O novo Tiguan 2019 é vendido no Brasil em três versões: 250 TSI, 250 TSI Comfortline e 350 TSI R-Line. Neste artigo avaliamos a versão intermediária - único SUV de 7 lugares com preço abaixo de R$ 150 mil reais.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

O Tiguan 2019 vendido no Brasil é chamado de "AllSpace" pois é uma versão com entre-eixos alongada em 28 cm relativamente ao Tiguan vendido na Europa. E que foi criada especialmente para o mercado americano - a distância também é maior, de 2,79 metros.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

O comprimento cresceu quase 22 centímetros chegando a 4,70 metros, e agora é ofertado com 7 lugares. Mesmo maior e mais espaçoso, o Tiguan 2019 chegou com preço mais baixo em relação ao anterior, pois este é importado do México, o que permite a isenção do imposto de importação de 35% que era aplicado ao modelo anterior, proveniente da Alemanha.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

Outro aspecto que permite redução de impostos e custos é o fato de que este Tiguan 2019, nestas versões 250 TSI, contam com um motor flex. Esse motor é fabricado no Brasil, na cidade de São Carlos - estado de São Paulo, enviado ao México, e retorna importado no carro importado para o Brasil. Com isso há uma vantagem em termos de nacionalização, e também uma redução de 2% no IPI - Imposto de Produtos Industrializados. O modelo anterior, com motor 1.4 TSI gasolina pagava 13% de IPI, enquanto este novo modelo paga 11%.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares - interior

O motor em questão é o 1.4 TSI de 150 cavalos e 250 Nm de torque - o mesmo usado no Golf Highline vendido no Brasil. Entretanto, enquanto no Golf Highline fabricado no Paraná esse propulsor está acoplado a uma transmissão automática de conversor de torque de seis marchas, AISIN, no caso do Tiguan a VW optou por acoplá-lo a uma transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas DSG-6, banhada a óleo.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares - interior

Na teoria, uma transmissão automática de dupla embreagem DSG-6 é mais eficiente que uma automática convencional de conversor de torque, o que resultaria em um desempenho maior, e um consumo menor. Já a transmissão automática convencional, por contar com conversor de torque, resultaria em mais agilidade nos regimes inciais de rotação, abaixo de 1.500 RPM, quando o turbo ainda não está operado a 100% da sua capacidade.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

Isso tudo é muito acadêmico. Na prática, o consumidor comum não percebe diferenças de funcionamento entre os dois câmbios, já que ambos são silenciosos, suaves e instantâneos nas trocas. Este Tiguan 250 TSI não apresenta qualquer vestígio de insuficiência de torque em baixos regimes, mostrando-se ágil em qualquer regime de rotação - evidenciando um casamento perfeito entre esse motor turbo e a transmissão automática de dupla embreagem.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares - porta-malas

Uma diferença de operação é que, no caso deste Tiguan com DSG-6, quando se para o carro em faróis ou no trânsito congestionado, não é necessário ficar apertado o pedal de freio, o que amplia o conforto e a conveniência. Entretanto, esse comportamento é propiciado pelo freio de mão eletrônico com Auto Hold, e não pela transmissão DSG (o Honda Civic Automático também tem opera dessa forma, e o sua transmissão é a CVT, continuamente variável).

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares - interior - painel

Do ponto de vista de redução de custos, conforme executivos da marca, a transmissão DSG-6, por ser fabricada internamente pela própria Volkswagen, tem custo menor que a automática de conversor de torque usada no Golf, já que esta é comprada de um fornecedor, no caso a AISIN.

Comportamento dinâmico

O desempenho e o torque do motor 250 TSI Flex são suficientes para esse SUV de mais de 1.500 Kg, mostrando-se ágil e responsivo - mesmo com 7 passageiros a bordo. Isso faz deste modelo um SUV de performance esportiva (se você quer isso, melhor optar pelo Tiguan R-Line 350 TSI com motor de 220 cv - este um verdadeiro hothatch em pele de SUV famililar).

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

Independentemente do motor que se aplica ao Allspace, o Tiguan é extremamente fácil de ser conduzido e confortável, mesmo com rodas de 18 ou 19 polegadas. Esta versão contra com tração dianteira 4x2, enquanto o 350 R-Line é ainda mais plantado graças ao sistema de tração 4-Motion.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

De qualquer forma, o Tiguan AllSpace transita sólido e sem oscilações. O passeio é sólido e confortável, sem oscilações da carroceria. A suspensão tem um ajuste adequado para o piso brasileiro, com curso longo, e ajuste firme - que mantém a estabilidade desses veículos com centro de gravidade elevado.

Desempenho e consumo

Segundo dados da Volkswagen, o Tiguam 250 TSI Flex de 1.600 Kg acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 198 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 6,8 Km/l de etanol em cidade, e 8 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 10,1 Km/l em cidade, e 11,7 Km/l em estrada.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares - espaço traseiro

Em nosso teste (vídeo abaixo), em percurso urbano em Brasília (DF), o Tiguan conseguimos uma média de 11 Km/l de gasolina, e 7,5 Km/l de etanol - números melhores que os informados pelo INMETRO, o que consideramos excelente, pois este é um SUV grande, relativamente pesado e com bom desmpenho.



