O Ford Sierra RS Cosworth foi o primeiro carro da marca a usar o emblema da Cosworth e foi apresentado no Salão de Genebra em 1985 como um meio de homologar o Sierra para as corridas do Grupo A de Carros de Turismo. Esse modelo foi a última tentativa da Ford em produzir um sedã europeu de alta performance.

Ford Sierra Sapphire RS Cosworth

Estes regulamentos determinaram que um mínimo de 5.000 foram construídos e vendidos e, assim, a Ford fabricou 5.545 unidades.

Ford Sierra Sapphire RS Cosworth

O modelo de quatro portas foi o Sierra Sapphire Cosworth, com o motor Ford-Cosworth YBB, construído no Reino Unido, sendo que esse modelo tinha a particularidade de usar tração 4x4.

Ford Sierra Sapphire RS Cosworth

A suspensão era essencialmente a mesma com algumas pequenas alterações na geometria para se adequar a um estilo de condução menos agressivo.

Ford Sierra Sapphire RS Cosworth

O modelo tinha um coeficiente de arrasto de 0,33, permitindo assim que ele registrasse uma velocidade máxima de 240 km/h, e acelerasse de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos.

Ford Sierra Sapphire RS Cosworth

O último modelo do Sierra foi apresentado em 1992, sendo também uma versão 4x4 RS, tendo sido substituído pelo Mondeo - que jamais teve o mesmo carisma e a mesma proposta do Sierra, já que o Mondeo nada mais é que um pacato sedã americano Fusion com outro nome.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O sedanzinho bem que era potente msm 0-100 em 6,1 e máxima de 240km.
    Tem muito TSI por aí, que nem sonha a chegar nessa casa.
    A cagada maior da ford é que não conseguiu repetir o feito deste Sierra e ainda vai tirar de linha todos os sedans tradicionais.
    Eu acredito que uma hora essa febre de Suvs vai diminuir e ela ficará sem representantes para o consumidor.

    ResponderExcluir
  2. O Verona e o Apollo pegaram emprestado a traseira e o Escort XR3 as rodas.
    Gostei desses bancos e do desempenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi pensei a mesma coisa kkkk

      Excluir
    2. Só que o XR3 usou essas rodas em 1990, quase 5 anos depois.... Assim como o Verona e Apollo foram lançados no começo dos anos 90....

      Excluir
  3. Falou falou mas não disse que motor tinha qual era potência do motor o torque a tecnologia usada na época

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele utilizava um 4cc 2.0 turbo de 204/220cv a 6000rpm com 276Nm a 4500rpm pesando 1205kg com câmbio manual números aproximados.

      Excluir
  4. O Mondeo quando surgiu não tinha nada de americano e tinha uma versão V6 muito famosa não só pelo desempenho mas pelo acerto de suspensão (como sabemos os carros da Ford são sempre a referência em acerto entre estabilidade e dirigibilidade). Como sabemos, também, nessa época o acertador de carros da Ford era o senhor Richard Parry-Jones, considerado o melhor do mundo em sua época. Foi ele que acertou os Escorts, Fiestas, Kas, Focus e Mondeos dessa época, todos carros referências em suas categorias.
    Hoje a Ford tem o Fusion 2,7 biturbo com 329 cv e 48,4 kg de torque, certamente o mais potente e forte em sua categoria, não tendo concorrentes que cheguem perto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem