O comparativo está dividido em parte dinâmica e utilização (dia a dia com os carros). Começando pela parte dinâmica.
O Focus é mais largo e mais baixo do que o Corolla, isso é nítido visualmente. Olhando a ficha técnica se confirma parte das suspeitas:
- Largura Ford Focus - 1823mm
- Largura Toyota Corolla - 1775mm
O Focus então é, por conta destes dados, levemente mais estável. Dinamicamente mais confiável em altas velocidades, boa parte por conta da suspensão multilink na traseira que copia melhor o asfalto e por conta deste vão livre do solo menor, ao passo que o Corolla apresenta eixo de torção na traseira. Ponto para o Focus.
Entretanto, nesse mesmo quesito, em situações de quebra-molas (lombadas) com carro cheio, o Focus tende a raspar a parte de baixo ao passar sobre este obstáculo urbano e dar aquelas pancadas que doem o coração. Além de sofrer em algumas entradas de garagem raspando a parte inferior do para-choque frontal. Ponto para o Corolla.
Direção - vitória do Focus
A direção do Focus é mais comunicativa, você sente a diferença entre elas em manobras em estacionamentos quando se precisa esterçar muito o volante. A diferença em favor do Focus também é sentida em velocidades altas, onde a direção do Focus aparenta ter um peso mais adequado a tal situação do que a do Corolla. Ponto para o Focus.
Powertrain - vitória do Corolla
Em conjunto motor e câmbio há um empate. Motor 1.8 e câmbio CVT do Corolla e os freios também são muito bons. Mas achei desnecessária a simulação de troca de marchas no CVT, a compra de um câmbio CVT ao meu ver é uma busca por não sentir as trocas de marchas, então não vejo vantagem em simula-las. Agora se você teve ou tem um Ford Focus com câmbio powershift problemático. Ponto para o Corolla.
Comparativo no quesito dia a dia
No dia a dia você nota algumas coisas que tornam a utilização mais ou menos prática. No Focus você efetua a abertura da tampa do combustível mediante o botão de travamento das portas no centro do painel, no Corolla você precisa se abaixar e levantar uma alavanca no assoalho.
Console central - Ford Focus |
Abertura do porta-malas - Toyota Corolla |
Painel: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita) |
Cluster de instrumentos: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita) |
Painel e Volante. Ponto para o Focus.
O som do Focus apresenta melhor qualidade, vale lembrar que essa versão do Corolla nem som tem - foi instalada uma multimídia na concessionária para suprir tal ausência. No momento ambos tem twiter na coluna e 1 alto falante em cada porta.
Toyota Corolla 2018 - console central |
Console central: Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita) |
O Focus tem intermitente variável, item ausente no Corolla (vide foto abaixo).
Ford Focus 2014 - ajuste do limpador do para-brisa intermitente |
No quesito conforto a bordo para os passageiros: os bancos do Corolla são mais confortáveis e há mais espaço para as pernas e cabeça para todos. O painel longo do Focus e um projeto que não aproveita muito bem a cabine, deixa o mesmo meio apertado. O ar condicionado também apresenta uma pequena diferença, o Corolla permite que você utilize o mesmo sem ser na temperatura de frio máximo e com recirculação, já o Focus, quando você coloca em uma temperatura intermediária, desativa também a recirculação. Ponto para o Corolla.
Ar-Condicionado - comandos: Ford Focus (superior) x Toyota Corolla (inferior) |
Utilização noturna. Bem, os botões do Corolla não são iluminados, apenas o do vidro do motorista, isto prejudica um pouco a sua utilização. Já a Ford deixou todos os botões iluminados. Ponto para o Focus.
Quesito estética/dinâmico. Ambos os carros estão calçados com rodas e pneus aro 16. No entanto, o Focus vem roda de liga leve, o Corolla não. Bem, rodas de liga são normalmente mais leves, isso favorece o funcionamento da suspensão tornando o tempo de resposta mais curto já que diminui o peso da massa não suspensa. Além disso é muito mais bonita do que as calotas plásticas. Ponto para o Focus.
Ford Focus (esquerda) x Toyota Corolla (direita) |
Toyota Corolla GLi 2018 - painel |
No frigir dos ovos, o somatório do comparativo é: Toyota Corolla com 4 pontos e o Ford Focus com 7 pontos.
Conclusão
Em suas versões de entrada, ambos concorrentes abrem mão de alguns luxos como: bancos de couro, ar digital, entre outros. Mas vale ressaltar que a Toyota fez mais retiradas em sua versão de entrada como: não há faróis de milha, lanternas de neblina, roda de liga leve, limpador intermitente variável, botões iluminados, controles do computador de bordo e do som no volante (nem som tem, na verdade), entre outros itens.
Mecanicamente os concorrentes estão no mesmo nível, mas quando se passa a usar o carro no dia a dia e nas estradas o Focus demonstra uma superioridade semelhante a que o Corolla demonstra em vendas quando se analisa suas versões de entrada, melhor comportamento dinâmico e com mais itens de conveniência. O que faz os compradores da Toyota partirem para as versões mais caras para suprir tais deficiências de conveniência, entretanto sem superar o quesito dinâmico.
Texto de Macclarck Pessoa Nery
Corollão GLi vidgal edition peladão perde até para o Focus.
ResponderExcluirCorolla sem pensar duas vezes. Focus desvaloriza muito e ja vai sair de linha no Brasil. No entanto, o corolla sera renovado proximo ano com uma possivel versão hibrida. Toyota é toyota, Ford é bomba!
ExcluirBela postagem Welber Félix, não tem nem como contrariar. Falou tudo.
ExcluirQuem compra Corolla GLI é idiota.
ExcluirÉ aquela pessoa que não tem dinheiro para comprar o XEI (ou superior) e compra GLI só pra dizer que comprou um COROLLA! E ainda dizem isso com todo o orgulho do mundo.
GLI é para CNPJ, taxistas e etc. Pessoa física que compra para assina atestado de burrice.
Se não tem grana para comprar XEI, XRS ou Altis é melhor nem comprar. Vá para uma categoria inferior q tenha carros mais baratos
Oh gentinha que usa a palavra "idiota" nos comentários. Só de usar essa palavra, já demonstra falta de competência para opinar. Lamentável.
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ExcluirE quem usa o termo “gentinha” não tem competência para rebater o mérito do comentário q questiona, se consagrando mais idiota ainda.
E quem compra uma L200 é o que? Débil mental?
ExcluirL200: Custo de manutenção de um carro popular (pastilha de freio por 110 reais), resistente, não dá problemas, um bom motor Diesel e boa de lama.
ExcluirNão tenho mais ela, mas compraria outra novamente sem medo. Me atendeu muito bem enquanto precisei. Comprei por 89k e vendi um ano depois por 90k (2015 HPE Diesel Completa - Manual).
Viu como dá pra comentar sem ofender os outros. Esse seu comentário foi um exemplo de que não precisa ofender ninguém. Já os outros.. e ainda bem que reconheceu que estava agindo como um tal assim como eu,no "gentinha"rsrs deixa pra lá..
ExcluirBom dia essas pessoas que fala mal de marca de carros pergunta pra eles que carro eles tem eu tenho um Ford Focus gosto muito mas gosto de todos fabricantes gosto e gosto cada um tem o seu brigado
ExcluirSou muito mais o Focus.
ResponderExcluirEu também...
ExcluirO Focus é um excelente carro, a Ford errou ao deixar uma versão problemática em vendas, mas de 2015 pra cá não gás relatos de problemas.
ExcluirBrasileiro não sabe comprar carro... tudo e corola e Volks
ResponderExcluirgenti...se o focus é tão bom porque não vendi?
ResponderExcluirFalou tudo. Porque o o Focus não vende e o Corolla é o mais desejado até no mercado secundário? Só quem não entende de carro acha o Focus melhor que o Corolla...
ExcluirPorque tem fama,e pela desvalorização maior que o corolla.
ExcluirO corolla tem um conjunto, cvt e motor bem acertado, é o melhor do classe.
abaixar para abrir o porta malas e/ou tampa do tanque? eu li isso? "No Focus você efetua a abertura da tampa do combustível mediante o botão de travamento das portas no centro do painel, no Corolla você precisa se abaixar e levantar uma alavanca no assoalho."... fica aonde? fora do carro? kkkk outra coisa a ser relevada, esse corolla peba, nem vem com multimídia, isso aí é gato, colocado xing-ling, então não pode ser comparada com nada.
ResponderExcluirvamos prestar atenção nas coisas gente... aí é vacilar.
Quem compra Corolla ou Focus por R$ 80k, tendo o sedã médio Virtus a R$ 75 mil, Comfortline 200 TSI Automático, com mais porta-malas que os dois, mais desempenho que os dois, melhor acabamento que os dois, mais equipamentos que os dois.