O quadro abaixo traz um comparativo desses indicadores com os seus principais concorrentes.

Tiguan 250 TSITiguan 350 TSICompass 2.0 ATEquinox 2.0 AT AWDCR-V 2019Equinox 2.0 AT LT
0 a 100 km/h9,86,810,67,610,17,6
Vel. Máxima198223192210201210
Cons. Cidade (E)6,8Não é Flex5,5Não é FlexNão é FlexNão é Flex
Cons. Estrada (E)8,0Não é Flex8,1Não é FlexNão é FlexNão é Flex
Cons. Cidade (G)10,18,37,28,48,59,1
Cons. Estrada (G)11,79,610,510,112,511,2
Peso156217851547169316071693
PreçoR$124.900R$179.900R$134.990R$155.990R$179.900R$134.900
Comprimento4,7014,7014,44,6524,5914,652
Largura1,841,841,821,841,8541,84
Entre-eixos2,792,792,642,722,6592,72
Porta-malas710686410468522468

Estética

Externamente, o Tiguan Allspace adota um capô e a grade que transmitem uma impressão de robustez e força.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

As portas traseiras são estendidas e facilitam o acesso ao interior, mas estão harmonicamente integradas ao design do teto e também da traseira, formatando um visual lateral sóbrio e elegante - mesmo marcado pelo friso insculpido na linha de cintura.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

A traseira conta com lanternas em LED, e um formato retilíneo e alargado. É sóbrio e conservador, mas bem resolvido e equilibrado. No geral o Tiguan AllSpace é um carro agradável à vista e discreto.

Espaço interior

Um Tiguan com sete lugares? Soa bem, mas requer um mínimo de aptidão física e um autocontrole voluntário no planejamento de viagens. Os dois assentos da terceira são adequado para pessoas de estatura abaixo de 1,57 metros. Com tais assentos levantados, o porta-malas fica com capacidade de 216 litros. Caso se rebata os os dois assentos, o Tiguan fica com 5 lugares, mas o porta-malas aumenta seu volume para 616 litros.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

O compartimento traseiro, da terceira fila, ostenta um bom espaço para os joelhos dos passageiros. O espaço transversal e a altura do teto são abundantes - graças aos 2,79 metros de entre-eixos. Esses passageiros contam ainda com saídas individuais de ar-condicionado com ajuste de temperatura exclusivo. E ainda mesas rebatíveis alocadas no encosto dos bancos dianteiros, com porta-copos. Tudo muito prático como normalmente se vê em carros americanos.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

Em termos de equipamentos, este Tiguan 250 TSI Comfortline vem de série copmpleto: sistema de infotainment Discover Media (com espelhamento de tela de smartphone via os aplicativos Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link), sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira, sensor de chuva, sistema Start/Stop (que desliga automaticamente o motor quando o veículo), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

Há ainda uma série de detalhes cromados no exterior, faróis em LED, luzes diurnas de condução (DLR) também em LED, rodas de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18), retrovisores externos e banco do motorista com ajustes elétricos e três memórias de posição. O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação. Opcionalmente apenas o tet-solar, com preço adicional de R$ 4.000 reais.

Concorrentes

Peugeot 5008 - R$ 157.490 reais



Honda CR-V 1.5 Turbo - R$ 179.990 reais



Chevrolet Equinox - R$ 134.900 reais


O Equinox adota um motor 2.0 e transmissão automática de 9 marchas, mas peca por não oferecer 7 lugares.

Conclusão

Volkswagen Tiguan 2019 Flex 7 lugares

O Tiguan 250 TSI Comfortline oferece espaço interno generoso, desempenho correto, consumo surpreendentemente baixo, e uma abundância de recursos de conforto e de entretenimento que toram as viagens muito confortáveis. O preço é bastante competitivo em face da realidade brasileira.

37 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Comcorrente é o 3008 e não 5008.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. 3008 é 5 lugares. 5008 é 7 lugares, como o Tiguan.
      Então, 5008 é o concorrente do tiguan comfortlone

      Excluir
    2. Tiguan 7 lugares somente para pessoas até 1,50m 5008 7 lugares para adultos.

      Ou seja quer 7 lugares 5008 a Tiguan é na verdade 5 lugares úteis!

      Excluir
    3. MENTIROSO relichou:

      "Tiguan 7 lugares somente para pessoas até 1,50m 5008 7 lugares para adultos."

      Fato: Tiguan 7 lugares, os dois últimos assentos são para pessoas de até 1,57 metros.

      Tem muito MENTIROSO aqui. Só mentem, orelham e relicham.

      Excluir
    4. MENTIROSO relinchou:

      "Ou seja quer 7 lugares 5008 a Tiguan é na verdade 5 lugares úteis

      MENTIRA. Os dois bancos traseiros da terceira fileira do Peugeot 5008 são igualmente para crianças.

      Já a terceira fileira tem bancos individuais que podem ser rebatidos ou removidos, mas com espaço bem acanhado, ideal para crianças.

