O Audi Q3 é um SUV que sempre esteve no meu radar. Gosto do estilo e do acabamento dos Audi, mas o fato de que a marca Audi é sempre associada com carros de gente milionária, me deixa um pouco receosa, pois andar com um Q3 pode ser algo excessivamente esnobe.
Eu já tive um Audi A3 2007 1.6 e gostei muito do carro, apesar de ser o modelo de acesso, 1.6, com transmissão manual, o acabamento era primoroso, e muito agradável de ser conduzido. Acabei vendendo-o (me arrependi, depois) para entrar no segmento de SUV´s.
Então, quando pensei em trocar meu carro atual (Santa Fé 2012), comecei pesquisando pelos Audi Q3 2016, e vi que tinham caído de preço. Selecionei um Q3 Ambiente 1.4 Flex 2016, com 36.000 km, e preço de R$ 119 mil reais.
Fui fazer o test-drive e o carro, claro, agrada pelo desempenho e qualidade de acabamento. Mas confesso que ao andar nele fiquei um tanto decepcionada, pois a posição de dirigir não é exatamente de um SUV, parecendo mais de um hatch um pouco mais alto, mas bem mais baixa que de um SUV de verdade.
Outro ponto que não gostei, ao ver mais de perto, foi o design. O Q3 atual com seu formato de “iglu” me fez lembrar o Citroen C3, um design que nada tem a ver com SUV. Apesar disso, eu gostei do Q3, mas ultimamente eu vinha prestando atenção ao Jeep Compass, que vem fazendo muito sucesso. Quando eu comentei com um amigo que iria pegar o Q3, ele me sugeriu ver também o Compass, pois pelo preço do Q3 2016 eu poderia pegar um Compass Limited 2018 semi-novo.
Selecionei um Compass Limited 2.0 Flex 2018, semi-novo, com cerca de 5.000 km e fui ver o carro, estava com preço de R$ 105 mil (acabei fechando por menos de R$ 100 mil). Fiz o teste-drive e logo reparei algumas coisas. O interior do Jeep parece mais sofisticado que o do Q3 (essa versão Limited me faz lembrar o interior do Evoque), e a posição de dirigir é bem mais elevada que a do Q3 – neste caso tipicamente SUV.
Entretanto, o desempenho do motor 2.0 do Compass Limited é um pouco decepcionante. O carro que testei estava com 5.000 km, mas ele pareceu menos ágil que o Santa Fé 2.4.
Outro ponto que me assustou foi o consumo, com indicação média de 6,5 Km/l em cidade (o carro está abastecido com etanol).
O conjunto do Compass, porém, me agradou muito. Ele é um carro silencioso, macio, com um sistema de som muito bom, e esta versão com os bancos em couro em tonalidade branca com elementos em vermelho agrada muito.
Comparativo - Jeep Compass 2.0 Flex Automático x Audi Q3 1.4 Flex S-Tronic 6 (grifo azul no melhor, vermelho no pior)
Conclusão
Acabei optando pelo Jeep Compass pelo fato de ser quase zero km, com garantia de fábrica, e uma aparência mais moderna (o Q3 terá nova geração este ano).
Errou feito.
ResponderExcluirJeep = Fiat.
Audi é Audi. Marca premium alemã.
Trocar um Audi Q3, SUV premium alemão, por um Fiat Compass 2.0 com motor antiquado, pesado, lerdo e beberão, tem que não conhecer muito de carro.
Se Jeep = Fiat, logo, Audi = Volkswagen
ExcluirExatamente Carlos a pessoa relatou que o carro tinha motor fraco, lerdo, e era beberrão, mesmo assim optou pelo compass. Não são números de desempenho e consumo que fazem os consumidores médios comprarem seus carros.
ExcluirExatamente. As vezes um carro deve ser escolhido por outros predicados que não o desempenho. Nem todo mundo precisa de uma super máquina... A realidade é que a maioria das pessoas precisa apenas de um meio de transporte confortável e confiável. Só.
ExcluirAh sim, porque o carro que ELA VAI DIRIGIR TODO DIA, quem deve escolher é VOCÊ né? Hahahaha
ExcluirA escolha foi pela garantia de fábrica com baixa km e posição de dirigir. Sobre o comprador anterior vender com pouco uso é sinal de má avaliação, proteção do poder de compra e insatisfação com os gastos/consumo (provavelmente, pois com baixa km construção/acabamento não deveriam ser). Fabricantes alemães prezam por racionalidade e eficiência em todo o projeto. Criar uma carroceria alta e botar motor de scooter pra vender em "igualdade" com os outros seria tidos como descompromisso ao cliente. Não existe almoço grátis e qualquer desenvolvimento e aplicações nos produtos levam o fabricante a prioridades. Ainda bem que a democracia e um mercado com múltiplas ofertas permite o arrependimento e experimentação de novos produtos. A experiência no final trará fidelidade da marca? A longevidade do carro no mercado - novos e usados - mostrará o acerto nas escolhas das prioridades da fábrica e do cliente.
ExcluirSe fosse a versão diesel do FIAT compass tinha feito um negocio melhor.
ResponderExcluirMais torque, mais economia de combustível, melhor revenda depois, menor manutenção.
Nessa opção de compra, eu iria de Q3.
Deixar de comprar um Q3 pra comprar um Compass mostra o quanto essa senhora entende de supermecado! Comparar um Compass com um Q3 é o mesmo que comparar vezes (Compass) com Chocolate Suiço no caso o Q3.
ExcluirAudi Q3 com formato de iglu que lembra o C3? Cuidado como que vc cheira, fuma ou injeta querida, isso está te deixando doidona e sem a menor noção!
ExcluirO dinheiro é dela seu lerdo... Ela compra o que quer e não tem que te dar satisfação...
Excluirsacou???
Boa escolha! Compass além de não desvalorizar muito, vende muito por isso é menos visado pelos bandidos. Q3 chama mais atenção dos bandidos.
ResponderExcluirCompass além de não desvalorizar muito,
ExcluirLogo vemos que o sujeito é um orelha, que sai relinchando qualquer besteira sem fundamento algum. E quando profere tal sandice, logo deixa claro que é apenas uma vítima do sistema educacional brasileiro, já que não sabe fazer um simples cálculo financeiro de desvalorização.
Vamos ver qual a desvalorização (d) média anual dos dois.
Compass.
d ^ (1/2) = 115/141 = 0,812721.
(d ^ (1/2)) ^ 2 = [1 - (0,812721) ^ 2]
d [Compass] = 0,339, ou seja, Compass desvaloriza 34% ao ano.
Agora vamos calcular a desvalorização média anual do Q3.
d ^ 2 = 119/150
d ^2 = 0,793333
²√ (d^2) = 1- ²√ (0,79222)
Como ²√ d^2 = d, temos que d = 1 - 0,89
Ou seja, desvalorização do Q3 anual é 11%.
Compass: desvaloriza 34% em 1 ano, enquanto o Q3 desvaloriza 11%. Ou seja, o Compass desvaloriza mais de 3 vezes mais que o Q3.
Resumo: aprenda o básico de matemática financeira antes de sair relinchando sobre desvalorização.
welber, Compass com dois recall: Poderá desligar o motor durante o percurso e pode não sair do piloto automático, só um fanático pela FCA para dizer uma besteira !
ExcluirCompass desvaloriza insanamente.
ResponderExcluirUm Compass Limited 2018 okm está R$ 141k. E esse está R$ 115 mil, ou seja, desvalorização de 18,5% em 0,5 ano.
Já o Q3 Ambiente 0KM está R$ 150 mil. Enquanto o 2016 está R$ 119 mil, o que dá 20,6% em 2 anos.
Vamos ver qual a desvalorização (d) média anual dos dois.
Compass.
d ^ (1/2) = 115/141 = 0,812721.
(d ^ (1/2)) ^ 2 = [1 - (0,812721) ^ 2]
d [Compass] = 0,339, ou seja, Compass desvaloriza 34% ao ano.
Agora vamos calcular a desvalorização média anual do Q3.
d ^ 2 = 119/150
d ^2 = 0,793333
²√ (d^2) = 1- ²√ (0,79222)
Como ²√ d^2 = d, temos que d = 1 - 0,89
Ou seja, desvalorização do Q3 anual é 11%.
Compass: desvaloriza 34% em 1 ano, enquanto o Q3 desvaloriza 11%. Ou seja, o Compass desvaloriza mais de 3 vezes mais que o Q3.
Matemática, apenas matemática. O resto é relincho.
Vc é tão bom na matemática como em mentiras.
ExcluirA fipe do Q3 1.4 é 161k e a do Compass Limited 4x2 é 138k ( ambos zero km).
Para o Compass vc usa tabela fipe do 4x4 e para o Q3 vc usa o preço de mercado.
Vc faz Fipe x Mercado. Totalmente incoerente, pois sabemos q, ainda q a Fipe seja uma pesquisa de preços de mercado, na prática os veículos são negociados sempre por valores inferiores ao da tabela.
Ou é Fipe x Fipe ou mercado x mercado.
O preço praticado de mercado do Compass zero km é de 130k.
Além disso, sabemos q a desvalorização no primeiro ano é grande em qq carro.
Tanto q a Fipe do Q3 2018 é 145k, enquanto o zero km é 161k.
Já o Compass tem Fipe 2018 de 128k, enquanto o zero km é 138k.
ixi...relinchou...relinchou, se enrolou toda nos números, não apresentou nenhum cálculo.
ExcluirO fato mostrado nos meus cálculos: desvalorização do compass: 34% no priomeiro ano. DO Q3 = 11%.
É óbvio que o Compass vai desvalorizar insanamente. Ele está sendo desovado de baciada na Localiza e Unidas.
Que coincidência, Q3 é o carro premium mais desovado em locadoras.
ExcluirComo vc é bom em matemática deixei as contas para vc, mas como não fez:
Q3 zero km 161k - Q3 2018 145k= desvalorização 9,9%
Compass zero km 138k - Compass 2018 128k = desvalorização 7,2%
Nem tente argumentar, Fellipe. Esse coitado aí só tenta usar os números manipulados a favor dele e das marcas de Grupo VW. Sorte que ninguém mais cai nisso. Obrigado você por ter esclarecido melhor.
ExcluirCompass zero km 138k - Compass 2018 128k = desvalorização 7,2%
ExcluirFio, que mundo vc vive? A mulher disse que comprou um Compass Limited 2018 com 4.800 Km por R$ 115 mil, e vc vem me dizer que um Compass Limited 2018 usado vale 128k? Acorda para a vida.
Só fazer a conta: 115k - desvalorização de 26k em 6 meses. Isso dá 34% ao ano de desvalorização. É fato, não mimimi. É realidade do mercado.
A mesma mulher disse que o Q3 2016 está 119. O Q3 1.4 Flex zero está 150k.
Ou seja, 21% de desvalorização em 2 anos. basta tirar a raiz quadrada de 1,21 para ter 1,1, e ver que a desvalorização anual do Q3 é de 10 ou 11%.
Claro que para saber isso, é necessário saber fazer cálculos com exponenciais com tempo variável. O Compass está em 6 meses e o Q3 em 2 anos. Então por isso precisa fazer cálculos exponenciais. Mas vc não tem a menor ideia do que é isso. E é exatamente por isso que vc relincha tanto.
Faz o seguinte: aprende primeiro o básico de Matemática Financeira, e depois venha discutir desvalorização. Assim vc não passa vergonha relinchando orelhadadas.
Não sabe nem fazer conta! Eh uma anta!
ExcluirE todos sabem que a desvalorização nos 2 primeiros anos eh maior, depois estabiliza
A matemática é legal porque separa os não idiotas (minoria) do restolho. Podem ver como os idiotas neste post não têm a menor ideia de como calcular desvalorização, e ficam relinchando baboseiras.
ExcluirOs que se sentem mais recalcados se limitam a dizer que "não sabe fazer conta" sem ao menos apresentar 1 conta.....kkkkk
que idiota!
Como eu sempre digo, esta área de comentários é pródiga em referendar o meu corolário: "os idiotas podem dominar o mundo, pois são em número muito maior. Mas só não vão conseguir, pois são idiotas demais para isso"....kkkk
E quem te disse q se consegue vender o Q3 2018 usado por 145k???
ExcluirContinua fingindo q não entendeu e a gente finge q vc está certo.
Acho que nem ele, que esta defendendo esse valor, teria coragem de comprar.
ExcluirPrecisa usar um índice de mercado para comparar a desvalorização, tem Fipe, KBB (Kelle Blue Book) ou iCarro do Itaú, não adianta analisar 2 propostas que nem sabemos se foi no mesmo lugar... comparar laranja com laranja.
ExcluirFIPE - Audi Q3 - R$ 161.817 a 0KM, 2016 de tabela R$ 121.599
FIPE - Compass Limited - R$ 138.500 a 0KM, 2017 de tabela R$ 124.326
Observações: Q3 de 150K é a desova pois está chegando o modelo novo. E a versão Limited foi lançada ano passado, nem 2016 tem para efeitos de comparação.
🏁🏁🏁🏁🏁
ExcluirAlguém ficou convencido com os argumentos do Carlos? Comentem aqui hahahaha
ExcluirNem um pouco
Excluirhttps://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=6713-5935
ExcluirNão desvaloriza isso Carlos. Qualquer criatura inteligente sabe que um compass limited 2018 a 115 é uma tremenda barbada e não perdetia o negócio. Compass zero 138 mil. Compass 2018 128 mil. Audi q3 zero 161 mil, audi q3 2018 145 mil. Fonte Fipe. Quem desvaloriza mais entao???
ResponderExcluirEla vai arrepender assim que a suspensão do Fiat Compass começar a bater e ter pane elétrica. Escolha errada, se não gostou do Q3 que comprasse um Creta ou HR-V.
ResponderExcluirCreta e HR-V são SUVs compactos,ela podia ter ido de Tiguan
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa entende muito de carro mesmo!!!! Volte pra cozinha mulher, lá você não deve se expor tanto ao ridículo!
ResponderExcluirApaga enquanto dá tempo. Ficou feio!
ExcluirEstamos vendo que belo jurista de respeito, com um comentário ridículo desses.
ExcluirCara, que vergonha alheia.
ExcluirNem se grila com esse comentario ridículo, a mulher pelo menos teve opcao de escolher porque ela pode, esee jurista de araque nunca chegará perto de nenhum dos dois carros citados porque é um piloto de teclado só sabe criticar.
ExcluirO jurista aprenda respeitar a decisão do próximo, não deixe a sua loucura por certa marca,expor o seu lado arrogante, preconceituoso e machista com as mulheres. Lamentável.
ExcluirEsse típico comentário de VW Fanboy nos faz entender que vocês são iguaizinhos os defensores de um certo "ex-presidente", ladrão e hoje preso em Curitiba...
ExcluirJurista de respeito onde? Se você for um jurista, faz jus ao que há de pior nessa classe!!! Infelizmente.
Eu não pegaria nenhum, o compass por ser ineficiente e o Q3 por ter esse interior ridículo e datado que não condiz com seu preço.
ResponderExcluirIria de Tiguan ou 3008.
3008 tem peças caras que demoram pra chegar fora a desvalorização alta
ExcluirLro83, nos conte como foi a experiência com o pós venda do seu 3008...
ExcluirCri cri cri (grilo)
ExcluirEsperando ele responder hahahaha
Se eu ganhasse um 3008 num sorteio,botava ele a venda na mesma hora
ExcluirE ainda tem coragem de se chamar de Jurista de Respeito.
ResponderExcluirDe respeito assim como inteligência ou compreensão aí não tem nada
Apaga enquanto da tempo
Eu, no meu gosto pessoal de carros, acho muito incoerente comprar um veiculo nessa faixa de preço que não seja diesel e 4x4.
ResponderExcluirCarlos4carros, pra tu só da mesmo isso...tu compra o que quiser e deixa os outros em paz, o que seria se fores casado e os outros só gostarem da tu mulher, porque tem bom pisar, rola bem e gasta pouco......,vai enteder de carros para marte.
ResponderExcluirque tal tentar a Língua Portuguesa?
ExcluirFalou o professor Pasquale da língua portuguesa, que direto solta uns erros crassos de português nas postagens aqui no blog.
ExcluirParabéns pela aquisição! O Compass é carro bacana. O importante é o veículo ser do seu agrado.
ResponderExcluirBacana?se dá a seta vem farol alto,carro pode morrer no meio de uma viagem e piloto automático que não desliga
ExcluirPor isso não troco minha RS6 por nenhum outra. Não, péra, não existe concorrente equivalente. Nem venham com AMG E63
ResponderExcluirE que tal seres mais entendido do ramo automóvel. Chama-se Carlos tem 4 carros e só entende de carroça.
ResponderExcluirO mercado automotivo de Brasil é de outro mundo, é moderno, eficiênciente, inovador, com os últimos lançamentos de várias marcas é o último grito em modernidade.Digamos que é um feirão, leva banhada do mercado portuga.
ResponderExcluirPara essa anta, se não é muito alto não é SUV. Comprou uma bomba achando que fez uma baita negócio.
ResponderExcluirToma vergonha na cara rapaz,tenha respeito com o próximo,ficou todo ofendido com a escolha da mulher, até a chamando de "anta". Quem comprou foi ela e não você. Deixa esse seu lado doentio de lado.Ave.
ExcluirAnta foi elogio. Mas ela é mulher. O pior é um bando de marmanjo defendendo a escolha dela! Kkkkkkk
ExcluirQue pelo visto entende mais de carro que vc. Jurista piada pronta.
ExcluirO jurista,aqui a gente não tá pra defender e nem julgar ninguém,apenas respeitar a decisão de escolha dos outros (apesar que eu tenho certeza que você desconhe a palavra respeito,pois não é da sua índole). Não resolve nada a sua frustração que você deve ter de sua vida e acabar descontando nos outros.
ExcluirDaqui a pouco teremos um relato de alguém que trocou uma VW Tiguan por um Kwid! E pasmem, teremos esses entendidos aí de cima falando que foi uma boa escolha!!! Kkkkk
ExcluirVocê gosta de um carro, você compra se, é pior de que o seu, isso não é problema, importa sim, gostou comprou, pois se assim não for o que seria do Amarelo......o fundamental é sermos felizes com as nossas escolhas e não com o que outros acham. Digo isto, penso que quem defende uma marca acirrada mente ao ponto de não perceber que existem carros de marcas diferentes bons e maus. A VW é uma boa marca, mas as outras também o são. Cada um conduz o que gosta e principalmente o que pode comprar. Cá em Portugal a vw tem bons produtos, mas não sera por esse facto que domina o nosso mercado. Viva a liberdade de escolha. Bem hajam.
ResponderExcluirVocê gosta de um carro, você compra se, é pior de que o seu, isso não é problema, importa sim, gostou comprou, pois se assim não for o que seria do Amarelo......o fundamental é sermos felizes com as nossas escolhas e não com o que outros acham. Digo isto, penso que quem defende uma marca acirrada mente ao ponto de não perceber que existem carros de marcas diferentes bons e maus. A VW é uma boa marca, mas as outras também o são. Cada um conduz o que gosta e principalmente o que pode comprar. Cá em Portugal a vw tem bons produtos, mas não sera por esse facto que domina o nosso mercado. Viva a liberdade de escolha. Bem hajam.
ResponderExcluirAcredito que a escolha foi motivada principalmente pelo ano modelo e a quilometragem do veiculo. Quanto a confiabilidade e status não a o que comparar, minha escolha seria Audi sem duvida alguma.
ResponderExcluirDaqui a pouco chega os Zé Ruela defendendo a FCA porque tem 4 ou 5 cinco carros no top 10 !Compass pode desligar o motor durante o percurso e não sair do piloto automático, aí vem mais Zé Ruela dizendo que é só tirar o pé do acelerador !
ResponderExcluirAquele ali foi encher o saco até no site da 4 Rodas dizendo que a 4 Rodas tava difamando o Mobi
ExcluirA mulher comprou errado. Q3 infinitamente superior. NNã dá pra comparar.
ResponderExcluirEla elogiou um e comprou o outro. Vai entender...
ResponderExcluirA mulher comprou errado. Q3 infinitamente superior. NNã dá pra comparar.
ResponderExcluirO que mata no Compass é andar como um popular, consumir como um premium o resto é perfeito, possui um acabamento aceitável pelo que é cobrado e é bonito de se ver. Nesse caso eu iria de Audi.
ResponderExcluirÉ...o que não falta neste mundo é Amigo da Onça. Boa sorte com o Compass colega. Sds
ResponderExcluirQuer um SUV?
ResponderExcluirEu juntaria mais dinheiro e compraria uma Range Rover.
Nessa faixa de preço. O tiguan é muito superior isso o modelo novo. Além dele o 3008 tem requinte de sobra no inteiror
ResponderExcluirtem t cross e eclipse suv esse ano...acho q a galera podia esperar até o final do ano até pelas eleições e tb tem o novo q3 como ela disse..se ela pegou o compass tava precisando de espaço...o audi é top...no caso ela podia ver um q5...ela foi mais pela faixa de preço...tem a x1 usada tb..sportage com 5 anos de garantia...pegar com 2 anos já ainda teria mais 3...nova sportage tá com cara de audi
ResponderExcluirCompraria um New Tucson, que é a melhor escolha. Anda bem, é economico, tem um porta mala muito maior que estes falados acima e é muito gostoso de dirigir.
ResponderExcluirmuito top meu irmão teve uma modelo antigo
ExcluirPrefiro meu R8 2010. Muito mais carro.
ResponderExcluirPrefiro meu R8...
ResponderExcluirBrasileiro tem que ser estudado. O dinheiro é dela, ela gasta como quiser. Os que a criticaram, inclusive com xingamentos, e que, com certeza, não têm o dinheiro para comprar, quando forem comprar o seu, que escolham o Q3. O Blog apenas colocou a opinião de um consumidor para demonstrar a diversidade das escolhas. Ela escolheu conforme as prioridades dela.
ResponderExcluirA Audi tem como vantagem também o pós-venda. As revisões da Audi são programadas, a cada 1 ano ou 10.000 Km. Então é tudo previsível. Enquanto BMW é revisão a cada 3.000 km (ou menos) e Mercedes nem se sabe. Fora que as revisões da Audi são bem mais baratas.
ResponderExcluirmercedes bmw.??? não e Jeep e Audi??
ExcluirJá tive q3 e troquei ele por um Compass limited. Tenho 44 anos e hj entre um Q3 e o Compass não estou procurando agilidade e sim conforto.
ResponderExcluirE na minha opinião hj, Fiat Compass bem melhor.
O jeep compass e renegade, fez e faz nome em cima do motor diesel, ( econômico), ai o povo vai comprar um diesel e se depara com o preço , ai começa a gostar do flex....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.