A Volkswagen e a empresa chinesa JAC assinaram um acordo de cooperação em 2016 e, em 2017, fundaram uma joint venture para abastecer o mercado local com carros elétricos de baixo custo sob a marca SOL independente. E aqui está o primeiro fruto: a fábrica da JAC em Hefei começou a produção em série do SOL E20X.

SOL E20X, o JAC T40 da VW começa a ser produzido - China

É claro que em tão pouco tempo um novo modelo não pode ser desenvolvido. Para testar os parceiros do acordo, a Volkswagen pegou um modelo elétrico pronto, o JAC iEV7S, da linha 2017, e criou o Sol E20X.

SOL E20X

Este é um modelo elétrico, tração dianteira, com um comprimento de 4,135 metros, com cinco portas e um design bastante peculiar.

SOL E20X

A transformação do veículo elétrico chinês original em um modelo comum não exigiu muito esforço e afetou principalmente o exterior: o SOL E20X assemelha-se a modernos carros Seat com faróis inclinados e um plugue trapezoidal no lugar da grade do radiador.

SOL E20X

Ligeiramente mudado é o interior: aqui há novos gráficos, um desenho diferente dos defletores de ventilação, maçanetas novas, o seletor de transmissão e a cobertura do túnel central. E que mais se aproxima dos carros da Volkswagen é um sistema de mídia com controle de voz, desenvolvido em cooperação com o Mobvoi.

SOL E20X

Mas a parte técnica do crossover chinês não foi tocada pelos parceiros. Como o JAC original, o novo SOL E20X é equipado com um motor elétrico com uma potência de 116 hp. E uma bateria de íons de lítico com uma capacidade de 39 kWh.

SOL E20X

É verdade que a quilometragem reivindicada com carga total não é a mesma: 280 km para um modelo puramente chinês e 300 km para o SOL - mas isso pode ser atribuído a diferenças no ajuste da eletrônica.

SOL E20X

O primeiro SOL aparecerá no terceiro trimestre. A base JAC iEV7S na China custa US $ 32.400, e dado os subsídios estatais que dependem da região, seu preço pode cair para US $ 18.700. Aparentemente, para SOL eles se aplicarão sobre o mesmo. Nos planos da joint venture existem mais dois modelos - um pequeno hatchback e um sedã, e já em 2020 o veículo elétrico SOL original deve aparecer na plataforma modular alemã MEB.

21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A nova Xing-ling do mercado, acho... que alguém mordeu à língua e que provavelmente não aparecerá nos comentários. Deve estar com o vestido no rosto por passar mais essa vergonha.

    ResponderExcluir
  2. A Volvo que se cuide. Até agora a Volvo é a melhor chinesa do mercado. Mas com a chegada da SOL, esse posto está em sério risco.

    Esse SOL 20X é um exemplo claro. Transpira qualidade alemã por todos os vincos.

    Gosto da Volvo, entre as chinesas é minha preferida, mas essa SOL está com cara que vem para liderar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Volvo é sueca, a Geely Group é chinesa. A Troller é Brasileira, e a Ford é estadunidense.

      Excluir
  3. Se a Volks passar à fábricar smartphones, a Apple e Samsung que se cuidem, Blá blá blá blá blá blá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a volkswagen já produz a melhor salsicha do mundo... kkkk

      Excluir
    2. Desde qnd a volvo é chinesa? Cada um q aparece, volta pra sua caloi

      Excluir
  4. Até a JW consegue fazer um acabamento melhor que a sua mãe VW. O mundo está perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamento melhor onde? Vc entro no carro e viu, pq eu n consigo analisa acabamento sem ver o carro ao vivo, só o design dele

      Excluir
  5. Jenti , se o sol20 é tão bom , pq nao vendi ?

    ResponderExcluir
  6. A Volkswagen não é fácil não. Dinheiro ela tem demais. Não precisa de ajuda de governos - ela é viável pelos seus projetos em sincronia com mercados. "Ela toma sopa quente pelas bordas do prato". Joga sempre comedida. Pra que inventar a roda? O SOL vai brilhar! Na atualidade um SUV elétrico tem tudo a ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo colega, é por isso que a VW engoliu Gm, Ford, Toyota, Honda etc. Pensaram que ela estava dormindo no ponto quando o assunto é SUV, só que desde de 2015 o grupo VW vem despejando uma enxurrada de SUVs no mercado e mais uma porção está por vir. Hj fui ver de perto e fazer um test drive no novo Tiguan All Space e posso afirmar com toda a certeza que mais uma vez a VW esculachou todos os seus concorrentes assim como ela fez nos ultimos anos com Jetta, Up!,Golf, Passat, Polo e Virtus, o Tiguan simplesmente humilha a concorrência. De perto o Tiguan mostra ser muito robusto e é muito fácil perceber a qualidade construtiva em todos os detalhes internos e externos além de toda a tecnologia de ponta embarcada a ponto do Compass parecer lixo. Não dá nem para comparar. Mais uma vez a VW mostrou todo o seu poder de fogo. vamos aguardar o que a concorrência pode fazer, pq pelo jeito o grupo VW vai dominar o mundo dos elétricos em breve, pelo menos é um das que tem os melhores projetos elétricos apresentados até agora. No mundo dos motores downsizing a VW sempre esteve muito a frente e parece que nos elétricos vai estar bem a frente continuando o esculacho sobre as concorrentes.

      Excluir
  7. Com a gasolina passando dos 5,00 reais seria uma ótima oportunidade investir pra valer nos carros elétricos, porem para se tornem viáveis precisam de subsidio do governo o que esta longe de acontecer

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A Volkswagen entende de economia. Projetos de veículos e processos de fabricação eficientes. Os elétricos precisam disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem