O Volkswagen Virtus chegou ao mercado este ano e já é o terceiro sedã mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas de Chevrolet Prisma e Toyota Corolla. Neste artigo comparamos os preços, desempenho e consumo do Virtus 200 TSI Comfortline frente ao Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 Automático.

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo

Os dois modelos foram testados pela Revista Quatro Rodas (Virtus aqui, Cobalt aqui), abastecidos com gasolina, e os resultados estão resumidos no quadro abaixo (grifo azul no vencedor, e vermelho no perdedor).

ProvaVW Virtus 200 TSI ATChevrolet Cobalt 1.8 AT
0 a 100 Km/h10,113,2
0 a 1000 metros31,5 @ 163,4 Km/h34,8 @ 146,5 Km/h
Consumo em cidade [Km/l]12,710,4
Consumo em estrada [Kml/l]17,613,8
PreçoR$ 73.490,00R$ 68.570,00
Airbags42
Controle de EstabilidadeSimNão
Controle de TraçãoSimNão
Hill AssistSimNão

Desempenho e consumo

Os números acima mostra que o Virtus 200 TSI oferece desempenho significativamente superior, e consumo mais baixo.

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus 200 TSI AT foi 3,1 segundos mais rápido que o Cobalt 1.8 AT. Na prova de  0 a 1000 metros o sedã da Volkswagen foi  Virtus foi nada menos que 3,3 segundos mais rápido, quando estava viajando a uma velocidade 16,9 Km/h superior.

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo

Em consumo o Virtus 200 TSI Automático se mostrou 27,5% mais econômico em cidade, e 27% melhor em cidade.

Itens de segurança

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo
VW Virtus 200 TSI Comfortline - interior
O Virtus 200 TSI Automático Comfortline vem de série com 4 airbags, ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade, ASR - Controle de Tração, Diferencial XDS+ e Hill Assist.

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo
Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 - interior
O Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 vem com 2 airbgas e não oferece controle de estabilidade e tração nem como opcionais.

Preço

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus parte de R$ 73.490 reais, enquanto o Cobalt LTZ Automático custa R$ 68.570 reais.

Conclusão

O Chevrolet Cobalt tem uma vantagem em preço frente ao Virtus 200 TSI Automático, mas o Virtus é maior, mais seguro, oferece desempenho significativamente superior, e é, em média 27% mais econômico.

Chevrolet Cobalt x Volkswagen Virtus - comparativo

O Virtus é o modelo que oferece melhor relação custo x benefício, pois apesar de um pouco mais caro, tem mais desempenho, menor consumo e é mais seguro.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. KKKK Comparar esse lixo do Cobalt com o Virtus é até covardia! Cobalt já era! Assim como City e Cerato morreram após a chegada do Virtus. O Cobolt terá que evoluir umas duas décadas para chegar aos pés do Virtus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronos e City também humilham o Cobalt. Enfrentar o Cobalt é bater em bêbado.

      Excluir
    2. Genti... Se o Virtus é tão bom, porque não ganha do Cobaltiiiiiiiiii?

      https://youtu.be/iJfQKr35Wvw

      Excluir
  2. Nunca vi uma humilhação tão grande entre dois carros do mesmo segmento concorrentes diretos, Depois do Virtus o cara tem que ser muito jumento para optar por um Cobalt

    ResponderExcluir
  3. Cobat = Estrume, Virtus = Chocolate suiço. Simples assim!

    ResponderExcluir
  4. Que humilhação para o Cobalt!!

    3 segundos mais lento, 30 Km/h menos veloz, e ainda por cima 30% mais gastão!!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlota, tem que comparar com cruze, afinal o virtus é um sedã médio

      Excluir
    2. Virtus x Cobalt é chover no molhado!!

      Quero ver mesmo é o tão aguardado confronto :
      Corolla Altis 2.0 CVT x Virtus Highline TSI. Quem será que ganha?????

