A Volkswagen mostra na Alemanha os primeiros detalhes e especificações de sua nova plataforma MEB - matriz de acionamento elétrico modular (MEB), uma plataforma de tecnologia desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A produção do Volkswagen ID., o primeiro veículo série do mundo baseado no MEB, começará a ser produzido em Zwickau no final de 2019.
Em antecipação ao lançamento, a montadora apresenta para a imprensa européia os primeiro insights sobre a base tecnológica do ID. em uma oficina de mídia no Gläserne Manufaktur em Dresden, onde a Volkswagen está demonstrando a peça central da MEB - o chassi sem a carroceria e o interior - exatamente como será usado em modelos de série.
A Volkswagen também está aproveitando a iniciativa para mostrar o sistema de infra-estrutura de carga: um protótipo do “Volks-Wallbox” também está sendo estreado em Dresden. Este Wallbox é um sistema doméstico acessível que faz o carregamento do ID.
Segundo a montadora, o MEB é a chave para o “carro elétrico para todos”: ele permite uma relação preço-serviço até agora inatingível e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em um best-seller.
Segundo executivos da montadora, "o MEB é um dos projetos mais importantes da história da Volkswagen - um marco tecnológico, semelhante à transição do Beetle para o Golf. ”
A VW aposta na nova plataforma, tanto que estima cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nesta plataforma apenas na primeira onda. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica do carro elétrico para todos.
Como Christian Senger, diretor da linha de produtos de mobilidade, explicou, a plataforma MEB traz benefícios significativos para os clientes: “O ID. será um marco no desenvolvimento tecnológico. Será o primeiro carro elétrico totalmente conectado com a utilidade diária total que milhões de pessoas poderão pagar.
”A plataforma MEB possibilitará a instalação de baterias maiores, por exemplo. Só isso aumenta significativamente a autonomia. “O carro se mantém à estrada muito bem graças à bateria plana no chão e o espaço interno é muito mais generoso - estamos fazendo avanços substanciais com a sensação de espaço.”
Além disso, o MEB agrega todo o conhecimento de produção da Volkswagen: não é uma plataforma para veículos com motores de combustão que tenha sido modificada retroativamente, mas foi projetada desde o início para ser 100 por cento, intransigente e elétrica.
Como Ulbrich disse: “Nosso Kit de Ferramentas Transversais Modular já provou que a Volkswagen é uma das desenvolvedoras de plataformas de maior sucesso na indústria automobilística. Agora, estamos transferindo esse conhecimento e essa estratégia para a era da eletricidade. Até o final de 2022, quatro marcas do grupo estarão incrementando 27 modelos MEB em todo o mundo, desde carros compactos até o estilo de vida Bulli. Isso é algo bastante único ”.
Todos os membros do ID. família são projetados para carregamento rápido. Utilizando sistemas de carregamento rápido, a bateria pode ser carregada 80 por cento em cerca de 30 minutos graças a um sistema de baterias completamente novo e significativamente mais potente desenvolvido pelo Grupo Volkswagen. Senger explicou: “O uso de uma nova geração de baterias de alto desempenho começa com o ID. modelos. Graças ao seu design modular e ao formato multicelular, essas baterias podem ser instaladas em ID menor ou maior. modelos. ”
Volkswagen mostra a nova plataforma MEB na Alemanha
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
"Veículo elétrico para todos"
ResponderExcluirOu seja...
Vem aí o Fusca elétrico! Estou prevendo um sucesso estrondoso, um verdadeiro CATACLISMO na indústria automobilística de tecnologia limpa.
Nem o Up-e e 500e tiveram essas vendas estrondosas para esse ter, carro elétrico já existe a muito tempo, esse não é o primeiro nem o último.
ExcluirAmigo, leia a matéria novamente, este carro foi projetado para ser barato em relação aos outros elétricos, trata-se de uma plataforma que será a base de vários outros modelos, e não como acontece até uma plataforma única para apenas um modelo que na maioria das vezes não passa na verdade de um protótipo caríssimo! essa plataforma será usada por todo o grupo VW em vários modelos como acontece com a MQB hoje o que ira baixar absurdamente os custos de produção podendo o GRUPO VW vendê-los ao preço dos carros a combustão de hoje e lucrar muuuuuuiiiiito!
ExcluirIsso demonstra os novos caminhos da indústria automobilística. Uma nova geração que surge e avança.
ResponderExcluirSai a transmissão DIANTEIRA e volta ao princípio ... TRASEIRA!!!
ExcluirOs carros mais potentes do mundo tem a tração traseira mustang, porsche, bugatti, ferrari todos usam tração traseira então não tem nada de regresso. (E só pra avisar se chama tração e não transmissão, a transmissão é uma parte do motor por tanto fica onde o motor está)
ExcluirMais moderna do que a MQB?
ResponderExcluirAinda bem q estamos aqui pra.ver isso... realmente pensava q não seria pra o nosso tempo. Sem duvidas q golf e audi a3 virão com um apelo emocional e tecnológico de dar inveja ha mt carros de luxo...
ResponderExcluirA toyota tbm nao deverá deixar por menos, porém os japas precisam mudar o entendimento sobre design e fazer um carro mais universal e menos asiático.
A escola japioniana trás modelos excessivamente esquisitos. Qual o problema em desenvolver algo normal simples que siga as mesmas tendências do modelos já fabricados?
ExcluirO ponto vai ser a infra estrutura para tanto carro elétrico, principalmente no Brasil onde o PT detonou a infraestrutura.
ResponderExcluirAlguém mais notou os bancos do UP! e a suspensão muito parecida? Aposto que aproveitaram o pouco uso da PQ 12 (que é excelente) e fizeram dela a MEB, aumentando o entre-eixos e a altura das longarinas, pra encaixar as baterias. Até o assoalho traseiro lembra o do UP! Que bom que sobreviveu, de um jeito ou de outro.
ResponderExcluirvi logo de cara
ExcluirNo Brasil daqui 50 anos, custando 10X mais que o similar na europa... enquanto isso consumiremos nossos veiculos movido a combustivel "verde"....
ResponderExcluirGostaria de saber como a VW pretende reciclar e/ou descartar as baterias usadas sem impacto ao meio ambiente.
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