ResponderExcluirEntão, Corolla e Focus têm hoje compradores idiotas. Deveriam economizar R$ 15 mil e pegar seu concorrente direto, o Virtus.
Virtus não fala besteira IDIOTA Ford é Ford até fiesta sedam 1.6 é superior que corola caro de velho
ExcluirO acabamento do virtus é inferior ao de qualquer sedan médio do Brasil. Se tivesse soft touch, a conversa seria outra. Por enquanto tem acabamento de golzinho, apenas com desenho melhor.
ExcluirSe tivesse soft touch, a conversa seria outra.
ExcluirMas que fissura em soft touch. Pelo jeito vc é mais um dos espécimes que tem uma tara pelo soft touch, e quer ficar alisando...se liga.
Quais os carros mais vendidos em cada segmento: Corolla (sedã médio), Cruze (hatch médio), Toro (picapes) e SW4 (SUV).
Quais desses carros tem softtouch? NENHUM.
E agora pegue todos os carros MENOS vendidos em cada segmento: Citroen C4 Lounge, Jetta, Golf e etc. TODOS tem soft touch.
O que isso significa? Que o brasileiro está CAGANDO para essa firula de soft touch, que é objeto de mimimis infindáveis de um monte de afrescalhado aí.
Então, quem acha que painel de carro tem que ter soft touch é gente velha e afrescalhada. NENHUM concorrente do Virtus tem. E todos os carros que tem soft touch no Brasil são os MENOS vendidos, enquanto que todos os que não tem, são os mais vendidos.
Isso significa que o consumidor brasileiro NÂO QUER o soft touch. E que há poucos afrescalhados entre os consumidores. E que nos comentários há uma incidência desproporcional de afrescalhados comentando sobre frescuras e firulas fúteis como isso..
Assim, se todos os dados do mercado indicam que o consumidor brasileiro NÂO GOSTA de soft touch, por qual motivo a VW deveria colocar um recurso no Virtus? para custar mais caro e desagradar o consumidor. A troco de quê? Para agradar afrescalhados e frescas que não tem dinheiro para comprar o carro.
Fora o fato que o Cruze de R$ 117 mil não tem softtouch, e não aparecem idiotas repetidodores de mimimi soft touch,.
Acabamento boqueta do Corolla
https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=6m43s
Acabamento do Polo
https://www.youtube.com/watch?v=5Pbza4IDLj8
Parafusos a mostra e plástico duro
https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=10m26s
Virtus x Corolla
https://www.car.blog.br/2017/11/toyota-corolla-x-volkswagen-virtus.html
https://www.youtube.com/watch?v=DPSSvT9wR78
Virtus é o mais bem acabado sedã médio do mercado, com padrão superior ao do Corolla.
Veja o acabamento boqueta do Corolla
https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=6m43s
Agora veja o acabamento primoroso do Virtus
https://www.youtube.com/watch?v=5Pbza4IDLj8
No Corolla há parafusos a mostra e plástico duro
https://youtu.be/CcAPtpdDBRA?t=10m26s
Enquanto no Virtus não se vê isso.
O Virtus tem mais porta-malas (521 litros) que o Corolla (apenas 470 litros), tem melhor acabamento, desempenho equivalente, consumo 25% menor, e ainda é R$ 15 mil mais barato, e tem painel digital e central de 8 polegadas com espalhamento de tela (ausente no Corolla).
Como se não bastasse, o Virtus tem diferencial XDS+, com bloqueio eletrônico, motor turbo e de injeção direta - coisas inexistentes no Corolla.
Virtus superior ao Corolla em tudo.
VW Virtus tem maior porte que sedã médio, mais porta-malas. E visualmente ele é um médio, veja:
https://4.bp.blogspot.com/-EGiCdC5aOQM/WndSTdX4rdI/AAAAAAAACFI/LWN1bmtf9Ekndn8GmfOWyd0tbfn7aChywCLcBGAs/s1600/Virtus-x-Jetta%2B%252822%2529.jpg
O Virtus é um sedã médio, com entre-eixos de médio, tem mais porta-malas e mais espaço interno. O acabamento é melhor que o do Corolla e Cruze.
ué Carlota, o Polo não era o médio mais vendido? Agora é o Cruze?
Excluirhuummmm
Tá na hora de parar com isso Carlos...
ExcluirConvencer alguem que o acabamento do Virtus ("Plasticus duros"), com acabamento de Gol é melhor que o do Corolla...
Pelo amor de Deus, você além de nunca ter testado, nunca entrou em um Corolla...
sera que o bacana dá pro Virtus tbm?
Excluirsera que o bacana dá pro Virtus tbm?
ExcluirE olha que o comparativo é de um Focus 2014 contra um Corolla 2018. O Focus ganha e muito em tecnologia, perde em espaço e empata na mecânica o resto é preferência pessoal.
ResponderExcluirComparação sem nenhuma relevância.
ResponderExcluirCorolla GLI tecido por R$69.990,00 para atender legislaçao de PPD. Foi disponibilizado poucas unidades para o mercado ancioso por ter qualidade a preços baixos....
Corolla GLi tecido não existe mais desde março de 2018. Hoje somente GLi upper.
Reportagem para veículos fora de linha.
Proponho este comparativo daqui a três anos com estes mesmos modelos, qual o proprietário mais satisfeito, com menor custo de manutenção e satisfação de uso. Com comparativo de qual melhor revenda.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEi amigo o focus ai em questão é de 2014 e o corolla de 2018 e mesmo assim o Focus se mostrou melhor na visão do dono de ambos os carros, aceite que doi menos, se o 2014 o Focus já foi melhor, imagina a versão 2016/2017 que é muito melhor que a 2014......fan boy é foda mesmo viu..
ExcluirEsse cidadão não tem o que fazer
Excluiraí fica procurando assunto igual aquelas pessoas que ficam olhando o vizinho chegar. vende o teu focos e compra uma towmer e vai vender cachorro quente! Assim você vai ter o que fazer amigo!!
Você deveria estar muito ansioso para escrever "ancioso" ou deveria voltar para a escola para aprender a escrever corretamente!!!!
ExcluirCorolla tem que ser o XEI.
ResponderExcluirO GLI é para quem não tem dinheiro.
Mesma coisa que comprar Hilux a gasolina.
Falou besteira...
ExcluirPick-up a gasolina ou diesel é questão matemática....
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ExcluirAí TB não né Isaac, como diz o mestre carlota picape a gasolina uma piada, mais ainda quem está dentro dela... Tem que rir
ExcluirA Toyota é grosseira a Fort e quebradeira em fim no Brasil só vem lixo.
ResponderExcluirAinda bem que é só opinião
ResponderExcluirTive um Focus hatch 2014 e atualmente tenho um fastback 2017! É de longe o melhor carro que já tive! Passei pelo Escort, dois Focus g1, civic g8, Focus g2 e Peugeot 408. Entendo que carro não é investimento e se for pensar em desvalorização só o corolla não desvaloriza tanto. Mas carro para mim tem que ser confortável, seguro, prazeroso para dirigir, ter uma excelente central multimídia e não custar os olhos da cara. Tudo isso encontrei no Focus fastback SE PLUS que adquiri 0km em 2016 por R$ 77.0000, o Civic EXL g10 com menos opcionais custava R$ 107.000 ( R$ 30.0000 a mais por um carro inferior ). Nunca tive dor de cabeça com nenhum dos Focus G3 que tive e o pós venda da concessionária aqui de Maceió é excelente! Pretendo trocar de carro esse ano e até R$ 100.000 não estou encontrando uma melhor opção de 0km.
ResponderExcluirDisse tudo,Itallo. Meu pai tem um Focus G1, e eu pretendo comprar um também, pois o carro e ótimo em muitas situações.
ExcluirTenho corolla xei.2.0 com 200 mil km
ResponderExcluirSou taxista a 21 anos é um excelente carro, não quebra outras marcas não aguentao esse tipo de situação.
Eu tenho um Xei, é um excelente carro, alto nível de conforto.
ExcluirSei que tem alguns defeitos, menos que a maiorias dos carros, inclusive da montadora queridinha do blog...
Só sabe quem dirige, ja tive carros de outras montadoras, como VW, Ford, Honda, todos de categoria inferior, para mim, dificilmente conseguiria sair de um Corolla para um Focus ou Virtus...
Essa é minha opinião pessoal...
E para quem fica falando que Corolla é carro de velho, mais velhos que o design da VW está difícil de se encontrar...
5664 Corollas emplacados em abril contra 531 focus, porque será que o Corolla vende 10x mais uma vez que o Focus e superior?
