes não tem porque blindar, pois eles estão cheios de dívidas e carnes para pagar os seus carros.
Que comentário mais tolo. Mas ok. Seu comentário não procede, pois a Audi não é a unica a oferecer blindado de fábrica, a Bmw oferece a X5 Security no Brasil bem antes da Q5. Esta desinformado em carlota... hahahahahahahaha
ExcluirAcorda para a vida antes de falar o que você nao sabe.
Carlos, ja postei antes e volto a repetir a sua boca é igual bumbum de neném, pois a qualquer hora pode sair uma merda! Rsrsrs
ExcluirCarblog: sua dose diária de humor.
ExcluirÉ uma piada melhor que outra!
Kkkkkkkkkkkkk
O cara não pesquisa e vem relinchar aqui..
Excluirhttps://www.bmw.com.br/pt/all-models/x-series/X5/2015/x5-security.html
Outra coisa... não tem dinheiro para comprar BMW e Mercedes vai la e compra um Audi mesmo.
Para ser sincero eu nem sei se de fato essas pessoas financiam carros desse valor.
ExcluirMas se isso ocorre, coitado deles, né Carlota?
Imagina um financiamento de uma X6M
Seriam 24 vezes de R$ 20.000, com uma entrada de R$ 200.000??
Realmente são clientes pobres, cheios de dívidas e carnês para pagar.
Ao menos sua Caloi é velha mais tá paga, né Carlão?
Uma das pessoas mais ricas que conheço anda de Corolla... Funcionário dele de Cayenne, Range Rover... Vai entender.
ExcluirVc é uma comédia,kkkkkkkkk nao tem noção de nada.
ResponderExcluir11 mil reais de ipva todo ano, é ou nao é uma republiqueta comunista....
ResponderExcluirVocê sonha, é um comedia
ResponderExcluirNossa que comparativo sem sentido (Culpa do Sistema Educacional do Brasil) "Não é isso que você fala!?", cada dia esta se superando mais ein Carlotinha.
ResponderExcluirAgora sim um blindado bem projetado e preparado desde suspensão e freios. Aqui fora nesses vendedores de blindagem é um armengue só; outro dia num HVR 0km blindado estranhei que os carros na ruas estavam todos mais largos, distorção do para-brisas blindado. Pra quem pode e quer um bom blindado esse Q5 Security é uma excelente pedida.
ResponderExcluirOs vidros não eram AGP B33.
ExcluirNão sei dizer mas, muito ruim...uma distorsao muito forte, parece uma lente de aumento mais próximo ao terço inferior do para-brisas. Minha opiniao sobre blindagem veicular...vc só utiliza se vc for uma alvo potencial...o resto de quem usa é pura frescura paranoica. No Rio os bandidos querem agora blindados pra poder enfrentar a polícia, entao simplesmente insano e caro, enchendo os bolsos do comércio que incentiva a onda, como as películas escurecidas. Povinho brasileiro só isso.
Excluir"Já dono de BMW e Mercedes não tem porque blindar, pois eles estão cheios de dívidas e carnes para pagar os seus carros.'
ResponderExcluirNão sabia que os donos de Mercedes e BMW pagavam seus carros com picanha.
BMW e Mercedes, Jaguar, Audi, Porsche são carros premium. Bentley, Aston Martin, Rolls Royce, Bugatti são luxury cars. Que fique claro. O negócio é que a VW tem marcas nos dois grupos
ResponderExcluirErrado. Porsche é marca super-premium, e muito acima de BMW, Mercedes e Audi. Basta ver os preços. Enquanto BMW, Audi e Mercedes vendem carros entre R$ 100 mil e R$ 200 mil, Porsche começa em R$ 350 mil. Outro nível.
ExcluirFinalmente falou algo que se aproveita.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.