O Toyota Yaris acabou de chegar ao mercado brasileiro, sendo que em sua configuração sedã ele disputará o mercado com outro novato - e já líder de mercado - Volkswagen Virtus. Neste artigo comparamos os dois modelos em suas respectivas versões topo de gama: XLS 1.5 CVT, para o japonês, e 200 TSI Highline Automática, para o alemão.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Em suas versões topo de gama os dois custam R$ 79.990 reais, sendo que o Yaris é oferecido em pacote fechado, enquanto o Virtus oferece pacotes adicionais de opcionais. O Yaris é resultado de um projeto para o mercado tailandês, enquanto o Virtus é a versão sedã do Polo de 6ª geração - um projeto alemão lançado no final do ano passado na Europa.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Sendo assim, começando o comparativo pelos aspectos técnicos, o quadro abaixo traz dados de desempenho e consumo (dados aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia - Virtus / Yaris) para os dois modelos, com grifo vermelho no pior resultado, e azul no vencedor.

Quadro comparativo - VW Virtus x Toyota Yaris

Prova
VW Virtus 200 TSI ATToyota Yaris 1.5 XLS CVT
EtanolGasolinaEtanolGasolina
0 a 100 Km/h [s]10,411,111,612,7
80 a 120 Km/h [s]7,47,98,58,9
Consumo Urbano Km/l9,812,78,911,3
Consumo rodoviário - Km/l14,617,914,218,7
Porta-malas - L521473
Entre-eixos - m2,652,55
Comprimento - m4,484,43
Largura - m1,751,73
Peso - Kg1.1921.150

Vídeo: VW Virtus x Toyota Yaris



Desempenho: vitória do Volkswagen Virtus

Conforme dados do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o VW Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos com etanol, e 11,1 segundos com gasolina, enquanto o Toyota Yaris faz a mesma prova em 11,6 segundos e 12,7 segundos, respectivamente.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus Highline 200 TSI Automático - Interior
Os dados relativos às retomadas de 80 a 120 Km/h também são favoráveis ao Volkswagen: 7,4/7,9 segundos, contra 8,5/8,9 segundos do Toyota.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - Interior
O Virtus é em média 11% melhor em desempenho em qualquer situação - aceleração e velocidade máxima.

Consumo: vitória do Volkswagen Virtus

O Virtus marcou, em cidade, 9,8 Km/l com etanol e 12,7 Km/l com gasolina - números que são em média 11,3% melhores que os 8,9 km/l e 11,3 Km/l do Yaris na mesma situação.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - Interior
Em estrada, o Virtus foi melhor com etanol: 14,6 Km/l contra 14,2 km/l, enquanto o Yaris venceu com gasolina ao registrar 18,7 Km/l, contra 17,9 Km do Virtus.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus Highline 200 TSI Automático - Interior
Dessa forma, o Virtus foi melhor em 3 das quatro situações medidas, sendo, portanto, em média 5,3% mais econômico.

Dimensões / Espaço Interno: vitória do Virtus

O Yaris Sedan mede 4,42 metros de comprimento, e tem um entre-eixos de 2,55 metros. A largura é de 1,73 metros. O Virtus é um carro maior - ele mede 4,48 metros de comprimento (6 cm mais que o Yaris), mas a principal diferença está no entre-eixos de 2,65 metros – 10 cm maior que o Yaris.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus é 2 cm mais largo que o Yaris, com 1,75 m de largura, contra 1,73 do Toyota. O Virtus tem porte que o aproxima de um sedã médio, como Jetta e Corolla, já o Yaris está mais para o Honda City ou Chevrolet Cobalt.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Como o Virtus tem 10 cm a mais de entre-eixos e é mais largo, ele oferece mais espaço interno, especialmente para os passageiros traseiros, e no porta-malas, onde o VW tem 50 litros a mais. O Yaris oferece descansa braço central traseiro – item indisponível no Virtus.

