O Volkswagen Gol 2019 Automático é um dos veículos sem pedal de embreagem mais acessíveis à venda no mercado brasileiro. Partindo de R$ 54.580 reais (agosto de 2018), ele entrega um conjunto mecânico refinado, bom acabamento e conforto.
O Gol 2019 é o primeiro exemplar do modelo, desde o lançamento já há quase 40 anos, a receber um câmbio automático epicíclico, também conhecido como "automático convencional” ou de "conversor de torque". Essa transmissão substitui as antigas transmissões automatizadas "I-Motion", que agora foram descontinuadas na linha Gol/Voyage.
A transmissão automática aplicada ao Gol 2019 é a prestigiada Aisin AQ 160-6F, de seis marchas, com função TipTronic (trocas sequenciais). A AISIN é uma tradicional fabricante nipônica de transmissões, e faz parte do Grupo Toyota - ou seja, é um VW com câmbio Toyota.
Para introduzir esse câmbio automático no Gol e Voyage 2019 a engenharia da VW Brasil trouxe o moderno motor EA-211 1.6L 16V, com duplo-comando e variador de fase no escape. Esse propulsor, já usado no Golf MSI, além de Polo/Virtus MSI, oferta 110 cv com gasolina, e 120 cv com etanol. Ele entra no lugar no motor 1.6 8V usado no modelo com câmbio manual, com 101/104 cv.
O motor bem mais potente e moderno, e a transmissão automática acrescentam R$ 3.450 reais ao preço do Gol Automático relativamente ao manual - é uma das menores diferenças do mercado (em geral em torno de R$ 5.000 reais). No Voyage é menor ainda - R$ 3.170 reais.
O modelo das imagens traz ainda o pacote Urban completo, precificado em R$ 3.000 reais, e o kit multimídia interatividade Discover Media (R$ 2.100), resultando em um carro bem equipado, com direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, volante com comandos multifuncionais e shift-paddles para trocas de marchas sequenciais manuais no volante, rodas de alumínio de 15 polegadas, faróis bi-parábola, faróis de neblina, vidros, travas e retrovisores elétricos. E a excelente central de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de um sistema de navegação por GPS integrado.
O que faz falta é um controle de velocidade cruzeiro (piloto automático), e um descansa braço central dianteiro - itens não oferecidos nem como opcionais.
Comportamento
O Gol e o Voyage da atual geração (G5) chegaram ao mercado em 2008 e 2009. São projetos maduros, caracterizados por montagem e acabamento precisos e de boa qualidade, e que até mesmo sub-sistemas como a assistência hidráulica de direção (substituída nos modelos mais modernos por assistência elétrica) funcionam muito bem. A direção é leve em cidade, progressiva, e segura firme em velocidade mais alta.
O motor 1.6 16V tem funcionamento suave e sem vibrações, e oferta torque e potência em uma faixa de giro ampla, muito elástico, tornando o Gol Automático ágil tanto em cidade quanto em rodovia. Esse propulsor está muito bem harmonizado com a transmissão automática AISIN de 6 marchas, com trocas rápidas e suaves.
A manopla de transmissão do Gol Automático, advinda do Jetta 2007/2008, tem os tradicionais modos P (Parking, usado apenas com o carro parado e estacionado), R (marcha a ré), N (Neutral - ponto morto, que pode ser usado em paradas temporárias mais prolongadas, com motor ligado, quando o motorista não quer segurar o carro no freio de serviço), D (Drive, trocas automáticas em modo normal), S (Sport, modo de trocas automáticas esportivo). Na posição D, caso se desloque a alavanca à direita, entra-se em modo "TipTronic, com trocas de marchas sequenciais, subindo marchas com movimentos acima, e reduções puxando a alavanca).
São múltiplas opções, mas na prática usa-se apenas duas: "P", para parar o carro, e "D", para andar. Há o modo S, que muda o mapeamento de trocas, que faz com que as trocas ascendentes sempre aconteçam em rotação mais elevada, resultado em mais agilidade. Mas, na prática, quando se exige mais do carro, o modo "D" já passa a operar automaticamente esticando mais as marchas, o que torna um pouco sem sentido essa opção "S", já que ela já existe, sob demanda, no modo "D".
De qualquer forma, tanto em D, quanto S, ou mesmo em TipTronic, as trocas de marchas são rápidas e suaves. No caso das trocas manuais, que pode ser pelo modo TipTronic ou pelos shif-paddles no volante, ocorrerá a troca automática caso a rotação do motor chegue a cerca de 6.200 RPM - um sistema de proteção do motor. Ele também não aceita reduções se esta resultar em risco ao motor.
Em qualquer situação de operação, ela será informada no visor central, com o modo de operação (D/S/M) seguido do numeral que indica a marcha engatada. Exemplo: D4, indica Drive em 4ª, S4 - Sport em 4ª. M1 - Manual em 1ª marchas.
Transmissão isenta de manutenção
A transmissão automática AISIN AQ 160-6F conta com bloqueio do conversor de torque e controle de neutro. O bloqueio do conversor de torque funciona a partir da terceira marcha e acima, que faz como se o câmbio automático fosse um manual, por haver zero perda de potência e torque. Na prática há menor consumo e maior desempenho - algo que se observa na prática, já que o Gol Automático é um dos automáticos mais econômicos, com médias acima de 16 Km/l de gasolina em estrada.
O controle do Neutro coloca o câmbio em ponto morto sempre que o carro está parado e o pedal no freio sendo pressionado moderadamente. Esse recurso também contribui com a redução do consumo, já que o câmbio não fica engatado, e o powertrain não fica tentando tirar o carro da imobilidade. Evidentemente, tão logo se alivia o pedal do freio, a 1ª marcha é engatada, imperceptivelmente, e quando o freio de serviço é liberado, o Gol começa a se mover suave e lentamente, até que o motorista pise no acelerador.
Assim, se o Gol com transmissão manual já conta com uma das, se não a melhor, transmissão do mercado, suave, precisa, robusta e fácil de usar, este Gol Automático não fica atrás: ainda mais fácil de usar, tão suave e precisa, e ainda mais robusta, já que este câmbio é livre de manutenção. Não é necessário nem sequer trocar o fluído hidráulico da transmissão durante toda a vida do carro.
Conclusão
O novo Gol 2019 automático é um carro que surpreende pelo conjunto mecânico bem acertado, formado por um motor moderno e um câmbio consagrado; agilidade em cidade e rodovia; suavidade de funcionamento; baixo consumo e boa relação custo x benefício, sendo o carro automático com motor 1.6 mais acessível do mercado brasileiro.
VW Gol Automático agrada pelo baixo consumo e suavidade
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Sugiro um test drive. pq o bicho grita qdo pisa... ainda mais em modo S hein....
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ExcluirQuer refinamento? Tem Polo mais acima, e Golf mais acima.
ExcluirNovo Classe A chegando. Pode aguardar também.
Exigir nivel Bentley pro carro de entrada da marca, é desconhecer a realidade e o produto.
HB20 grita, Argo grita, Yaris, March, 208, C3, Ka, Fiesta... Enfim.
Uma otima tacada da vw do brasil,queria ver uma matéria com esse motor no polo msi mais na net não estou conseguindo encontrar estou interessado no polo msi automatic.
ResponderExcluirÉ gol. É gol do Brasil. É gol da Alemanha.
ResponderExcluirPrefiro os faróis dianteiros antigos o design anterior realmente já estava muito bom. Não deveriam ter mexido.
ResponderExcluirjá acho ao contrário...mt subjetivo..
ExcluirNa primeira foto o farol parece maior que a roda...
ExcluirEu teria deixado os mesmos faróis de antes, mas com esse novo para-choque!
ExcluirQue bancada ee essa senhora VW
ResponderExcluir54 mil poderia colocar um banco melhor! !!
ResponderExcluirConcordo. Tenho um 2016, como terceiro carro. A dirigibilidade é ótima. Mas a ergonomia deixa muito a desejar. Não dá para fazer viagem longa, principalmente para quem tem 45+. Perto de 1h de volante, as pernas e as costas já não encontram mais posição cômoda.
ExcluirTerceiro carro? Gente!
ExcluirKkkkkk
ExcluirA GM agora que está deixando de vez essa "frente de caminhão"... e a VW resolve assumir o lugar... Meu último carro foi um Voyage, mas esta frente acabou com a harmonia do desenho...
ResponderExcluirRapaz olhando essas foto do gol preto achei bonitona a frente ,o desenho dos faróis de milha ficaram show
ExcluirEu também gosto dos faróis. Só não gosto da lanterna horizontal do Voyage. A anterior era mais bonita.
ExcluirEstão tentando oxigenar um velho.
ResponderExcluirNão entendo como alguém pode comprar um Gol, mesmo automático, podendo levar Polo MPI pelo mesmo valor, muito mais moderno, muito mais seguro, muito mais equipado e muito mais espaço. O deficiente físico, ok, nan tem opção por esse preço, mas a pessoa com todas as capacidades físicas, nan tem lógica.
ResponderExcluirConcordo com vc...um Polo MSI manual tá de bem tamanho e muito seguro.
ExcluirTem gente que "NAN" quer um carro manual de jeito nenhum, então esse Gol automático pode ser uma excelente opção.
ExcluirNesse valor pode levar um Polo MSI.
ExcluirConcordo quanto ao MI MI MI a respeito de qualidade no acabamento interno, com certeza a maioria confunde detalhes rebuscados com qualidade o que significa muita ignorância no assunto. Outro dia andei em um argo eo painel é tão rebuscado e cheio de detalhes totalmente desnecessários e pífios que é necessário ficar procurando alguns botões em meio a tantos detalhes desnecessários e de gosto muito duvidoso. Eu prefiro o estilo alemão, limpo, prático e elegante.
ResponderExcluirPolo canibalizou o Gol. E não entendo quem em sã consciência paga R$ 50 mil num Gol ou um num Ônix. Sinceramente.
ResponderExcluirO Polo é bem mais caro, acho que o motivo só pode ser este. Ainda assim entre O LIXÔNIX e o Gol Automático sou muito mais o Gol.
ExcluirA gora só falta mudar a plataforma, incrementando a já usada no vw up, polo, golf e ETC e correr pro abraço.
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ResponderExcluirToyota é o bicho, câmbio toyota Aisin.
ResponderExcluirAssim como nissan nos CVT. Jatco.
ExcluirColocaram o farol da Amarok no Gol...
ResponderExcluirO GOL é um bom carro. Só acho que poderia ter bancos melhores, pelo menos com apoios de braço dianteiro.
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