A Volkswagen começa a sinalizar que a picape Tanoak, até agora um modelo conceitual, pode vir a se tornar um modelo de produção em série, posicionando a marca no segmento mais disputado do mercado dos EUA. Nesta última semana, Tanoak foi apresentado a jornalistas norte-americanos e europeus em um teste em Monterey - Califórnia.
A Volkswagen está analisando o mercado de picapes na América do Norte com o Atlas Tanaok. O Ford F150, Chevy Silverado, Ram 1500 e GMC Sierra são atualmente as estrelas desse segmento.
Esses modelos ofertam muito espaço, conforto, motores potentes e preços baixos nas configurações de cesso. Será que a Volkswagen pode entrar nesse jogo? É o que eles estão testando com o Atlas Tanaok, que foi revelado no final de março em Nova York. Agora, com as impressões ao dirigir, mais reações e feedbacks serão coletados para subsidiar a análise de viabilidade de produção.
O Tanaok é muito espaçoso, e, além disso, ele transmite essa sensação de muita disponibilidade na cabine. Até mesmo o porta-objetos central tem as dimensões exageradas com as quais os americanos estão acostumados com suas picapes.
Entretanto, é importante considerar que Ford F150, Chevy Silverado, Ram 1500 e GMC Sierra são picapes de tamanho "full", enquanto o Tanoak, classificada como picape de médio porte (para os padrões americanos), vai competir contra a Ford Ranger, Chevy Colorado e Toyota Tacoma. Assim como o Atlas, do qual deriva, inclusive em relação à plataforma MQB, ela traz um sistema de informação e entretenimento no centro no console central.
O enorme espaço interno do Atlas Tanoak também é decorrente das conhecidas capacidades dessa plataforma MQB da Volkswagen em oferecer elevada eficiência espacial, com bom aproveitamento de espaço na cabine.
O motor é um VR6 2.8 de 280 cv 350 Nm de torque distribuídos em ambos os eixos por meio de um sistema de tração integral 4Motion. É um motor adequado para o porte e peso dessa picape. Entretanto, o que ficou claro nos reports que foram feitos pela imprensa americana e europeia, é que o Tanoak tem uma dirigibilidade muito superior à de seus concorrentes americanos.
Isso decorre também da plataforma MQB, que permite a um veículo de 5,44 metros de comprimento se posicionar bem em pista, especialmente em curvas e em vias irregulares, superando o comportamento dos concorrentes que usam pesadas estruturas de feixe de molas na suspensão traseira. O Tanoak é superior também em conforto de passeio.
Próxima Amarok?
Se o Tanoak será de fato um produto de mercado nos EUA, só o tempo dirá. Vários cálculos ainda serão feitos até o possível lançamento, de acordo com os quais os custos de desenvolvimento serão confrontados com as perspectivas de vendas e receitas.
Entretanto, algo que é bastante provável é que uma versão europeia do Tanoak poderá vir a ser a nova geração na picape Amarok - criada também sobre a plataforma MQB. Isso fica claro pelo fato de a Volkswagen ter chamado jornalistas europeus para testar a picape. Se o objetivo é o de ter impressões dos americanos, por qual motivo chamar europeus também?
Design
A estética do Atlas Tanaok já é conhecido desde a apresentação em Nova York. O design é baseado no SUV Atlas - pelo menos até a coluna B. A partir daí o Tanoak é um personagem completamente independente. Isso também é ressaltado pelos elementos característicos de picapes.
A dianteira do Tanoak traz um um guincho integrado, e, além disso, há uma proteção da parte inferior da carroceria. O sistema de posicionamento diurno da picape traz referências do usado no T-ROC, acrescentando um visual SUV à picape.
Os suportes da grade são iluminados e cercam os faróis de LED. Todas as luzes do Tanoak são animadas e dinâmicas. Grandes rodas de 20 polegadas com pneus off-road e enormes arcos de roda de plástico são visíveis na lateral.
A traseira é dominada por uma faixa de luz. Quando se abre e fecha o veículo, uma sinalização visual é feita pelo sistema de iluminação. O que impressiona são as enormes saídas de escape cromadas em forma angular.
Na área de carga, a chamada "barra de carga" nas paredes laterais pode ser movida por toda a área. Como resultado, pontos fixos são criados, por exemplo, para guardar canoas ou bicicletas com segurança.
O cockpit é um show
O interior do Tanoak é a uma continuação consistente do espetacular design exterior - que é surpreendentemente emocional para um VW. Mesmo que a mistura de estilo de couro marrom-avermelhado, elementos cintilantes de carbono e prata pareça levar algum tempo para se acostumar, para um extrovertido estudo ele se encaixa perfeitamente e pode ser considerado tudo, menos insosso.
A parte central do painel de instrumentos traz referências da dianteira. As saídas de ar são em formato colmeia - similares às entradas de ar inferiores dianteira. Assim como na parte externa há LEDs circundando-as, no interior os instrumentos digitais irradiam luz e tecnologia no monitor de informação e entretenimento. Abaixo há o controle do sistema de ar-condicionado.
Na parte central há um elemento de iluminação em LED azul que tem continuidade nos painéis de porta direitos e esquerdos. Mas não sejamos enganados pela pesada maquiagem do showcar, já que o modelo de produção será menos ostensivo.
Conclusão
Apesar de o VW Atlas Tanoak mostrado ainda conter uma pesada carga de elementos exagerados e característicos de modelos conceituais, esta picape é o provável terceiro modelo derivado do Atlas nos EUA, que deverá chegar ao mercado, após o confirmado Atlas Cross Sport para 2019, com um cockpit mais sóbrio.
Linda essa pick up !
ResponderExcluirMILAGRE DONA VOLKSWAGEN! PICKUP MARAVILHOSA! NÃO QUE A AMAROK SEJA FEIA MAS DESSA VEZ SEU DESIGN SE SUPEROU! QUE VENHA PARA O BRASIL OU FAÇA UM FACE LIFT NA AMAROK NESSE DESIGN!
ExcluirDesde ontem, já assisti 2 vídeos sobre o modelo na mídia especializada alemã. Considerando os comentários dos repórteres, que acabam comprano com a Amarok, tende a ser uma substituta espetacular, embora o tamanho, maior que a Amarok, tenha apenas sido citado. Acho que considerando o sistema viário europeu, com mais estradas simples, ruas antigas e estreitas, acho que faltou um olhar mas crítico ao modelo.
ResponderExcluirSe for mesmo a substituta da Amarok, vamos estar muito bem servidos. Por usar a plataforma MQB, vai ser fácil ser feita, aqui ou na Argentina. Tomara que o modelo de série seja bem similar ao conceito. Imagino ue a "Toro da VW" tenda a beber bastante na mesma fonte de inspiração. TOMARA!
comprano kkkk
Excluire onde entra a ford no projeto futura amarok??
ExcluirNão sei se vai ser a melhor mas em termo de beleza não tem para ninguém.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSério que uma picape desse tamanho usa um motor desse, merecia pelo menos uns 350 cv.
ResponderExcluirAqui vocês andam de Hilux flex com 160 cavalos e 20kgmf de torque sem reclamar!
ExcluirSe eu pelo menos morasse aí.
ExcluirO LED frontal na mesma linha da grade é uma proposta bem interessante. E que precisa ser mantida no modelo que vier efetivamente ao mercado.
ResponderExcluirMuito mais interessante que a obsoleta Amarok, mas como a vw é gananciosa, venderá por mais de 200k.
ResponderExcluirAbsoleta Amarok? Logo se vê que vc não entende psiroca nenhuma do assunto.
ExcluirCom o V6 diesel essa picape ficaria perfeita.
ResponderExcluirAté que enfim, a VW fez um carro diferente e bonito.
ResponderExcluiroq a vw mais tem na sua história são carros belos
ExcluirNão na MINHA opinião. Não ME agrada.
ExcluirEssa não vira pro Brasil acho que nunca!
ResponderExcluirEsta magnifica, design arrebatador, tomara a VW mantenha o visual no modelo final
ResponderExcluirSe o modelo de produção for fiel ao conceito não há yanke que resista, será o melhor design disparado, apesar dos americanos serem bem patriotas a curiosidade vai levar muitos para fazerem test drive nessa máquina
ResponderExcluirMuito legal,mas f150 é f 150
ResponderExcluirTanoak vai concorrer com as médias Ranger, Colorado, Tacoma, Ridgline etc
Excluir"O Ford F150, Chevy Silverado, Ram 1500 e GMC Sierra"
ExcluirDifícil uma pickup forasteira fazer sucesso pra valer nos EUA.
ResponderExcluirO porte está mais para RAM 2500 e não a 1500, mas ficou lindona. Aguardemos
ResponderExcluirEla é menor que a RAM 1500
Excluira toro da vw kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluira toro da vw kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEu queria ver uma compacta com esse visual.
ResponderExcluirÉ show essa sim pode ser concorrência pra Ram2500
ResponderExcluirFilho RAM 2500 é full size.Esta da Vw é midsize e ainda sim capenga por não possuir um motor diesel nem caixa de reduzida.Nem faz cocegas na RAM 1500, quiça na 2500 com motor Cummins 6.7L.
ExcluirLinda mas eu gostaria de saber o preço
ResponderExcluirLinda mas eu gostaria de saber o preço
ResponderExcluirLinda demais mas eu gostaria de saber o preço
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