Custo x benefício: empate

Tanto Virtus Highline quanto Toyota Yaris Sedã XLS CVT custam, em junho de 2018, R$ 80 mil reais. Os dois vem com ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, auxiliar de partida em rampas, cintos de três pontos em todas as posições, piloto automático, faróis de neblina, partida por botão start, alarme, central multimídia com espelhamento de tela, comandos para trocas de marchas no modo manual no volante, luzes de posição diurna em led.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Entretanto, o Yaris nesse preço de R$ 79.990 reais, não tem opcionais, e já traz também acendimento automático de faróis, retrovisor eletrocrômico, rebatimento automático dos retrovisores, bancos de couros, sete airbags e teto solar. O que ele não oferece é sensor de estacionamento, rodas apenas de 15 polegadas.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Já o Virtus tem a mais as rodas de 16”, porta-luvas iluminado e refrigerado, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, diferencial XDS+ e freios a disco nas quatro todas (Yaris é tambor na traseira).

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus Highline 200 TSI Automático - Interior
O Virtus vem com 4 airbags em todas as versões, desde o modelo de acesso, enquanto o Yaris vem com 7 airbags apenas no XLS, e 2 airbags em todas as demais versões.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - Interior
O Virtus oferece alguns opcionais: bancos em couro, R$ 800 reais, e o Pacote Tech que traz o painel digital com sistema de navegação integrado, que custa R$ 3.300 reais. Com esses dois itens, o Virtus vai a R$ 84.000 reais, R$ 4000 acima do Yaris. Ele pode vir ainda com Rodas de 17 polegadas, por mais R$ 1200 reais, e um sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro, por R$ -300 reais.

Volkswagen Virtus x Toyota Yaris Sedã

Então, em termos de custo benefício, há um empate entre os dois sedãs.

Central multimídia: vitória do Virtus

O VW Virtus vem de série com uma central de informação e entretenimento com tela de 6,5 polegas, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus Highline 200 TSI Automático - Interior
Opcionalmente pode trazer uma central com tela de 8 polegadas em sistema de navegação integrado.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - Interior
Já o Toyota Yaris vem com uma central mais simples, com tela de 7 polegadas, sem navegação, e sem compatibilidade com o Apple CarPlay e Android Auto - mas que permite um espelhamento de tela por meio de um recurso proprietário da Toyota.

Mecânica: vitória do Virtus

Em termos mecânicos há uma clara vantagem para o Virtus, com ficou claro nos números de desempenho e consumo. O Virtus tem um motor 200 TSI Turbo de injeção direta flex que foi considerado o melhor motor do mundo em sua categoria este ano. Ele tem 128 cv e 20,4 Kgfm de torque.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus Highline 200 TSI Automático - Interior
Enquanto isso, o Yaris usa um quatro cilindros 1.5 aspirado – o mesmo do Etios. É um motor de concepção mais antiga, que oferece 110 cv e 14,9 Kgfm de torque.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - Interior
A transmissão automática do Yaris é uma CVT (a mesma do Corolla), com simulação de 7 marchas. Já o Virtus usa um câmbio automático de conversor de torque de 6 marchas, com opção de trocas manuais e modo Sport (disponíveis também no Yaris).

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus é, em média, mais econômico, e oferece desempenho significativamente superior. Além dos dados de aceleração e retomada já mostrados, o VW Virtus atinge 194 Km/h de velocidade máxima, enquanto o Toyota estaciona em 175 Km/h.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Esse indicador é importante em ultrapassagens - o que torna o Virtus mais seguro em estrada.

Conclusão: VW Virtus é a melhor opção

O embate entre Virtus 200 TSI Highline e Yaris Sedan 1.5 XLS é vencido pelo Volkswagen. As vantagens do Yaris Sedã são: ele vem completo, tem 7 airbags nessa versão topo e sem opcionais. E é mais econômico em estrada com gasolina.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

Já o Virtus tem maior porte, porta-malas 50 litros maior, mais espaço interno, freios a disco nas quatro rodas. Além disso, o Virtus tem mecânica mais moderna e eficiente, o que permite ao VW oferecer desempenho em média 11% superior, e, simultaneamente, ser 5% em média mais econômico.

Toyota Yaris x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus tem um interior mais moderno, e oferece opcionais como o painel digital – indisponível no Yaris. O VW tem um design externo melhor resolvido, com pinta de carro premium, enquanto o Yaris é mais simplório. O VW Virtus é a melhor opção entre os dois modelos avaliados.

74 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Virtus tem uma construção de melhor qualidade, um motor mais refinado, além de top 10 em segurança.
    Já o Toyota tem a marca que, no Brasil e só no Brasil, tem status de "premium".
    Tem seu público e deve vender bem.
    Pelo menos é um avanço, em relação aos mostrengos etios/etios sedan.

    ResponderExcluir
  2. Faltaram os valores das revisões e seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virtus tem 3 revisões grátis. Yaris vai gastar R$ 2000 reais.

      Excluir
    2. o yaris tem bancos de couro ...e três anos de revisão =R$1160,00
      e nao 2mil...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Não tem banco de couro, tem banco de material sintético, que chamam erradamente de couro ecológico. Não passa de material sintético assim como nos outros carros.

      Excluir
    5. O Virtus tem bancos em couro sintético como opcional de R$ 800 reais. E as três primeiras revisões do Virtus são de graça.

      Ainda no pós venda, a VW agora tem TODOS os preços de TODAS as revisões e peças no site.

      O Virtus tem o manual cognitivo, coisa que o Yaris nem sonha. Por meio do manual cognitivo do Virtus ele ensina a operar os sistemas do carro com reconhecimento de voz.

      Tem mais. O Virtus faz revisões com hora marcada. E o Virtus tem 600 concessionárias no Brasil, contra 150 da Toyota.

      Ou seja, pós-venda da VW infinitamente superior ao TOyota.

      Excluir
  3. E essas rodinhas 15 do Yaris...o design dele já não ajuda. A traseira tá pior que a do Celer hatch. A frente toda emperiquitada, ligeiramente jaspion. E as rodas 15!!?? Que piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Virtus é bonito até com calotas e rodas 15. Ele é elegante e esguio.

      Já o Yaris é anti-estético e desagradável de qualquer jeito. Não tem solução. E as rodas 15 só pioram.

      As rodas 15 no Yaris refletem a incompetência da Toyota em fazer uma suspensão adequada para as vias brasileiras e com pneus de perfil mais baixo. Por isso, ficam usando rodas 15 com pneu alto. Não tem competência de acertar a suspensão, então apela para rodas pequenas.

      Excluir
    2. Parece que a traseira do vírus é de outro carro alongar muito e ficou sem harmonia com o restante do carro. Só com a do Jetta que dá para ver que não ficou legal. Ficou um perfeito substituto do Cobalt para os taxistas.

      Excluir
    3. O Virtus é superior ao Yaris, fato.

      Agora vc falar q a Toyota não sabe fazer suspensão adequada para as vias brasileiras é somente mais uma asneira.

      O que vc diz do Corolla, que mesmo com aro 17, tem a melhor suspensão do Brasil no critério conforto entre as marcas generalistas.

      Excluir
    4. genti...designer do virtus>>>>>>>>>>>>>>>>>>yuaris...
      Yaris sedan..traseira orrrível....kkkk
      a frente é melhor...gostei da frente do yaris..mais a traseira....orrível.

      Excluir
    5. Conhece o DESIGNER do Virtus? Acha ele tão bonito assim? Hahahhaha

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pior medição do Virtus em cidade com etanol é do INMETRO, no qual ele conseguiu 7,8 Km/l. Como o INMETRO tem um corretor de 18% para menos, então foi aferido 9,5 Km/l - basicamente o mesmo número da Mauá.

      Na Auto Esporte e Carro, onde testam com etanol, o Virtus fez mais de 9 Km;/l em cidade.

      Excluir
  5. Não precisa ser fanboy pra afirmar que ENTRE os dois o virtus é uma escolha melhor.

    ResponderExcluir
  6. Que boquetagem esse interior do Yaris. A Toyota me faz um painel inteiramente de plástico duro preto, e coloca uma imitação de costura em volta. Que piada.
    A pessoa que entra no carro e ve que é costura fake no painel vai pensar o que do motorista: que só pode ser um idiota quem compra um carro que logo à vista de todos tem uma enganação, uma costura fake.
    piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O painel do virtus não é em plastico duro?

      Excluir
    2. O painel do Virtus vem em plástico texturizado sólido, de aparência infinitamente superior a esse plástico preto do Yaris.

      Pior é a Toyota colocar uma costura fake no painel do Yaris. Que coisa ridícula. Deixa enganação à mostra. Piada.

      Excluir
    3. Outro detalhe, o Virtus é que o painel dele é totalmente fixado com buchas de pressão, que são usadas em carros premium. Então ele fica por anos e anos sem ruídos internos. Enquanto isso o Yaris usa buchas convencionais. Então com tal quantidade de plástico preto de baixa qualidade claro que em breve o Yaris deve sofrer com uma profusão de ruídos internos que farão o parecer uma escola de samba.

      Excluir
  7. Como produto, esse Yaris não tem nada demais. Acredito que possa vender bem pela força da marca, junto com burrice do brasileiro ao escolher carro, ou com descontos agressivos. Ele já nasce defasado no Brasil...

    ResponderExcluir
  8. Se o Toyota e boquetagem nao sei mas sei que vai acender muito muito muito e se pudesse comprava de olho fechado e esse Carlos4rodas fala de mais o vírus do a versão top tem prendedor cabide de carro vergonha proteção de banco a vista essas coisas não fala e todo vw carro sem sal por dentro olha Herta por exemplo igual a olhar um gol de versao8 top e gosto e gosto vou de Toyota dinheiro e meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouviu falar de um lance chamado "vírgula"? E "ponto"?
      Não sei se você entende Português, mas, caso entenda, que mal lhe pergunte: que dialeto é esse que você tenta se expressar?

      Excluir
    2. Atenção, abaixo vai o resultado do sistema educacional brasileiro:

      Se o Toyota e boquetagem nao sei mas sei que vai acender muito muito muito e se pudesse comprava de olho fechado e esse Carlos4rodas fala de mais o vírus do a versão top tem prendedor cabide de carro vergonha proteção de banco a vista essas coisas não fala e todo vw carro sem sal por dentro olha Herta por exemplo igual a olhar um gol de versao8 top e gosto e gosto vou de Toyota dinheiro e meu

      Parabéns aos responsáveis!

      Excluir
  9. tem gente que tem um siteblog...que só fala de carros da WV .. e vem meter o pal na Toyota aqui ..kkkk nao sou fan... tenho nissan digo logo esse yaris tem qualidade ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genti...problema do Yaris é o designer da traseira orrivel e o acabamento. Não da pra pagar esse preco e levar monte de plastico duro no Yaris....Meu Deus. que coisa feia...

      Excluir
    2. De novo tu falando do DESIGNER. Tá apaixonado?

      Excluir
  10. Virtus é melhor em quase tudo, além de ser incomparavelmente mais bonito. Quem comprar esse Toyota merece receber as orelhas de burro.

    ResponderExcluir
  11. Carlos, sou seu fã. Comprei um Golf 16/17 Highline por 92 com pacote elegance. O q acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu abençoo sua escolha! Este Golf Highline 16/17 por R$ 92 mil é um carro consagrado. Possuí-lo por tal valor tão módico é uma verdadeira dádiva. Por isso não deixo de deixar minha bendição a este Golf, um carro que tem um dom de superioridade sobre os demais sem precedentes!

      Ele te protegerá com os 7 airbags, ESP, ASR e XDS+ de todas as iniquidades e concupiscências do trânsito nosso de cada dia!

      Excluir
  12. A questão fundamental é que a Toyota foi superada e hoje é uma marca que simplesmente não tem competência para fazer um carro ao nível de um VW.

    Esse Yaris é apenas 1 exemplo. O carro chega depois, e muito pior em tudo.

    Ele é mais leve e menos potente. Mas mesmo assim anda menos e bebe mais.

    Ele é menor, e tem menos espaço interno. O multimídia é uma gambiarra que não funciona com Apple Carplay e nem Adroid Auto.

    O carro não tem freios a disco nas quatro rodas, os bancos são curtos e pequenos. E o carro é apertado por dentro porque a Toyota não sabe fazer carro com bom aproveitamento de espaço.

    Pior: a Toyota nem se dignou a colocar esse carro ao escrutínio do Latin NCAP. Então o consumidor tem que comprar isso às cegas.

    Uma verdadeira piada. Veja se isso acontece na Europa e nos EUA. O Yaris europeu foi submetido a todos os testes de segurança. Assim como a VW fez com o Polo e Virtus aqui.

    Ou seja, VW não diferencia consumidor europeu e americano de brasileiro. Já Toyota tem 1 Yaris para a Europa. E tem um mais boqueta para "cucarachas" como brasileiros e tailandeses.

    Se vc quser um carro world class, vc leva um Virtus. Simples assim. Não existe nada, absolutamente NADA, em que o Yaris sequer chegue perto do Virtus. Ah, tem sim, no preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houvesse racionalidade na compra de um carro, o Toyota Corolla não seria líder de venda.

      Excluir
    2. Jurista de Respeito (coisa que não é),você deveria ter vergonha de perguntar para alguém o que acham do que você comprou, mostra sua total falta de personalidade, apaga aí que dá tempo.

      Excluir
    3. Obrigado pelo conselho! Mas eu te perguntei alguma coisa? Não, pois não perco tempo com idiotas!

      Excluir
    4. Toyota é a marca automotiva de maior valor comercial do mundo. Ponto.

      Excluir
  13. "... líder de mercado - Volkswagen Virtus".

    Ué, o Virtus não é um sedan médio? kkkkk

    ResponderExcluir
  14. E o resultado da quinzena de Junho,alguém sabe dizer por que não saiu ainda?

    ResponderExcluir
  15. Acho o Yaris a escolha mais racional. Infelizmente não tem jeito, por mais que os fãs da VW queiram vender que o design e o DNA da VW seja "elegante" e "sobreo" a verdade é que a VW é sem sal, ninguém olha para o polo ou mesmo vírus e não lembra do Gol. Mecânica e estrutura é primorosa, com certeza, mas ainda assim, a sensação ao entrar em um Virtus/Polo nem de longe é a mesma sensação de estar em um Yaris, esses bancos de couro sintético, essa falta de simetria e acabamento emplastificados do Polo/Virtus passam uma sensação de carro de linha inferior. Sim o polo tem um multimídia primorosa e a opção de painel digital, mas nessa categoria é um opcional irrelevante, assim como o ganho em desempenho, se quer desempenho esportivo essa não é a categoria adequada. Yaris é a opção racional, equilibrada, conta com uma mecânica confiável, baixo custo de manutenção e a consequente baixa desvalorização que só um Toyota/Honda tem. Não adianta chorar Carlota, apenas observe o banho que o Virtus/Polo vai tomar em vendas nos próximos meses, e pode chorar, porquê o choro é livre!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora pai dinada, me da os números da mega sena que você está vendo em sua bola de cristal, profeta de mentira. Falar que esse yaris, carro com cara de herói japonês dos anos 60, vai vender mais que virtus, só pode estar de brincadeira. Sua bola de cristal está embaçada, ou quem sabe quebrada. Sabe de nada inocente!

      Excluir
    2. Falou tudo, Edu. Irretocável. Que bom saber que aqui ainda tem bom senso, pois ler as asneiras da Carlota4Joaquina é de doer. Ser fanboy, tudo bem, mas ser ridículo igual, é demais.

      Excluir
  16. O VW Virtus humilha qualquer concorrente atualmente no mercado. Simplesmente o melhor sedã do mercado nacional por tudo que ele oferece. Não vejo á hora de trocar meu Prisma por um Virtus 1.6 MSI completo.

    ResponderExcluir
  17. Virtus é mais carro mesmo, estamos pensando em trocar de carro e ficamos entre Virtus e Yaris, acho um atraso para o Yaris a questão de não ser compatível com CarPlay, acho que a questão de desempenho e consumo irrelevante, depende mais do pé de quem pisa

    ResponderExcluir
  18. O problema do Yaris é que a Toyota colocou tudo na versão TOP e deixou as demais muito caras e só com 2 air bags.
    Frente as várias versões de Virtus, Cronos e Prisma, nenhuma delas compensa, são todas mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de fato, a única versão do Yaris que faz algum sentido e pode sustentar uma disputa com pouca inferioridade frente ao Virtus é a Top. As demais do Yaris são uma vergonha. 2 airbags em carro de R$ 75 mil. Uma piada.

      Já o Virtus vem com 4 airbags em todas.

      Excluir
  19. Nesse páreo eu concordo com a avaliação. O Virtus é superior em tudo, além de ter um projeto mais bem resolvido, com menos curvas como os projetos orientais. Acredito que a avaliação deveria ser com o Virtus 1.6, onde o Toyota ficaria mais próximo, porém, acho ser mais concorrente do Argo por ser um projeto para mercado emergente ou submergido, como o nosso, mas possui credibilidade para vender mais que Etios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que se comparar versões abaixo da topo, a lavada do Virtus será maior ainda. No teste da Mauá, o Virtus 1.6 foi mais econômico que o Yaris até na estrada, veja:

      Teste do Yaris 1.5 CVT:


      https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/rodas/2018/06/1972012-novo-yaris-da-toyota-empata-com-honda-city-em-teste.shtml

      "No consumo, melhor para o Yaris. A mdia rodoviria de 18,7 km/l com gasolina se destaca entre os seds, atrs somente dos 19,3 km/l registrados pelo Volkswagen Virtus 1.6 com caixa manual."

      Dados do Yaris 1.5 CVT no Instituto Mauá:

      Toyota Yaris XLS

      Preo: R$ 80 mil
      Motor: dianteiro, transversal, flex, 1.496 cm
      Potncia: 110 cv (e) e 105 cv (g) a 5.600 rpm
      Torque: 14,9 kgfm (e) e 14,3 kgfm (g) a 4.000 rpm
      Transmisso: trao dianteira, cmbio automtico tipo CVT com sete marchas
      Peso: 1.150 quilos
      Porta-malas: 473 litros
      Pneus: dianteiros 185/60 R15
      Acelerao: (0 a 100 km/h) 11,6s (e) e 12,7s (g)
      Retomada: (80 a 120 km/h) 8,5s (e) e 8,9 (g)
      Consumo urbano: 8,9 km/l (e) e 11,3 km/l (g)
      Consumo rodovirio: 14,2 km/l (e) e 18,7 km/l (g)
      Comprimento: 4,43 metros
      Entre-eixos: 2,55 metros
      Largura: 1,73 metro
      Altura: 1,49 metro


      Agora olha o Virtus 200 tsi também no Mauá.

      http://carsale.uol.com.br/2018/03/16/novato-volkswagen-virtus-highline-200-tsi-desafia-o-consolidado-honda-city-exl-2018

      Ou seja, não tem como o Yaris se equivaler. Nas versões topo é onde o Yaris chega mais próximo por ter teto e 7 aiurbags. As outras versões vem só com 2 airbags e sem teto.

      Aí a superioridade do Virtus é ainda mais avassaladora.

      Excluir
  20. O Yaris é mais economico que o Virtus. Qual a referência desses números?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não relincha. O Virtus é muito mais econômico segundo o teste instrumentado do Instituto Mauá de Tecnologia, veja:

      Teste do Yaris 1.5 CVT:


      https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/rodas/2018/06/1972012-novo-yaris-da-toyota-empata-com-honda-city-em-teste.shtml

      "No consumo, melhor para o Yaris. A mdia rodoviria de 18,7 km/l com gasolina se destaca entre os seds, atrs somente dos 19,3 km/l registrados pelo Volkswagen Virtus 1.6 com caixa manual."

      Dados do Yaris 1.5 CVT no Instituto Mauá:

      Toyota Yaris XLS

      Acelerao: (0 a 100 km/h) 11,6s (e) e 12,7s (g)
      Retomada: (80 a 120 km/h) 8,5s (e) e 8,9 (g)
      Consumo urbano: 8,9 km/l (e) e 11,3 km/l (g)
      Consumo rodovirio: 14,2 km/l (e) e 18,7 km/l (g)


      Agora olha o Virtus 200 tsi também no Mauá.

      http://carsale.uol.com.br/2018/03/16/novato-volkswagen-virtus-highline-200-tsi-desafia-o-consolidado-honda-city-exl-2018


      Aceleração: (0 a 100 km/h) 10,4s (e) e 11,17s (g)
      Retomada: (80 a 120 km/h) 7,4s (e) e 7,8 (g)
      Consumo urbano: 9,8 km/l (e) e 12,7 km/l (g)
      Consumo rodoviário: 14,6 km/l (e) e 17,9 km/l (g)

      Excluir
    2. Desculpa aí... Mas o Prius, que é híbrido, faz 19km/l, o virtus 1.6 faz 19.3... Na descida de serra então... Tem que ser bobo demais para acreditar nesses números...

