O Ford Sierra RS Cosworth foi o primeiro carro da marca a usar o emblema da Cosworth e foi apresentado no Salão de Genebra em 1985 como um meio de homologar o Sierra para as corridas do Grupo A de Carros de Turismo. Esse modelo foi a última tentativa da Ford em produzir um sedã europeu de alta performance.
Estes regulamentos determinaram que um mínimo de 5.000 foram construídos e vendidos e, assim, a Ford fabricou 5.545 unidades.
O modelo de quatro portas foi o Sierra Sapphire Cosworth, com o motor Ford-Cosworth YBB, construído no Reino Unido, sendo que esse modelo tinha a particularidade de usar tração 4x4.
A suspensão era essencialmente a mesma com algumas pequenas alterações na geometria para se adequar a um estilo de condução menos agressivo.
O modelo tinha um coeficiente de arrasto de 0,33, permitindo assim que ele registrasse uma velocidade máxima de 240 km/h, e acelerasse de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.
O último modelo do Sierra foi apresentado em 1992, sendo também uma versão 4x4 RS, tendo sido substituído pelo Mondeo - que jamais teve o mesmo carisma e a mesma proposta do Sierra, já que o Mondeo nada mais é que um pacato sedã americano Fusion com outro nome.
O sedanzinho bem que era potente msm 0-100 em 6,1 e máxima de 240km.
ResponderExcluirTem muito TSI por aí, que nem sonha a chegar nessa casa.
A cagada maior da ford é que não conseguiu repetir o feito deste Sierra e ainda vai tirar de linha todos os sedans tradicionais.
Eu acredito que uma hora essa febre de Suvs vai diminuir e ela ficará sem representantes para o consumidor.
O Verona e o Apollo pegaram emprestado a traseira e o Escort XR3 as rodas.
ResponderExcluirGostei desses bancos e do desempenho
Quando vi pensei a mesma coisa kkkk
ExcluirSó que o XR3 usou essas rodas em 1990, quase 5 anos depois.... Assim como o Verona e Apollo foram lançados no começo dos anos 90....
ExcluirFalou falou mas não disse que motor tinha qual era potência do motor o torque a tecnologia usada na época
ResponderExcluirEle utilizava um 4cc 2.0 turbo de 204/220cv a 6000rpm com 276Nm a 4500rpm pesando 1205kg com câmbio manual números aproximados.
ExcluirO Mondeo quando surgiu não tinha nada de americano e tinha uma versão V6 muito famosa não só pelo desempenho mas pelo acerto de suspensão (como sabemos os carros da Ford são sempre a referência em acerto entre estabilidade e dirigibilidade). Como sabemos, também, nessa época o acertador de carros da Ford era o senhor Richard Parry-Jones, considerado o melhor do mundo em sua época. Foi ele que acertou os Escorts, Fiestas, Kas, Focus e Mondeos dessa época, todos carros referências em suas categorias.
ResponderExcluirHoje a Ford tem o Fusion 2,7 biturbo com 329 cv e 48,4 kg de torque, certamente o mais potente e forte em sua categoria, não tendo concorrentes que cheguem perto.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.