      Excluir
    3. o corolla é concorrente do jetta, o concorrente do virtus da toyota é o yaris

      Excluir
  5. Não há o que discutir. Virtus é mais carro, agora quem precisa se virar é a GM e trazer uma nova geração e então o resultado pode ser diferente. Quem ganha é o consumidor, com carros cada vez melhores!

    ResponderExcluir
  6. Espere que daqui a pouco, vão aparecer as chevettes, fietetes, toyotetes e até as fordetes, para começarem a chorar, dizendo que só se fala da vw, que vw é isso e aquilo e que toda imprensa só fala de vw, querendo insinuar que é matéria paga e tudo mais. Chevettes, fietetes, toyotetes e fordetes, não adianta chorar. Vejam que a diferença de valor, chega ser insignificante pelo que o virtus oferece ao consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R$ 5 mil é insignificante??? Então deposita na minha conta.

      Excluir
    2. genti...cobalt painel de motoKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      vai mudar quando?

      Excluir
    3. Até que enfim um comentário realista !

      Excluir
    4. Up fan, se falando em dinheiro, sim é um bom valor, mas afinal de contas, o valor de sua vida e de seus familiares vale 5 mil reais?. Existem muitas maneiras de se negociar na hora de fechar a compra, tira um pouco aqui e ali, facilita mais lá e acolá. Pense bem nisso antes de comprar seu próximo automóvel. Quem sabe se você não compra um produto superior, com valores próximos aos concorrentes.

      Excluir
  7. Ue mas n era sedã médio? O que está fazendo competindo com o cobalt? Óbvio q ia perde.

    ResponderExcluir
  8. Up vs Onix, Polo vs Ônix, Polo highline vs Cruze, Golf vs Cruze, Virtus Msi vs Prisma/ Cobalt, Virtus highline vs cruze sedan, Jetta vs Cruze, Amarok vs S10, Saveiro vs Montana, Passat vs ???,...
    Qual o comparativo que a GM ganha? Nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cruze ganha do polo/virtus q sao inferiores, fanatismo nao dá

      Excluir
    2. Gol x Onix, ganha GM
      Voyage x Prisma, ganha GM

      Excluir
    3. genti...se cobalti é tão pq não vendi?

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Carlota como assim? O virtus é um sedã médio. Compare ele com cruze

    ResponderExcluir
  11. 5.000 de diferença, para pessoas nesse segmento, creio que faça diferença.

    Mas enfim, será que aquele novo Corollinha vem por menos de R$ 75 mil ?

    ResponderExcluir
  12. É tanta pressa para falar mal, que tem quem escreva "cobolt" " cobat" e depois chama outros de jumento, é pra rir mesmo!!

    ResponderExcluir
  13. Mas, sobre a reportagem..resultado mais que esperado

    ResponderExcluir
  14. Eu fico rindo com Marcos Vianna e Carlos, eles parecem que são donos da VW pra tanto babá
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto Falcão,pura verdade, até acionistas da VW quando lêem os comentários deles pensam: "Nossa, que exagero"

      Excluir
    2. Neto Falcão,vou mais longe, quando os próprios acionistas da VW lêem os comentários deles, pensam:"Nossa,que exagero"

      Excluir
  15. Muito sacanagem comparar com o Cobalt, ele já esta muito defasado. Vai chegar no proximo ano o novo cobalt com novos motores mais eficientes. Deviam fazer com o ceratoXcobalt

    ResponderExcluir
  16. genti...esse cobalti....é orrivel....kkkkkkkkkkkk
    bebeao e lerdo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    virtua>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>cobalt...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Genti" "cobalti" "orrivel" "bebeao" "virtua"

      Volta para as aulas de língua portuguesa cara

      Excluir
    2. Pelo menos parou com aquela fissura pelos "designers" lindos das montadoras
      kkkkk

      Excluir
    3. E essa 'fotinha' menin@.
      Cada um que aparece.
      Realmente, humilhante a comparação. Acaba sendo vergonhosa a comparação.
      Virtus está em outro nível.

      Excluir
  17. Chega ate a ser cômica uma comparação dessa, só pode ser brincadeira !!!

    ResponderExcluir
  18. https://youtu.be/37Gdc2w4vl4?t=3m32s

    Viram o Virtus 200 TSI AT enrabando o Cruze LTZ na FullPower Lap? O Virtus enfiou 4 segundos no Cruze.
    O Virtus 1.0 TSI AT enrabou também em quase 1 segundo o Corolla XRS 2.0, tempos dos dois carros medidos pela FullPower.

    Não contente, o Virtus 200 TSI AT enrabou o Fluence GT, foi mais rápido que o Up! TSI.

    ResponderExcluir
  19. Esse vídeo provavelmente se refere ao Cruze LTZ antigo, com motor 1.8 lixo, beberrão e lerdo.

    O Cruze 1.4 turbo faz o Virtus TSI comer poeira com certeza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada não é nada, aquele Cruze tinha um motor 1.8 16V. E o Corolla XRS que o Virtus enrabou.
      E o Virtus enrabou igualmente o Punto T-Jet com um motor 1.5 turbo.
      Peugeot 209 Griffe 1.6 MT.
      Sendo mais econômico que todos.

      Excluir
    2. Então, foi exatamente o que eu disse em relação ao Cruze. Quero ver de camarote o Virtus levar benga do Cruze 1.4 turbo.

      Já o Corolla, nunca teve entre seus diversos predicados, a alcunha de ser o mais veloz.

      Excluir
    3. É logico que iria ser mais econômico que todos ne Carlos, tinha mais que obrigação em ser. Motor de concepção nova, três cilindros, 1.0....queria que motores maiores, antigos fosse mais econômicos?? É cada uma

      Excluir
    4. Teste de 0 a 100 Km/h (fonte: Quatro Rodas)
      Cruze LTZ 1.4 turbo = 9,0 s
      Punto T-Jet 1.4 turbo = 9,1 s
      Virtus 200 TSI = 10,1 s

      Excluir
    5. Punto t-jet com motor 1.5 turbo???????? Essa carlota é uma piada mesmo. Entende de carro igual entende de mulher.

      Excluir
  20. Melhor sedan do mercado: Corolla. O resto é resto.

    ResponderExcluir
  21. Coitado é pq vc nunca teve Jetta TSI 2.0 aí vc vai ver o que é um sedan de verdade.... Tadinho deste corolla...

    ResponderExcluir
  22. Precisava nem ter comparado o 200TSI. O MSI já daria uma lapada com folga nesse cobalt...

    ResponderExcluir
  23. Sedan é Jetta TSI 2.0. O resto é resto

    ResponderExcluir
  24. O sujeito que paga R$ 70k no Cobalt, tendo Virtus 200 TSI AT a R$ 73k, o sujeito que compra o CObalt é um idiota. Nada além disso.

    Felizmente tem poucos idiotas. Para cada idiota que compra um Cobalt, outros 4 inteligentes estão comprando o Virtus. E isso é só o começo.

    ResponderExcluir
  25. O maior idiota daqui é você Carlota que não respeita os outros. Tudo têm que ser como á senhorita deseja não é mesmo. Mais voltando ao comparativo, acho até covardia querer comparar Cobalt com Virtus. Só poderia dar no que deu. Vitória humilhante do Virtus sobre o Cobalt. Como já falei outras vezes aqui, entre R$ 60.000,00 mil reais e R$ 87.000,00 mil reais, não existe sedã, ou qualquer outro carro de outra categoria melhor que o VW Virtus. Eu mesmo irei trocar meu Prisma por um Virtus se Deus quiser. Sim Carlota o mundo não gira ao seu redor irmão. O que você faz na realidade é um desfavor á VW. Pois com sua arrogância, você só consegue afastar quem procura um VW. Ainda bem quê, quem entendi de carro não entra na sua loucura.

    ResponderExcluir
  26. Detalhe. O Cobalt 2017 teve alteração no motor mas ficou ainda menos econômico, vejam:

    https://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/08/teste-chevrolet-cobalt-elite-2017.html

    Comparado ao modelo anterior, o Cobalt não ficou mais economico como garante a Chevrolet. Antes das mudanças, o sedã médio fazia 6,4 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada em nossos testes. A linha 2017, inclusive, bebe mais no trecho rodoviário: são 6,1 km/l e 10,4 km/l no trecho urbano. Apesar disso, o motor trabalha sempre em giros baixos - a 120 km/h, em sexta marcha, a rotação fica em 2.400 rpm.

    O desastre atual do Cobalt é ainda pior com o modelo atual.

    ResponderExcluir
  27. Se a GM voltasse a produzir sua linha de carros de 1996 não ia ser tão feio como é hoje HAHAAHAH

    ResponderExcluir
  28. Que site de merda,o Virtus e um carro muito seguro e com o motor 1.0 3 cilindros turbo e muito eficiente com 128 CV e 20kg De torque ,tem obrigação de andar na frente do Cobalt 1.8 de 111 CV e incríveis 17,7 kg de torque ,com motor de Monza ,e que os engenheiros da Chevrolet conseguiu tirar leite em pedra com esses motores antigos que com passar do tempo tem ficado eficiente com melhorias ,não e um dos melhores motores mais ainda é uma boa escolha no dia a dia , agora falar que no 0 a 100 km o Cobalt fazer em 13 segundos é brincadeira, para quem não acredita no site acelerados tem uma comparação do Cobalt ,Virtus,Cronos,e Honda city,no drag race o cobalt ficou na frente de todos cadê a tecnologia alemã agora,acompanhem no site dos acelerados ,o cobalt tem um bom torque em baixas rotações mas acima de 100 km o Virtus obviamente ficará na frente ,mas não se iludem o novo Onix seda irá chegar no final do ano com motor ecotec 1.0 turbo para acabar com
    a felicidade o Virtus aí eu quero ver ,e vejo cada comentários de imbecis falando que motores da Wolkswagen são melhores do que da chevrolet ,tem comparações de cruze 1.4 turbo vs Jetta 1.4 turbo , cruze ficou na frente ,já vi comparação de Montana 1.4 8v ser mais econômico e mais potente do que Saveiro 1.6 8v ,sem contar a Montana 1.8 antiga da plataforma do Corsa ,um canhão , esqueci de falar do astra 2.0 140 CV, carros da Wolkswagen que fizeram história e o gol 1.0 turbo ,e o 2.0 ,Santana 2.0 e uma porcaria tanto que o jetta 2.0 até o modelo 2010 utilizouo mesmo motor do Santana com horríveis 120 CV , já o jettJ 2.5 é um ótimo carro ,mas ainda não falei dos GMS kadett ,omega e o Vectra gsi que faz 0 a 100 em 8 segundos um carro do ano de 1996 fazer esses números com um motor de 150cv ,não tem comparação ,o gol 2.0 faz o mesmo em 9,2 segundos mesmo sendo leve não consegue fazer mais que isso ,esportivo a Wolkswagen só tem o golf GTi e sedãs médios Jetta 2.0 TSI e Passat TSI ,a Chevrolet só com o ômega fitipaldi que faz 0 a 100 em 6,8 segundos já acaba com os Wolkswagen ,se passar disso tem o Camaro V8 ,e Corvette ,isso são esportivos de verdade ,a tecnologia alemã e muito boa ,mas nada como um motor GM família ,confiável ,potente ,e bengadores de Wolkswagen !!

    ResponderExcluir
  29. Deveria comparar o Virtus com o Cobalt 2017+, que melhorou em desempenho e consumo. Melhorou tanto no desempenho que andou na frente do Virtus no canal Acelerados e o consumo é bem parecido entre os 2. Infelizmente a Quatro Rodas não fez teste de desempenho no Cobalt 2017+. Virtus andou atrás tanto do Cobalt 1.8 automático quanto do Onix Plus Turbo automático. Não estou dizendo que um é bom e o outro é ruim, mas em questão de desempenho e consumo, são bem parelhos, mas com leve vantagem pros chevrolets.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem