O Ford Ka da atual (3ª) geração chegou ao mercado no segundo semestre de 2014, com uma proposta mais convencional em termos estéticos e dimensionais, posicionando-se como competidor do Chevrolet Onix e Hyundai HB20 e VW Gol.

Novo Ford Ka 2019 Automático x VW Gol 2019 Automático - comparativo - qual a melhor opção?

Atualmente, o Ka é o terceiro carro mais vendido do Brasil, mas a linha 2019 quer avançar ainda mais, com um facelift, ajustes estruturais e novidades mecânicas como a inclusão da transmissão automática de seis marchas. Neste artigo relacionamos os aspectos técnicos, consumo e desempenho, impressões ao dirigir do KA SE 1.5 Automático 2019, e também um comparativo com o Gol 1.6 MSI Automático.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

Atualmente a versão mais vendida do Ka é o modelo de acesso, SE, com motor 1.0. Entretanto, com a chegada da linha 2019, a Ford pretende deslocar o mix de vendas para configurações mais caras, equipadas com o motor 1.5 e transmissão automática, a qual vai ao encontro da tendência do consumidor de modelos de acesso optar por carros automáticos, e de encontro a competidores como Chevrolet Onix LT 1.4 Automático, Hyundai HB20 Automático, Gol 1.6 MSI Automático.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

O Ka 2019 ganhou em facelift discreto externamente, poucas alterações internas, mas grandes aperfeiçoamentos em termos estruturais e mecânicos. O modelo que era vendido até agora se caracterizou negativamente pela reprovação no teste de impacto do Latin NCAP, tendo obtido zero estrelas (veja aqui), em função da deficiência de proteção lateral.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

Além disso, o modelo ficou marcado por problemas de acabamento (veja aqui), carroceria desalinhada (veja aqui), baixa rigidez torcional da carroceria e um interior que, com poucos quilômetros rodados, apresentava uma profusão de ruídos de peças soltas (veja aqui).

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

A linha 2019 tem alterações que atacam esses problemas crônicos do Ka. O modelo brasileiro recebeu uma parte dos aperfeiçoamentos aplicados pela Ford no Ka vendido na Europa: reforços estruturais e uso de aço de alta resistência, mas ele ainda fica devendo barras de proteção lateral.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

E há importantes alterações na mecânica. O motor 1.5 é novo. Sai o quatro cilindros Sigma 1.5 Flex, e entra no lugar o novo 1.5 de três cilindros da família Dragon, agora associado com um câmbio automático de conversor de torque de seis marchas.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

O novo motor 1.5 Dragon apesar de dispor de um cilindro a menos, é bem mais potente que o anterior. Com gasolina, a potência máxima passou de 105 cv no Sigma para 128 cv e 15,6 Kgfm de torque neste Dragon, enquanto com etanol o avanço foi de 110 cv no anterior para 136 cv (e 16,1 Kgfm de torque) neste modelo 2019. A potência adicional permite ao Ka adotar um câmbio automático convencional de conversor de torque, sem grandes perdas em termos de performance.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

A transmissão automática (6F15) usada no Ka 1.5 é uma unidade convencional, de conversor de toque, com seis velocidades, bem mais confiável e com funcionamento mais suave que a problemática caixa automatizada de dupla embreagem Powershift usada ainda no Focus e no Fiesta. Esta transmissão do Ka é a mesma que estreou no EcoSport 1.5 automático, e também a mesma transmissão usada no EcoSport automático vendido nos EUA. O Ka automático conta ainda com direção com assistência elétrica e uma suspensão com ajuste que prioriza o conforto - macia.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

O resultado de todas essa alterações podem ser sentidas no Ka 2019 na forma de um passeio que transmite uma impressão maior de solidez estrutural da carroceria e também da cabine. Há um claro avanço em relação ao modelo anterior em termos de absorção e filtragem de impactos advindos de pisos de baixa qualidade. O modelo está mais silencioso e a carroceria não torce mais como antes ao superar valetas e lombadas, ou mesmo buracos e crateras.

