A Volkswagen do Brasil comemora os 30 anos do Gol GTi - um dos esportivos mais icônicos do mercado brasileiro e que trouxe inovações para a indústria nacional.
O Gol GTi foi a principal atração do estande da Volkswagen do Brasil no Salão do Automóvel de 1988, tendo sido o primeiro modelo produzido no Brasil equipado com injeção eletrônica de combustível.
O esportivo adotava o motor quatro-cilindros 2.0 - que desenvolvia potência de 120 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 180 Nm (18,4 kgfm) a 3.200 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.
Além da injeção eletrônica computadorizada, o Gol GTi tinha várias mudanças mecânicas.
Entre elas, tuchos hidráulicos (para reduzir ruídos e dispensar regulagens), novos pistões, filtro de ar de maior capacidade, coletor de admissão, bomba de óleo de maior vazão, injetores de óleo no bloco do motor para refrigerar os pistões e novo comando de válvulas (as de admissão passaram de 38 mm para 40 mm de diâmetro). A taxa de compressão subiu de 8,9:1 para 10:1 e o escapamento foi redesenhado.
A caixa de câmbio também recebeu alterações.
A primeira edição tinha produção limitada, e em cor única: Azul Mônaco, perolizada.
O esportivo tinha detalhes em preto fosco e aerofólio na cor da carroceria. Os para-choques e as faixas laterais eram na cor cinza prata, com filetes na cor Azul Cobalto. Na traseira, eram novas as lanternas, escurecidas, e o suporte de placa, com moldura em plástico preto. Completavam o visual os faróis de longo alcance e os de neblina.
O Gol GTi era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 185 km/h.
É o maior clássico nacional!
ResponderExcluirNunca mais a Volkswagen faz um carro icônico como esse.
Talvez consiga se aproximar com as versões GTS do POLO e VIRTUS, mas sempre faltará algo, como os BANCOS RECARO, os faróis redondos de longo alcance, pintura duas cores, um ronco que só ele tinha, enfim.
Quem sabe um dia ele retorne.
O polo gts tem bancos envolventes que são praticamente idênticos aos antigos recaro
ExcluirUm ícone p sua época, não tinha concorrentes com suas linhas modernas e um motor excepcional não dava p comparar c os carros d s categoria
ResponderExcluirMuito bom relembrar por tdo q foi n época!!@
Certeza?? Não esqueça do Escort XR3, que também compartilhava o mesmo motor 1.8 ou 2.0 AP...que no escort Xr3 93 em diante saiu com 122cvs AP2.0.. vinha com interior Recaro e aguns modelos cabriolet...
Excluire também não esqueça do Kadett GSI
ExcluirO pessoal torcia o pescoço quando o GTI passava.
ResponderExcluirE pensar que em um tempo muuuuuito distante, esses eram considerados os carros "TOP", com todos opcionais disponiveis sem pagar nada alem do preço de fábrica, e com qualidade excepcional.
ResponderExcluirdepois os consumidores preferiram apenas o titulo ao conforto e qualidade, deixaram de ser exigentes e aceitar o que botavam no prato.
não é atoa q o mercado brasileiro seja o que mais atrai os exportadores.
O ar condicionado era opcional. O resto vinha de série mesmo e a direção hidráulica saiu no modelo 1994.
ExcluirGTi era show, mas meu amor platônico era o GTS.
ResponderExcluirO maior ícone esportivo nacional. Sem dúvidas.
ResponderExcluirUp GTI seria muito bem vindo e "acessível".
$65.000 estaria ótimo.
KKKK
ExcluirSERIA ÓTIMO??
POR ISSO CARRO NO BRASIL CUSTA TÃO CARO...
Mas isso é fácil de resolver. É só chegar na concessionária e dizer: "Bom dia. Quero um UP GTI. Mesmo que ele custe menos, quero pagar R$ 65.000,00 nele, pois esse preço é um valor ótimo."
ExcluirUm sonho nacional até hoje!
ResponderExcluirComo é bom rever um clássico importante para industria automotiva brasileira.
Parabéns pelo blog de hoje.
Caraca cara só agora que me liguei que o TSI com o I vermelho é por causa do GTI que também tinha o I vermelho. Mano que ótima referência.
ResponderExcluirhttps://i.ytimg.com/vi/L7tYDTLR0VY/maxresdefault.jpg
https://localizeisitestorage.blob.core.windows.net/anuncio/252208_1634N6_03.jpg
AGORA JA SABEMOS A INSPIRAÇÃO DOS PAINÉIS DO POLO/VIRTUS/TCROSS
ResponderExcluirAlguém sabe informar quantas unidades foram fabricadas da primeira geração?
ResponderExcluirOutra coisa que não mencionei no meu comentário anterior.
ResponderExcluirUma coisa que marcou muito os esportivos da Volkswagem dos anos 80 era o volante. Todo esportiva da marca na época tinha ( volante 4 raios e 4 bolas), que começou com o PASSAT GTS e GOL GT. Todos queriam colocar aquele volante nos seus carros. Até hj aliás. os volantes de hj em dia são " sem graça", pois não tem nada de esportivo neles.
Lindo esse carro, um sonho de muitos na época, aquele azul com teto solar então, só nao entendi o porquê das fotos cinza, deveria ser coloridas, só pra babar naquele azul lindo,e pra ver também a cor do tecido dos bancos recaro.
ResponderExcluirTeto solar? Nunca teve...
ExcluirGTi nunca teve teto solar... vc deve estar confundindo com o Escort XR3
Excluirera o carro mais desejado da época ao lado de opala diplomata e escort xr3
ResponderExcluirSonho de consumo até hoje, e continuará sendo.
ResponderExcluirTive o prazer de adquirir em 2006 um GTi cinza nimbus 1991 todo inteirão, original e com preço acessível ainda na época. Hoje, por ser ítem de colecionador eles enfiam a faca na hora de vender. Lembro que vendi em 2008 a preço de banana, mais barato do que quando comprei. Se eu soubesse que ia se tornar um carro tão procurado e supervalorizado anos depois nem teria vendido, mas lembro que na época não tinha outra alternativa a não ser vende-lo. Aquele motor AP 2.0 era um tesão, com um torque forte e aquele ronco do escapamento esportivo era um show a parte. Chegava facil aos 180, 200 km/h. Saudades daquele GTi...
ResponderExcluirFaltou falar da anteninha no teto que lançou moda
ResponderExcluirO precursor dos carros enfeitados.. o número um em enfeites e balangandãs.
ResponderExcluirClaramente não sabe o que significa "enfeitado". O Gol GTI não tinha nem 1 enfeite sequer. Tudo nele é funcional. Desde os faróis de neblina, aos elementos aerodinâmicos laterias chegando ao aerofólio traseiro. Tudo é funcional. Então, sem enfeites.
ExcluirHoje em dia sim, só vemos "esportivos" enfeitados por aí, sem alteração de motor, apenas estética, com exceção do digníssimo Renault Sandero RS, o único que realmente representa esportividade na categoria, com um notável motor 2.0 de 150cv, lembrando os antigos Gol GTi 1995 e o 1999
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