O Tiguan 2019 vendido no Brasil é chamado de "AllSpace" pois é uma versão com entre-eixos alongada em 28 cm relativamente ao Tiguan vendido na Europa. E que foi criada especialmente para o mercado americano - a distância também é maior, de 2,79 metros.
O comprimento cresceu quase 22 centímetros chegando a 4,70 metros, e agora é ofertado com 7 lugares. Mesmo maior e mais espaçoso, o Tiguan 2019 chegou com preço mais baixo em relação ao anterior, pois este é importado do México, o que permite a isenção do imposto de importação de 35% que era aplicado ao modelo anterior, proveniente da Alemanha.
Outro aspecto que permite redução de impostos e custos é o fato de que este Tiguan 2019, nestas versões 250 TSI, contam com um motor flex. Esse motor é fabricado no Brasil, na cidade de São Carlos - estado de São Paulo, enviado ao México, e retorna importado no carro importado para o Brasil. Com isso há uma vantagem em termos de nacionalização, e também uma redução de 2% no IPI - Imposto de Produtos Industrializados. O modelo anterior, com motor 1.4 TSI gasolina pagava 13% de IPI, enquanto este novo modelo paga 11%.
O motor em questão é o 1.4 TSI de 150 cavalos e 250 Nm de torque - o mesmo usado no Golf Highline vendido no Brasil. Entretanto, enquanto no Golf Highline fabricado no Paraná esse propulsor está acoplado a uma transmissão automática de conversor de torque de seis marchas, AISIN, no caso do Tiguan a VW optou por acoplá-lo a uma transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas DSG-6, banhada a óleo.
Na teoria, uma transmissão automática de dupla embreagem DSG-6 é mais eficiente que uma automática convencional de conversor de torque, o que resultaria em um desempenho maior, e um consumo menor. Já a transmissão automática convencional, por contar com conversor de torque, resultaria em mais agilidade nos regimes inciais de rotação, abaixo de 1.500 RPM, quando o turbo ainda não está operado a 100% da sua capacidade.
Isso tudo é muito acadêmico. Na prática, o consumidor comum não percebe diferenças de funcionamento entre os dois câmbios, já que ambos são silenciosos, suaves e instantâneos nas trocas. Este Tiguan 250 TSI não apresenta qualquer vestígio de insuficiência de torque em baixos regimes, mostrando-se ágil em qualquer regime de rotação - evidenciando um casamento perfeito entre esse motor turbo e a transmissão automática de dupla embreagem.
Uma diferença de operação é que, no caso deste Tiguan com DSG-6, quando se para o carro em faróis ou no trânsito congestionado, não é necessário ficar apertado o pedal de freio, o que amplia o conforto e a conveniência. Entretanto, esse comportamento é propiciado pelo freio de mão eletrônico com Auto Hold, e não pela transmissão DSG (o Honda Civic Automático também tem opera dessa forma, e o sua transmissão é a CVT, continuamente variável).
Do ponto de vista de redução de custos, conforme executivos da marca, a transmissão DSG-6, por ser fabricada internamente pela própria Volkswagen, tem custo menor que a automática de conversor de torque usada no Golf, já que esta é comprada de um fornecedor, no caso a AISIN.
Comportamento dinâmico
O desempenho e o torque do motor 250 TSI Flex são suficientes para esse SUV de mais de 1.500 Kg, mostrando-se ágil e responsivo - mesmo com 7 passageiros a bordo. Isso faz deste modelo um SUV de performance esportiva (se você quer isso, melhor optar pelo Tiguan R-Line 350 TSI com motor de 220 cv - este um verdadeiro hothatch em pele de SUV famililar).
Independentemente do motor que se aplica ao Allspace, o Tiguan é extremamente fácil de ser conduzido e confortável, mesmo com rodas de 18 ou 19 polegadas. Esta versão contra com tração dianteira 4x2, enquanto o 350 R-Line é ainda mais plantado graças ao sistema de tração 4-Motion.
De qualquer forma, o Tiguan AllSpace transita sólido e sem oscilações. O passeio é sólido e confortável, sem oscilações da carroceria. A suspensão tem um ajuste adequado para o piso brasileiro, com curso longo, e ajuste firme - que mantém a estabilidade desses veículos com centro de gravidade elevado.
Desempenho e consumo
Segundo dados da Volkswagen, o Tiguam 250 TSI Flex de 1.600 Kg acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 198 Km/h. O consumo, segundo o INMETRO, é de 6,8 Km/l de etanol em cidade, e 8 Km/l em estrada. Com gasolina melhora para 10,1 Km/l em cidade, e 11,7 Km/l em estrada.