Ford Ka SE 1.5 Automático 2019

Entretanto, os 128 cv e os 15,6 Kgfm de torque do Ka decepcionam quem espera desempenho e agilidade. O Ka 1.5 Automático oferece uma performance correta para sua proposta, nada além disso. Não é exatamente um carro ágil, até mesmo porque o motor sofre com insuficiência de torque em baixos regimes, já que a curva de torque do motor Dragon 1.5 aponta o torque máximo de 15,6 Kgfm em elevados 4.750 RPM.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

Além disso, o ajuste da transmissão ao câmbio não é tão competente e refinado quanto o observado no Gol 1.6 MSI Automático. O VW tem uma transmissão automática mais evoluída (AISIN), com funcionamento mais suave.  O powertrain do Gol é mais silencioso, e o software de gerenciamento do motor-câmbio do VW é superior, com melhor aproveitamento do torque mais bem distribuído do motor EA-211.

Ford Ka SE 1.5 Automático x VW Gol 1.6 MSI Automático: consumo, preço e performance

O comparativo a seguir traz dados de desempenho, consumo (etanol e gasolina), preço e frenagens, com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior.

testesGol 1.6 MSI AutomáticoFord Ka 1.5 Automático
aceleração
0-100 km / h1110,7
0-400 metros17,617,6
0-1000 metros32,232,2
Velocidade @ 1000 metros164,1161,2
retomadas
40-80 km/h55,1
60-100 km/h6,26,5
80-120 km/h7,57,7
consumo - etanol (medição revista Auto Esporte)
urbano 86,9
rodoviário12,111,4
média9,88,9
consumo - gasolina (medição revista Quatro Rodas)
urbano 12,311,3
rodoviário16,414,6
média14,112,8
Custos
Preço sugeridoR$54.580R$56.490
Revisões até 30.000 kmR$1.249R$1.276
SeguroR$2.456R$2.542

Os números dos testes das revistas Auto Esporte (medições com etanol) e Quatro Rodas evidenciam que o Ford Ka Se 1.5 Automático tem uma vantagem marginal na aceleração de 0 a 100 km/h frente ao Gol 1.6 MSI Automático. Entretanto,  a partir de 100 km/h o modelo da VW se mostra superior, fazendo valer seu torque maior e mais bem distribuído.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

O Ka SE 1.5 Automático também fica atrás do Gol 1.6 MSI Automático em todas as provas de retomadas, demonstrando que o Gol 1.6 MSI Automático é mais ágil tanto em cidade quanto estrada.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

Em relação ao consumo, o Gol 1.6 MSI Automático é em média 11% mais econômico que o Ka SE 1.5 Automático. O Gol Automático consome menos que o Ka Automático em qualquer ambiente (urbano/rodoviário), tanto com etanol quanto gasolina.

VW Gol Automático: bloqueio do conversor de torque e controle de Neutro

O que explica a maior eficiência (menor consumo) do Gol Automático frente ao Ka são duas funções da caixa AISIN AQ-260F do VW, ausentes na do Ka. O câmbio do Gol conta com bloqueio de conversor de torque a partir da 3ª marcha - que faz a transmissão oferecer a mesma eficiência de uma transmissão manual. Com isso, ele consegue obter uma média de consumo com gasolina de 16,4 km/l de gasolina em estrada.

Para reduzir o consumo em cidade há o controle de Neutro, que coloca o câmbio em "N" (Ponto Morto) quando o carro está parado com o pedal do freio acionado com certa pressão. A medida que o motorista alivia o pé, a primeira marcha é engatada, e o carro se move suavemente, sem que o acelerador seja acionado - comportamento tradicional de câmbios automáticos. Com isso, ele obteve 11,2 km/l em cidade.

O Ford Ka traz uma caixa de transmissão de seis marchas mais simples, sem tais recursos, resultando em maior consumo.
Vídeo - Ford Ka Se 1.5 Automático - test-drive



Itens de série

O Ford Ka SE 1.5 Automático vem de série com Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo, rodas de aço com calota, rádio My Connection, suporte para celular, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria.


