O Jeep Compass é fisicamente maior que o Honda H-V. O SUV da FCA mede 4,42 metros de comprimento - 13 cm mais longo que os 4,29 metros do HR-V. Em largura, o Jeep mede 1,82 metros, sendo 5 cm maior que o Honda HR-V com seus 1,77 metros.
O Jeep Compass também é 5 cm mais alto, ostentando 1,64 metros de altura, contra 1,59 metros do Honda HR-V. Na altura livre do solo nova vantagem para o Compass, com 21,1 cm, enquanto o HR-V oferece 17,1 cm.
O modelo da Honda recupera a vantagem no ângulo de entrada, de 20,1º, contra 16,2º do Jeep Compass. Esse indicador mede a inclinação máxima de uma rampa que pode ser admitida pelo veículo - quanto maior o ângulo, mais facilmente o SUV supera rampas sem raspar a parte inferior.
Nesse aspecto o Honda HR-V é claramente superior ao Compass, pois como o Honda tem maior ângulo de ataque, ele enfrenta obstáculos de piso com mais facilidade e dificilmente raspa a parte inferior da dianteira. Esse é um ponto que incomoda no Jeep Compass, pois seu ângulo de entrada desfavorável faz com que ele raspe com frequência em entradas de prédios ou em valetas - algo incomum para um veículo do tipo SUV.
Apesar da vantagem nas dimensões externas, o Jeep Compass não consegue traduzi-las em mais espaço para os passageiros e bagagem, outro ponto que ele fica atrás do Honda.
O porta-malas do Honda HR-V, por exemplo, oferta 437 litros, enquanto o do Jeep Compass tem um volume de 410 litros. Na prática, visualmente, a vantagem do HR-V parece ainda mais pronunciada (imagens abaixo).
Jeep Compass - Porta-malas de 410 litros |
Honda HR-V - porta-malas de 437 litros |
Já o Honda HR-V também tem essa funcionalidade, mas o SUV japonês conta também com a sistemática de rebatimento do assento (denominado pela Honda de ULT - veja esse mecanismo em funcionamento clicando aqui), resultando em um espaço com grande dimensão vertical no compartimento traseiro dos passageiros - algo que incrementa sua versatilidade.
Vídeo - Jeep Compass x Honda HR-V
Powertrain: desempenho e consumo
O quadro abaixo traz um comparativo entre Jeep Compass 2.0 Flex e Honda HR-V 1.8 Flex de dados técnicos, capacidades, desempenho, consumo medido com gasolina pela revista Quatro Rodas, e consumo aferido pelo INMETRO. Os grifos em azul indicam o melhor resultado, e os vermelhos o pior.
O Jeep Compass conta com um motor maior (2.0 contra 1.8 do HR-V), mais potente (166 cv contra 140 cv do HR-V) e com mais torque (20,5 Kgfm contra 17,4 Kgfm do HR-V. Entretanto, o Jeep é 276 Kg mais pesado, fazendo com que seus indicadores de peso/potência e peso/torque sejam piores que os do Honda HR-V.
Com gasolina, a relação peso/potência do Compass é de 77,7 Kg/cv, enquanto a do HR-V é de 73,8 Kg/cv. Issso significa que cada cavalo-vapor do motor do Jeep precisa lidar com 77,7 Kg, enquanto cada cv do HR-V precisa empurrar um peso menor (73,8 Kg). O mesmo raciocínio vale para a relação peso/torque (cujos indicadores estão relacionados na tabela acima).
Isso significa que o Jeep Compass 2.0 Flex é um carro mais lento e menos ágil que o Honda HR-V. Na aceleração de 0 a 100 km/h o Compass Flex, com 12,3 segundos, foi mais de 1 segundo mais letárgico que o HR-V.
Na prática, em uso no dia a dia, o Honda HR-V se mostra um veículo mais ágil e pronto aos comandos de acelerador, enquanto o Jeep Compas 2.0 Flex mostra-se mais moroso. O Honda HR-V transmite uma impressão de leveza e agilidade, enquanto o Compass mostra-se mais pesado no uso.
Preço e conteúdo
O Honda HR-V testado tem preço sugerido, em agosto de 2018, de R$ 106.700 reais (preço básico - R$ 105.500 reais + R$ 1.200 reais da pintura Prata Platinum).
Jeep Compass 2.0 Flex Limited |
Honda HR-V EXL |
Jeep Compass - painel |
Honda HR-V - painel |
Nesse preço ele fica devendo para o Honda HR-V os airbags laterais, pois o Compass conta com apenas dois airbags dianteiros.
O Compass Longitude tem todos os itens do HR-V EXL e ainda ar condicionado automático dualzone (zona única no HR-V EXL), chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros, controle eletrônico anti capotamento, faróis e lanternas com assinatura em LED, rodas em liga aro 18" e pneus 225/55, sensor de estacionamento traseiro, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema multimídia compatível com Apple Carplay e Android Auto.
Honda HR-V |
Jeep Compas - espaço traseiro |
Honda HR-V - espaço traseiro |
O Honda HR-V é um dos carros que menos desvaloriza no mercado de usados - algo que decorre, em parte, do fato de a Honda não vender seus modelos para frotistas e locadoras, o que contribui para manter o valor do modelo ao longo dos anos.
Já o Jeep Compass é atualmente um dos modelos com maior proporção de vendas para locadoras, o que tende a provocar desvalorização mais acentuada no momento da revenda.
Conclusão
O Jeep Compass é um SUV de porte avantajado e pesado, maior e com motor mais potente que o Honda HR-V EXL. Entretanto, o Honda tem um projeto com melhor eficiência espacial - o que faz ele oferecer mais espaço para carga e passageiros, mesmo sendo externamente menor.
Além disso, o HR-V oferece melhor desempenho em qualquer situação de uso, e é, em média, 25% mais econômico que o Jeep Compass 2.0 Flex.
Em resumo, o HR-V EXL, sendo [bem] mais acessível, com maior performance, maior economia e maior espaço interno é uma opção racionalmente mais vantajosa que o Jeep Compass 2.0 Flex.
Mais de 12s 0 a 100 o Compass????? Que carroças!!!!
ResponderExcluirPois é.
ExcluirNão dá de usar para assaltar banco nem disputar racha.
E o principal: ultrapassar numa estrada de mão dupla! Perigo de vida. Ridículo esse desempenho!
ExcluirJurista de Taubaté gosta de um risco de brincar de correr e ultrapassar então?
ExcluirCom etanol o Jeep faz 0-100 na casa dos 10 s. Acabamento do Compass esculacha o do HR-V sem piedade, nível superior.
ExcluirO Compass é um carro muito superior ao HRV... não tem comparação... O acabamento é como o amigo de cima disse... Esculacha o HRV.... sem contar que o HRV tem aquele farol ridiculo monoparabola, e o HRV já vem dotado de projetor e led.
ExcluirEsse jurista não gosta desses SUV porque ele vai mal no super trunfo.
ExcluirFalam mal das picapes flex que são altas no consumo, mais não vejo diferenças para esses SUVs, bebem igualmente.
ResponderExcluirPicape flex é difícil fazer 5 na cidade com gasolina
ExcluirInteressante a comparação ...bem útil pra quem está na dúvida ...até 100 k Hrv acima de 100 k nenhum dos dois, passando desse valor eu começaria a pensar em AUDi Merça ou BMW
ResponderExcluirAchei meio sem sentido o texto, e mais sem sentido ainda a conclusão.
ResponderExcluirEnfim, Compass é a melhor escolha racional e emocional.
Há uma tentativa clara de minimizar o sucesso da FCA com o Compass.
ExcluirHR-V sem dúvida!
ResponderExcluirEntre os 2 é o que tem a melhor relação custo-benefício.
Só quem tem ou já teve um Honda sabe como é.
Na real é bem diferente. Peguei um Compass Longitude Flex a cerca de um mês, e o preço real, a volta que tinha que dar no meu carro usado foi de exatos R$ 6.490,00 a mais que um HR-V EXL (não foi PJ ou PR). Já com Safety e Premium. Ou seja, por mais 6K você tem xênon x lamparina (faróis do Compass e do HR-V são péssimos sem xênon ou LED), tela 8,4" x 7", som Beats 500w, 7ab x 6 ab. Fora que é um médio. Tucson, 3008 (maravilhoso em quase tudo) são bem mais caros e, ainda assim, menos equipados. Tiguan e Equinox não entraram no páreo em razão das marcas, não pagaria + 100K para andar de VW ou GM.
ResponderExcluirCorreção, o Tucson é menos equipado. O 3008 é mais equipado que o Compass.
ExcluirConcordo com vc. Muito mais vantajoso negociar com a Jeep. Maior valorização do seu usado, facilidade no financiamento e taxa real mais baixa que as taxas zero das outras marcas. Por fim gosto é gosto e o compass caiu no gosto do brasileiro. Particularmente optaria pela honda nessa faixa de preço mas a marca é meio rígida em negócio.
ExcluirComeçou a falar asneiras quando disse que não paga mais de 100k pra andar de VW ou GM. É ignorância demais pensar que Hyundai, Peugeot ou até mesmo Jeep são marcas superiores a VW e GM, especialmente Peugeot e Hyundai, que são marcas até mais baratas que VW e GM no mundo todo.
ExcluirSó falta o dinheiro, mas vontade de ter um compass não kkkkk pra mim e sem sombra de dúvidas o melhor.
ResponderExcluirExcelente matéria. Realmente o HR-V é a escolha mais racional em termos de consumo, desempenho, desvalorização, espaço interno e externo. É a melhor escolha para quem mora em cidades grandes, com vagas mais apertadas, ou q precisa de mais agilidade. Eu estou adorando o meu HR-V EXL, ele é bem ágil, econômico é fácil de guiar. Recomendo muito o carro!
ResponderExcluirPassei 15 dias em julho com HR-V. Inclusive pegando Dutra e Serra da mantiqueira. Tá de brincadeira dizendo que é ágil né???
ExcluirFiz TD no Compass Limited e achei o carro esperto, com etanol deve andar até mais que o HR-V, sem falar que a qualidade de acabamento é de outro nível.
ExcluirHR-V agil? kkkk Perde fácil para qualquer 1.6 hatch do mercado...
ExcluirCompass infinitamente superior.
ResponderExcluirAcabamento e equipamentos do Jeep são bem superiores principalmente na versão Limited, HR-V é um bom compacto, mas o design Jeep e maior altura do solo favorecem o Compass.
ExcluirAinda acho o HR-V a referência do segmento. Após a reestilização e com alguns equipamentos novos vai voltar a liderar o mercado de SUVs.
ResponderExcluirDuas bombas, beberrões e lerdos. Só mostra como essa modinha Suv não faz sentido nenhum.
ResponderExcluirPelo contrário, HR-V só não é mais econômico que o Kicks
ExcluirCompass, óbvio. HRV é Fit levemente mais alto. Mas Jeep tem que vir com pacote safety, com 7 airbags. Melhor versão do Compass é a de entrada com o safety. Mais do que suficiente. Entre nos dois carros para conferir que HRV não supera nem no Renegade. Veja o crash teste dos 2. No Jeep, impacto lateral, os vidros incrivelmente nem quebram. No HRV explodem e o boneco vai seco na coluna. Mas estranhamente ambos tem a mesma nota pelo latim... Enfim, plataforma Renegade / Compass é superior a do Fit / City / HRV / WRV.
ResponderExcluirCompass + pacote safety sem dúvida, 5 estrelas LatinNCAP, acabamento e equipamentos bem melhores que os do HR-V.
ExcluirO boneco tem nome e se chama dummies !
ExcluirT-Cross está chegando com seus excelentes e bem testados chassi + motores. Vale a pena esperar!
ResponderExcluirO Acabamento de ambos os carros é ruim! Não tem um plástico duro de qualidade duvidosa, que deve vir no SUV Compacto da marca mais querida do blog...
ResponderExcluirHá 9 meses eu tava nessa dúvida... gosto mais do acabamento e do design do Compass e tinha certeza que compraria um. Mas ele anda menos, gasta mais, manutenção é mais cara, o espaço interno é menor mesmo o carro sendo maior e ainda é mais caro. Acabei indo de HRV... o Compass é mais negócio na versão diesel.
ResponderExcluirVersão diesel 150k arrocha, nesse preço dá pra pensar em Golf GTI, Passat, 320i, C180 ou A4.
ExcluirSe preferir SUV nesse preço (150k) Equinox Premier é o melhor negócio
ExcluirFicar na dúvida entre um Compass diesel ou Golf Gti é estranho!
ExcluirTiguan manda lembranças para os dois... Dúvidas??? É só dirigir uma tiguan que vcs vão ver o que é um SUV com verdadeira tecnologia e necamecâ ano luz na frente
ResponderExcluirJá guiei HRV Elx completo carro que nao tem nada de especial...rodar barulhento...motorzinho chinfrim com um cambio chatinho. Compass é isso que está na rede...uma grande furada.
ResponderExcluirLogo a VWB completa a linha de SUVs com o TCross e Tiguan. Os VWs serao muito superiores aos carros da concorrência.
eu prefiro HRV
ResponderExcluirGente se essas jabiracas suv sao tao boas porque nenhuma passa no teste do alce?
ResponderExcluirCara, se atualiza aí. Compass e Renegade já passaram. No youtube, não encontrei do HRV nem do Vezel, mas tem do Fit/Jazz com ESC. Passou também. Enfim, com controle de estabilidade, poucos falham no teste até 70km/h...
Excluirgenti...designer...>>>compass...
ResponderExcluirmais custo beneficil.....>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>hrv......
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Compass sem dúvidas. Quem quer economia de combustível VW UP.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.