Em nosso teste (vídeo abaixo), em percurso urbano em Brasília (DF), o Tiguan conseguimos uma média de 11 Km/l de gasolina, e 7,5 Km/l de etanol - números melhores que os informados pelo INMETRO, o que consideramos excelente, pois este é um SUV grande, relativamente pesado e com bom desmpenho.
O quadro abaixo traz um comparativo desses indicadores com os seus principais concorrentes.
Estética
Externamente, o Tiguan Allspace adota um capô e a grade que transmitem uma impressão de robustez e força.
As portas traseiras são estendidas e facilitam o acesso ao interior, mas estão harmonicamente integradas ao design do teto e também da traseira, formatando um visual lateral sóbrio e elegante - mesmo marcado pelo friso insculpido na linha de cintura.
A traseira conta com lanternas em LED, e um formato retilíneo e alargado. É sóbrio e conservador, mas bem resolvido e equilibrado. No geral o Tiguan AllSpace é um carro agradável à vista e discreto.
Espaço interior
Um Tiguan com sete lugares? Soa bem, mas requer um mínimo de aptidão física e um autocontrole voluntário no planejamento de viagens. Os dois assentos da terceira são adequado para pessoas de estatura abaixo de 1,57 metros. Com tais assentos levantados, o porta-malas fica com capacidade de 216 litros. Caso se rebata os os dois assentos, o Tiguan fica com 5 lugares, mas o porta-malas aumenta seu volume para 616 litros.
O compartimento traseiro, da terceira fila, ostenta um bom espaço para os joelhos dos passageiros. O espaço transversal e a altura do teto são abundantes - graças aos 2,79 metros de entre-eixos. Esses passageiros contam ainda com saídas individuais de ar-condicionado com ajuste de temperatura exclusivo. E ainda mesas rebatíveis alocadas no encosto dos bancos dianteiros, com porta-copos. Tudo muito prático como normalmente se vê em carros americanos.
Em termos de equipamentos, este Tiguan 250 TSI Comfortline vem de série copmpleto: sistema de infotainment Discover Media (com espelhamento de tela de smartphone via os aplicativos Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link), sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira, sensor de chuva, sistema Start/Stop (que desliga automaticamente o motor quando o veículo), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros.
Há ainda uma série de detalhes cromados no exterior, faróis em LED, luzes diurnas de condução (DLR) também em LED, rodas de liga leve estilo “Kingston” de 18 polegadas (pneus 235/55 R18), retrovisores externos e banco do motorista com ajustes elétricos e três memórias de posição. O painel de instrumentos tem tela central colorida e a região dos pés dos passageiros dianteiros recebe iluminação. Opcionalmente apenas o tet-solar, com preço adicional de R$ 4.000 reais.
Concorrentes
Peugeot 5008 - R$ 157.490 reais
Honda CR-V 1.5 Turbo - R$ 179.990 reais
Chevrolet Equinox - R$ 134.900 reais
O Equinox adota um motor 2.0 e transmissão automática de 9 marchas, mas peca por não oferecer 7 lugares.
Conclusão
O Tiguan 250 TSI Comfortline oferece espaço interno generoso, desempenho correto, consumo surpreendentemente baixo, e uma abundância de recursos de conforto e de entretenimento que toram as viagens muito confortáveis. O preço é bastante competitivo em face da realidade brasileira.
Comcorrente é o 3008 e não 5008.
ResponderExcluirErrado. 3008 é 5 lugares. 5008 é 7 lugares, como o Tiguan.
ExcluirEntão, 5008 é o concorrente do tiguan comfortlone
Tiguan 7 lugares somente para pessoas até 1,50m 5008 7 lugares para adultos.
ExcluirOu seja quer 7 lugares 5008 a Tiguan é na verdade 5 lugares úteis!
MENTIROSO relichou:
Excluir"Tiguan 7 lugares somente para pessoas até 1,50m 5008 7 lugares para adultos."
Fato: Tiguan 7 lugares, os dois últimos assentos são para pessoas de até 1,57 metros.
Tem muito MENTIROSO aqui. Só mentem, orelham e relicham.
MENTIROSO relinchou:
Excluir"Ou seja quer 7 lugares 5008 a Tiguan é na verdade 5 lugares úteis
MENTIRA. Os dois bancos traseiros da terceira fileira do Peugeot 5008 são igualmente para crianças.
Já a terceira fileira tem bancos individuais que podem ser rebatidos ou removidos, mas com espaço bem acanhado, ideal para crianças.
genti...se o 3008 é tão bom porque não vendi?
ResponderExcluirPorque não tem concessionária, não é fabricado no Brasil, e não tem motor flex. Tá achando pouco ?
ExcluirCommodus Antonius seu grande Bº$+@ !!!
