O Volkswagen Jetta 2019 foi lançado no Brasil no final de setembro, e neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir de uma unidade R-Line com o motor 250 TSI Flex, precificada em R$ 119.990 reais - unidade de test-drive da concessionária VW V12 Motors (DF).
A geração anterior de Jetta estava no mercado há mais de sete anos e, mesmo com alguns facelifts, ficava claro que um outro modelo era necessário. E ele chegou mais largo, mais alto e mais comprido, mas mantendo-se na categoria de sedã concorrente de Corolla e Civic.
O design desta nova geração do Jetta está em sintonia com a linguagem contemporânea dos Volkswagen, posicionando-se entre o Virtus e um Passat. É uma estética moderna, e, ao mesmo tempo, conservadora, mas talvez menos atemporal que o seu antecessor.
A dianteira e a lateral remete, ao Passat, enquanto a traseira é bastante similar à do Virtus. De qualquer forma, o carro é muito agradável aos olhos.
O interior também é novo, sendo esta versão R-Line de série com o painel digital e a central de informação e entretenimento com navegação integrada. O Active Info Display pode mostrar tudo no cluster, inclusive o mapa de navegação, o que confere um aspecto high-tech.
Os bancos são anatônicos e desenhados para manter o conforto mesmo em viagens de longa distância. Na parte traseira há muito espaço, mas sente-se falta das saídas de ar-condicionado, presentes no modelo anterior, e ausentes neste.
Os assentos dianteiros são revestidos em couro são confortáveis e com boa aderência. É muito fácil encontrar uma posição de condução adequada, graças aos vários regulamentos disponíveis para o motorista. Pela primeira vez, Jetta oferece um quadro de instrumentos orientado para o condutor, semelhante ao usado no Golf. Todos os controles do console central são orientados para a pessoa que dirige.
Finalmente, o novo Volkswagen Jetta mantém duas características muito importantes. O primeiro tem a ver com o espaço para os bancos traseiros. Graças às dimensões maiores do entre eixos, há mais espaço para as pernas do que na geração anterior. E o mesmo vale para o porta-malas - ainda é enorme, quadrado e maleável. Infelizmente, já não vem com a rede para segurar carga, nem com as âncoras para instalar a rede, nem com os compartimentos laterais, nem com a tomada de 12v.
Segurança
Tanto a versão Comfortline como a Highline vêm de fábrica com o mesmo equipamento de segurança. E isso é muito bom. Inclui seis airbags, freios ABS com distribuição de frenagem, travamento eletrônico do diferencial, de âncoras Isofix, controle de estabilidade, controle de tração, assistência para partida em rampas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Motor e transmissão
No momento, a terceira geração do Jetta será oferecido apenas com o motor 250 TSI Flex de 150 cv e 250 Nm de torque associado com transmissão automática de seis marchas. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, e o consumo em cidade é de 11,6 km/l, e de 14,1 Km/l em estrada.
O comportamento do Jetta causa surpresa ao primeiro contato pela agilidade e rapidez nas respostas. O banco do motorista é confortável e sente-se segurança na posição de comando. O funcionamento é suave e macio, e a caixa Tiptronic opera com extrema suavidade. Ele é capaz de cruzar a 130 km/h em silêncio e tranquilidade - operando sob um eficaz piloto automático adapativo.
A suspensão traseira consideramos correta a substituição do esquema multilink do anterior para o atual interdependente. O Jetta se mantém estável e seguro, mas está mais macio e confortável, e este sistema é mais robusto e adequado às vias brasileiras.
Os freios são muito bons, e agora conta com função Autohold, que não tinha antes e no tráfego é muito útil. Agora também tem uma câmera de ré, adicionada aos sensores.
Conclusão
O Novo Jetta é uma evolução em relação ao anterior em todos os sentidos: maior, mais bonito, com maior presença, mais sofisticado. É dono de conjunto mecânico muito bem sucedido, suficiente e eficiente.
Virtão!
