A Volkswagen do Brasil comemora os 30 anos do Gol GTi - um dos esportivos mais icônicos do mercado brasileiro e que trouxe inovações para a indústria nacional.

VW Gol GTI 1988

O Gol GTi foi a principal atração do estande da Volkswagen do Brasil no Salão do Automóvel de 1988, tendo sido o primeiro modelo produzido no Brasil equipado com injeção eletrônica de combustível.

VW Gol GTI 1988

O esportivo adotava o motor quatro-cilindros 2.0 - que desenvolvia potência de 120 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 180 Nm (18,4 kgfm) a 3.200 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco marchas.

VW Gol GTI 1988

Além da injeção eletrônica computadorizada, o Gol GTi tinha várias mudanças mecânicas.
VW Gol GTI 1990 Azul Mônaco
Entre elas, tuchos hidráulicos (para reduzir ruídos e dispensar regulagens), novos pistões, filtro de ar de maior capacidade, coletor de admissão, bomba de óleo de maior vazão, injetores de óleo no bloco do motor para refrigerar os pistões e novo comando de válvulas (as de admissão passaram de 38 mm para 40 mm de diâmetro). A taxa de compressão subiu de 8,9:1 para 10:1 e o escapamento foi redesenhado.
VW Gol GTI 1990 Azul Mônaco
A caixa de câmbio também recebeu alterações.

VW Gol GTI 1988

A primeira edição tinha produção limitada, e em cor única: Azul Mônaco, perolizada.
VW Gol GTI 1990 - Azul Mônaco
O esportivo tinha detalhes em preto fosco e aerofólio na cor da carroceria. Os para-choques e as faixas laterais eram na cor cinza prata, com filetes na cor Azul Cobalto. Na traseira, eram novas as lanternas, escurecidas, e o suporte de placa, com moldura em plástico preto. Completavam o visual os faróis de longo alcance e os de neblina.

VW Gol GTI 1988

O Gol GTi era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 185 km/h.

27 Comentários

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  1. É o maior clássico nacional!

    Nunca mais a Volkswagen faz um carro icônico como esse.

    Talvez consiga se aproximar com as versões GTS do POLO e VIRTUS, mas sempre faltará algo, como os BANCOS RECARO, os faróis redondos de longo alcance, pintura duas cores, um ronco que só ele tinha, enfim.

    Quem sabe um dia ele retorne.

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    1. O polo gts tem bancos envolventes que são praticamente idênticos aos antigos recaro

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  2. Um ícone p sua época, não tinha concorrentes com suas linhas modernas e um motor excepcional não dava p comparar c os carros d s categoria
    Muito bom relembrar por tdo q foi n época!!@

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    1. Certeza?? Não esqueça do Escort XR3, que também compartilhava o mesmo motor 1.8 ou 2.0 AP...que no escort Xr3 93 em diante saiu com 122cvs AP2.0.. vinha com interior Recaro e aguns modelos cabriolet...

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    2. e também não esqueça do Kadett GSI

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  3. O pessoal torcia o pescoço quando o GTI passava.

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  4. E pensar que em um tempo muuuuuito distante, esses eram considerados os carros "TOP", com todos opcionais disponiveis sem pagar nada alem do preço de fábrica, e com qualidade excepcional.
    depois os consumidores preferiram apenas o titulo ao conforto e qualidade, deixaram de ser exigentes e aceitar o que botavam no prato.
    não é atoa q o mercado brasileiro seja o que mais atrai os exportadores.

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    1. O ar condicionado era opcional. O resto vinha de série mesmo e a direção hidráulica saiu no modelo 1994.

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  5. GTi era show, mas meu amor platônico era o GTS.

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  6. O maior ícone esportivo nacional. Sem dúvidas.

    Up GTI seria muito bem vindo e "acessível".

    $65.000 estaria ótimo.

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    1. KKKK
      SERIA ÓTIMO??
      POR ISSO CARRO NO BRASIL CUSTA TÃO CARO...

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    2. Mas isso é fácil de resolver. É só chegar na concessionária e dizer: "Bom dia. Quero um UP GTI. Mesmo que ele custe menos, quero pagar R$ 65.000,00 nele, pois esse preço é um valor ótimo."

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  7. Um sonho nacional até hoje!
    Como é bom rever um clássico importante para industria automotiva brasileira.

    Parabéns pelo blog de hoje.

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  8. Caraca cara só agora que me liguei que o TSI com o I vermelho é por causa do GTI que também tinha o I vermelho. Mano que ótima referência.

    https://i.ytimg.com/vi/L7tYDTLR0VY/maxresdefault.jpg
    https://localizeisitestorage.blob.core.windows.net/anuncio/252208_1634N6_03.jpg

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  9. AGORA JA SABEMOS A INSPIRAÇÃO DOS PAINÉIS DO POLO/VIRTUS/TCROSS

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  10. Alguém sabe informar quantas unidades foram fabricadas da primeira geração?

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  11. Outra coisa que não mencionei no meu comentário anterior.

    Uma coisa que marcou muito os esportivos da Volkswagem dos anos 80 era o volante. Todo esportiva da marca na época tinha ( volante 4 raios e 4 bolas), que começou com o PASSAT GTS e GOL GT. Todos queriam colocar aquele volante nos seus carros. Até hj aliás. os volantes de hj em dia são " sem graça", pois não tem nada de esportivo neles.

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  12. Lindo esse carro, um sonho de muitos na época, aquele azul com teto solar então, só nao entendi o porquê das fotos cinza, deveria ser coloridas, só pra babar naquele azul lindo,e pra ver também a cor do tecido dos bancos recaro.

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  13. era o carro mais desejado da época ao lado de opala diplomata e escort xr3

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  14. Sonho de consumo até hoje, e continuará sendo.

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  15. Tive o prazer de adquirir em 2006 um GTi cinza nimbus 1991 todo inteirão, original e com preço acessível ainda na época. Hoje, por ser ítem de colecionador eles enfiam a faca na hora de vender. Lembro que vendi em 2008 a preço de banana, mais barato do que quando comprei. Se eu soubesse que ia se tornar um carro tão procurado e supervalorizado anos depois nem teria vendido, mas lembro que na época não tinha outra alternativa a não ser vende-lo. Aquele motor AP 2.0 era um tesão, com um torque forte e aquele ronco do escapamento esportivo era um show a parte. Chegava facil aos 180, 200 km/h. Saudades daquele GTi...

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  16. Faltou falar da anteninha no teto que lançou moda

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  17. O precursor dos carros enfeitados.. o número um em enfeites e balangandãs.

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    1. Claramente não sabe o que significa "enfeitado". O Gol GTI não tinha nem 1 enfeite sequer. Tudo nele é funcional. Desde os faróis de neblina, aos elementos aerodinâmicos laterias chegando ao aerofólio traseiro. Tudo é funcional. Então, sem enfeites.

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    2. Hoje em dia sim, só vemos "esportivos" enfeitados por aí, sem alteração de motor, apenas estética, com exceção do digníssimo Renault Sandero RS, o único que realmente representa esportividade na categoria, com um notável motor 2.0 de 150cv, lembrando os antigos Gol GTi 1995 e o 1999

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