A Hyundai Motor Group (o Grupo) e Audi AG (Audi) anunciaram que firmaram um contrato de licenciamento cruzado de patente de vários anos, cobrindo uma ampla gama de componentes e tecnologias de veículos elétricos a célula de combustível (FCEV). Sob a nova parceria, o quinto maior grupo automobilístico do mundo e a montadora alemã de carros premium farão esforços conjuntos no desenvolvimento de FCEVs, para levar a indústria automotiva a um futuro mais sustentável.
O contrato de licenciamento cruzado foi assinado entre a Hyundai Motor Company - a principal unidade de fabricação de carros do Grupo - e Audi, mas também abrange e beneficia as afiliadas de ambas as empresas, incluindo, entre outras, a Kia Motors Corporation e a Volkswagen AG. A Hyundai e Audi, assim como suas afiliadas, compartilharão igualmente as licenças de patente nos próximos anos. A duração do contrato não foi divulgada.
O acordo também inclui o acesso mútuo aos componentes das células de combustível. Como primeiro passo, a Hyundai Motor Group concederá à sua contraparte o acesso a peças que são baseadas no know-how da Hyundai acumulado a partir do desenvolvimento da ix35 Fuel Cell, bem como da NEXO.
A Audi - responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível dentro do Grupo Volkswagen - também poderá aproveitar ao máximo a cadeia de fornecimento de peças FCEV da Hyundai. A Hyundai Motor Company, a primeira grande produtora mundial de veículos com célula de combustível, vem oferecendo SUV-Class FCEVs desde 2013 e atualmente os vende em 18 países ao redor do mundo.
"A célula de combustível é a forma mais sistemática de condução elétrica e, portanto, um ativo potente em nosso portfólio de tecnologia para a mobilidade premium sem emissões do futuro", disse Peter Mertens, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG. “No nosso roteiro do FCEV, estamos unindo forças com parceiros fortes como o Hyundai. Para o avanço dessa tecnologia sustentável, a cooperação é a maneira inteligente de liderar inovações com estruturas de custos atraentes ”.
Parceria além do compartilhamento de patentes
O Hyundai Motor Group e a Audi também concordaram em explorar as oportunidades para um próximo passo em sua colaboração. Este próximo passo terá como objetivo levar os padrões da indústria em tecnologia de célula de combustível, bem como acelerar o desenvolvimento do FCEV e estimular a inovação nesta tecnologia, oferecendo opções de mobilidade mais avançadas para os clientes.
Alliance abre novas portas para o negócio de componentes de célula de combustível do Grupo
Autonomia de longas distâncias e curtos períodos de reabastecimento tornam o hidrogênio uma fonte atraente de energia para a mobilidade elétrica. Isto é particularmente verdadeiro para os automóveis maiores, onde as vantagens de peso do veículo de célula de combustível inerentes ao seu design são particularmente pronunciadas. Os principais aspectos para o seu sucesso futuro no mercado incluem a produção regenerativa de hidrogênio e o estabelecimento de uma infra-estrutura suficiente.
A Hyundai Motor Group apresentou recentemente o novo SUV movido a hidrogênio, o NEXO, com maior autonomia e eficiência de combustível. NEXO vem com potência de motor de 120kW (163 cv), 20% melhor que seu antecessor, o Tucson Fuel Cell (também conhecido como ix35 Fuel Cell). O NEXO é construído sobre uma nova plataforma de célula de combustível dedicada, o que lhe confere maior potência e melhor dinâmica de condução do que os FCEV de geração anterior.
Ôxe, mas não é a Hyundai que faz carros boquetas??? Não é Hyundai, maior fabricante de faróis LED e laser do mundo, e que fornece faróis para a maioria das montadoras do mundo que não tem tecnologia nenhuma???
ResponderExcluirO que eu adoro na VW é que ela deixa os fanboys atônitos com suas decisões sensatas e inteligentes, calando a boca deles!!!
O grupo Hyundai é o segundo na Asia, só atrás da Toyota e sem levar em conta a Kia, pois são do mesmo grupo, mas são concorrentes e acredito ser o quarto no mundo e isso só no segmento automotivo. Esse Grupo detém um dos maiores estaleiros do mundo e constroem navios em prazos recordes. Aqui no Brasil ofertam produtos para todos os segmentos automotivos. Sem sombra de dúvidas, uma aliança promissora.
ExcluirOntem VW anunciando possível parceria com a Ford. Hoje Audi compartilhando tecnologias com a Hyundai. Não deve estar sendo fácil pra uma pessoa aí...
ResponderExcluirFora a parceria com a JAC para carros elétricos na China.
ExcluirAliança com chineses e agora mais essa. Tsssk.
ResponderExcluirElas sabem que se ficarem paradas os chineses vão dominar tudo, estão se unindo como podem.
ResponderExcluirA VW é ligeira e está sendo muito esperta, está se unindo aos maiores grupos do mundo e aos chineses para se fortalecer a cada dia além de que com essas alianças vai diminuir custos astronômicos. Não tem jeito, a VW dominará o mundo sobre rodas em breve e com folga!
ResponderExcluirVW GROUP ONTEM:
ResponderExcluirVW faz parceria com FORD
VW Truck & Bus se torna TRATON Group
AUDI faz parceria com a Hyundai
Porsche compra 10% da Rimac
Audi faz parceria com governo alemão para desenvolvimentos de "AirTaxis" em ingolstadt, fora a parceria com Airbus e e Italdesign na Pop.Up.
Semana bem movimentada em Wolfsburg, Stuttgart e Ingosltadt. Rsrs
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.