A Toyota do Brasil anunciou nesta semana um investimento de R$ 1 bilhão em sua planta de Indaiatuba, interior de São Paulo (SP). Oficialmente o aporte tem missão de "preparar a unidade dentro de um processo de modernização para se tornar mais flexível e competitiva no cenário brasileiro e latino-americano, com o intuito de produzir carros cada vez melhores". Na prática são os preparativos para o novo Corolla 2020, que chega em junho do ano que vem.
A montadora aproveitou a ocasião para comemorar os 20 anos de operação da unidade de Indaiatuba, notabilizada pela fabricação do líder do segmento de sedãs médios e um dos carros de maior sucesso do Brasil, o Corolla.
O investimento já está alinhado com as diretrizes do novo regime automotivo, o Programa Rota 2030, e será usado para atualização e modernização de todos os processos na linha de montagem de Indaiatuba em um prazo de até 18 meses. Contempla, ainda, o aperfeiçoamento de mão de obra por meio de atualizações técnicas, melhoria de ergonomia e treinamentos de toda sua força de trabalho.
20 anos de Indaiatuba
Para escolha do local que abrigaria o primeiro complexo a fabricar o sedã médio Corolla em solo latino-americano, a Toyota levou em consideração os aspectos logísticos e de qualificação de mão de obra ao selecionar o município de Indaiatuba, interior de São Paulo.
Com a compra de um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção das instalações de sua segunda fábrica no País. Desta forma, em setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural desta unidade.
Este novo aporte marcou o início da produção da 9ª geração do Corolla, a partir de junho de 2002. No mês de janeiro de 2003, como resultado do êxito absoluto do sedã médio, a Toyota do Brasil iniciou o segundo turno, que elevou o volume de produção em 120%. Em janeiro de 2004, a planta alcançou a produção acumulada de 100 mil unidades do Corolla.
A consolidação de mercado fez com que a Toyota do Brasil decidisse lançar um novo modelo derivado do sedã: a Fielder, veículo que redefiniu o segmento de peruas. Com a injeção de US$ 15 milhões, a fábrica de Indaiatuba começou a produzir o modelo em maio de 2004, que imediatamente assumiu a posição de liderança, conseguindo reavivar esse segmento no mercado automotivo nacional. Em 2007, a Toyota passou a fabricar em Indaiatuba, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a linha Corolla Flex, composta pelo sedã Corolla e pela Fielder.
A tecnologia de motores que aceitam a utilização de álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção foi um trabalho conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão, sendo esta a primeira vez que a Toyota Motor Corporation (TMC) desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro. Em 2008, a Toyota lançou ao mercado a 10ª geração do Corolla.
Em março de 2014, foi a vez da 11ª geração do modelo começar a ser produzida e três anos depois, a planta celebrou a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas do Corolla em Indaiatuba.
Como qualidade é fator primordial para a Toyota, a empresa mantém uma pista de testes, localizada no entorno da fábrica, onde engenheiros do departamento de controle de qualidade realizam experimentos constantes para certificação da excelência do modelo produzido. O circuito possui mil metros de extensão e 4,2 metros de largura, possibilitando a verificação, inclusive, de possíveis aprimoramentos no produto.
Corolla no Brasil
As primeiras unidades do Corolla desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da abertura de importação no segmento de automóveis no País. Tais mudanças na legislação brasileira em relação ao comércio internacional de veículos assegurou a chegada das primeiras unidades do Corolla no território nacional, importadas do Japão.
Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países ao redor do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local.
Desde então, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso em vendas de seu segmento em todo o Brasil. Nos primeiros oito meses de 2018, por exemplo, o veículo mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios nacionais, com 38.159 unidades comercializadas, o que representa 44% do total de emplacamentos nesta fatia de mercado.
Como sempre a Toyota destrói os concorrentes!!! Essa montadora tinha que ter capital aberto para nós sermos acionistas. É a maior do mundo sem dúvidas!!!
ResponderExcluirInteressante conceito de "destruir concorrentes". A Toyota está em 5º, vende metade de VW e GM. O Yaris mal passa do 20º lugar (vende metade do Polo), e o market share não chega a 8%.
ExcluirA Toyota no Brasil é retardatária. Não consegue competir nem com a moribunda Ford....
Não e bem assim, na realidade ela prefere ir ganhando o mercado aos poucos, e suas fábricas no Brasil trabalham no limite o que significa que ela deve ter um lucro maior que outra que fazem questão de quantidade.
ExcluirDestrói ? Vdd faz Hilux que capota , Etios que não tem pintura dentro do capô , painéis ridículos , airbag que estoura loucamente etc
ExcluirThiago, um vizinho meu comprou um Up TSI peper, e ao abrir o capô, e para surpresa também não havia pintura no cofre no motor apenas a tinta base. Resumindo, você Dfende sua amada VW, mas não fica atento a esses detalhes.
Excluircalma memninas com diz o Carlos
ExcluirEssa de não pintar por dentro do capo é coisa de tataravo, a grande maioria é assim, ou os que falam, não compram carros, ou ainda andam com veiculos da década de setenta
Carlos, contra fatos não há argumentos não é? Toyota vendeu 77 carros por concessionária este mês e a VW 58 (parcial até dia 29). Qual a empresa de maior lucratividade? Quem vende mais proporcionalmente? Levando em consideração o ticket médio maior a Toyota dá banho de estratégia e vendas. Tá certo que a VW melhorou muito o portifólio e estou quase convencido a comprar um Tiguan. Para a VW se igualar à Toyota deveria ter vendido 41580 carros nessa mesma parcial (32% a mais)
ExcluirBoa é a Honda com seu "Civicão", xodó da imprensa "especializada", que mal e mal consegue emplacar 2 mil unidades/mês. Quando isto acontece é champangnota nas concessionárias. Alíás quem salva o Civic é Curitiba, maior celeiro deste carro no País. Afinal, ele é moderninho, esportivinho e outros "inhos" a mais.
ExcluirBoa é a Honda com seu "Civicão", xodó da imprensa "especializada", que mal e mal consegue emplacar 2 mil unidades/mês. Quando isto acontece é champangnota nas concessionárias. Alíás quem salva o Civic é Curitiba, maior celeiro deste carro no País. Afinal, ele é moderninho, esportivinho e outros "inhos" a mais.
ExcluirConcordo com Carlos4Carros ! Perfeito !
ResponderExcluirSeu papagaio baba ovo.
ExcluirGalera às vezes temos que concordar com o Carlota, meu vizinho comprou um Corolla zero, e me mostrou, olhei olhei, não é Ruim pelo contrario é um ótimo carro, mais um dia antes vi o Jetta aqui na Caraiga em SP, coitado do Corolla..
ResponderExcluirsó pessoas conservadores e sem opinião propria compra corolla, quem pesquisa e faz teste drive, compra jetta
Excluir"Conservadores e sem opinião própria ( leia: alienados ), compram corolla. Se pesquisar, fizer teste drive, compra jetta." Complementando: Compra Focus, Cruze e até Civic, menos esse carro atrasado e depenado
ExcluirOlha, o Jetta só se vier o "Billy" de brinde. Não vende nada. Na hora da troca é um "deus-me-acuda". Até o Corolla é desvalorizado nas próprias Concessionárias Toyota. Estão depreciando na faixa de 25%. Carro bom é aquele que te satisfaz.O resto é conversa.
ExcluirO design do novo Corolla realmente está bem mais moderno que o do novo Jetta, mas vamos ver se vai evoluir em motor e câmbio, pois os atuais perdem feio para a VW.
ResponderExcluirDeve vir com injeção direta, com 170 cv, vai andar bem, o atual já tem um desempenho legal, por conta do câmbio, imagina com mais cv e torque....
ExcluirO design interno e externo ficarão bem mais modernos. Resta ver os preços que serão praticados... Como o Jetta chegou a partir de 110.000, bem provável que a Toyota pese a mão no preço do carro...
Sobre motor turbo, quem sabe na geração seguinte, algo que é um absurdo, visto que a tendência da concorrência é o aumento de veículos com motor turbo, visando economia e melhor desempenho...
Frente á concorrência atual, tem tudo para manter-se na liderança por mais tempo... Em design atualmente, o Civic (excetuando a traseira de gosto duvidoso) é atualmente o sedã médio mais atraente, porém com uma mecânica que consegue ser mais defasada que a do Corolla, não sei como está o câmbio da geração atual, mas o da geração anterior é bem lerdo...
Sobre o Jetta, na minha opinião, bem conservador o design, algo que a VW é realmente em todos os modelos, e que talvez devesse ser repensado...
Apesar da a FCA ter carros com mecânica defasada e dentre outros problemas, como por exemplo o cÂmbio GSR (que nem deveria existir na atualidade), pelo menos visualmente, seus modelos são atraentes (cronos, Toro, Compass)...
então marcos, parece q a 1 e 2 marcha do cvt terão um desempenho muito bom!!!
Excluirhttps://www.car.blog.br/2018/08/novo-corolla-2020-chega-ao-brasil-ate.html
resumo:
- motor 2.0 aspirado nas versões de acesso, flex, 40% mais eficiente em relação ao atual 2.0 VVT-i
- nova transmissão automática híbrida CVT e de conversor de torque.
- Essa nova transmissão terá 1ª e 2ª marcha convencionais, e acima disso opera como CVT - solução adotada para tornar as acelerações iniciais mais ágeis.
considerando q o altis é 120k , vamos ver quanto será o corolla 2020? uns 130?
para quem pode pagar 120k, 10k nao é significativo, rs.
Ainda há a possibilidade de ter uma versão híbrida, porém com os preços praticados atualmente, o valor deverá ser bem salgado...
ExcluirAgora, Corolla Altis por 120K é difícil que alguém compre, nas ruas vejo muito mais Xei... Até porquê, mesmo com o design de gosto duvidoso, o Prius por 126.000, na minha opinião seria uma escolha melhor que o Corolla Altis, visto quê só de economia de combustível, esses 6 mil são compensados tranquilamente, com a gasolina a quase 5 reais...
Alexandro, o CVT Multidrive sempre levou Conversor de Torque.
ExcluirA diferença é que o novo CVT Multidrive terá acoplamento à um conjunto de engrenagens em baixas velocidades como se fosse um AT esportivo.
Na prática, terá arrancadas muitos melhores que os AT e CVT convencionais...
obrigado pelas informações charles, neste segmento nao pode dar bobeira, a vw poderia ter colocado dsg ou at8 no jetta para ser um diferencial
ExcluirQuem nesse mundo se tivesse condições pra comprar um Toyota ou um VW iria de VW ? Toyota é sinônimo de conforto , dirigibilidade , confiança . Quem não pode ir de Touota vai pro segundo plano que são as outras marcas mais "simples" .
ResponderExcluirFala isso pra um americano... Tu vais servir de piada por meses. Toyota é marca generalista pra gente de classe média-baixa, você tá completamente louco.
ExcluirNa Europa, nem se fala de Toyota, pois foi classificada como a pior marca. Carro para povão nos USA. Hyundai, classe C. Viver lá para conhecer e, principalmente, aprender.
ExcluirVai vender muito mais que o atual, fato é que a Toyota é a melhor fabricante de autos do mundo.
ResponderExcluirCorolla é carro de pessoas sem opinião própria que nao faz um minimo de pesquisa sobre o carro que vai comprar e muito menos teste drive, onde compra porque a marca tem fama antiga ja feita de carro que nao da manutenção
ResponderExcluirToyota desvaloriza pouco, por isso vende muito vide sw4 por 250000 vendendo que nem pão quente e Corolla idem. O povo sabe o que compra!
Excluirwagner pereira, um provavel dono de corolla com certeza, e apesar do meu comentario atingir no calcanhar de varios donos de toyota, isso nao é uma critica, cada um compra o que achar melhor, porem muitos compram sim justamente pelo que o welber felix disse, que o carro nao desvaloriza e perde pouco valor de mercado, exatamente pq é uma marca tradicional e confiavel, ou seja, compra nao por causa das qualidades/caracteristicas que vao atender o consumidor, mas sim com a preocupação tola de perder menos valor de mercado, eu compro carro que me atende melhor para meu conforto em primeiro lugar e nao pq vai perder menos valor de mercado
ExcluirPaulo, sou dono de um Corolla e não me sinto nem um pouco desinformado em relação aos que se dizem "saber" escolher carros.
ExcluirAliás, se me prostrar o pouco do que aprendi, principalmente na Motor1, coloco a grande maioria dos "entendidos" no bolso....
achei q vc tinha um civic, já mudou para o corolla? jaja tem uma hiluxx
ExcluirTinha um Civic, mas vendi no começo do ano.
ExcluirPeguei um Corolla XEi 16/17...
Ta aí !... Uma das coisas que mais me interessa no universo automotivo é eficiência energética (custo do km rodado)... Hybrid ou híbrido ou elétrico ou hidrogênio seja o que for... PSA FCA Toyota VW o que trouxer primeiro para o Brasil abaixo de R$80.000 terá meu dinheiro. GM parece estar na frente com Bolt.
ResponderExcluirAguardando ansioso o novo Corolla, motor e câmbio melhorados e a tranquilidade de um carro e marca sólidas.
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