A Volkswagen do Brasil lançou no final de julho de 2018 o primeiro Gol da história equipado com transmissão automática. Demorou mais de 35 anos para que o icônico hatch compacto da marca ganhasse esse conforto, mas a espera valeu a pena, pois o carro ficou bem resolvido.
A melhor parte disso é que a Volkwagen não salgou no preço. Ao contrário, adotando a política que vem se tornando tradicional na "Nova Volkswagen", os preços vieram competitivos se comparados às ofertas do mercado. O preço de R$ 54.580 reais o coloca no rol dos hatchs compactos automáticos mais acessíveis do Brasil.
Vídeo - Novo VW Gol 2010 Automático - test-drive
Preço - análise de custo x benefício
Os seus concorrentes, apenas o Toyota Etios X 1.3 Automático, a R$ 53.810 reais, é mais competitivo. Onix 1.4 Advantage sai de $ 55.290 reais e o Ford Ka SE 1.5 Automático também está acima de R$ 56 mil reais.
É interessante observar que o Gol está competitivo em preço, mas adota um conjunto mecânico que é um dos melhores do segmento. O motor é novo na linha Gol - o quatro cilindros 1.6 16V EA-211, confeccionado em alumínio, duplo comando de válvulas e variador de fase, associado com a excelente caixa automática AISIN de 6 marchas.
Esse mesmo powertrain era usado até 2016 no VW Golf 1.6 MSI Automático. Entretanto, se no caso do Golf os 1.300 Kg tornavam as respostas de saída de inércia não tão ágeis, neste Hatch compacto - que pesa 250 Kg menos - o resultado ficou excepcional. Segundo a VW o Gol 1.6 MSI Automático acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge 185 km/h de velocidade máxima.
Comportamento dinâmico
De fato, no test drive que fizemos entre São Paulo Capital e Taubaté, o Gol 1.6 MSI Automático se mostrou ágil tanto em cidade quanto em estrada. O motor com variador de fase no comando de válvulas, e o excelente ajuste do gerenciamento da transmissão automática fazem do Gol um carro disposto em uso urbano, com retomas rápidas e sem hesitações.
Quando se acelera mais fundo, o câmbio reduz as marchas muito rapidamente respondendo de forma instantânea à demanda do motorista por mais força. Esse câmbio até tem uma função "S" - Sport - que faz com que as marchas sejam trocas em rotações mais elevadas - o carro "estica" mais as marchas. Mas, na prática, essa função, apesar de divertida, é até desnecessária, pois a transmissão operando em modo normal "D" já faz isso sob demanda, quando o motorista acelera com mais vigor.
Digno de nota é o fato de que o Gol MSI Automático é ágil e responsivo, mas ao mesmo tempo suave. O motor opera mesmo em rotações elevadas com ausência total de vibrações no interior, mesmo com o rotação acima de 6.000 RPM - nesse aspecto o Gol só tem paralelo com modelos de categoria superior, tamanha é a maciez de funcionamento do motor e câmbio.
Além de sem vibrações, o conjunto é silencioso. Nem mesmo nas esticadas de rotação próximas à faixa vermelha o Gol Automático se mostrou ruidoso. O som do motor fica contido em seu compartimento graças ao uso adequado de material fono-absorvente. Em uso rodoviário o Gol Automático cruza a 120 km/h em sexta marcha suavemente a 2.650 RPM - uma rotação baixa, que torna o ambiente interno livre de ruídos e vibrações.
Em uso rodoviário o Gol MSI Automático também oferta um desempenho excelente, com disposição impressionante para retomadas de velocidade. Basta pisar um pouco mais fundo no acelerador que o câmbio reduz as marchas para dar agilidade às manobras. As ultrapassagens são feitas de forma segura, pois o Gol ganha velocidade rapidamente quando é demandado. E, novamente, ele faz isso de forma suave e silenciosa - um comportamento que se distancia muito de carros populares, e o aproxima de modelos de categorias bem acima - até de carros premium, tamanha é a maciez de funcionamento do motor.
O Gol MSI Automático vem de série com um sistema de assistência hidráulica da direção, não tão moderno quanto a assistência elétrica do Polo. Na prática, porém, o volante é muito leve em cidade, e com ótima progressividade em estrada - dando segurança ao motorista mesmo em tocadas mais esportiva.
Associe-se a isso um volante com ótima empunhadura, revestido de couro, com ajuste de altura e profundidade, um banco do motorista ergonômico com também ajuste de altura, e o motorista de qualquer biotipo encontra a posição ideal de condução com facilidade.
O conjunto de suspensões mostra-se perfeitamente adaptado à realidade das vias brasileiras. No asfalto ondulado e irregular das vias urbanas de São Paulo e Taubaté, o Gol filtra bem as valetas, lombadas e buracos e isola a cabine de trancos. Ao mesmo tempo, quando se faz tomadas de curva de forma mais esportiva, o Gol demostra muita estabilidade, contornando curvas em velocidade com segurança e confiança quase de um caro esportivo.
Em relação ao consumo, durante nosso percurso entre São Paulo e Taubaté, passando por circuitos urbanos em Guararema e São José dos Campos, e com direito a algumas muitas esticadas para avaliar a performance, o computador de bordo do Gol MSI Automático registrou 13,7 km/l de gasolina - um número excelente - melhor, inclusive, que o pessimista número do INMETRO para uso rodoviário (13,6 km/l).
Design e interior
O Gol Automático já traz a nova dianteira adotada na linha 2019, com faróis de grandes dimensões e dupla parábola, elementos cromados na grade e também nos faróis. A estética agrada bastante ao vivo, conferindo uma certa imponência ao Gol. Já nas laterais e traseira não há novidades - mantendo o desenho equilibrado e sóbrio.
Itens de série e opcionais
Nesta versão das imagens, o Gol com rodas de 15 polegadas e indicadores de direção integrados aos retrovisores fazem parte do altamente recomendado pacote Urban Completo, que, R$ 3.000 reais, contempla ainda o volante multifuncional, alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito), sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
Outro pacote interessante é o “Interatividade Composition Touch” (R$ 2.100 reais) que traz o sistema de Infotainment com 4 alto-falantes, 2 tweeters e "I-System com Eco-Comfort" – computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”, e App Connect, compatível com Apple Carplay e Android Auto. Fica faltando apenas o piloto automático (indisponível) e um descansa braço para o motorista.
O acabamento interno e externo impressiona pela qualidade e precisão da montagem. A carroceria tem vãos delgados e uniformes, com peças perfeitamente alinhadas, e com uma impressão geral de qualidade acima da média.
O interior vai na mesma linha. A montagem demostra precisão de encaixes. Os materiais usados no interior não são de luxo, mas são de qualidade e agradáveis ao toque. Não há rebarbas nas peças plásticas. O conjunto todo transmite muita solidez, e mesmo ao abusar em vias irregulares, não se ouve nada de ruídos parasitas.
Ao se andar com o Gol MSI Automático sente-se um carro sólido, cuja carroceria não torce em irregularidades e lombadas, e um interior muito bem montado e que transmite uma sensação de elevada rigidez e robustez.
Conclusão
O VW GOL Automático é um modelo que surpreende pelo conjunto mecânico bem acertado, pela maciez de funcionamento, e pela solidez estrutural da carroceria e da cabine. Um carro agradável de ser conduzido e muito confiável, excelente para uso urbano, e também ótimo em estrada.
Novo VW Gol Automático - impressões ao dirigir c/ vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Golzao automático quem diria!!!!
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ExcluirTem muita Hipérbole para uma matéria só!
ExcluirAcho que o golzinho deve estar concorrendo com os BMWs e Mercedes assim como o Polo...
Parece um carro feito de partes de outros carros!!!
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ResponderExcluirUm dos maiores ícones do mercado automotivo brasileiro. Esse fez história!
ResponderExcluiro gol fez história. Não esse modelo nem essa geração....
ExcluirMantém a tradição, a força e seu valor. Outros concorrentes, desapareceram e não deixaram saudades.
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ResponderExcluirficou excelente,
ResponderExcluirSerá que esse câmbio at chega na saveiro cross??
ResponderExcluirNão sei o que eles estão esperando.
Excluir"Nem mesmo nas esticadas próximas à faixa vermelha o gol automático se mostrou ruidoso", eita bixiga,que nave é essa? Vai sonhando...
ResponderExcluirmeteram bottox na frente... mudaram o nome do motor e enfiaram o cambio aisin para dizer que é NOVO?
ResponderExcluirdemoraram demais pra fazer tudo isso.... já era!
Essa frente não combina em nada com esse carro.
ResponderExcluirA anterior era mais bonita.
não acredito que no varejo venderá bem, mas pelo menos não tem mais pedais deslocados a direita.
Não que essa frente seja feia, mas a anterior era mais estilosa mesmo!
ExcluirExcelente carro.
ResponderExcluirTem potencial pra desbancar Ônix e levar a VW ao primeiro lugar geral em vendas.
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ExcluirIndependente de gosto, o powertrain é interessante, se os números mencionados forem reais, possui um desempenho honesto nesse segmento e com essa caixa automática vai oferecer um atrativo a mais que ele não tinha. Se é bom, eu pergunto, qual é? Nesse segmento, a oferta é grande com produtos regulares, não havendo excepcionalidade. O resto, passa a ser uma questão muito particular e que deve ser respeitada, o gosto e as vendas vão dizer se chegou tarde, se é interessante, se ainda é o "queridinho", enfim, vamos aguardar.
ResponderExcluirNão desbanca por q e um carro antigo , futuro novo gol q será um carro bem mais atual, esse dependendo do preço pode desbanca a concorrência
ResponderExcluir"Demorou mais de 35 anos para que o icônico hatch compacto da marca ganhasse esse conforto..."
ResponderExcluirQue ótima jogada deu a VW. Parabéns a empresa. Aumentaram muito suas vendas.
ResponderExcluirUm carro excelente de manutenção e de revenda agora com cambcâ automático de verdade.
Agora, todos non consumidores te.os que agradecer a GM, pois foi a primeira a lançar um carro de massa e compacto com câmbio automático e tela multi. Depois do Onix o mercado de carros de entrada so melhorou !!!!
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ExcluirGostaria de ver esse cambio/motor na Spacefox, mas com o preço atual .... sem aumentos.
ResponderExcluirAhhhh cadê o cruise control?
ResponderExcluirQueria entender por que ficam considerando esse como acessório de luxo... será que é considerado muito "complexo" pro consumidor comum?
É muito estranho não oferecer, porque o custo do acessório é desprezível. Literalmente não adiciona hardware nenhum além dos botões, quando aplicado em um automático.
Tudo muito bem...tudo muito bom...preço...desempenho...powertrain excepcional pro padrão do mercado brasileiro...mas o Gol MSI AUTO não tem monobloco rígido e suspensão/freios para atingir os números de desempenho publicados. Quem puder vá de Polo e não cogite Gol Auto.
ResponderExcluirVW perdeu a chance de equipar o Gol com ESP como a Saveiro já tem há anos, não seria díficil. Um cruise control de custo baixíssimo e um acendimento automático dos faróis também de custo ínfimo seriam bem-vindos.
ResponderExcluirÉ uma tentativa de concorrer com o Onix advantage. Vamos ver como se sai.
ResponderExcluirO Onix tem design mais moderno, mais espaço e o gol motor melhor.
Bem interessante esse carro.
ResponderExcluirFord Ka com motor 1.5 Dragon supera facil o antigo Gol...
ResponderExcluirChegou muito tarde.
Vai vender bastante para PCD!
ResponderExcluirAcertaram no design, ficou bonito.
ResponderExcluirComo assim?? Eu tive um gol automático há 5 anos atrás...ele era automatizado, mas que no fim da na mesma para o motorista
ResponderExcluirDa não. O consumidor verá na manutenção o custo superior do automático rsrs.
ExcluirVoce nunca teve um gol automatico!. você teve um robotizado ,com cabo de embreagem plato disco.
ExcluirCabo de embreagem? A ultima vez que lembro de ter ficado na rua por um cabo de embreagem faz 30 anos num Uno S. Melhor vc se atualizar.
ExcluirNão entendi esse gap na matéria
ResponderExcluirConsumo de 13,6/l do Inmetro = pessimista
Consumo de 13,7 l do carblog = excelente
"Associe-se a isso um volante com ótima empunhadura, revestido de couro, com ajuste de altura e profundidade" não entendo como o Gol pode ter volante dessa qualidade, enquanto o Polo MSI vem com aquele volante tosco sem refinamento
ResponderExcluirEsse voltando em couro na verdade não é couro e uma napa imitando couro o msm acontece com os bancos do polo
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ResponderExcluirGostei. Teria um preto sem film no vidro.
ResponderExcluirCom calotas de série, seu por 55.000.
ResponderExcluir49,50 mil tava bem pago, 54 acho bastante caro por um golzao!!
ResponderExcluirPonto positivo: sistema de ajuste de altura do banco...o anterior era ridículo.
ResponderExcluirPonto negativo: continua direção hidráulica, o ideal seria elétrica.
Estou a espera da futura versão, com nova plataforma para trocar de carro.
ResponderExcluirA Vw ficou anos assistindo os concorrentes Onix e Hb20 roubarem suas vendas com seus automáticos de verdade. Demorou demais a sair esse Gol. Isso era lançamento pra 2015 ou 2016 no máximo. Agora vamos ver qnto tempo vai demorar pra sair o Gol 1.0 TSI.
ResponderExcluirCorreção: EA-211 já equipou o Gol Rally anteriormente, não é novidade o 16V aqui.
ResponderExcluirGol já teve no Rally o EA-211.
ResponderExcluirTeste AE...Porém, apesar de os testes sugerirem certa superioridade do Gol, o modelo não esconde os sinais da idade. O maior deles é a direção hidráulica. O Ka conta com assistência elétrica e é mais agradável e preciso nos movimentos. O tradicional ajuste mais rígido de suspensão da Volkswagen é outro ponto crítico. A Ford encontrou um balanço melhor no Ka, que tem conjuntos mais macios e silenciosos. Ao mesmo tempo, o modelo da marca do oval azul recebeu reforços estruturais para reverter o péssimo resultado no Latin NCAP. Pena que o controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais e de cortina, indisponíveis no Gol, sejam restritos às versões de topo.
ResponderExcluir...AE.Completo, o Gol beira os R$ 60 mil e fica até mais caro que o Ka, mas sem itens relevantes, como direção elétrica e ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis. Os acabamentos são parelhos, com leve vantagem para o Ka, que ganhou a tela flutuante de 6,5 polegadas da multimídia Sync3, que, somada às duas USB iluminadas na base do painel, deu um ar mais moderno à cabine. O Ka ainda oferece controle de cruzeiro, indisponível no Gol. Há quem preferirá o VW pela tradição (ou pelo ajuste dinâmico). Mas, como produto, o Ka reestilizado evoluiu em segurança e é um projeto mais atual. A briga será boa.
ResponderExcluirO Ka SE Plus 1.5 AT que custa em torno de 58 mil reais, poderia vir também com rodas de liga leve. Pena que rodas somente nas versões FreesTyle e Titanium que são quase 10 mil reais mais caras beirando os 70 mil reais.
Excluir...AE.Vencedor: Ka 1.5 automático
ResponderExcluirO duelo acirrado mostra que a disputa na categoria ganhará novos capítulos nos próximos meses. De um lado, o veterano Gol, que, a despeito do longo tempo de vida, segue competitivo. Do outro lado, um Ka cheio de reformas importantes que o deixam em vantagem sobre o Hyundai HB20 para tentar assumir de vez a vice-liderança — já que o Chevrolet Onix disparou e está isolado na ponta. Com as transmissões automáticas bem casadas aos motores, os hatches de Ford e Volkswagen mostram qualidade, com nível de conforto jamais visto em ambos. O Ka, que peca no porta-malas, só levou a melhor por ter projeto mais moderno.
O Ka tem algo imbatível (para suicidas). As zero estrelas. O Ka e uma bosta insegura e mal feita. So idiotas (como os que pagam 77k em Corolla gli) para achar que um Ka, reprovado em teste de segurança e opção.
ExcluirO Ka 1.5 e uma porcaria..zero estrelas e reprovado em.seguranca.
Ja O gol e 3 estrelas e e muito.mais economic9 e robusto.
Na boa. O que esse Viggal recomenda pode fazer o.inverso. esse mané tinha um.ka.2015 e achava "show". E agora cometeu o crime de pagar 77k num Corolla de calotas e acha que fez o maior negócio da terra. E apenas um mané
. So.isso. um sujeito com tal "curriculo" que.o.filme de qualquer carro ao.recomenda-lo
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ExcluirAlem do onix at6 tem hb20 e ka at6 também. Concorrencia é grande nesse segmento de carro automatico de entrada.
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ResponderExcluir"Carlos4Carros27 de julho de 2018 22:03
O Ka tem algo imbatível (para suicidas). As zero estrelas. O Ka e uma bosta insegura e mal feita. So idiotas (como os que pagam 77k em Corolla gli) para achar que um Ka, reprovado em teste de segurança e opção.
O Ka 1.5 e uma porcaria..zero estrelas e reprovado em.seguranca.
Ja O gol e 3 estrelas e e muito.mais economic9 e robusto.
Na boa. O que esse Viggal recomenda pode fazer o.inverso. esse mané tinha um.ka.2015 e achava "show". E agora cometeu o crime de pagar 77k num Corolla de calotas e acha que fez o maior negócio da terra. E apenas um mané
. So.isso. um sujeito com tal "curriculo" que.o.filme de qualquer carro"
Essa múmia da Carlota é realmente revoltada e burra! Não sabe o que fala e, relincha merd@ aos quatro ventos.Múmia, eu não tinha KA 2015 e sim 2018,juntamente com um C4 Lounge THP 2016.
Essa múmia ainda insiste em falar merd@, achando que os participantes desse blog, sejam todos acéfalos e sem memória.
Perdeu Carlota! Fanboyzinho da VW!!!
Agora vai... possivelmente havera a saveiro automática tambem..
ResponderExcluirEstava passando da hora VW! Na minha opinião pecou em não ter um encostro de braço central.
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