ExcluirSó pode ser bot, chega a ser irritante pq so repeti a mesma coisa
ExcluirTá vendendo bem mais que a Tiguan
ExcluirEsperando os chinas chegarem com a mesma proposta e bem mais baratos...
ResponderExcluirBem mais baratos? Com a mesma qualidade ou descartáveis e inseguros como são inclusive os atuais?
ExcluirDesculpe amigo, mas para um Xing ling valer a pena tem que custar a metade do preço de um Tiguan por exemplo e oferecer no mínimo os mesmo mimos e espaço interno semelhante. Isso nunca pois os chineses estão melhorando sim, e o preço aumentando sim e muito. E garanto que quem pode pagar vai continuar comprando o Tiguan e não um Xing Ling semelhante mesmo custando metade do valor do Tiguan. Suv Xing ling é para pobre metido e ponto final. Rico vai continuar comprando das gigantes com muita tradição.
ExcluirEquinox tem uma proposta interessante também e custa cerca de 30/45 mil a menos que o 350 tsi!
ResponderExcluirOs números de porta malas do Tiguan são obtidos com o ajuste que esfola o passageiro do banco traseiro!
ResponderExcluirVersão alongada em 28cv, impressionante o alongamento do comprimento de potência ?kkkk
ResponderExcluirEsse carro da foto não tem botão de partida? Pra que esse tipo de economia porca num carro desse preço, VW?
ResponderExcluirMeio gastão esse carro. Como é o consumo comparado com seus concorrentes?
ResponderExcluirUma correção ae, quem compra carro acima de 150 mil não está preocupado com consumo, aqui em casa todo mundo dirigi carros acima de 100 mil e ninguém liga para consumo. E mais uma correção, a lista de equipamentos que os concorrentes do Tiguan oferece não deixam em nada a desejar para o Tiguan, até porquê não sei porquê a Volkswagen está abaixando o preço de carros desse nível, uma vez que o comprador desse porte não liga a mínima para o preço, enfim: CONSUMO e PREÇO é coisa de c l a s s e C, nós da ClasseA não ligamos a mínima para esses conceitos aqui apresentados.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVocê ganhou seu dinheiro como? Não parece ser muito inteligente, pois comete erros primários de ortografia e gramática.
ExcluirAo analisar o conteúdo do seu texto, vejo também que você demonstra enorme ignorância. Economia de combustível é um tema que vai além da disponibilidade de recursos do comprador. É uma questão de sustentabilidade, ou seja, de economia de recursos naturais não renováveis e de redução de emissão de poluentes na atmosfera.
Se você fosse da classe A nem estaria lendo post de Tiguan, quem compra Tiguan se preocupa com consumo sim, quem tem grana e não se preocuoa com consumo não fica lendo post de Tiguan, vai na concessionária audi e encomenda uma Q7.
ExcluirQuem é Classe A nem olha esses site kkkkk
ExcluirAtrás de uma tela todo mundo e rico.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou mais a R-Line
ResponderExcluirO Polo tem painel todo digital e esse SUV novo e nessa faixa de preço não?
ResponderExcluirExcelente SUV.... Não por acaso que ja é o quinto SUV mais vendido no mundo.... Parabéns VW continua investindo em excelente produtos
ResponderExcluirO preço está errado da tabela.
ResponderExcluirSe o concorrente é na versão allspace confortiline o preço é R$ 150 mil.
A versão do valor da tabela é de 5 lugares.
Olha a R Line é rápida e o baralho! Mas não vale! Comprei a 250 intermediária mesmo! Estou adorando! A de entrada é terrível! Não comprem!
ResponderExcluirSó não entendi a colocação de que o preço é menor que a versão anterior pois é feito no méxico. A versão anterior estava saindo por 99 mil nos últimos meses... confere?
ResponderExcluirBem que a VW poderia trazer a Tiguan sem ser all-space, pelo menos uma versão básica com o nível de equipamentos da 250TSi por uns 5-10mil a menos... Venda do HIV Touring iria zerar no mesmo momento....
ResponderExcluirA Tiguan curta da Europa custaria uns R$ 50 mil a mais que a AllSpace. Vinda da Europa teria que pagar Imposto de Importação de 35%, o que não acontece na AllSpace, que vem do México.
ExcluirEntão, pode esquecer a Tiguan curta no Brasil.
http://carsale.uol.com.br/2018/05/14/vaza-suposta-imagem-volkswagen-t-cross-o-suv-polo
ResponderExcluirA VW coloca uma carro deste por 150 mil, e não tem nem partida por botão? Assim fica complicado bater o Compass Diesel.
ResponderExcluirAusência de botão de partida não mata ninguém
ExcluirCarro maravilhoso, só faltou o jovial suporte para celular.
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