A Audi do Brasil lançou oficialmente no mercado nacional o A3 Sedan 2017 em janeiro de 2017. O modelo chegou com um facelift externo, novidades no interior e mais itens de série nas versões. Os modelos de entrada e intermediário adotam o motor Flex, sendo elas a Attraction (R$ 120190 reais) e a Ambiente (R$ 134.990 reais), enquanto o topo de gama, Ambition 2.0, usa o 2.0 TSI (R$ 163.990 reais).
Neste artigo relataremos nossas impressões com o veículo, além de pontos positivos e negativos do veículo e uma análise de custo x benefício.
O modelo em questão é a versão topo de gama Ambition, que traz os seguintes itens de série: acabamento interno em alumínio mistral, 7 airbags (frontais e laterais, com airbag de joelho p/ motorista), apoio de braços dianteiro.
Há ainda ar condicionado automático de 2 zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, direção eletromecânica, bancos dianteiros esportivos, bancos em couro sintético, faróis bi-xenônio, computador de bordo com display colorido, faróis com ajuste automático de altura.
Essa versão traz ainda controle de cruzeiro, lanternas traseiras em halogênio, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro c/ câmera de ré, sistema de limpador dos faróis, sensor de luz e chuva, sistema start-stop.
Teto solar panorâmico elétrico “Open Sky”, volante esportivo em couro, multif. c/ shift paddles, frisos decorativos brilhantes, pára-brisa acústico Áudio, ponteiras do escapamento cromadas e vidros laterais e traseiro com isolante térmico também são itens de série.
Internamente, o A3 Sedan oferece bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,65 metros - proporcionando assim conforto aos ocupantes, mesmo com o carro carregado com 5 pessoas. Nessa situação, o desempenho também é satisfatório - evidenciando que o motor não sente o peso do carro.
O modelo conta com volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são de LEDs.
A estrutura de menus no sistema MMI tem o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu.
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface, um recurso opcional. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidade elevada. O assento do motorista tem ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.
Um item importante é o sistema Audi drive select, que regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic de seis velocidades. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão.
No modo Individual, o motorista pode especificar seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas. Outro item bastante prático é o assistente do freio de estacionamento, que permite que o carro fique parado sem necessidade de manter a pressão no pedal do freio nos sinais ou congestionamentos, mantendo também as luzes de freio acesas até que o motorista pressione novamente o acelerador. Esse recurso auxilia, também, nas partidas em subidas, evitando o recuo do carro.
Entre os itens opcionais estão sistema de navegação, smartphone interface, faróis Full LED e lanterna traseira de LED (pacote Ambition Plus). O modelo oferece ainda opcionalmente o pacote Assistance Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, Park Assist com câmera de ré, Keyless-Go e assistente para luz alta.
O powertrain é formado pelo motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência e 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, associado com transmissão automática de dupla embreagem S-Troninc de 6 marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente, segundo dados da Audi.
O câmbio S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo faz trocas de marchas automaticamente ou comandadas pelo condutor na alavanca do console ou pelas aletas atrás do volante.
Abastecido com gasolina (a versão Ambition não oferece opção flex), o A3 Sedan marca uma média de 10,3 km/l em ciclo urbano. Já em rodovia a média melhora para 12,8 Km;l.
Aspectos positivos
Além do veículo ser premium, conta com um design sofisticado e um bom espaço interno. Mesmo com um motorização de mais de 200 cv, o design "esportivo", que nesta versão já conta com rodas de 17 polegadas, é imponente.
A pegada do volante é muito boa, e para o motorista não se dispersar, conta com todos os comandos do rádio e do computador de bordo do veículo nas partes laterais do volante.
Pelo fato dos faróis serem bi-xenônio, a iluminação noturna é muito boa, e, se necessário, quando se acende o farol alto, a iluminação é quase perfeita.
Aspectos negativos
O único ponto questionável no A3 Sedan Ambition é o fato de não contar com motor flex - algo que daria conforto adicional ao se usar combustíveis de baixa qualidade.
Vídeo - Audi A3 Sedan 2.0 Ambition
Conclusão
O Audi A3 Sedan 2.0 Ambiiton TFSI 2017 é um sedã premium que oferece status, bom desempenho e conforto.
Levando-se em consideração seus concorrentes nesta faixa de preço, que são o BMW Série 3 e o Mercedes-Benz Classe C, o A3 Ambition é bem mais completo, e de preço mais acessível - sendo o modelo premium de entrada de melhor relação custo x benefício.
Não vale a compra.
ResponderExcluirSaídas de ar do Gol G4 e Porta malas pequeno para um sedã é não é concorrente do BEM série ou MB C180 por tratar-se de um veículo menor.
Isso dá um pau numa 320i que chega a dar dó.
ResponderExcluirQuiçá a 328i...
Quanto ao A3 2.0, portanto, recomendá-lo-ei estreme de dúvidas.
Briga interna boa na VW
ResponderExcluirPassat, Golf GTi e esse A3 Sedan, são todos muito bons
Tudo bem que a versão Ambition é excelente e tal, mas não disputa o mesmo comprador de um C-180. De um CLA-180 com certeza.
ResponderExcluirTenho dó dos concorrentes diretos deste Audi A3 Sedan, que são o Mercedes Classe C e o BMW Série 3.
ResponderExcluirO fato é que o Audi A3 Sedan tem desempenho superior até mesmo que o Mercedes C250, com motor 2.0 de 211 cv, e superior também ao BMW 328i.
Em relação ao C180 e o 320i dá até dó, que estes não dão nem para o cheiro para o A3 2.0.
Pior. O A3 Ambition anda muito mais, bebe menos, e é mais barato.
Detalhe. mais barato, melhor equipado e com itens que os outros nem sonham como o ACC e Front Assist.
Fora que Audi tem mais prestígio que Mercedes e BMW, conforme aponta a consultoria Digital Luxury Group:
https://www.car.blog.br/2014/01/audi-e-marca-de-luxo-mais-desejada-no.html
Este A3 Sedan é o mesmo carro entre R$ 165 mil e R$ 250 mil.
Até R$ 165 mil é o Golf GTI.
Tenho dó de vc andando de bike em dia de chuva
ExcluirNão vai falar que o motor é obsoleto por ter corrente de comando
ExcluirCarlota o Virtus não seria a melhor escolha não?
ExcluirPassat é a melhor opção entre A3, A4 e Golf. Anda como todos é o mais completo por 165mil tem muito mais espaço e porta malas que os outros. Enfim Passat é o melhor fácil.
ResponderExcluirExatamente
ExcluirExatamente!!!
ExcluirPegaria fácil o A3, carrão.
ResponderExcluirEu iria de Passat muito lindo
ResponderExcluirEu também.
ExcluirFico com o Passat.
É um GTIzão!
Cara tenho uma C250 Avantgarde 2017 com 4.700 km, já tive infelizmente alguns dissabores com ela em relação ao furto das lentes dos retrovisores dentro do Sams Club de São Caetano do Sul. Na ocasião, acabaram riscando o vidro do passageiro e o acabamento (friso prata) acima da porta. O WALMART pagou o menor orçamento, pasmem R$ 11.320,00 as duas lentes, o vidro do passageiro e o friso, e mão de obra no total de 2 horas, realizados pela Divena da Ricardo Jafet. E o pior, não há peças similares para ela...
ResponderExcluirNa ocasião pensei em vender o carro, pois troquei um FUSION 2017 AWD com 5006 km por ela 0km na Caltabiano. O fato é que ela não tem a tecnologia embarcada que tinha no Fusion e nem que há no Passat e as peças são extremamente caras, extremamente mesmo.
Penso em troca la por um Passat 2018. Alguém poderia me falar algo sobre o custo de mante lo ?? visto que o valor do seguro dela e do Passat, são semelhantes, na casa de R$ 7.500,00 com uso comercial.
Passat vc vai pagar apenas revisões anuais a cada 10.000 Km.
Excluir1º revisão - R$ 347
2º revisão - R$ 621
3º revisão - R$ 557
4º revisão - R$ 621
5º revisão - R$ 557
6º revisão - R$ 621
7º revisão - R$ 557
8º revisão - R$ 621
9º revisão - R$ 557
10º revisão - R$ 621
Revisões anuais. Então em 10 anos, ou 100.000 Km vc gastará R$ 5.680 reais.
Ou seja, esse é o valor que vc gasta em 1 ano de BMW ou Mercedes.
Vc não gasta este valor na revisão anual de um bmw 320. Esse dado é falso.
ExcluirCara tive A3 sedan 1.8 e um Classe C 180 desse último modelo tb e agora tenho um Passat. O que posso te dizer que o Passat para mim é o melhor dos 3 sem pestanejar. O seguro da uma olhada eu paguei R$ 2.500 no Passat no C era 3.500. O Passat é um carro de um marca generalizada ou seja não é premium, porém o carro é premium. Claro C 250 tem uma grande diferença para minha 180. Mas iria sem medo no Passat tem tudo que você quer e procura num carro.
ExcluirRealmente.
ExcluirO Passat é Premium.
Garantia de três anos e preços das revisões não são caras.
DCC
ACC
City emergency brake
Bancos dianteiros totalmente elétricos . O do motorista tem memórias e massageador
O tamanho do porta malas é insuperável. Maior do que os dos SUVs em geral.
Design clássico. Verdadeiro sedan alemão. Feito enamore Alemanha.
E por aí vai ..
Meu pai tem um passat 2017 e esta com 28.000kms e os valores citados pelo amigo Carlos não condiz com a realidade, sou eu quem levo o carro para as revisões e o custo da revisão de 10.000 foi de 1.210,22 reais e de 20.000 foi de 1432,80
ResponderExcluirFazendo alinhamento e balanceamento.
Se vc foi enganado, pagando alinhamento e balanceamento, e não sabe exigir o preço do site, problema seu.
Excluirmas os preços informados estão no site da VW, basta pesquisar.
http://www.vwbr.com.br/Revisao
Da próxima vez, pesquise o valor no site e é isso que será pago. Se vc quiser pagar a mais, problema seu.
Mas os valores oficiais da VW são esses aí.
1º revisão - R$ 347
2º revisão - R$ 621
3º revisão - R$ 557
4º revisão - R$ 621
5º revisão - R$ 557
6º revisão - R$ 621
7º revisão - R$ 557
8º revisão - R$ 621
9º revisão - R$ 557
10º revisão - R$ 621
Conforme site oficial da VW.
https://www.vw.com.br/pt/servicos/revisoes.html
Então o que não condiz com a realidade é o seu relincho.
Carlota, esse valor é somente para troca de óleo e inspeção de desgaste das peças automotivas, caso necessário a troca o valor é cobrado a parte, tenho um colega que possui um Jetta, em todas as revisões o valor fica maior do que o que está no site, porém sempre avisam que é por causa de uma substituição de alguma peça e/ou alinhamento e balanceamento de rodas. Se você ler a fundo as informações no site, vai verificar que o próprio site existe uma simulação de trocas de peças para cada período de revisão.
ExcluirVocê telinha demais Carlota, você é um Fatboy fanfarrão que nem observa direto as informações antes de passar. E ainda relicha que o cara não pesquisou antes. Para se ter uma ideia só a troca de óleo de um carro popular custa em média R$ 150,00 (filtro + 3 Lts de óleo). Agora imagina o custo disto para um Passat que usa em média 5,7 Lts de óleo + filtro.
Correção:"telinha" = relincha
Excluir"Fatboy" = fanboy
"Passar" = repassar
André, se as revisões do seu amigo ficam mais caras que no site, é pq ele está dando mole. Eu tenho um GTI e sempre tentam me passar valores maiores que o site, mas com já sei, sempre mostro o valor da revisão e aí eles vão e fazem pelo preço do site. Se der mole eles invetam um milhão de coisas para vc fazer sem necessidade alguma.
ExcluirTive Jetta TSI e Golf GTI.
ExcluirEm todas as revisões paguei apenas os preços fixamos pelo site da VW.
Basta ir na concessionária com os valores obtidos no site.
O Carlos está correto.
No site da VW consta o valor das revisões de todos os modelos. Heitor Silveira você foi ludibriado e aceitou. Você é muito inocente. O Carlos está correto.
ResponderExcluirTenho um Passat 2016 e sempre pago o valor do site.
ResponderExcluirSó tem dono de carrão comentando aqui.
ResponderExcluirO espaço traseiro desse carro é terrível.
ResponderExcluirSimplesmente não cabe uma pessoa com mais de 1,80m . Quase tive torcicolo pra sair de um depois de uma viagem curta.
Em compensação, a 320 ou a c180 você viaja muito bem no banco traseiro.
Lembrando que nem todos que compram esses carros tem 20 anos e são solteiros, por isso necessitam de porta malas e espaço traseiro.
Sabe por que ele compensa mais que o BMW série-3 ou Meceds-Benz Classe-C de entrada???
ResponderExcluirPorque ele NÃO é concorrente direto desses dois!!! São de categoria superior ao A3, que deverá competir com o CLA (não o coupé, mas o sedã pequeno) e o série-2 se a BMW quiser comercializar fora da China (em mercados emergentes é uma boa opção).
Se vale à pena com 2.0 e completo? Acho que vale MUITO, porque por exemplo, para as minhas necessidades de locomoção, atende 1000% do que preciso e, mesmo o 1.4 completinho dá conta do recado tranquilamente e continua sendo um Audi, não se compara a um Jetta, pois o acabamento, o rodar, a percepção de qualidade é superior, ainda que o Jetta seja excelente...
Só não precisamos de relinchos de uma certa pessoinha aí...
Fala Eduardo beleza ? Já trocamos algumas resenhas nesse blog... De acordo com os meus comentários acima, você faria a troca ?
ResponderExcluirDifícil de te dizer... Você trocou um carro muito tecnológico e teoricamente com uma vasta rede por um premium, com qualidade construtiva e tecnologia mecânica acima da média, mas sem tanta tecnologia embarcada e sem uma capilaridade de rede.
ExcluirPorém vale salientar que você comprou um Mercedes-Benz e tem coisas que não são somente essas análises, frias... Existe muito mais em qualidade, precisão e conforto do que números...
Ainda acho que é superior mesmo ao A3 sedã, mas depende muito do que você quer naquele momento da compra: mais força, esportividade ou mais conforto.
Qualidade, apesar de eu ser fã de carteirinha de MB, sei que Audi não deve nada. Aí tem seguro, IPVA e outras "cositas más", mas se você já tem, é sinal que pode manter e manter bem!!!
Por enquanto fico com o meu Golf 1.4 alemão mesmo, mas se Deus quiser, logo vem um veículo da tríade alemã, mas a escolha não tem sido fácil!!!
Parabéns, tu tem um carro pra lá de bom: TENS UM SONHO na garagem!!!
E essas saídas de ar? Absurdamente feias. Coisa de carro de entrada. Horrível!!! Externamente o carro é belo, mas essas saídas acabam com o prazer de estar dentro de um.
ResponderExcluirNão quero troca la pelo A3 e sim por um PASSAT. Muitos já me disseram que é mais carro que ela.
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