Essa verão vem com dois airbags e não conta com controles de estabilidade e tração e nem com repetidores laterais de pisca, que são items exclusivos da versão Titanium (com preço na faixa de R$ 70 mil reais)

Concorrente - VW Gol 1.6 MSI Automático - R$ 54.580 reais

O principal concorrente do Ka Se 1.5 é o novo Gol 1.6 MSI Automático. O veterano hatch compacto da VW parte de um preço mais baixo - R$ 54.580 reais - mas chega a R$ 59.680 reais quando equipado com todos os opcionais - Urban Completo e Interatividade Discover Media, ou seja, R$ 700 reais acima do Ka SE 1.5 Automático.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

O Gol leva vantagem por ser mais equipado. Nesse preço ele já vem com rodas de alumínio de 15 polegadas (de aço no Ka), retrovisores elétricos com tild down (manuais no Ka), indicadores de direção laterais (ausentes no Ka).

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

Além disso, o Gol tem um sistema multimídia melhor, Discover Media, com sistema de navegação por GPS integrado e App Connect (Apple Car Play e Android Auto), enquanto o Ka oferece apenas um rádio simples, sem multimídia.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

O Gol tem melhor acabamento interno e externo, e conta ainda com volante revestido em couro, e shift paddles para trocas sequenciais no volante, item ausente no Ka.

Conclusão

O Ford Ka SE 1.5 Automático 2019 traz uma clara evolução em termos de qualidade de montagem da carroceria e da cabine, e um ajuste de suspensão mais adequado à realidade das vias brasileiras.


O conjunto mecânico formado pelo motor 1.5 Dragon com transmissão automática opera de forma suave e sem trancos, mas fica devendo em termos de eficiência, já que tem desempenho geral inferior e maior consumo que o Gol 1.6 MSI Automático.

VW Gol 1.6 MSI Automático 2019

Entretanto, nessa faixa de preço, o Gol 1.6 MSI Automático é uma opção superior, pois tem melhor desempenho geral, consome 11% menos, e é melhor equipado.

30 Comentários

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  1. Assim não dá. Compararam o Ka SE x Gol com opcionais, que é bem mais caro. Injusto.

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    1. ^^ Relincho.

      Ford Ka SE: R$ 58.990 reais
      VW Gol 1.6 MSI Completo com todos os opcionais: R$ 59.680 reais

      Fato: os dois tem o mesmo preço.

      Relinche menos. Chore menos. Pesquise mais. Passe menos vergonha. Diga menos bobagem.

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    2. O valor de 58.990 é do SE PLUS, que vem com tela multimidia e piloto automático!!! Acho o Ka uma opção melhor. Mas gosto é gosto.

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    3. Acho o Ka uma opção melhor. Mas gosto é gosto.

      O Ka é um projeto posterior ao do Gol, mas isso não significa que ele é superior. Na verdade, o Ka é inferior em tudo.

      O Ka, na verdade, é uma gambiarra feita em cima do New Fiesta, que é de 2009. Já o Gol é de 2008.

      A Ford pegou o New Fiesta de 2009, piorou muito, e fez o Ka. Já a VW, pegou a PQ-24, melhorou, e fez o Gol.

      Outra questão. A engenharia da VW está uns 20 anos à frente da Ford. Observe que o Focus 2019 está chegando com as soluções do Golf Mk4 (câmbio conversor de torque e eixo de torção), que é de 1999.

      Então, qualquer projeto da Ford, vc tem que tirar 20 anos para saber a equivalência com o da VW.

      Mas a superioridade do Gol frente ao Ka não é só uma questão qualitativa, de opinião, ou orelhadas. A superioridade do Gol é objetivamente mensurada, observe:

      - O Gol é 3 estrelas no Latin nCAP, o Ka zero.
      - O Gol tem mais desempenho, o Ka é mais lento.
      - O Gol, mesmo andando mais, bebe menos. O ka é mais beberão,.
      - O Gol tem mais espaço interno (285 l de porta-malas), o Ka 257l.
      - O Gol tem uma carroceria perfeitamente alinhada, o Ka é todo torto.
      - O acabamento do Gol é superior, já o do Ka é boqueta.
      - O Gol custa menos e tem mais itens. O ka é muito caro.

      Então, não tem como apontar nem 1 aspecto objetivo que o Ka seja melhor. Ele é PIOR em tudo.

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    1. Ford bebe mais em todas as situações, com Seguro mais caro. Motor e câmbio do Gol estão atualizados. Prefiro o original, VW Gol.

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    2. Concordo. O Gol é bem superior mesmo. Veja logo na questão de segurança. Ka - zero estrelas. Gol - 3 estrelas.

      Gol Automático anda mais e bebe menos que o Ka.
      O Gol Automático tem central multimídia com GPS e App Connect, o Ka não.
      Gol tem rodas de alumínio, o Ka calotas.
      Gol tem volante em couro, Ka em plástico duro.
      Gol tem shift paddles, o Ka não.
      Não dá para compara. Gol bem superior ao Ka.

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    3. O painel do VW Gol é muito mais harmonioso. O habitáculo é melhor e mais seguro.

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  3. Prefiro o ônix automático ou o hb20 projetos mais modernos.
    Esse gol vai bombar pra localiza e movida.

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  4. O gol tem melhor custo/benefício, mesmo o Ka sendo mais moderno. o VW tem melhor acabamento e um excelente conjunto mecânico. Esses preços do ka vieram surreais, invadiram completamete a faixa de preços do polo. Assim, fica impraticável né dona Ford? ?? rsrsrs

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    1. Essa é uma decisão matematicamente IDIOTA.

      Primeiro pq o pós-venda da VW é superior. VW tem 600 pontos de atendimento no Brasil, e a Toyota apenas 150.

      Mas vamos supor que o pós venda da Toyota fosse superior, o sujeito que comprasse o Etios pelo pós venda é um IDIOTA.

      Veja que o pós-venda vc usufruiu por 10 minutos em 1 ano (tempo que vc demora para deixar e pegar o carro na concessionária na revisão).

      Já a superioridade técnica, de conforto, desempenho e etc do Gol, vc usufrui por 525.590 minutos no ano (todos os demais minutos do ano exceto os 10).

      ou seja, o Gol é 52.559 vezes superior ao Etios.

      Logo, o cara que opta pelo Etios é, matematicamente provado, um IDIOTA.

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  6. Um Up TSI até pode ser considerado melhor que o Ka, já o gol é forçar a barra. Ford Ka é um projeto bem mais superior que o gol.

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    1. Ford Ka é um projeto bem mais superior que o gol.

      Vc está confundindo cronologia com qualidade. O Ka é um projeto posterior ao do Gol, mas isso não significa que ele é superior.

      O Ka, na verdade, é uma gambiarra feita em cima do New Fiesta, que é de 2009. Já o Gol é de 2008.

      A Ford pegou o New Fiesta de 2009, piorou muito, e fez o Ka. Já a VW, pegou a PQ-24, melhorou, e fez o Gol.

      Outra questão. A engenharia da VW está uns 20 anos à frente da Ford. Observe que o Focus 2019 está chegando com as soluções do Golf Mk4 (câmbio conversor de torque e eixo de torção), que é de 1999.

      Então, qualquer projeto da Ford, vc tem que tirar 20 anos para saber a equivalência com o da VW.

      Mas a superioridade do Gol frente ao Ka não é só uma questão qualitativa, de opinião, ou orelhadas. A superioridade do Gol é objetivamente mensurada, observe:

      - O Gol é 3 estrelas no Latin nCAP, o Ka zero.
      - O Gol tem mais desempenho, o Ka é mais lento.
      - O Gol, mesmo andando mais, bebe menos. O ka é mais beberão,.
      - O Gol tem mais espaço interno (285 l de porta-malas), o Ka 257l.
      - O Gol tem uma carroceria perfeitamente alinhada, o Ka é todo torto.
      - O acabamento do Gol é superior, já o do Ka é boqueta.
      - O Gol custa menos e tem mais itens. O ka é muito caro.

      Então, não tem como apontar nem 1 aspecto objetivo que o Ka seja melhor. Ele é PIOR em tudo.

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  7. Eu guardaria um pouco mais e pegava um Polo, esses dois aí são bem ruins, prefiro o Ka, mas em todo caso um Polo de 65k bem melhor

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  8. O que nao gostei do gol 2019 é esse farol de saveiro que colocaram nele... preferia o anterior

    tenho curiosidade de ver como esta a dirigibilidade do gol com cambio AT

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  9. genti...custo beneficil entre os 2 axo quê gol>>>>ka...automatico do gol ser mais completo, a central multmidia do gol é melhorzinha..em termos de designer o ka é mais novo, mais o gol muito bonito, com seu designer discreto, mas nao esbanja tanta presença quando o ka. então acho q todos 2 tem pesos parecidos no custo beneficil. q falar em custo beneficil, cada ano q passa carro zero no brasil vem se tornando cada vez menos vantajoso. agora, vc vai ter q gastar mais, pois, daqui uns tempos, nao vai valer a pena comprar carro zero manual. vai ser tipo comprar carro zero a 10 15 anos atras sem ar condicionado. é pedir p ter uma desvalorização além do normal.

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  10. Tenho que concordar, o acabamento interno, estrutural e mecânica do Gol é superior ao Ka, que desde sempre foi um carro barulhento e fraco

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  11. Caloi ganha quanto pra divulgar e defender VW ? Vou procurar um emprego desse pra defender e divulgar a Hyundai ...

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  12. vejo que os dois veículos são uma ótima opção no mercado mais acho que o KA leva uma ligeira vantagem sobre o GOL , mais sem dúvidas são ótimos carros !!!!

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  13. Gol é Gol pae, anda mais, gasta menos, é mais seguro e é um Volkswagen

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Claro está que o Gol Automático é um carro superior ao famigerado Ka que agora vem com uma transmissão descente. Nesse diapasão, o conjunto mecânico do Gol + AISIN é claramente superlativo frente ao menos refinado Ford.

    Os dados deixam claro a maior eficiência e eficácia do carro alemão (Gol) frente ao baiano (Ka). O Gol oferta maior performance, nomeadamente em retomadas e após os 120 km/h, e é mais frugal - ecológico, com consumo significativamente menor.

    O resultado é esperado, ante a constatação de maior torque e melhor distribuição deste ao longo da curva de rotações.

    Inobstante isso, o sistema Discover Média, ou até mesmo o Composition Touch, são claramente melhores que o Sync3 da Ford, de funcionamento um tanto quanto jovoso.

    O Gol afigura-se mais prático também, com mais espaço de porta-malas, mais espaço para passageiros. Ademais, o Gol é silencioso, conta com melhor construção, interior mais bem acabado e com materiais mais nobres - que se destaca, nomeadamente frente à tosquidão da cabine do Ka, reputadamente barulhenta, ruidosa e áspera.

    Destes, claro está, o Gol Automático é, de fato, a opção superior em todos os sentidos.

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  16. Prefiro o vw gol.. em todos os sentidos..

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  17. Ué, pegaram o preço do Se Plus e falaram que é do SE... Comparativo comprado que chama? Hoje realmente tá mais caro, mas quando comprei o meu SE plus me custou 57k com Sync 3, retrovisor elétrico e o escambau todo. Mesmo conjunto mecânico do Ecosport mas num carrinho leve.

    E ainda vi um sujeito ai falando que o KA zerou o teste de colisão, rapaz, tem que ver o teste atual. Essa versão do KA tem 4 estrelas e o golzinho tem 3... é cada fanboy que chega a ser triste

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