ResponderExcluirAmo . O virtus é bonito pra baralho
ExcluirParece a frente do Prisma
ExcluirExcelente carro
ResponderExcluirMeu Sonho de consumo esse jettão!
ResponderExcluirTem q correr pra vender antes q chegue o Corolla novo
ResponderExcluirBelo Virtus tamanho M
ResponderExcluirMelhor até que o Yaris tamanho M e o City tamnho M também.
ExcluirNão, não é melhor que Civic.
ExcluirQuem sabe na próxima geração.
Civic Touring coloca Jetta R-Line no bolso ...
Muito melhor que o big city e o yarao
ExcluirE o Jetta Gli coloca o Civic Touring e SI no lixo ...
ExcluirNão coloca, não amigo.
ExcluirCivic Si colocará Jetta GLi no bolso nas pistas.
ACE é uma plataforma muito melhor acertada que MQB...
Virtuzão, mesmo assim superior ao Corolla e Civic (exceção do Touring). Na verdade, Jetta, Cruze, C4 Lounge, Focus e os outros da categoria são todos superiores ao Corolla e ao Civic.
ResponderExcluirexcelente construção , muito seguro e só, frente picolé de chuchu e mais pelado que travesti no ponto depois da meia noite
ExcluirSei, peladinho com Active Info Display e ACC que nenhum rival da categoria oferece, sem mais...
ExcluirVi,testei e não gostei.
ResponderExcluirMelhor ir de Cruze Ltz ou Civic Touring.
E ano que vem chegará o novo Corolla, modernizado e com nova plataforma.
Nem ferrando. Cruze tá mais pro Polo que pro Jetta. Civic é o unico que consegue brigar de igual pra igual por enquanto.
ExcluirHAHAHAHAHAHAH Piadista
ExcluirNovo Corolla?
ExcluirHibrydo???
https://autoportal.iol.pt/novidades/prius/toyota-manda-recolher-2-43-milhoes-de-hibridos
Testa o Jetta Gli quando chegar e tire suas conclusões...
ExcluirSem auto hold, sem paddle shifts, sem banco elétrico e sem ventilação, sem rebatimento elétrico dos retrovisores ...
ResponderExcluirEntão sem vendas.
Excluirsabe ler não... "freios com função Autohold" e ainda com Active Info Display e ACC bem mais úteis
ExcluirTitanplus, fui na concessionária ver e senti falta do acionamento elétrico dos bancos somente. Não vi vantagem do jetta rline pro comfortline. O active display e acc são items legais, mas 10k a mais é muita coisa. O acabamento das portas traseiras podia ser melhor tambem. Nem liguei pra falta do paddle ou saída de ar traseira.
ExcluirVi o Virtus top também e é um carro legal, mas não tem nada a ver compará-lo com sedan médio. Tem bom espaço para as pernas e só, os bancos, o apoio de braço e largura é tudo em escala menor, mas custa 25k a menos que jetta...
Tenho um focus titanium plus, parece ser o seu carro tb. Estou trocando meu carro agora que está completando 4 anos.
por esse preço está praticamente de graça, vou correr ali no banco tirar o dinheiro pra comprar um
ResponderExcluirse faltar um pouco o carlos me ajuda
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEsse pacote R-Line é só enfeite.
ResponderExcluirJetta "esportivado" não tem sequer paddle-shift,
Sim, mas tem Active Info Display e ACC bem mais úteis, nada mal hein
ExcluirVirtus Plus Size 😂😂😂😂😂
ResponderExcluir😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
ExcluirQuando li 250 tsi tinha certeza de 250 cv, sqn kkkkkk
ResponderExcluirkkkkkk
ExcluirRline = Enfeites...
ResponderExcluirnão acrescenta nada na questão de desempenho no carro.
Pior que ainda falta "enfeites" que deveriam existir na versão, como as borboletas no volante. Afinal, é uma versão esportivada ou não é? Rsrs
ExcluirIsso enfeites como Active Info Display e ACC são bem mais úteis
ExcluirLarga de ser puxa saco.
ExcluirFui na CSS levar o Mini Golf na 1° revisão e vi o Virtus GG no showroom.
ResponderExcluirO conjunto ao vivo é melhor que nas fotos, o interior e traseira é mto igual o Polo/Virtus.
E não tem como levar 5 pessoas ou ter a ventilação traseira mesmo, o túnel central do carro tem, sem exageros uns 15~20cm de altura.
O ponto positivo é que o banco traseiro é completo, não tem aquelas abas cortadas do Polo/Virtus. Nenhuma unidade vendida ainda.
SIN AIRE ACONDICIONADO ATRAS!!!UN VENTO!!!!?????? DE QUE ME HABLAS WILI!!! ESTAS LOCO!!!
ResponderExcluirVou comprar só por causa dos enfeites que melhoram o desempenho frente aos demais. Sqn....
ResponderExcluirQual maluco vai pagar mais de 100k e uns 20k a mais q um Virtus num sedan sem padle shifts e sem A/C traseiro?hei dona VW, tremendo tiro no pé, hein?
ResponderExcluirMalucos pagam até mais em Corolla e Civic que não tem A/C traseiro
ExcluirMas Corolla e Civic são de 2014 e tem paddle shifts, o Jetta foi lançado esse ano
ExcluirEstou procurando um Sedan e nesse fim de semana fui testar Fusion e Jetta. Como as concessionárias na cidade ficam muito próximas em menos de 10 minutos e saiu de uma concessionária à outra. Primeiro o Fusion Titanium FWD, aqui vendido por R$139K, oferecido com emplacamento, tanque cheio e 3 revisões inclusas no preço. Depois o Jetta Conformtline, aqui vendido por R$ 114K. São 25k de diferença no preço praticado aqui no estado de Rondônia. Para mim são carros de categoria diferente, mas com a VW insiste que o Jetta é sedan grande, resolvi testar para tirar a dúvida.
ResponderExcluirConclusão: Gostei muito do virtual cockpit e só. É abismal a diferença entre os veículos, para mim os R$139 do Fusion valem muito mais que o os R$114 do Jetta. Acabamento, construção, acerto nos detalhes. Tudo é muito melhor no Fusion. Nitidamente é um carro de categoria superior. Só senti certa igualdade no desempenho. O motor do Fusion e maior, mas também o carro é mais pesado e isso equilibra as coisas. No resto, vitória merecida ao Fusion.
Amigo, o jetta com "virtual cockpit sai as 120k ou 126k com teto solar. Neste casona diferença é um pouco menor.
ExcluirAchei o painel do jetta e bancos muito bonitos, mas o acabamento do fusio também é, apesar do projeto maia antigo
Esse é o problema do jetta e do civic touring, que sem dúvida são excelentes carros! Qnd vc compara com o Fusion, que tem uma precificação um pouco acima, eles ficam em desvantagem. E a ford sempre oferece bônus e formas de pagamento mais atraentes.
ExcluirO verdadeiro concorrente do Fusion é o Passat, que fica emparelhado em nível de equipamentos mas custa um pouco mais.
ExcluirEu sei que os preços não são exatamente aqueles disponibilizados ao público nos sites das marcas, mas infelizmente aqui no mato não temos muitas opções e as concessionárias aproveitam. Só para vocês terem noção,fui olhar o Compass e a Jeep local oferece a versão limited por R$7,900 acima do preço público, sem chances de negociação.
ResponderExcluirviajaycomprate de otrolugar,no debes dejarte engañar de ese modo!!
ExcluirNão muitas opções. Existem algumas concessionárias em cidades do interior, mas todas são do mesmo grupo, então não espero encontrar preços melhores. Para comprar em ontro estado são quase 1.500Km até Cuiabá ou 10 dias de balsa vindo de Manaus.
Excluirgaleta endeusando esse jetta 1.4t ,imagina quando lancar o bruto 2.0t . o antigo e um foguete...
ResponderExcluirO Jetta 2.0 Turbo antigo tinha pouca frescura e muito conteúdo. Esse R-line tem muita frescura inútil e pouco conteúdo. Um retrocesso.
ResponderExcluirGLI que é bom, nada.
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