Os hatchbacks são modelos que contam com um grande número de fãs que, mesmo ante a febre dos pequenos crossovers, ainda se mantêm fieis, não apenas por causa de sua aparência esportiva, mas também pelo conforto que podem oferecer - algo comprometido em veículos com maior distância ao solo. E uma prova de que os hatchbacks estão mais vivos do que nunca é a chegada do Yaris, novo modelo da Toyota para o mercado brasileiro.
O Yaris Hatchback 1.5 CVT é um modelo que pode ser tornar o preferido dos consumidores da marca, sobretudo porque, com seu visual esportivo e bem resolvido, afastou-se do seu irmão menor Etios. Nesta versão topo de gama, com pintura metálica, seu preço sugerido (julho/2018) é de R$ 78.490 reais.
A melhor palavra para descrever a aparência do Yaris Hatchback é "esportividade", especialmente nesta cor Prata Lua, que destaca os detalhes em preto brilhante na dianteira, laterais e traseira.
A dianteira é bastante agressiva, com faróis alongados com máscara negra, e tiras de LED de luzes diurnas (DRL) posicionadas logo abaixo na parte superior do para-choque.
A traseira também é agradável, particularmente as lanternas em LED. A coluna C escurecida cria um efeito de teto flutuante e contribui para abaixar a silhueta, resultando em um visual mais esportivo. O ponto destoante são as rodas de alumínio, com desenho elegante, mas com diâmetro reduzido de 15 polegadas - um aro maior resultaria em um aspecto mais agradável e harmonioso com o porte do Yaris.
O interior do Yaris Hatchback 2019 XLS tem decoração predominantemente preta, bastante sóbria. Os bancos são revestidos em couro sintético preto, agradável ao toque. Há um descansa braço central dianteiro, mas ele é pequeno e recuado - o que dificulta o descanso dos cotovelos.
Outra coisa estranha é o porta-copos, que consideramos excessivamente profundo; ele fica alinhado ao console central que está posicionado baixo na cabine também. No lado positivo, isso dá uma sensação de amplitude para o motorista e o passageiro, fazendo com que toda a cabine da frente pareça espaçosa e confortável.
Quanto ao layout do painel do Yaris, agrada pelos materiais usados. A maioria das peças de plástico é agradável ao torque e os botões são organizados para um design livre de desordem. Nesta versão há uma profusão de plásticos Black Piano nos controles das janelas e na caixa de câmbio, os quais são propensos a arranhões e podem se deteriorar com o tempo.
O volante revestido em couro tem o tamanho correto, enquanto o sistema de infotainment de tela sensível ao toque de sete polegadas usa cores suaves - visualmente relaxante. É interessante que esse sistema se conecte facilmente a smartphones via Bluetooth (para funções handsfree) e / ou USB, e os seis alto-falantes soam com qualidade. faz falta a compatibilidade com o Apple CarPlay e Android Auto.
Os passageiros traseiros não terão nada com o que reclamar - há apoio de braço central dobrável, mas sente-se falta de aberturas de ventilação. Não há nem um porta-copos, mas há porta-garrafas nas portas. Com isso, há muito espaço para três adultos na parte de trás, enquanto o ocupante do meio fica melhor acomodado que em outros carros por conta conta do piso plano do Yaris. O ar-condicionado também funciona bem para resfriar o carro inteiro até os assentos traseiros, mesmo ao meio-dia.
O porta-malas tem capacidade de 315 litros - adequado para o porte do carro, e que pode ser maximizada dobrando os bancos traseiros e removendo a tampa superior. Essa é a beleza dos hatchbacks - a flexibilidade do espaço da cabine é algo que vale a pena ser aclamado.
O Yaris XLS 1.5 CVT é um carro tipicamente Toyota, ou seja, configurado para o conforto. Como esperado, a suspensão é ajustada para absorver as imperfeições, evitando ao máximo transmitir o impacto aos passageiros.
No entanto, esse tipo de ajuste incorre em um trade-off, que é ainda mais perceptível nessa versão brasileira com altura de suspensão 1,5 cm elevada em relação à original tailandesa: há um movimento perceptível da carroceria ao se contornar curvas fechadas a cerca de 60 km / h e acima.
Outro ponto criticável é a ausência de ajuste telescópico do volante - o que dificulta encontrar a boa posição de condução, mesmo com os ajustes de altura do volante e do assento. Isso é algo que a Toyota pode adicionar em um facelift futuro.
O isolamento de ruído na cabine também pode ser melhorado, especialmente quando você atinge os limites legais de velocidade. O motor 1.5 VVT-i associado com a transmissão CVT funciona de forma suave, mas ao se exigir o acelerador, ante a insuficiência de torque, o motor sobe de giro e o ruído invade a cabine com desenvoltura. Já em uso convencional, o 1.5L Dual VVT-i trabalha quietamente.
O desempenho do Yaris XLS 1.5 CVT é limitado pelo motor de 105/110 cv (E/G) e parcos 14,3/14,9 Kgfm de torque tendo em empurrar um peso de 1.150 Kg. Não é exatamente fraco, mas ele chega a ser mais lento que o já calmo Honda FIT 1.5 CVT.
Na verdade, isso não é surpresa, já que o Yaris é mais pesado e tem menos potência que o FIT. Usar os seletores de trocas de marchas manuais também não ajuda. Ele continua lento, mesmo com as mudanças sequenciais. Se você prioriza desempenho, esqueça o Yaris: opte por um Polo 200 TSI Automático.
O sistema de freios do Yaris XLS 1.5 CVT é formado por um conjunto a disco frontais, enquanto na traseira são a tambor (o Polo 200 TSI tem freios a disco nas quatro rodas). Vindo a 120 km/h, ele demanda 68,4 metros até a imbolização total, enquanto o Polo 200 TSI para em 60,6 metros - cerca de 8 metros antes - algo que pode ser a diferença entre um acidente ou um susto.
Segundo dados da revista Quatro Rodas, o Yaris acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, ou seja, 2,2 segundos mais lento que o Polo 200 TSI AT (10,1 segundos).
Mesmo andando menos, o Yaris bebe mais. Em cidade ele registra 12 km/l de gasolina, enquanto em estrada melhora para 14,8 Km/l. Para efeito de comparação, o Polo 200 TSI AT faz 12,7 km/l em cidade, e chega a 17,6 km/l em estrada.
Digno de nota são os sete airbags nesta versão XLS topo de gama - o que coloca este hatchback entre os líderes em termos de recursos de segurança, já que conta ainda com ABS com EBD , ISOFIX e controles de estabilidade e tração. Há ainda câmera de ré, mas os sensores de estacionamento estão ausentes e fazem falta.
Conclusão
O Toyota Yaris XLS 1.5 CVT se apoia em uma estética nova, e no prestígio da marca em termos de confiabilidade e de serviços pós-venda. Ele pode não estar entre as opções de veículos mais potentes, mas com as qualidades mencionadas é uma boa proposta para aqueles que estão procurando um passeio descontraído e confortável.
interior com acabamento bem pobre, de carro popular. para um carro de 80k, motor de dentista e interior fraco, tá explicado porque está capengando nas vendas.
ResponderExcluirAcabando superior ao Polo que tu tanto ama. E calma, as vendas recém começaram, ainda estão chegando às unidades para as CCS.
ExcluirAcabamento do polo infinitamente superior
ExcluirPlásticos texturas .
enfim nos tratam como país de quarto mundo mesmo , as rodas foi de doer , destoou bastante do carro ,quem compra-lo vai ter que trocar as rodas por um aro 16/17
ExcluirO acabamento do Yaris é muito superior... E tem que ser para tentar compensar o motor fraco... Agora uma bola dentre foi o teto solar nessa versao mais completa...
Excluirquando começa as vendas do sedan?
ResponderExcluirEm breve
ExcluirMeio de agosto
ExcluirHá chegou faz tempo. Tem mais de 100 emplacados no Brasil. Os estoques estão enchendo e não vendem. O sedan pelo jeito e mais mico ainda que k hatch.
ExcluirDe onde que chegou faz tempo? Sossega a rabiola aí, quenga.
ExcluirSe vender mais que o Pólo, vai ter muita gente rindo do Profeta C4C, profecias certeiras e imparciais (ironia é claro)...
ExcluirFiz um test-drive nessa mesma versão do Yaris.
ResponderExcluirÉ um carro muito agradável e suave de se conduzir. Bom acabamento (melhor que o do Polo/Virtus, que é bom, mas mais simples) e bom espaço para quem vai no banco traseiro (mais espaço que o Polo, que acho mais apertado para as pernas que o Onix, por exemplo). Espaço na frente também é bom, mas o da dupla Polo/Virtus é maior (são visualmente mais largos). Comandos suaves e fáceis de usar.
Estou curioso quanto à versão sedan.
Concordo com você, o acabamento do Polo é bem superior ao desse Yaris. Não dá para comparar.
ExcluirO Yaris tem plásticos de aparência de baixa qualidade, e tem coisas ridículas, como costuras fake no painel. Já o Polo tem um painel com plásticos sólidos, agradáveis ao toque, e sem subterfúgios idiotas como os do Yaris.
O desing do Polo é superior também, mais moderno e esportivo. A construção do Polo é superior, plataforma MQB.
E mecânica não dá nem para compentar, já que o Polo com motor 200 TSI Turbo de injeção direta e transmissão de conversor de torque faz desse yaris uma lesma.
Então, na verdade, o Polo é superior em tudo a esse carro.
Em que planeta vcs estão??
ExcluirPelo amor!! Nos dias de hj defender carros de um ou de outro? P q p!!
N tem carro bom!! Td lixo pelo preço que cobram!! Eu tentando escolher um até 70mil mas caracas muita grana pra nada de carro e tem tonto que compra ou paga pau!! Fala sério!! Tenho isenção de impostos e mesmo assim caro de mais!! N vale oq cobram mesmo!! Pra falar a verdade com o preço da isenção deveria ser o valor real e depois disso ter o desconto!!
Mas é claro, tonto do brasileiro que fica idolatrando tanta porcaria !!
Lei da procura e oferta pros tontos dos brasileiros!! Panguões!!!
Em que planeta vcs estão??
ExcluirPelo amor!! Nos dias de hj defender carros de um ou de outro? P q p!!
N tem carro bom!! Td lixo pelo preço que cobram!! Eu tentando escolher um até 70mil mas caracas muita grana pra nada de carro e tem tonto que compra ou paga pau!! Fala sério!! Tenho isenção de impostos e mesmo assim caro de mais!! N vale oq cobram mesmo!! Pra falar a verdade com o preço da isenção deveria ser o valor real e depois disso ter o desconto!!
Mas é claro, tonto do brasileiro que fica idolatrando tanta porcaria !!
Lei da procura e oferta pros tontos dos brasileiros!! Panguões!!!
Quem disse que eu tô defendendo um carro em detrimento de outro?
ExcluirTô só comparando. Leia com calma o que escrevi, por favor.
Quero trocar meu carro atual (um Onix) por um sedã. Por isso, estou comparando e testando as opções disponíveis.
Estão caros? Estão TODOS caros. Por isso, quero escolher o que oferece mais do que preciso por um preço MENOS PIOR.
Caramba, o pessoal que comenta nesse site é muito agressivo!
Carlos, na verdade, cada painel tem seu destaque. Achei o do Yaris visualmente mais agradável (claro, isso é gosto pessoal), mas achei a construção do painel do Virtus mais sólida, apesar de usarem muito cinza-claro, além do Virtus ser mais espaçoso na frente.
ExcluirO Carlos prefere o painel do Polo, o golzão da VW...
ExcluirOntem entrei em 2 yaris 1.3,um xl e um xl plus,acabamento razoável,mas bem espaçoso,a Toyota podia trazer o 1.2 turbo que ela tem no Japão e na Europa e aposentar esse 1.5
ResponderExcluirEu ja acho que tem que aposentar o 1.3 e deixar o 1.5.
ExcluirFeio demais, por dentro e por fora
ResponderExcluirFalando francamente pagar mais de 78 conto num carro com motor manco e interior sem graça alguma é dose..enfim desejo boa sorte aos infelizes compradores
ResponderExcluirCarro pra no máximo 60 mil
ResponderExcluirEsse motor é uma vergonha.
ResponderExcluirvergonha pq? olha os números, tanto de desempenho qto consumo. Para o peso do carro está é de bom tamanho.
ExcluirCarlos4mitos, a gente nota pelo nível dos seus comentários que você curte carros medíocres! Certamente é um daqueles que andam em carros tipo Yaris devagar na faixa da esquerda.
ExcluirEvolução do Etios ou seja não podia jamais custar esse preço
ResponderExcluirfato
ExcluirMelhor Yaris com cara de Corolla do que Polo com cara de Gol.
ResponderExcluirFato
ExcluirSe o motor fosse do Corolla (1.8), ao invés do 1.5 do Etios, as chances de fazer sucesso seria muito maior...
Excluirai falou tudo!! Polo com cara de Gol é nojento, vejo Polo na rua e penso: Isso ai deveria custar 45mil, única coisa que presta é o motor.
ExcluirAs saídas de ar, é igual do Corcel II, economia horrível.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkk parece mesmo!
ExcluirSe esse yaris é o top não comentou do teto solar ?..... opcional que a vw ficou devendo em muito no polo...como todo carro tem suas qualidades e suas virtudes ....
ResponderExcluirisso ai é carro pra se pagar 60k e olhe lá, é vergonhoso comparar a tecnologia embarcada do yaris com a do Polo. É a mesma coisa de comparar os EUA (polo) com a Somália (yaris).
ResponderExcluirO colega acima está certo, o yaris parece um corolla e o polo parece um gol. E apesar desse motor beberrão o yaris é mais econômico do que o polo. Na estrada e na cidade com etanol o yaris faz 8,7 e 9,9 e o polo faz 8,0 e 9,8 ou seja o yaris bebe menos na cidade e na estrada. Já com gasolina o yaris faz 12,6 e 13,8 e o polo faz 11,6 e 14,1 ou seja, na cidade usando gasolina o yaris ´é 1,0L mais econômico e na estrada bebe 0,3L do que o polo. Fora isso o seguro e o preço do yaris são mais valorizados que o preço do polo. De 0-100 o polo responde mais rápido e também alcança uma velocidade final maior em contrapartida as revisões do yaris é mais barata e a manutenção também. Na altura o yaris é 3cm maior, na largura o polo é 2cm mais espaçoso e no entre-eixos o polo é 1cm maior, e o porta mala do yaris é de 310L e o do polo é de 300L e o yaris é 3kg mais pesado que o polo. E o yaris ainda tem teto solar elétrico e retrovisores rebatíveis eletricamente.
ResponderExcluirAh, a fonte do consumo deles é o Inmetro, a mesma que diz e que um ser aqui do blog se gaba de falar que o polo não é compacto médio e sim um médio.
Totalmente equivocado. Basta ver os dados da realidade.
ExcluirSegundo o INMETRO, o Yaris 1.5 CVT é mais econômico em estrada (14,8 km) que o Polo 200 TSI AT (14,6 Km/l).
Só que na realidade dos fatos, medição real de dia a dia, o Polo em estrada marcou 17.6 km/l, enquanto o Yaris mal chegou a 14,6 km/l.
Pior: o Yaris foi mais beberrão que o Cronos 1.8 AT. Uma vergonha geral.
Basta ver teste da Quatro Rodas:
https://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-de-sedas-compactos-cronos-x-city-x-yaris-x-virtus/
Consumo urbano:
City 12,5 km/l
Yaris 12 km/l
Cronos 12 km/l
Polo 12,7 km/l
Consumo rodoviário:
City 17 km/l
Yaris 14,8 km/l
Cronos 14,2 km/l
Polo 17,6 km/l
realidade dos fatos: Polo é 20% mais econômico que o Yaris, e anda MUITO Mais.
Você novamente está equivocado. Sabe ler, pois se sabe, aqui está o que falei. Leia a matéria segundo o Inmetro o consumo é o que escrevi ali em cima. Como você diz, o parâmetro é o Inmetro, esse mesmo que diz que o polo é médio e não um compacto médio. Revista quatro rodas não é parâmetro oficial de nada.
Excluirhttp://carros.ig.com.br/testes/2017-09-27/novo-polo-tsi.html.amp
Você está querendo comparar o motor 200TSI com esse porcaria de motor. É isso mesmo??
ExcluirVocê novamente está equivocado. Sabe ler, pois se sabe, aqui está o que falei. Leia a matéria segundo o Inmetro o consumo é o que escrevi ali em cima. Como você diz, o parâmetro é o Inmetro, esse mesmo que diz que o polo é médio e não um compacto médio. Revista quatro rodas não é parâmetro oficial de nada.
ExcluirO INMETRO é bom para determinar dimensões. Mas para consumo não é o melhor parâmetro, porque o teste deles é de laboratório. Eles não colocam os carros em uso convencional para medir. Na realidade eles nem medem, eles determinam como é feita a medição, e os próprios fabricantes que fazem a medição. Ou seja, eles deixam a raposa cuidar o galinheiro.
A medição da Quatro Rodas é muito mais honesta, pois é uma publicação independente, que coloca os carros na rua, testa em condições reais.
Portanto, o que vale é a medição da Quatro Rodas, e não do INMETRO, para efeito de consumo. E na quatro rodas, o Polo/Virtus consome muito menso que todos, apesar de andar bem mais.
INMETRO é o órgão responsavel pelas medições... Logo deve ser considerado como o padrão-ouro, para o mercado Nacional...
ExcluirAquele mesmo que diz que o Pólo é médio e o Kwid e SUV...
Quando é para favorecer a VW você leva em consideração o INMETRO...
Poxa, que decepção....
ResponderExcluirAcho que carro japonês é muito bom para quem não gosta de dirigir. Prefiro o até o simples POLO 1.6 do que Fit ou Yaris 1.5. A diferença está no DNA alemão, ou seja, dirigibilidade + aparência limpa sem vincos desnecessários e cansativos com o passar do tempo.
ResponderExcluirE MELHOR VOCÊ PEGAR SEU GOLZINHO QUADRADO ,E DAR UMA VOLTA PARA REFRESCAR A CABEÇA,KKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom relação à velocidade final posso dizer que Yaris 1.5 e polo 1.0 turbo andam juntos, fiz o teste na estrada,abastecido com gasolina Podium da Petrobras, (Talvez abastecido com álcool teria uma pequeníssima vantagem) na arrancada o polo é mais rápido.
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