ResponderExcluirrevenda...focus é considerado pelos veio bomba no marcado de usados, então essa droga de fama aqui já mata o carro...mais eu faço parte da diferença ,o corolla pode voar ..quero distancia,já deu..vou de tudo focus,lounge,jetta,cruze,virtus..tudo menos ele
ExcluirPq brasileiro gosta de carros inferior como Corolla . Na Europa e considerado o pior sedan e não vende nada. Já tive um Corolla deste atual e posso dizer que toma pau feio do Jetta e dos demais sedan como cruze, Sentra etc
ResponderExcluirTo no meu segundo focus hatch 1.6 SE manual, o carro é muito bom. O aparato eletrônico é bem completo, mas no meu caso eu desativei, pelo computador de bordo, o sensor de chuva e a assistencia de partida em rampa. Controle de traçao tambem da pra da desabilitar mas acende uma luz amarela no painel, que incomoda, pra indicar que a funçao ta desativada. Muito confortavel a suspençao multilink evita que o carro se chacoalhe inteiro em calçamento acidentado. O melhor hatch custo beneficio e melhor preço na contrataçao de seguro.
ResponderExcluir"Powertrain - vitória do Corolla
ResponderExcluirEm conjunto motor e câmbio há um empate. Motor 1.8 e câmbio CVT do Corolla e os freios também são muito bons. """""Mas achei desnecessária a simulação de troca de marchas no CVT, a compra de um câmbio CVT ao meu ver é uma busca por não sentir as trocas de marchas""""", então não vejo vantagem em simula-las. Agora se você teve ou tem um Ford Focus com câmbio powershift problemático. Ponto para o Corolla."
Tá falando merda!O câmbio CVT do Corolla é excelente; não só simula 7 vels, como é sentido nitidamente as passagens de marchas tanto pra alta como pra redução...Quem tem sabe disso!!!
E para o "pé-de-chinelo", que fala que só compra GLI quem não tem(FAZ ME RIR) esse não é o meu caso...Duro mesmo, é não poder comprar nem GLI.
Quanto ao Carlota, cansei de replicar!!!
Fala sério, cada um puxando brasa p a sua sardinha. Fala sério!!!
ResponderExcluirConcordo. Tive um Focus Sedan Titanium Plus 14/14 e hoje tenho um Corolla Xei.
ResponderExcluirAcabamento, tecnologia e conforto bem melhores. O cambio Powershift era incrivel na serra! A vantagem do Corolla fica no custo de manutenção, metade do custo do Ford, e no espaço interno.
Nenhum carro da Toyota e mais equipado que os da Ford, Toyota so tem fama tirando o câmbio o resto o todo melhor.
ResponderExcluirCom essas confissões vc só piora a situação.
ResponderExcluirO cara mesmo tendo condições de comprar XEI, XRS ou Altis, optou por pegar um GLI pelado e encher de gambiarra/baianada..
Sugiro que vc coloque também o kit de "cromados de plástico": Frisos laterais, capa de retrovisor e capa de maçanetas. Aqueles tapetes coloridos que aparentam ser metálicos tbm cairia bem, acho que na cor azul vai ficar bonito.
Aí vc coloca aquelas capas de volante (também na cor azul). Ela será bastante útil, pois conservará por mais tempo o volante de borracha, evitando esfarelamento.
E para fechar o pacote, coloque aquelas capas de bancos, de preferência na cor cinza, e no banco do motorista vc pode colocar aquelas que tem umas bolinhas massageadoras de madeira. Sem esquecer de pendurar no quebra sol aquele clássico suporte para cds.
"Baianada"??
ExcluirNao vejo gambiarras por aqui...
Essa galera daqui do Blog já gosta de falar mal do Nordeste...
no nordeste o carro desbota rapido, ou nao?
ResponderExcluirBoa tarde. Eu comprei um Focus SE hatch 2014, já tive uma ecosport freestyle 2014 e tb um fiesta (sim eu gosto da ford)... O que tem me preocupado é que moro no interior, trouxe ele de Porto Alegre e na minha cidade ele tem feito os sons que o caro autor do post comentou (sobre as lombadas)... Parece que estou andando numa saveiro rebaixada, ele vem raspando em tudo que se sobressai na rua... Alguém tem ideia do que eu poderia fazer para preservar o meu carro? Eu não ando muito em estrada de chão, mas mesmo assim as ruas não são boas.
ResponderExcluirPor favor pessoal, sem grosseria. Desde já agradeço.
Olá Alícia, boa tarde. O certo nesse caso é levá-lo à uma concessionária Ford para verificar se a suspensão do seu Focus está com os parâmetros originais de fábrica, e se está tudo ok. Ou em um mecânico da sua confiança.
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