      Excluir
  21. Tenho acompanhado bem de perto Cronos e Virtus, o Virtus é sim superior. Em relação ao Yaris a mesma coisa. Gostei apenas do fato do Yaris vir com teto solar e 7 airbags nessa versão topo. Mas o restante... motor fraco para esse carro e ainda com câmbio CVT. Design estranho, vai cansar logo. E freio a tambor na traseira?! Menor entre-eixos e menor porta malas. Acho que o Virtus Comfortline 200TSI com todos os opcionais já é melhor que esse Yaris XLS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida o Virtus Comfortline já é bem superior ao Yaris.
      A questão é que o Yaris é um projeto antigo e ainda para países emergentes. Aqui no Brasil ele chegou este ano, mas essa geração já existem na Tailândia desde 2012.
      A plataforma é a mesma do Etios Sedã, uma plataforma bem simplificada e rudimentar.

      O Yaris é um bom concorrente para o FIat Cronos. Os dois são antiquados e obsoletos perto da modernidade do projeto do Virtus.

      O Virtus é fruto de um projeto alemão de 2016, que acabou de ser lançado na Europa, cuja versão Hatch, o Polo, foi eleito o melhor carro compacto do planeta em 2018.

      Em vendas então a lavada é ainda maior. O Polo vende em média 5 vezes mais que o Yaris.

      Então não há a menor possibilidade de comparação entre Virtus e Yaris.

      O Virtus está em um estágio superior de refinamento, construção, desempenho, requinte, modernidade e tecnologia.

      O Virtus 1.6 MSI Automático será ainda bem superior ao Yaris 1.6 CVT.

      Excluir
  22. Gosto não se discute,os dois carros tem seus atributos pros e contras,barato não são,eu particularmente iria de Yaris,gostei do carro,e pra quem fala do aro 15,isso pra quem quiser é só colocar um aro maior,o q pra mim não seria necessário,tambem não quero um veiculo pra apostar corrida,pra quem acha o motor fraco,mas pra quem prefere o Virtus,também tem o meu respeito,pois afinal também é um bom carro e com design atraente!

    ResponderExcluir
  23. Acredito que será o Gol e Voyage 1.6 automáticos;.

    ResponderExcluir
  24. Carlota, o Yaris tem algo que o Virtus nunca terá... o simbolo Toyota;
    Virtus é um Volks, sinônimo de baixo custo e "carro do povo". Isso ele nunca perderá. De mais a mais são dois bons carros que pensam ser o que nunca serão... médios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, entendi. Vc acha o símbolo da Toyota mais bonito.

      Bom, nesse caso, recomendo comprar o Virtus e tirar o símbolo da VW na frente e colocar um Toyota. Se o tesão é tanto assim pelo símbolo Toyota.

      A melhor solução é essa porque vc vai ficar com o símbolo que vc tanto ama, e ainda o motor 200 TSI, abacamento superior, painel digital, um carro maior, mais espaçoso, com mais desempenho e menor consumo.

      É impossível pegar as características superiores do Virtus e colocar no Yaris. Mas é muito fácil e barato (cerca de R$ 20 reais) trocar o símbolo.

      De mais a mais, já vi tara por tudo quanto é tipo de coisa. Mas por símbolo da Toyota é a primeira vez que vejo! Vivendo e aprendendo.

      Excluir
    2. Mais um achando que Toyota é premium...de tanta insistência vai acabar virando mesmo, pois preço já tem.

      Excluir
    3. Muito engraçado, até poucos anos, o emblema da toyota, só era visto estampando frentes dos toyotas bandeirantes, e de uma hora pra outra virou sinônimo de requinte e sofisticação? se enxerga cara, quer você queira ou não, vw é sinônimo de tecnologia de ponta, dona das maiores montadoras do planeta: AUDI, BENTLEY, BUGATTI, CUPRA, DUCATI, LAMBORGHINI, MAN, NAVISTAR, PORSCHE, SCANIA, SEAT, SKODA, Então meu caro, dobre sua língua, pra falar da maior montadora do planeta, pois Perto do oceano que é a vw, a toyota é só uma gota.

      Excluir
  25. São dois carros excelentes. Mas eu ficaria com o Virtus só por detalhe: ajuste de profundidade do volante. Apesar que o Yaris na minha opinião é bem mais bonito, principalmente na versão com teto. O interior também acho superior. Mas um pecado de não ajustar o volante é imperdoável.

    ResponderExcluir
  26. É Virtus na cabeça, nao a o que o comparar. Esse Yaris não passa de um projeto de terceiro mundo

    ResponderExcluir
  27. O site esqueceu de mencionar que o câmbio do yaris não tem modo "sport". Além disso, não tem ajuste de profundidade do volante. E mais, o ajuste de altura é uma piada, pois despenca na perna do motorista.

    ResponderExcluir
  28. Alemanha 7 vs 0 Tailandia, Brasil, India, Italia... só perde para o Mexico

    ResponderExcluir
  29. VW não tem vergonha de copiar a traseira do Honda Insight?

    ResponderExcluir
  30. Mais uma vez a Toyota se aventurando com projetos para mercados menos exigentes, adaptado ao mercado brasileiro. Hoje existe espaço pra todo tipo de carro, só acho que a Toyota vai matar o nome Yaris para o mercado brasileiro, que nunca existiu aqui. Tantas outras boas opções para trazer e traz logo o projeto mais simples....

    Ponto pro Virtus que não “sucateou” os desejos do público, pensando em espaço, conectividade e porta-malas!

    ResponderExcluir
  31. Virtus e Polo talvez sejam o melhor custo x benefício do Brasil, considerando todos carros de passeio. São bonitos, ótimo desempenho, baixo consumo, segurança e muita tecnologia.

    ResponderExcluir
  32. Falando apenas do que interessa, vou passar um pouco da minha experiência com carros da VW que já possuí (Jetta/Voyage) e dos que tenho na garagem atualmente (Corola/Etios Sedan). Todos sempre na configuração de topo de linha e adquiridos zero km. A impressão geral da dupla da VW foi muito boa. Carros com construção sólida, bem acertados, mecânica robusta e nenhum problema apresentado durante os 3 anos de utilização. Destaque para o interior que não apresentou problemas de desalinhamento das peças mantendo o ruído interno como novo. Como observação, no período de 3 anos, o Jetta rodou cerca de 70.000 km, sendo pelo menos 90% desse total em asfalto. O Voyage rodou cerca de 50.000 km, sendo que cerca de 80% foi em asfalto. O Jetta sempre teve o consumo um pouco acima do esperado, já o Voyage ficou na média esperada. O sedam maior é um carro muito bom, firme, seguro e agrada tanto a quem está no volante quanto aos demais eventuais ocupantes. Durante o tempo de uso não apresentou detalhes ou problemas a serem corrigidos. O sedam menor seguiu quase a mesma receita, tendo apenas a correção de ruídos nos painéis de porta, que foram corrigidos na revisão de 30.000 km.
    Em relação aos veículos atuais (Corola/Etios), adquiridos há um ano (jun/2017), zero km, em suas versões de topo. Este foi meu primeiro Corola e realmente é um veículo muito bom, bem construído e eficiente, porém pela fama e posição de destaque no ranking da categoria eu esperava mais. O acabamento é muito bom e o interior confortável e conservador, mas novamente eu esperava mais pela reputação. Alguns ruídos internos nos painéis das portas traseiras e banco traseiro surgiram e foram corrigidos na primeira revisão, sendo que os ruídos no banco traseiro voltaram e farei novo pedido de correção na próxima revisão que está próxima. Nenhum outro detalhe específico que possa ser mencionado. Com relação ao Etios, esse é um carro simples e eficiente, porém passa a sensação de ser menos robusto e confiável que meu compacto anterior, o que espero que seja apenas sensação minha mesmo, pois ainda tenho 2 anos pela frente com ele. O nível de acabamento interno considero um pouco inferior ao do Voyage, mas gostei do painel digital central, é exótico no posicionamento, mas bonito no visual. Este apresentou mais ruídos internos que o compacto anterior, sendo o painel frontal, painéis de letras e banco traseiro. Todos corrigidos na primeira revisão, porém alguns ruídos estão voltando.
    ‌Sobre os veículos, considero os médios equivalentes, com ligeira superioridade para o Jetta. Quanto aos compactos gostei de ambos, minha esposa gostou mais do Etios, porém considero o Voyage mais robusto e minha esposa concorda com isso, principalmente pelo fato dos ruídos internos do japonês. Com relação ao pós venda, estão no mesmo nível, fato que surpreendeu a mim e minha esposa, pois devido a tão falada "qualidade" Toyota esperávamos bem mais. Quem sabe mudemos de opinião nos próximos dois anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem