Uma realidade frequentemente ignorada nos comprativos sobre potência de carros esportivos é que, uma vez que você atinge um certo nível, mais não é necessariamente melhor - pelo menos não para uso em vias públicas. Claro, você quer potência suficiente para tornar o carro rápido e divertido, mas se for impossível usar mais de 50% do potencial do carro por medo de perder sua licença, qual é a graça disso?

Honda Civic Si Turbo 2018

É como receber as chaves do caça e um recado: "Você pode taxiar em qualquer uma das taxiways, mas não pode decolar". Você teria muito mais prazer em receber as chaves de um monomotor simples com instruções: “Decole, divirta-se e certifique-se de pousar antes de ficar sem combustível.



O Civic Si Coupé é um desses carros esportivos - na verdade, até tem um objeto que parece uma asa de avião presa à tampa do porta-malas. Substituindo o motor i-VTEC de alta rotação dos modelos anteriores do Si, há um motor de quatro cilindros turbo 1.5L que usa pistões diferentes e um turbocompressor maior que o Civic Touring para chegar a 208 cv e 26,5 Kgfm de torque.

Honda Civic Si Turbo 2018

Sob qualquer perspectiva, estes não são números espetaculares, mas com um peso de 1.331 Kg, uma transmissão manual de seis marchas precisa e uma embreagem leve, fácil de modular, o Civic Si Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos - e coloca um sorriso em seu rosto ao fazer isso.

Honda Civic Si Turbo 2018

O Si Coupé também é abençoado com um dos melhores chassis de tração dianteira da indústria. Em acelerações plenas, o feito "torque steer" foi praticamente eliminado, e, em termos de dirigibilidade, o carro é sublime. Ele responde de forma precisa e instantânea ao direcionamento de volante e adere à estrada como cola, auxiliado pelo que a Honda chama de sistema AHS - Agile Handling Assist -, que usa pinçadas de frenagem dinâmica quase imperceptíveis para corrigir sobre-esterço ou sub-esterço.

Honda Civic Si Turbo 2018

Se há espaço para melhorar a partir de uma perspectiva de condução, seria na colocação dos pedais (que são um pouco espaçados demais), melhor afinação do som de escape (o motor parece vigoroso, mas o som não é refinado) e a configuração do freio de estacionamento (ele é elétrico, mas é lento). Fora isso, a experiência de condução é quase perfeita.

Honda Civic Si Turbo 2018

Onde o Si Coupe difere significativamente de um monomotor é que é muito mais prático. Não tão prático como o seu competidor hot-hatch - o Volkswagen Golf GTI, mas graças a seu projeto de carro familiar, tem um banco traseiro razoavelmente espaçoso. O espaço para as pernas é bom, embora o espaço livre para cabeça é apertado para aqueles com mais 1,70 metros. O porta-malas de 343L é um pouco maior que o dos hatchs.

Diferenças

Além do motor mais potente, os aspectos essenciais que diferenciam o Si dos Civics comuns são um diferencial de deslizamento limitado, um sistema de amortecedores ativos e rodas de 18 polegadas de boa aparência. A suspensão também foi ajustada, a direção tem relação mais rápida, buchas revisadas, suspensão mais firme e barras estabilizadoras mais rígidas.

Honda Civic Si Turbo 2018

No interior, você tem bancos esportivos profundamente reforçados, com o logotipo Si, costuras vermelhas espalhadas por toda parte (incluindo assentos, porta, volante e manopla de câmbio), pedais esportivos em alumínio e detalhes de fibra de carbono. No lugar onde os Civic´s comuns ostentam um botão "Eco" para diminuir a resposta do acelerador na tentativa de maximizar a economia de combustível, o Si recebe um botão "Sport" que torna a resposta do acelerador ainda mais rápida, reduz a assistência da direção e deixa a suspensão mais firme.

Honda Civic Si Turbo 2018

Esteticamente há uma dianteira mais esportiva, com elementos em preto, a carroceria em formato cupê, uma traseira bem ostensiva com seu aerofólio e uma saída de escape central trapezoidal. O visual é tão bom quanto a experiência de dirigir, embora alguns possam achar um pouco exagerado.

Honda Civic Si Turbo 2018

Não é difícil inferir o que a Honda está buscando com esse design ostensivamente esportivo do Si, mas uma abordagem algo mais sutil certamente seria mais interessante - especialmente no que diz respeito à velocidade de obsolescência.

Um carro para o piloto

O Civic Si tem os ajustes mecânicos que o diferenciam dos Civic´s convencionais, mas em termos de equipamentos ele é similar ao Touring. E isso por um preço quase R$ 40 mil acima - R$ 162.900 reais.

Honda Civic Si Turbo 2018

O câmbio manual de seis marchas é a única transmissão disponível, e além dos itens específicos do Si relacionados acima, há ar condicionado de duas zonas, teto solar elétrico, faróis de neblina, faróis e lanternas de LED, piloto automático, câmera multi-ângulo com visão traseira com orientações dinâmicas, entrada por sensor de presença e partida por botão, alarme, sistema Lane Watch.

Honda Civic Si Turbo 2018

As funções de entretenimento estão concentradas em um sistema de áudio de alta qualidade de 452 watts e 10 alto-falantes, tela de sete polegadas, com navegação, conectividade Bluetooth, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, compatibilidade com Siri Eyes-Free, duas portas USB.

Honda Civic Si Turbo 2018

Em termos de segurança há freios ABS, sistema VHS e todos os seis airbags esperados. O que não existe no Si é um piloto automático adaptativo, e uma opção de transmissão automática. Não há sistema de frenagem autônoma de emergência, não há nenhum sistema de aviso de colisão frontal, nenhuma assistência de manutenção em pista.

Honda Civic Si Turbo 2018

É uma questão filosófica: o Civic Si é um carro para o piloto, e do piloto espera-se que preste atenção no que está fazendo e que não bata em outros carros/ciclistas/animais/pedestres mesmo sem ajuda das babás eletrônicas.

Mercado

De um ponto de vista de mercado, o Civic Si a R$ 162.900 reais está praticamente no mesmo preço do Golf GTI completíssimo com pacote premium (aquele que traz ACC, Front Assit e etc) - e é um 2.0 TSI com transmissão DSG-6.

Honda Civic Si Turbo 2018

Nesse sentido, o Si está meio deslocado em valor - mas continua competitivo em dirigibilidade e prazer ao dirigir. O que significa que, embora não seja exatamente a melhor relação custo/benefício ou custo/performance, ele é uma opção a ser considerada - desde que você esteja incluído no -  ameaçado de extinção - grupo de apreciadores de transmissão manual.

24 Comentários

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  1. Civic todo emperiquitado. - R$ 163k
    aerofólio, rodas, escapamento - bem Jaspion.
    cambio manual - Pomba Gira.
    Acelerar de 0 a 100 em 8,2 segundo e levar benga de Up! TSI de R$ 50k - não tem preço.
    Tem "esportivos" que só a Honda faz para você. Para todos os demais há Golf GTI!

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    1. Não sou idiota de comprar carro pra dar "benga", isso é coisa de mané que precisa se autoafirmar, prefiro pagar por um que me leve de um lugar ao outro com segurança e conforto, pouco me importa se up ou mobi me ultrapassam...

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    2. Vc nunca vai conseguir comprar nem um Up!, pra que ficar dando palpite aí.

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    3. O Civic SI pode até levar de um lugar a outro com seguranças, mas não com conforto. O carro é duro até dizer chega, e tem câmbio obsoleto manual, que faz o mané que está na direção parecer uma Pomba Gira trocando de marcha a todo momento e apertando a embreagem.
      Pagar R$ 163k nisso é coisa de idiota.

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    4. Você já andou em uma pra dizer que é dura ?!? E sobre câmbio manual, nem digo nada, fale da Porsche que tem seus carros manuais então fanboy...

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    5. Queria saber qual é o salário que a VW paga para esse cidadão aí. Mais uma vez reitero: espero de coração que ele ganhe uns bons trocados da VW.

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    6. Civic Si toma benga do UP! TSI???
      Kkkkkkkkkkkkk
      UP! TSI fica na 1a curva num tocada esportiva.

      Aliás, para quem defende com unhas e dentes o Golf GTi, o atual Civic Si crava o mesmo tempo em pista.
      Dá um pulo no Canal Acelerados, C&D Usa, TopGear USA...

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    7. Câmbio mecânico e infinitamente melhor de sentir um carro numa tocada esportiva, já tive um gol gti, kadett gsi e espero q a VW coloque o próximo pólo gts com câmbio manual, será o meu próximo carro, se vir auto vai perder 50% DO PRAZER EM DIRIGIR

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    8. Golf gti p quem curte vai de semi novo!!! Pagar mais de 100 mil num golf zero tem d ter muita grana e coragem

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    9. Conheço o perfil dos donos desse segmento são aqueles que têm R$; Coragem não compra nada, depois que sai da loja é (usado) essa historia de (seminovo) é papo de vendedor vc pode ter a surpresa de pegar um GTI que foi de um cupim de ferro, ai amigo boa sorte.. Carros desse segmento não desvalorizam tanto assim não estamos falando de populares e sim de carros exclusivos que tendem a manter o preço...

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  2. tomar benga ? Mds é tipo de comentário de gente que possui órgão genital de tamanho duvidoso e quer falar asneira em blog de noticia automotiva. Entre Golf e Civic eu iria de Civic pois como você mesmo disse o prazer de dirigir um carro turbo com um cambio manual de engate curtos não tem prezo.

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  3. Preciso de um cupê 2 portas. PRECISO!!!!!

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    1. arruma 162k e leva ele.
      Ou compra um Golf GTI por R$ 143k, economiza R$ 20 mil, e usa o restante no psiquiatra.

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  4. Bela maquina, pena que meu bolso não aguenta, só fiquei na dúvida o texto diz 0-100 em 7,2s achei muito estranho ter menos torque e ser mais rápido que o Golf GTi

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  5. É feio mas é feio esse Civic!!!!

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  6. Top demais esse Civic!!! Pena que meu bolso não alcança.

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  7. Civic SI é sem dúvida alguma um tremendo automóvel. Seu singelo motor 1.5 turbo foi capaz de superar o golf GTI no autódromo Velocitá. Todavia vale registrar que o civic não vale 20 mil reais a mais que o golf ou seja na minha opinião o GTI é a melhor opção. Quem compra carro pensando em benga a gente já sabe do que se trata.

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  8. Esse carro e muito bom de curva. É por isto que conseguiu bater o tempo do GTI em pista, claro, tendo como piloto o Rubinho Barrichello, no acelerados.

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  9. O Golf gti está anos luz desse Civic si nao tem comparação( dinâmica, performance e consumo)
    Realmente vai levar benga d up tsi!!

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  10. O Golf gti está anos luz desse Civic si nao tem comparação( dinâmica, performance e consumo)
    Realmente vai levar benga d up tsi!!

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  11. Gti e mais rápido em linha reta , sem dúvida um belo carro, se tivesse d escolher entre os dois iria de Honda, além d ter estilo coupe, câmbio mecânico tem um design mais atual

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  12. Esportivo manual como deve ser ,quem andou no si g8 sabe do estou falando..

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  13. O carro é top. Mas 162k está muito caro. Nos States está por 24500 Trumps. Multiplica por 4 e joga mais 50% de tributos e chega-se a aproximadamente 150k. Ou seja, tem pelo menos uns 12 contos de gordura aí.

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  14. GOSTO NÃO SE DISCUTE MAS VOU DE NEW CIVIC SI.MESMO CUSTANDO MAIS CARO QUE O GOLF GTI QUEM TEM GRANA COMPRE QUALQUER UM DOS DOIS QUE SÃO CARROS DE SONHO.SE TIVER MUITA GRANA SOBRANDO VOU DE MUSTANG.AGORA PRA AGRADAR GREGOS E TROIANOS COM O PREÇO DO MUSTANG E MAIS ALGUNS CASCALHOS VC LEVA GTI E SI PRA GARAGEM.ALGUÉM AÍ SE HABILITA????

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