Este é um carro que vai chamar bem mais atenção nas ruas do que a primeira geração, lançada em 2010 com uma abordagem estética mais discreta.
Audi Sport Quattro |
Os três elementos retangulares da extremidade do capô do novo A1 vieram do capô do Audi Quattro.
Audi Sport Quattro - 1984 |
Audi Sport Quattro - 1984 |
Audi Sport Quattro Concept - 2013 |
Audi Sport Quattro Concept - 2013 |
O fato de trazer para um modelo contemporâneo referências de carros ícones da marca, que foram adorados por muitos fãs durante anos e décadas, não é algo fácil.
Claro que o Audi Quattro original continua um mito, um referencial, mas certamente os fãs do Quattro original certamente sentirão seu coração bater mais forte ao ver as o parentesco estético com esse novo modelo da Audi.
E certamente que um verdadeiro Pocket Rocket como o novo A1 é o modelo mais adequado o renascimento do Sport quatro.
Audi Ur-Quattro - 1988 |
A Audi realmente é corajosa em trazer um carro de aparência tão agressiva para o mercado. Mas esse novo A1 vai trazer um pouco de “momentum” e frisson para esse segmento de modelos compactos. Não é apenas uma caixa metálica que te leva de A para B.
Esse novo A1 é um carro que os europeus chamam de "driver oriented" - modelos feitos para agradar o piloto. E que está destinado a ganhar muitos prêmios, especialmente de design. O A1 de primeira geração já foi bastante premiado, mas este novo será bem mais, certamente.
Não é só design. Ele compartilha a plataforma do Novo Polo, mas o chassi do novo Audi A1 Sportback possui uma afinação específica, que garante uma condução ágil e uma experiência de condução soberanamente esportiva.
A genética do Audi Quattro não está só no design. O antigo Sport Quattro já chegou a ter 306 cv em modelos de rua, enquanto este A1, nesta versão S-Line, traz no máximo, por enquanto, um 2.0 TFSI de 200 cv e 350 Nm.
Esse é o motor topo de gama, porque na Europa ele começa com um 1.0 TFSI de 95 cv, passa por um 1.0 TFSI de 115 cv, e tem ainda o intermediário 1.5 TFSI de 150 cv. As transmissões são manual de seis marchas para o 1.0 TFSI de 95 cv, S-Tronic de 7 marchas para o 1.0 TFSI e 1.5 TFSI, e S-Tronic de 6 marchas para o 2.0 TFSI.
O desenvolvimento do novo A1 não apenas olhou para a lista de ancestrais, mas também para os atuais modelos de primeira classe da Audi. Em particular, os sistemas de informação e segurança foram substituídos pelos modelos “grandes”.
Por exemplo, desde a versão básica, o novo A1 apresenta o painel de instrumentos totalmente digital com seu display de 10,25 polegadas, bem como um volante multifuncional. Claro, existem outros recursos opcionais, como o cockpit virtual Audi ou o sistema MMI Radio Plus com tela sensível ao toque.
Os sistemas de segurança são oriundos igualmente da classe superior. Passa a ser de série o aviso de saída de pista e o monitor de colisão frontal. Estará disponível o assistente de velocidade adaptável, e todas as comodidades anteriormente reservadas para os modelos maiores.
Conclusão
O Novo Audi A1 é um modelo que muda paradigmas tanto na Audi quanto no mercado. O design de linhas sólidas, bordas afiadas, cores externas marcantes e uma dianteira impregnada fará sucesso.
Alguns poderão demorar a se acostumar. Assim como o Audi Quattro simplesmente parecia diferente na época, com suas entradas de ar marcantes na dianteira e aparência ampla, o mesmo acontece com o novo Audi A1 Sportback,
A Audi foi corajosa em trazer para o mercado um carro com aparência tão agressiva - isso merece ser comemorado!
O carro é bonito, mas eu ainda ficaria com um CooperS.
ResponderExcluirOs MINI são carros que agradam ao público Gay e feminino. Não são carros criados para heterossexuais masculinos.
ResponderExcluirE este Audi A1 é um carro masculino. Isso em termos ópticos, que ele é mais que convincente.
Mecanicamente, dinamicamente, e conforto interior, além de tecnologia, dá pena do seus concorrentes. O que é aquele interior do MINI cheio de rodas ridículas perto desse interior que parece vindo do futuro deste A1.
Mecanicamente nem falo. Este A1 com 200 vc não verá a cor de qualquer outro concorrente.
Nada será como antes nesta classe compacta. O segmento de carros compactos será dividido temporalmente em aA1-mk2/dA1-mk2 (antes e depois de Audi A1-mk2).
Fico toda molhadinha com o carro caloi?
ExcluirQuem entende de público gay e feminino é vw. Vide golf, beatle, e fusca como lideres em todas as pesquisas de preferência desses públicos. E outra, desse assunto você entende muito bem de 4 em carros.
ExcluirVai começar com sua teoria sexista d novo? Deixa de ser ridículo, machinho.
ExcluirÉ como dizem, o maior homofobico é aquele que ainda não teve a coragem de se assumir. Pode se assumir Carlota, é de boa.
ExcluirIxi...tá apaixonada.....kkkk
ExcluirO Mini, carro do Mr Bean junto com o Mustang são as duas melhores releituras de clássicos do passado.
ExcluirAgora colocam isso no Hatch ao invés do cupe... É igual o preço do Golf, não faz sentido e ninguém entende.
energydrink, coloque tbm nessa sua lista o Fiat 500 ... tbm ficou fantástica a releitura dele.
ExcluirO design é uma evolução ao anterior. Mas pontuo que este novo A1 é mais um novo modelo que cresceu em tamanho sobre o seu antecessor. Desta feira, eu arriscaria um palpite de que agora ele é maior e mais pesado que o Audi A3 original, dos anos 200.
ResponderExcluirSe assim o for, este carro não foi para a academia, mas sim 'precisa fazer uma dieta'.
O primeiro a3 tinha 4.15 m e +- 1200 kg. Um carro bem maior e pesado q este, de onde vc tirou q este a1 é maior e mais pesado? Pesquise antes
ExcluirInobstante, este é voluntariamente mais incisivo que o anterior, mas preocupo-me pois estou a ficar ansioso pois todos os fabricantes estão deixando de fazer carros despojados, com menos detalhes e painel mais simples.
ExcluirNão pude deixar de notar que as luzes traseiras estão iguais aos dos BMW. BMW, Merc e Audi parecem estar convergindo no mesmo visual ultimamente.
As três fendas na dianteira entre a borda do capô e a grade maciça é algo diferente, mas não é ruim.
O único Audi bonito que vejo desde o primeiro A3. Arrasou!
ResponderExcluirAudi Sport Quattro Concept parece o Kia Gt4 Stinger, só que não tão bonito.
ResponderExcluirFALTOU PREÇOS DOS MODELOS E SE VAI CHEGAR AO BRASIL.MOTORIZAÇÃO INCOMPATÍVEL COM A AUDI NOS MODELOS DE ENTRADA.ALGUEM AÍ VAI COMPRAR UM AUDI TURBO DE 95 CAVALOS PRO 100K??????
ResponderExcluirA Quatro Rodas deu que esse carro será fabricado no Brasil:
ResponderExcluirhttps://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nova-geracao-do-audi-a1-sera-fabricada-no-brasil/
A Audi vai ampliar seu portfólio made in Brazil com a fabricação do compacto A1. O carro, previsto para chegar às lojas brasileiras no segundo semestre de 2018, já será um exemplar da segunda geração, cuja apresentação ocorrerá poucos meses antes, na Europa. Essa estreia está prevista para março de 2018, no Salão de Genebra, palco do lançamento da primeira geração, em 2010.
Conceitualmente, o A1 vai deixar a identidade própria um pouco de lado, se aproximando de uma versão reduzida do A3. Isso quer dizer que terá os novos faróis do irmão e também equipamentos como o Virtual Cockpit.
A principal novidade do compacto estará no espaço interno, isso porque o A1 vai crescer, oferecendo mais conforto no banco traseiro e maior capacidade no porta-malas. As medidas precisas ainda são desconhecidas, mas a distância entre-eixos deve aumentar dos atuais 2,47 metros para algo próximo de 2,60 metros.
Isso se deve à nova plataforma, que será a MQB A0, em substituição da PQ25. O consumidor brasileiro pode não estar familiarizado com esses códigos, mas logo vai entender as mudanças, uma vez que a PQ25 serve de base para o VW Fox e a MQB A0 será a plataforma da nova geração do Polo, com estreia prevista para abril.
Além de mais espaço, a plataforma MQB A0 vai garantir maior controle direcional e conforto ao rodar, pois sua estrutura terá maior rigidez graças ao uso intensivo de aços especiais e alumínio em sua construção.
Toda essa sofisticação de materiais estará só no A1, que deverá custar bem mais que o Polo. O hatch da Volks usará a mesma base, porém sem os componentes mais caros, como as partes de alumínio.
Em relação ao modelo que será vendido na Europa, o nosso não terá a opção de carroceria com duas portas (aqui o A1 terá apenas a versão Sportback, com quatro portas) e nem motores diesel, híbrido ou elétrico (estes dois últimos, possibilidades cogitadas na Europa).
Em compensação, os motores 1.0 TSI e 1.4 TFSI, previstos para o Velho Continente, também serão disponibilizados aqui – e em versões flex. O 1.0 TSI de 105/101 cv é o mesmo que equipa o VW Up!, e o 1.4 TFSI de 150cv vem do A4.
A versão 1.8 TFSI de 192 cv sai de cena. No futuro, há a possibilidade de a Audi oferecer uma versão S, importada, com tração integral Quattro e motor de quatro cilindros com cerca de 250 cv.
A Volkswagen ainda não decidiu se o A1 será produzido em São José dos Pinhais (PR), de onde saem A3 e VW Golf, ou em Taubaté (SP), que faz Gol, Voyage e Up!.
Consultada pela reportagem, a Audi do Brasil nega as informações e diz que não pretende aumentar a quantidade de modelos produzidos no país (atualmente A3 sedã e Q3).
Eu acho que em face do sucesso descomunal do Polo no Brasil, com filas de espera nas versões top e etc, e o fato de a Audi já fabricar o A3 e o Q3 em SJPinhais, compartilhamento de plataforma com o Polo, pode gerar sinergias e redução de custos. Poderia usar o motor 200 TSI, e câmbio AT6, o que faria cair a uma faixa de IPI de 7%.;
ExcluirEsse desenho certamente agradaria em cheio do consumdidor brasileiro. Então seria legal.
Se fabricasse no Brasil, poderia partir de R$ 90 mil o com motor 200 tsi.
Trocaria o golf pelo a1, desde que seja quattro e com o mesmo ea888, seria um canhão.
ResponderExcluirNão é um DS3 ?
ResponderExcluirGOSTARIA QUE MONTASSEM AQUI O "Q2"!!!
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