      Excluir
  2. genti...se o 3008 é tão bom porque não vendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não tem concessionária, não é fabricado no Brasil, e não tem motor flex. Tá achando pouco ?

      Excluir
    2. Commodus Antonius seu grande Bº$+@ !!!

      Excluir
    3. Só pode ser bot, chega a ser irritante pq so repeti a mesma coisa

      Excluir
    4. Tá vendendo bem mais que a Tiguan

      Excluir
  3. Esperando os chinas chegarem com a mesma proposta e bem mais baratos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem mais baratos? Com a mesma qualidade ou descartáveis e inseguros como são inclusive os atuais?

      Excluir
    2. Desculpe amigo, mas para um Xing ling valer a pena tem que custar a metade do preço de um Tiguan por exemplo e oferecer no mínimo os mesmo mimos e espaço interno semelhante. Isso nunca pois os chineses estão melhorando sim, e o preço aumentando sim e muito. E garanto que quem pode pagar vai continuar comprando o Tiguan e não um Xing Ling semelhante mesmo custando metade do valor do Tiguan. Suv Xing ling é para pobre metido e ponto final. Rico vai continuar comprando das gigantes com muita tradição.

      Excluir
  4. Equinox tem uma proposta interessante também e custa cerca de 30/45 mil a menos que o 350 tsi!

    ResponderExcluir
  5. Os números de porta malas do Tiguan são obtidos com o ajuste que esfola o passageiro do banco traseiro!

    ResponderExcluir
  6. Versão alongada em 28cv, impressionante o alongamento do comprimento de potência ?kkkk

    ResponderExcluir
  7. Esse carro da foto não tem botão de partida? Pra que esse tipo de economia porca num carro desse preço, VW?

    ResponderExcluir
  8. Meio gastão esse carro. Como é o consumo comparado com seus concorrentes?

    ResponderExcluir
  9. Uma correção ae, quem compra carro acima de 150 mil não está preocupado com consumo, aqui em casa todo mundo dirigi carros acima de 100 mil e ninguém liga para consumo. E mais uma correção, a lista de equipamentos que os concorrentes do Tiguan oferece não deixam em nada a desejar para o Tiguan, até porquê não sei porquê a Volkswagen está abaixando o preço de carros desse nível, uma vez que o comprador desse porte não liga a mínima para o preço, enfim: CONSUMO e PREÇO é coisa de c l a s s e C, nós da ClasseA não ligamos a mínima para esses conceitos aqui apresentados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você ganhou seu dinheiro como? Não parece ser muito inteligente, pois comete erros primários de ortografia e gramática.

      Ao analisar o conteúdo do seu texto, vejo também que você demonstra enorme ignorância. Economia de combustível é um tema que vai além da disponibilidade de recursos do comprador. É uma questão de sustentabilidade, ou seja, de economia de recursos naturais não renováveis e de redução de emissão de poluentes na atmosfera.

      Excluir
    3. Se você fosse da classe A nem estaria lendo post de Tiguan, quem compra Tiguan se preocupa com consumo sim, quem tem grana e não se preocuoa com consumo não fica lendo post de Tiguan, vai na concessionária audi e encomenda uma Q7.

      Excluir
    4. Quem é Classe A nem olha esses site kkkkk

      Excluir
    5. Atrás de uma tela todo mundo e rico.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O Polo tem painel todo digital e esse SUV novo e nessa faixa de preço não?

    ResponderExcluir
  12. Excelente SUV.... Não por acaso que ja é o quinto SUV mais vendido no mundo.... Parabéns VW continua investindo em excelente produtos

    ResponderExcluir
  13. O preço está errado da tabela.
    Se o concorrente é na versão allspace confortiline o preço é R$ 150 mil.
    A versão do valor da tabela é de 5 lugares.

    ResponderExcluir
  14. Olha a R Line é rápida e o baralho! Mas não vale! Comprei a 250 intermediária mesmo! Estou adorando! A de entrada é terrível! Não comprem!

    ResponderExcluir
  15. Só não entendi a colocação de que o preço é menor que a versão anterior pois é feito no méxico. A versão anterior estava saindo por 99 mil nos últimos meses... confere?

    ResponderExcluir
  16. Bem que a VW poderia trazer a Tiguan sem ser all-space, pelo menos uma versão básica com o nível de equipamentos da 250TSi por uns 5-10mil a menos... Venda do HIV Touring iria zerar no mesmo momento....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tiguan curta da Europa custaria uns R$ 50 mil a mais que a AllSpace. Vinda da Europa teria que pagar Imposto de Importação de 35%, o que não acontece na AllSpace, que vem do México.
      Então, pode esquecer a Tiguan curta no Brasil.

      Excluir
  17. http://carsale.uol.com.br/2018/05/14/vaza-suposta-imagem-volkswagen-t-cross-o-suv-polo

    ResponderExcluir
  18. A VW coloca uma carro deste por 150 mil, e não tem nem partida por botão? Assim fica complicado bater o Compass Diesel.

    ResponderExcluir
  19. Carro maravilhoso, só faltou o jovial suporte para celular.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem