A Hyundai Motor Brasil comemorou, na última quinta-feira (2), a marca de 1 milhão de veículos produzidos em sua fábrica de Piracicaba (SP). A unidade começou a produzir em setembro de 2012 - o milionésimo veículo foi fabricado 5 anos e 10 meses.
Do total produzido, a família de compactos HB20 responde por 935 mil unidades (cerca de 94%). O SUV compacto Creta, lançado no início de 2017, completa a cifra com 65 mil unidades produzidas. Para o mercado nacional, foram destinados 995 mil carros (aproximadamente 99%), sendo o restante exportado para Uruguai e Paraguai.
A fábrica da Hyundai está localizada em um terreno de 1,390 milhão de metros quadrados e conta com 2,5 mil funcionários. Inicialmente a unidade operava em dois turnos, com uma capacidade instalada de 150 mil unidades ao ano. Já em setembro de 2013, com a forte demanda pelo HB20, o terceiro turno foi adicionado, elevando a capacidade para 180 mil unidades ao ano.
Desde o primeiro ano completo de operação, a capacidade de produção permaneceu sempre com ocupação acima de 90%. Em 2013, foram 166 mil carros produzidos, contando com o terceiro turno nos últimos quatro meses.
Em 2014, o volume produzido chegou a 174 mil unidades. Na sequência, a produção da Hyundai em Piracicaba registrou 166 mil carros em 2015 e 162 mil nos dois anos seguintes. Em 2018, com a melhoria de processos internos, será possível produzir 190 mil unidades, excepcionalmente.
A partir da entrada do terceiro turno, a Hyundai eliminou horas extras no processo produtivo e manteve estável o quadro de funcionários. No início de 2016, tornou-se a primeira montadora a obter a “Certificação de Trabalho Decente”, emitida pela Secretaria de Estado do Trabalho, em conformidade com os critérios da Organização Internacional do Trabalho.
Ao final do mesmo ano, a Hyundai conquistou a quarta posição nacional em vendas, quebrando a hegemonia de 40 anos das marcas tradicionais que operam no Brasil. E em 2017, classificou-se entre as três primeiras no ranking das “Melhores Empresas para Trabalhar” na região de Piracicaba, reconhecimento conferido pela primeira vez a uma empresa de grande porte com apenas cinco anos de operação naquela época.
Para celebrar o volume de 1 milhão de carros produzidos, a Hyundai anunciou a comercialização da Edição Comemorativa 1 Million para HB20 e Creta, com vendas a partir da segunda quinzena deste mês.
Limitada a 4,5 mil unidades, a série traz inéditos bancos em couro bege, soleiras personalizadas nas portas dianteiras, emblema alusivo à série especial, central multimídia blueMedia com TV digital* e lanternas Clear Type.
Para o SUV Creta, a novidade fica por conta da exclusiva “Hyundai Key Band”, chave presencial em formato de pulseira, que, além de desempenhar as principais funções da smart key convencional, proporciona conectividade com smartphone e funciona como relógio.
A Hyundai está finalizando a construção em Piracicaba do primeiro centro de Pesquisa & Desenvolvimento da marca sul-coreana no hemisfério Sul.
Quando prontos, os laboratórios serão dedicados, inicialmente, ao aprimoramento da tecnologia flex de combustível e seu uso nos motores de alta tecnologia para o mercado nacional. A previsão é inaugurar o Centro de P&D ainda neste ano.
Hyundai já produziu 1 milhão de HB20 e Creta no Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Na verdade a HYUNDAI NÃO TEM MUITO A COMEMORAR, E SIM MUITO MAIS A LAMENTAR POR QUE A META INICIAL ERA VENDER 20.000 UNIDADES SÓ DO HB20 POR MÊS E BATER O LÍDER GOL na época, a coreanada só não levou em conta um pequeno detalhe, as concorrentes gigantes também queriam a coroa e surgiram Onix e KA que frustraram totalmente os planos coreanos de serem líderes e a realidade é que o hb20nÕ TEVE A METADE DO SUCESSO ESPERADO EM VENDAS, TANTO QUE PARA AMENIZAR A HUMILHAÇÃO E O A OCIOSIDADE NA LINHA DE MONTAGEM COMEÇARAM A MONTAR O CRETA NA MESMA LINHA DE MONTAGEM.
ResponderExcluirE você pelo jeito não considera a retração do mercado em geral, então as metas de muitas montadoras foram revistas, então não fale bobagem. Parabéns Hyundai, por forçar melhorias no Brasil
ExcluirComo a vender 20 mil por mês se a capacidade máxima fabril não chega a 180 mil anualmente.
ExcluirDesign atraente, materiais de boa qualidade, rede de concessionárias com bom atendimento. Bons carros de maneira geral. Tá de parabéns sim.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.